Como algum pessoal do Fórum sabe, com as mudanças sofridas ao longo deste ano, tenho afastado a CBR da estrada pouco a pouco, e tenho ponderado muito em, por uns tempo, dedicar-me apenas a pista / monte.
Como nunca tinha andado no monte, aproveitei este fim de semana para ir fazer uma experiência junto de uma empresa de eventos TT de um amigo meu. Tenho a dizer que me encantou bastante. É algo completamente diferente, mas com bastante adrenalina, e que acho que dá bons inputs para melhorar a condução em estrada. (senti diferença assim que peguei na CBR).
O que fiquei mais entusiasmado foi a nível de custos. Porque na verdade a ideia é fazer actividades mensais / bimensais, e os custos são muito distintos dos de pista. Para pista precisaria de mota, equipamento, reboque, deslocação, gasolina, etc etc… A juntar a isso, só o custo de participar no TD é muito superior ao que paguei para 3 horas de actividade.
Foi o que me encantou particularmente no monte, uma vez que o preço é “simbólico” e tudo é incluído. Infelizmente a camera não se portou bem, e permitiu gravar muito pouco do que se passou, mas deixo um video com algumas coisas.
TiagoMatias CBR 400
Pendura : SeteLuas
Número de Mensagens : 419 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 RA Data de inscrição : 06/08/2010
A actividade custou 40€ (tive ligeiro desconto por ser conhecido). Incluido esteve:
- Aluguer da mota - Seguro - Gasolina - Equipamento - Guia
Daí achar que nem compensa ter uma mota de monte se a ideia é andar de mês a mês. Relativamente à CRF, dali foi quase tudo de 125.
Eu andei numa YZ250. O Guia andava de CRF450. Ele tem algumas 450, mas deixou de as meter às actividades.
Aquilo não tem ponta, mas tem força para dar e vender… e Ele já teve alguns incidentes. Habitualmente é sempre com pessoal que tem motas de estrada (600, 1000, e afins) que nunca fez monte e que acha que 250 é pouco e insistem até ter a 450… Depois partem pés, mãos, ou fazem como um que se mandou para o Rio com uma
TiagoMatias CBR 400
Pendura : SeteLuas
Número de Mensagens : 419 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 RA Data de inscrição : 06/08/2010
Eles tem vários módulos distintos, desde aprendizagem (com 3 pistas e níveis diferentes) e depois passeios amadores até avançados.
@Silver: Normalmente são 25€ por hora e 45 por 2 Horas. Eles fizeram-me sempre desconto de 5€.
Relativamente ao tempo, posso dizer que nunca o respeitam, mas para cima. Fui com 2 colegas em dias distintos para aprenderem a andar (nunca tinham andado). Pagaram 1hora e andaram duas.
O passeio, pagamos 2 horas mas andamos 3. Em geral acho que todos ficaram com ideia de que valeu a pena
Sakana CBR 500R
Número de Mensagens : 818 Idade : 47 Localização : Sintra Mota/Modelo : CBF 1000 FA Data de inscrição : 02/08/2011
expectaculo desconhecia de um sitio assim que alugassem moto, dos sitios que conhecia que alugavam motas era quase em seia mas deixaram de alugar. uma coisa dessas aqui para os lados de lisboa era um mimo
JorgeMaiaMarques CBR 600F
Pendura : Diz que tem medo!
Número de Mensagens : 1044 Idade : 36 Localização : Carcavelos Mota/Modelo : CBR 600RR Data de inscrição : 28/12/2013
sem dúvida fica bem mais barato que andar em pista e é uma loucura mesmo...por exemplo, tenho um tio que tem mota de monte e de estrada...trocou de mota de terra agora à pouco tempo, tinha 14 a 15 mil kilometros só de terra, sim é verdade, andou por este pais todo e troca de pneus com menos frequência que na de estrada, manutenção mais barata etc etc!
vssf CBR 400RR
Número de Mensagens : 562 Idade : 39 Localização : V.N Gaia Mota/Modelo : CBR 954 RR Data de inscrição : 07/10/2008
Ligeiro update, para os que mostraram interesse. O tipo de actividade que realizei ainda só existe no Porto. Já Têm algumas actividades pelo país todo mas com motas próprias que contempla apenas organização de eventos de maior duração, com guias e afins.
