Lembram-se de eu algures dizer que com o frio a mota costumava-me fugir aqui e ali, para terem cuidado agora com o frio que a aderência não é a mesma, e os pneus não chegam a aquecer....?
Pus aqui uns 3 minutos do percurso, e passa-se a uns 10km de casa (já vieram a aquecer.. se aquecessem, hihi):
Todos os slides aqui foram esperados / propositados, mas ainda tenho muito a aperfeiçoar e aprender.
Lamento não fazer coisas extraordinárias, mas tenho medo de ficar sem moto, e aleijar as perninhas, que nem sequer levei calças com protecção ou botas apropriadas (ando com botas Sport-Touring que são mais viradas para conforto que protecção, macias em todo o lado)
Última edição por daikoni em janeiro 6th 2015, 23:48, editado 1 vez(es)
Nuno.CBR CBR 600F3
Número de Mensagens : 2123 Idade : 43 Localização : Costa de Caparica Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013 Data de inscrição : 04/05/2013
Número de Mensagens : 549 Idade : 32 Localização : Póvoa de S.Iria/Pampilhosa Da Serra Mota/Modelo : GSXR 600 k6 :D black&blue Data de inscrição : 14/11/2013
Na altura dos IRC andava sempre borradinho à chuva...
André83 escreveu:
Atravessou-se bem aos 0.32. Eheheheh
Ali é fácil dar de traseira, não sei o motivo, mas é escorregadio como tudo.... No vídeo o levantar parece um bocado agressivo, em cima dela não me pareceu tão agressivo.. Mas costumo ser um bocado agressivo com o guiador.. lolol.
Os slides em si é ao contrário... No vídeo não parece nada... ao vivo e em cima dela é altamente amplificado o feeling (talvez pelo meu amadorismo )... Até slides que no vídeo nem sequer se nota, parecem-me grandes..
AnjinhA CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3568 Idade : 35 Localização : Porto / Lisboa Mota/Modelo : CBR900RR aka "Eve" / ex-GSXR600 aka "Thunder" / ex-CBR125R Data de inscrição : 26/12/2014
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
sabes o k te digo, isto é como aprender a sacar cavalos, quem procura encontra, se é que me entendes ... eu tirando aqueles slides de travão de trás, n gosto nada de sentir a traseira a fugir, prefiro senti-la bem colada ao chão..
Percebo o que queres dizer, e não discordo.
Mas não ando a fazer brincadeiras destas em qualquer lado, qualquer curva, ou qualquer circunstâncias, nem a grandes velocidades (nem me sinto à vontade para tal!).
Mas prefiro aprender em situações minimamente "controladas", aos poucos, do que chegar a uma altura que acontece algo inesperado (como já tem acontecido), faço asneira e bye-bye..
O que nada impede que me corra mal, bem pelo contrário, mas tento minimizar o risco ao máximo.
Às vezes pode parecer que sou um bocado maluco em algumas situações, mas não abuso muito, e até sou bastante cuidadoso. Quem já andou comigo sabe disso...
O mesmo é aplicado às curvas, há curvas que posso fazê-las "decentemente" (digo decentemente porque há muito boa gente por aqui que dá-me um bailinho sem qualquer dificuldade), há outras que sou um "avozinho"...
E tenho uma 500... isto não anda, também não abusa...
Xeyver CBR 400
Número de Mensagens : 413 Idade : 39 Localização : Sintra Mota/Modelo : SUZUKI GSXR 600 K7 Data de inscrição : 02/01/2014
Sim, compreendo o que estão a dizer, e como disse, concordo.
Tenho perfeita noção dos riscos associados, da mesma maneira que nunca me ouviram a dizer "não vou cair com estas brincadeiras", bem pelo contrário, e sei ao que estou sujeito. Da mesma maneira que todos nós devemos ter noção de que cada vez que saímos de casa, estamos sujeitos.
Agora há uma coisa que é preciso: saber medir... riscos.
Olhem para o meu vídeo, e verão que estas situações / brincadeiras são efectuadas em zonas quase sem trânsito, ou em curvas a apontar para fora do trânsito (se correr mal, não vou contra ninguém à partida), curvas com algum espaço em geral, e feito sobretudo em velocidades entre 40-80kmh.
Não tenho um único vídeo a dar de traseira a mais de 100kmh, simplesmente porque não o faço (no entanto já me aconteceu mais que uma vez em AE, fugir-me a roda traseira a mais de 140kmh em molhado, a pouca experiência que posso ter ganho nas minhas brincadeiras "parvas", pode ter sido o que me safou).
