estou a precisar de mudar o sapato de trás à minha trotinete e como tal ando em grandes investigações e comparações de qual pneu realmente usar....pois a verdade é que gosto de inclinar mas faço umas viagens que normalmente levo pendura, o que origina aquela questão tramada do compromisso entre aderência e longevidade do pneu!
Como tal nas minhas buscas dei com este artigo...que achei que poderá ser interessante partilhar!
É curiosa a evolução das coisas, entre elas dos pneus que em 10 anos, n é assim tanto tempo, existiu bastante diferença!
Já há uns tempos tinha lido no site canyonchasers que os pneus sport-touring de hoje em dia chegam e sobram para a utilização da via pública (claro que para quem faz da estrada uma pista não vai dar), a escola do Ron Haslam também usou os BT23 durante vários anos e agora passou a usar os T30, mais esta noticia, que vem no mesmo sentido....
Será que para a grande maioria de nós que tempos a mania que somos grandes racers realmente isto n será verdade, e que os pneus sport-touring chegam para nós?!
Aberto o debate!
Carlos Duarte CBR 400RR
Número de Mensagens : 705 Idade : 52 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 rr Data de inscrição : 14/09/2014
Esse teste vai fazer com que alguns (e vão ser tantos) se "matem" para continuar a defender que o BT-14 é de facto o melhor pneu. Mas esse teste é de facto curioso. Até a Bridgestone deve andar de "candeias ás avessas" com esses tempos efectuados em pista.
Nuno MSA CBR 600F
Pendura : ......é peso a mais.
Número de Mensagens : 1144 Idade : 40 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
Boas Jorge......acho que é bem possivel que os pneus SportTouring sejam mais que bons para o uso que fazemos dele na estrada . Eu não sou apologista de andar a fazer da estrada uma pista (não estou a criticar até porque não sou nenhum santo) mas entendo de onde partiu o teu tópico.
A verdade é que pelas minhas mãos não passaram muitas marcas de pneus. Quando comprei a minha mota vinha com uns road pilot 2 ou pilot road 2 , já quase sem piso nenhum e o da frente até estava mais comido do que o de trás. Passado nem 1000km's tive de trocar o da frente que já estava mais que slick e comprei um battlax bt-016 usado por 30 paus a um amigo. Tinha muito piso e portou-se bem dado que na altura apanhei bom tempo e andava cheio de tusa por causa da mota e acabei por comer o resto do pneu de trás em 2000 km's mais ou menos.
Nisto apanhei um bom negócio para 2 pneus metzeler racetek e meti os dois na mota e guardei o battlax da frente que ainda estava mais que bom. Também não tenho queixas do metzeler. Já conta com 7000 km's e ainda está minimamente decente de piso se bem que o de trás está notoriamente mais gasto do que o da frente e só me deve durar mais 2000 talvez 3000 km's dependendo da minha condução e pressões claro. A unica coisa que notei nos metzeler é que de vez em quando quando abusava um bocado apanhava um susto de traseira aqui e ali. Mas um colega aqui do fórum recomendou-me baixar as pressões e desde que segui a dica até agora não tive mais susto nenhum inclusivé com o piso frio e molhado. Note-se que eu sou um condutor mesmo calmo. Ando quase sempre devagar e dentro dos limites e não sou de inclinar muito a mota.....o meu estilo é quanto menos inclinação eu puder ter para fazer uma curva bem feita melhor. Como pessoalmente não notei grande diferença entre os pneus para o uso que dou, quando acabar de comer este metzeler de trás vou ver se arranjo um battlax para combinar com o bt-016 que tenho guardado porque os battlax são mais agradáveis para a carteira pelo que tenho visto . E os tais pilot road também não tenho nada a dizer, até porque estavam nas últimas. E não sei se tão cedo volto a comprar pneus racing só mesmo por causa do preço. Talvez compense para os track days ou para quem anda por aí a rasgar nas curvas.......O meu veredito é que para quem anda por aí em modo cruising 90% da duração do pneu, acho que não compensa os valores que se paga pelos racing. E os touring também dão para brincar e queimar a dar gás ...... Quando me deu na tola para arranjar uns racing vi carradas de pneus na net e era quase tudo 180 euros até 250 e 300 euros por um pneu de trás . No way ma men.......a minha carteira não dá para isso e ainda ficava traumatizado com a compra . Com isto tudo não quero dizer que os racing sejam maus, devem haver pneus de luxo e também outros que deus me livre da maleita . É apenas uma opinião. Boas curvas pessoal....