janeco CBR 250R
Pendura : Susana
Número de Mensagens : 316 Idade : 32 Localização : Lisboa Mota/Modelo : honda cbr 600rr Data de inscrição : 22/02/2010
Boas pessoal, rico tópico bem interessante. Como é algo que me está bem fresco na memória deixo aqui o meu testemunho. Para quem ja sabe desde há dois anos pelo picanço do Filtan aqui do forum, que me iniciei nos trackdays e sempre me vi como um (puto das R) lol mas após dois ou três acidentes um deles grave na rua, e falando com o filtan na pista decidi desistir por totalmente da "rua". Então foquei me por completo nos Trackdays e no andar em pista, no qual em dois anos aprendi mais do que sinto que alguma vez aprenderia na estrada. Mas o ano passado senti uma inveja terrivel dos trackday junkies que em outubro largavam a pista, pegavam nas cabras do monte e iam curtir para a lama, pois ele3s falavam maravilhas daquilo e enquanto chovia e eu em casa deprimia, eles iam curtir à grande. Tomei então uma decisao comprar uma mota de pista só para pista, e vender a minha cbr para comprar uma mota de mato jeitosa para poder largar a "rua" mas mesmo assim curtir todo o ano.
janeco CBR 250R
Pendura : Susana
Número de Mensagens : 316 Idade : 32 Localização : Lisboa Mota/Modelo : honda cbr 600rr Data de inscrição : 22/02/2010
peço desculpa pelo extenso texto, mas gostava que aprendessem com o meu erro e que pudessem abrir os horizontes com esta leitura lol. Assim sendo la cometi a loucura e comprei uma mota pa pista, e vendi a minha cbr por uma KTM 450 exc (pffff 140 kg a comparar com os quase 180 da cbr e Só 50 cv versus os 120 va quase 130 da cbr) para um gajo que pensa que anda fixe na pista a KTM 450 no papel, parecia um brinquedo mansinho, mesmo apesar de eu não perceber nada andar na terra. Rápidamente ao andar dois fins de semana percebi que me ia matar ou ferir gravemente naquele brinquedo lol pois passei o tempo todo no chao, e se tentasse subir fosse o que fosse, rapidamente me colocava na posiçao de roda no ar, agarrado a ela tipo super homem a rezar pela vida, enquanto voava livremente pelo ar direito à caruma dos pinheiros. Aquela decisão estava se a revelar um erro enorme, até pk os 140 kg dela ao fim de uma manha de cair e a levanta-la do chao para um puto de 20 anos de 1.65 e apenas 60 kg revelava se o mesmo que levantar um boi com as caimbras e bolhas a aparecer lol. Decidi desfazer me dela antes de ir conhecer a ala de reabilitação de alguma clinica, e comprei o ideal de mota para mim segundo quem conhecia a terra, uma mera CR 125 de 35 cv ou perto disso e 100 kg um cancrozinho de 1998 ehehe la fui eu recomeçar do zero e o primeiro pensamento foi "fonix isto é uma 125?" parecia um bicho. ehehe . Nao tinha baixas o que era bom, assim aprendi muito, e comecei a rolar bem, a conhecer os tipos de piso etc e a ganhar fisico, assim sendo pensei "Bem proximo passo é uma 250 a 4t pois tinha o luxo de ter baixas e ser leve.Aí veio ao de cima o trauma da 450 so de ouvir uma 4 tempos, ate tremia, e demorei ate me habituar a minha rmz 250, mas depois do medo passar percebi que a mota era perfeita para mim e comecei a aprender tanto mas tanto. Agora digo-vos aqueles sustos, aquelas faltas de aderencia aqueles nervosismos que as R mandam em estrada que nos poem brancos. Sao ali o pao nosso de cada dia na terra, e a pessoa comeca a sentir se confiante, a controlar os belos drifts, trancar travoes e ir a deslizar de rodas bloqueadas. ehehe. É um maximo éuma curtição. Este ano ao final de meio ano de nao pegar numa R senti me pouco confiante em pegar na cbr em pista "deixa la ver se ainda sei o que é uma R" epa espetaculo andar na terra deu me a sensaçao de que na Cbr tudo era um luxo lol. tinha aderencia e mesmo quando a perdia eu ja nao tinha medo. pois ja me tinha habituado. andar na terra. O que torna qualquer piloto ou condutor melhor na estrada, o que não e mentira nenhuma. Tendo acabado a época de trackdays deste ano e fica o pessoal todo triste com a chuva, tou eu em pulgas porque sei que vou para a terra curtir à brava enquanto os outros metem as R na garagem, ou mesmo que andem na rua com piso molhado sei que nao curtem como eu vou curtir. PEssoal experimentem a terra não se vão arrepender, é mais barato mas muito mais e curtem muito. Os pneus o par so vai aos 60 euros versus os 250 pa uma R, oleo aquilo so leva 1.5 lts lol, gota um jerrycan muitas vezes da me para o fds inteiro. Experimentem ehehe
Última edição por janeco em outubro 9th 2014, 20:31, editado 1 vez(es)
janeco CBR 250R
Pendura : Susana
Número de Mensagens : 316 Idade : 32 Localização : Lisboa Mota/Modelo : honda cbr 600rr Data de inscrição : 22/02/2010
@Janeco, grande contributo. É exactamente o que penso, e é o Feedback da equipa que organiza. Habitualmente todos fazem como tu, enchem o peito e exigem a 450 porque afinal de contas dominam as estradas e não se vão submeter a uma merd@ 125 ou 250...