No entanto, vejo cavalinhos com muita frequência acima de 100kmh.... riscos de queda ou algo correr mal são grandes também. Basta passar por cima de alguma coisa, como buraco, gravilha, e atingir a roda de trás de maneira errada, para tudo se tornar numa bola de neve e correr mal.
Da mesma maneira que ambos vocês gostam de esticanços acima dos 200kmh (e não sou um santo, não os faço, porque a mota não dá, não tenho problemas em admitir), no entanto se algo corre mal a esta velocidade (seja por areia, óleo, etc, coisas simples e comuns), se caiem a esta velocidade, estão tramados... Mesmo em AE já tenho apanhado sacos de plásticos do Lixo, óleo, areia e tretas deixadas por camiões. Agora imaginem vocês em estradas Nacionais.... Edgar, ainda não há muito tempo disseste-me que a minha 500 não andava nada, e que na Arrábida davas 200 e tais kmh não sei aonde... Agora imagina se te salta um simples coelho/raposa/etc à frente a essa velocidade, e ali, nada pouco provável é.
Agora façam as contas aos riscos de fatalidade ou acidente grave entre a vossa situação, e a minha.... Serei eu o maluco?
Da mesma maneira que considero muito mais perigoso as curvas do Bombarral a 150kmh, que eu pessoalmente gosto, e mais uma vez contra mim falo, do que estas brincadeiras... Porque também pode correr mal, e o correr mal a 50kmh, é completamente do correr mal a 150kmh...
E claro que mesmo a baixa velocidade, pode ser fatal.
Até parado... Uma vez contaram-me a história de um gajo, em cima da sua moto, desligada e parada, pôs-se na conversa sem capacete, por um motivo qualquer desequilibrou-se, caiu, bateu com a cabeça no passeio e ficou por ali.
Existe muito o conceito e ponto de referência muito egocêntrico no mundo das motas. Que se resume a 2 coisas: - Este gajo dá-lhe mais que eu ou faz coisas que não faço, é maluco! - Este gajo dá-lhe menos que eu, é noob!
O que quero dizer, e espero que não me tenham levado a mal, é que todos nós cometemos erros e arriscamos, uns de uma maneira, outros de outra, uns mais graves, outros menos graves.
E hoje posso estar aqui a falar, e amanhã vir aqui escrever "olhem, caí devido às minhas brincadeiras parvas", e todos vós vão-me dar na cabeça, e com razão!
Por isso, agradeço imenso os vossos conselhos, e aceito-os de bom grado, vou tentar moderar-me um pouco mais, mas também vos peço que meçam os riscos do que fazem.
Um esticanço até aos 300kmh pode parecer tão inofensivo, e ao mesmo tempo pode ser tão fatal... Um cavalinho a 120kmh, correu 99 vezes bem, é dado como certo que irá correr, mas poderá haverá um imprevisto na centésima vez, e ser fatal...
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
eu por já ter tido dissabores (leia-se quedas) por brincadeiras é k te digo...
tens toda a razao em tudo o k dizes e sim as vezes tmb estico na velocidade (se nao andava de 125 ), nos cavalinhos ou vá poneis pq n sei mais e n kero arriscar mais tmb MAS isto é quase como os médicos, faz o que eu digo, n faças o que eu faço
ps: ja andaste na mota do fict, sabes perfeitamente que seja uma coisa ou outra, é intuitivo e simples qb.. agora slides? é cm digo, rezo é paa ela n me fugir, mas compreendo qd dizes k isso sao treinos para caso ela fuja, te serve de ajuda .. eu cm n ando (ou tento) à chuva, cm gelo, etc...isso passa-me um pouco ao lado.
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
ah e para mim raspar com peseiras é ser kamikase (se bem k na tua pelos vistos é facil) nunca tal consegui fazer tal coisa... n ker dizer k eu seja noob ou tu maluco, tem td a ver cm o k cada um quer ou nao arriscar.
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Um gajo sem experiência nenhuma, pode andar facilmente acima dos 200kmh, porque é fácil e intuitivo, só rodar punho. De repente tem um curva, mas não sabe os princípios básicos de curvar numa moto e faz asneira.......
Da mesma maneira, podes ir num carro, vês uma rotunda deserta, a 50kmh, toca de puxar travão de mão, acelerador, enrolar volante e fazes um peão... Não é intuitivo, e "este gajo é maluco"... Concordo, não bate bem. Mas se estava deserto (e realmente teve atenção a isso), não pôs ninguém em risco, e nem a ele próprio, mais que podia acontecer era estragar o carro...