MotardFeio CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3610 Idade : 20 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR XX Data de inscrição : 12/03/2014
Se gostas da marca bridgestone vai para um T30 atrás e um 16Pro a frente. Outras marcas terão pneus equivalentes, aí já vai de gostos. Os bt-14 têm quase 15 anos desde que saíram para o mercado, já nem se vendem. É normal que as coisas evoluam.. Quanto a falta de "pneu do aço" num T30, ainda a uns tempos postei aqui a foto de um amigo meu o antes e depois de um T30 fazer uma tarde de trackday. Claro que não foi o Marc Marquez a conduzir, mas eu estava lá, ninguém me contou.
Abraço e boas curvas
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Pelo feedback que tenho tido, os Roadsmart 2, Angel ST e Pilot Road 3 / 4 (estes por experiência própria) são dos melhores pneus sport-touring que anda por aí para misto de seco / chuva. Para seco os Roadsmart devem de ser melhores que os PR. Angel ST também penso não andar muito diferente.
E na maior parte dos casos, para quem anda à chuva, os Sport-Touring conseguem bastante melhor aderência nestas situações em relação a Sports não-dedicados a piso molhado.
Em relação aos Michelin, não sei se se verifica o mesmo com os outros pneus (PR3 e PR4 foram os únicos que realmente "espremi" até ao limite em praticamente todas as situações), com o tempo vão ficando mais escorregadios. A partir de meio piso diria que tem 70% da aderência em relação a quando eram novos...
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MotardFeio CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3610 Idade : 20 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR XX Data de inscrição : 12/03/2014
Já vi muita malta com pneu sportouring na traseira a dar-lhe muitíssimo bem, mas na dianteira não usam sportouring.
hoje em dia depois de aquecerem e até aquecerem demasiado quase todos são bons pneus.
nas minhas uso BT016 PRO e Sportsmart 2.
se fossem para fazer km's investia nesses sportouring mas hoje em dia como é mais para dar gazzzzz aposto na mesma equipa vencedora de sempre, não quero com isto dizer que com os sportouring não fizesse o mesmo que faço, é mesmo por descargo de consciência que não os uso.
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Já vi muita malta com pneu sportouring na traseira a dar-lhe muitíssimo bem, mas na dianteira não usam sportouring.
Pessoalmente uso Sport-Touring em ambos traseira e frente, para o que faço chega em 90-95% dos casos. Os outros 5-10% geralmente é o piso que não é grande coisa / pneus frios / etc. Nestes casos é que a diferença entre Sport e Sport-Touring pode-se notar mais.
Mas também não sou a pessoa que mais abusa aqui e tenho uma 500... hihihi
JorgeMaiaMarques CBR 600F
Pendura : Diz que tem medo!
Número de Mensagens : 1044 Idade : 36 Localização : Carcavelos Mota/Modelo : CBR 600RR Data de inscrição : 28/12/2013
bom...Nuno MSA, claramente és um fajo bastante tranquilo a andar, fazer mais de 7000km's com um racetek parece-me obra!
Na battle entre PR3 ou 4 e o resto que que vejo é que sem dúvida os michelin ganham no molhado isso é mais que certo! em seco...digamos que os pneus mais desportivos dos sport-touring, o que me parece, é que o Angel GT e o Roadattack 2 evo são os melhores!
Claro que vai haver sempre diferença para os desportivos de hoje em dia mas achei piada o facto de um st ser melhor que um pneu que em 2004 foi considerado pneu desportivo do ano (por eles)!
Agora realmente parecem-me boas soluções para quem n anda sempre a fundo e n precisa que estejam à temperatura mal um gajo sai da porta...e claro que o facto de durarem mais um bocado tb pode ser vantajoso, seja para quem viaja seja para quem n tem deep pokets!
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Na battle entre PR3 ou 4 e o resto que que vejo é que sem dúvida os michelin ganham no molhado isso é mais que certo!
Mas em seco não são nada de especial, fogem facilmente (comparando com outros). Ainda nesta volta contigo e o Xeyver, deu para ver a diferença entre Pilot Road 4 vs Pilot Power.
No seco fiz 3 curvas com a traseira a dar de si... o Xeyver na boa.... A primeira curva em molhado, a minha traseira não mexeu 1mm e a acelerar, exactamente na mesma curva em que a traseira do Xeyver se atravessou toda...
Por isto, para quem anda com frequência à chuva, não vejo porque não recomendar os PR3 / PR4. São bons nisto. Para quem só anda em seco, ou raramente anda no molhado, existe opções melhores.
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MotardFeio CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3610 Idade : 20 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR XX Data de inscrição : 12/03/2014
Na battle entre PR3 ou 4 e o resto que que vejo é que sem dúvida os michelin ganham no molhado isso é mais que certo! em seco...digamos que os pneus mais desportivos dos sport-touring, o que me parece, é que o Angel GT e o Roadattack 2 evo são os melhores!
Jorge, existe o Angel ST e o Angel GT.
O GT é uma derivação do ST para motos mais pesadas e/ou para atingir maior kilometragem (borracha do meio será mais "resistente").
Daí as combinações que considerei.
@ Daikoni, não vou para os PR4 pois em seco são piores e como a vasta maioria dos km's que faço são em seco... Agora no molhado imbatíveis!
JorgeMaiaMarques CBR 600F
Pendura : Diz que tem medo!
Número de Mensagens : 1044 Idade : 36 Localização : Carcavelos Mota/Modelo : CBR 600RR Data de inscrição : 28/12/2013
O GT é uma derivação do ST para motos mais pesadas e/ou para atingir maior kilometragem (borracha do meio será mais "resistente").
Daí as combinações que considerei.
Motardfeio...olha que eu acho que estás enganado, penso que os Angel GT são a evolução dos ST, pelo menos foi sempre o que li e o GT ]e muito mais recente!
MotardFeio CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3610 Idade : 20 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR XX Data de inscrição : 12/03/2014
Pois também tinha reparado...fica a dúvida, qual exactamente será a ideia da pirelli? será só para terem um pneu mais barato mas não tão bom ou realmente existem diferenças no target de mercado?
so usa CBR 500R
Número de Mensagens : 943 Idade : 58 Localização : Santo Tirso Mota/Modelo : CBR 1100XX Super Blackbird Data de inscrição : 30/03/2010
Já vi muita malta com pneu sportouring na traseira a dar-lhe muitíssimo bem, mas na dianteira não usam sportouring.
Mais que certo! Também já vi malta a dar bem com "esse conjunto", e volto a dizer que já vi um T30 em pista .. Ok, foi a 1ª vez que o rapaz foi a pista com uma Hornet, e só foi uma tarde .. Mas esteve lá .. "Chegou, viu e venceu" como se costuma dizer .. MAS como é obvio não é um pneu para ser usado em autódromo .. mas fez a gracinha sem problema.
Não consigo deixar de dar razão ao so usa também ..
Pelo que tive a ler agora, o GT é a "evolução" do ST dos pirelli, mas por exemplo o T30 é a evolução do BT23 e continuam os dois no mercado .. e o T30 até é mais caro .. Agora, não esquecer: Pneu é borracha .. e borracha literalmente degrada-se com o tempo .. Depende também dos km's que fazem .. Até pode ser um gajo que não abusa NADINHA, mas se faz menos que 4 mil km/ano NUNCA deve meter um sport touring na minha opinião .. Não sou rico nem gosto de andar a trocar de pneus todos os anos e não o faço, mas mão na consciência que por mais fixe/potente/blablabla que seja a mota ou por mais que o andamento seja calmo, a única tecnologia que nos agarra ao chão é a borracha.. Que seja boa, e não ressequida.
Abraço e boas curvas
Nuno MSA CBR 600F
Pendura : ......é peso a mais.
Número de Mensagens : 1144 Idade : 40 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
bom...Nuno MSA, claramente és um fajo bastante tranquilo a andar, fazer mais de 7000km's com um racetek parece-me obra!