Agora vens numa recta, numa nacional, a 140kmh como de certeza que já o fizeste, como qualquer um de nós, atravessa-se um carro vindo de um cruzamento que provavelmente nem deste por ele (ambos carro e mesmo cruzamento), e prontos... fatalidades de ambos os lados. Era intuitivo andar a 140 ali, que mal poderia acontecer...? A verdade é que é muito mais fatal, e fatalidades deste género são muito frequentes.
Facilidade e intuição nada tem a ver com segurança. Pode haver brincadeiras parvas com pouco risco ou nenhum risco, pode haver situações "naturais" que mete tudo e todos em perigo.
Quanto às peseiras, nunca houve uma única vez que as raspasse propositadamente, evito sempre, mas ando muitas vezes lá perto, e por vezes há situações que acontece, seja por uma pequena correcção que tive de fazer, seja por julgar que tinha mais ângulo disponível... Apesar de brincar com a situação, todas as vezes que o fiz pensei "podia ter corrido mal"... E sim, concordo contigo e dou-te razão, é estupidez.
Quanto ao andamento de cada um, também concordo, e valorizo quem anda calmo e quem juízo, da mesma maneira que valorizo quem tem muito mais para dar, e não o faz, por consciência.
Da mesma maneira que dou valor, e aprecio quem quer aprender, desde que em segurança (e costumo realçar isto), independentemente do pouco que saibam, e já tenho criado vários posts/tópicos para isso, e dentro do pouco que sei, estou sempre disponível para dar dicas a quem precisar.
Peço desculpa pelos testamentos
_________________________________________
SeveNN CBR 600F
Número de Mensagens : 1092 Idade : 31 Localização : Margem Sul / Lisboa Mota/Modelo : Suzuki Hayabusa / Harley Davidson 1200XL Data de inscrição : 24/11/2013
Já me aconteceu algo do género... MAS NÃO PROPOSITADAMENTE !!! HAHAHAHA
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
"Quanto ao andamento de cada um, também concordo, e valorizo quem anda calmo e quem juízo, da mesma maneira que valorizo quem tem muito mais para dar, e não o faz, por consciência."
querem isto: "Da mesma maneira que dou valor, e aprecio quem quer aprender, desde que em segurança (e costumo realçar isto)." ?
autódromo, deste ano n falha... pq como dizes e bem em cima é preciso saber ler o trânsito e prever a maior parte das situações que podem acontecer, principalmente em cruzamentos, tmb já sei o k é ter um acidente porque algum se meteu à frente à pape-seco, a sorte é k ia devagar, fisicamente n tive nada, já a mota, uns 30 metros de rojo em cima do cogumelo e mais umas centenas de euros para o arranjo.
para terminar, é tmb por isto td e um par de botas, que evito ao maximo usar a mota como meio de transporte no dia a dia (leia-se deslocações casa-trabalho) e prefiro lhe dar uso em sitios que a probabilidade de haver azar (pelo menos por culpa de terceiros) diminui.. e curte-se mt mais a mota
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Qualquer das maneiras, dá para perceber a facilidade com que os pneus fogem no frio mesmo em seco... mesmo com uma 500zita sem força, e sem ser preciso fazer grandes acelerações.
Supostamente os pneus Sport-Touring são relativamente bons com o frio, mas não vejo um pneu Sport fugir tão facilmente... será?
Quanto a trackdays, também curtia ir, nem que fosse pela experiência. Não vou fazer nada que já não tenha feito nesta moto, pelo menos em termos de inclinação... mas pode ser que dê para aperfeiçoar a posição corporal e outras coisas. Para esta moto / inclinação que farei, o pneu S-T que tenho deve de chegar.. hihi.
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
Isso saio sempre... Não quer dizer que tenha posição perfeita (que não tenho... e principalmente para a direita, noto que a minha posição é pior, porque parece que não estou tão bem "encaixado", tão natural como para a esquerda), mas se sair não consigo curvar decentemente com esta moto.
Daí querer melhorar um pouco.. Ando a ver se aprendo a andar de moto!
_________________________________________
AnjinhA CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3568 Idade : 35 Localização : Porto / Lisboa Mota/Modelo : CBR900RR aka "Eve" / ex-GSXR600 aka "Thunder" / ex-CBR125R Data de inscrição : 26/12/2014