A sério Quanto dura um pneu do tipo do racetek em média Também não me sobra muito piso no de trás. Já não vai durar muito mais. Mas tb sou sincero, cheira-me que ele vai até ficar slick nas minhas mãos. Sou mesmo muito tranquilo, dentro da cidade é raro passar dos 60 e em auto-estrada também só dou mais 20 km's hora acima do limite. Só de vez em quando é que me dá a maluqueira e até a minha malukeira é muita soft e de pouca duração. E também usei quase sempre as pressões do manual e acelero com jeitinho para poupar na gota . Tudo bem que deve ser estranho um tipo comprar uma CBR para andar quase sempre em modo passeio mas eu curto o raio da mota . E os 110 únicórnios dela de vez em quando dão muita jeito e dá uma pica dos diabos
Gui Andrade CBR 750
Número de Mensagens : 6315 Idade : 26 Localização : KA100 Data de inscrição : 15/12/2014
Tudo bem que deve ser estranho um tipo comprar uma CBR para andar quase sempre em modo passeio mas eu curto o raio da mota . E os 110 únicórnios dela de vez em quando dão muita jeito e dá uma pica dos diabos
Primo acho que o que importa é que gostas da burra...o uso que cada um lhe dá é opçao do dono E claro os tais 110 unicornios devem fazer jeito quando é preciso enrolar cabo e ir logo embora!
JorgeMaiaMarques CBR 600F
Pendura : Diz que tem medo!
Número de Mensagens : 1044 Idade : 36 Localização : Carcavelos Mota/Modelo : CBR 600RR Data de inscrição : 28/12/2013
A sério Quanto dura um pneu do tipo do racetek em média Também não me sobra muito piso no de trás. Já não vai durar muito mais. Mas tb sou sincero, cheira-me que ele vai até ficar slick nas minhas mãos. Sou mesmo muito tranquilo, dentro da cidade é raro passar dos 60 e em auto-estrada também só dou mais 20 km's hora acima do limite. Só de vez em quando é que me dá a maluqueira e até a minha malukeira é muita soft e de pouca duração. E também usei quase sempre as pressões do manual e acelero com jeitinho para poupar na gota . Tudo bem que deve ser estranho um tipo comprar uma CBR para andar quase sempre em modo passeio mas eu curto o raio da mota . E os 110 únicórnios dela de vez em quando dão muita jeito e dá uma pica dos diabos
eu sou um leigo nisto..vou lendo mas tenho pouca experiência, mas como um racetek já é um pneu muito desportivo, digamos na gama da metzeler há o pneu desportivo sportek e t tens o depois disso que normalmente n se vêem relatos dessas quilometragem! mas nada a criticar...realmente mais uma prova que os consumos seja de gota seja de consumíveis dependem muito do punho!
eu só tenho mota à um ano, do meu bt21 atrás (que já vinha a meio mais coisa menos coisa) ainda lhe consegui sacar 7mil! por alguma razão o daikoni fica espantando com os meus consumos!
Mas parece-me a mim que temos andamentos idênticos...é só desfilar (em cidade não me dá pica nenhuma) e de vez em quando dá a maluqueira!
Nuno MSA CBR 600F
Pendura : ......é peso a mais.
Número de Mensagens : 1144 Idade : 40 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
O daikoni deve dar bom uso à borracha . Ele tem um andamento fixe e gosta de brincar com a mota por isso é normal que lhe durem menos os pneus . Mesmo assim calculo que não vou chegar aos 10000 km's talvez nem aos 90000 km's (ainda estou na dúvida) com o racetek........parece-me pouca kilometragem mas como também não sou muito experiente nestas coisas a ver vamos. Se andasse exclusivamente de mota tinha de trocar de pneus racing 3 vezes por ano devido aos km's que faço. Quero ver se espremo mais de 10000 km's no próximo pneu que será battlax quase de certeza. De qualquer modo vou dando sempre um feedback aqui ao povo e mais dia menos dia encontro a "joia da coroa" dos pneus que será ideal para mim.
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Mesmo assim calculo que não vou chegar aos 10000 km's talvez nem aos 90000 km's (ainda estou na dúvida) com o racetek........parece-me pouca kilometragem
Calculas que não vais chegar aos 90.000km... parece-te pouca kilometragem?
Gui Andrade CBR 750
Número de Mensagens : 6315 Idade : 26 Localização : KA100 Data de inscrição : 15/12/2014
É o que dá o entusiasmo a escreverdepois aparecem zeros a mais e tudo. Isso era para ser 9000 km's mas fica o ponto pela tentativa . Mas também não vamos desanimar que quando eu for cóta e com as novas tecnologias os pneus praí fazem os 90.000 kms . Vai ser para a geração do Gui ......sortudo