Como referi acima, neste momento ele não emprestam 450 a ninguém salvo em passeios de "pros". E isso deve-se a todo o tipo de acidentes que já tiveram. Tudo gente com experiência em estrada e afins... mas o Monte é algo completamente diferente.
Como devem imaginar é uma luta negar as 450... Para alguém que não sabe a força que aquilo tem e acha que sabe andar, é difícil ouvir um "não, vais é andar de 125", sobretudo quando se paga.
Quando fui fazer a actividade já sabia que ia numa 250. No entanto tive de a ceder ao meu irmão que foi um dos casos que não queria ir em 125...
O que posso dizer é que fui dos poucos a não cair. A sensação é genial porque de facto a sensação do "já fui" é constante. A diferença para a pista é que não é tão má como um "já foste" de CBR... aí normalmente é o pânico. Ali é aquele medo relativamente bom, em que sabemos que no máximo vamos ficar todos pisados.
A meio do caminho testei a YZ250, e de facto é um bichoo muito diferente. Muito porreiro de se andar, mas muito mais complicado também. Exigiu mais concentração, e acima de tudo menos "brincadeira" enquanto na 125 me andava a esticar com acelerações com a mota de lado, e travagens constante para a meter a andar escreve com a roda traseira, na yz já não dava para fazer isso...
Pouco depois voltei a trocar para me divertir mais um pouco e aprender como deve de ser.
O meu irmão no fim testou a 450 e deu-se por contente de não ter andado com aquela durante o percurso todo. não teria sido um bom fim...
Quanto ao melhorar a condução volto a referir. Eu só fiz 3 horas. Não tive um inverno todo sem mota de estrada. No entanto ao fim de 3 horas já sentia alta diferença.
Em suma, gostei muito. Gostei tanto que já estou a organizar uns grupos para fazer uns passeios mensais.
MotardFeio CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3610 Idade : 20 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR XX Data de inscrição : 12/03/2014
Pena não existir nenhuma empresa do género para estes lados. Quanto às cc das motas, para iniciados acho que as 125cc já são boas máquinas, as 250cc já dão pra abusar mais um pouco e pra apanhar uns sustos, agora 450cc já é demasiado pra quem pouco ou nada andou. Já andei em várias cabras do mato, desde 125 a 450 e é sempre complicado, a adrenalina é demasiada e um gajo entusiasma-se demais. 450 é impensável, pois não consigo controlar o nervosismo do bicho... Sinceramente controlo-me muito mais numa 1000 de pista que numa 250 de cross.
w@rrior CBR 600F
Número de Mensagens : 1121 Idade : 53 Localização : Norte Transmontano Mota/Modelo : Tem dois pedais e 27 mudanças Data de inscrição : 23/03/2013
Eu andei bastantes anos de moto4 antes de voltar às CBR e posso dizer que me divertia a valer sem a preocupação de radares e afins, o único contra é mesmo a tareia que levas ao fim de umas horas principalmente pulsos e braços. Nunca gostei das duas rodas para o mato, ou andas com muito cuidado ou estás sempre a cair.
janeco CBR 250R
Pendura : Susana
Número de Mensagens : 316 Idade : 32 Localização : Lisboa Mota/Modelo : honda cbr 600rr Data de inscrição : 22/02/2010
Warrior bem verdade a cena de nao haver multas nem radares e do melhor, ali cada um toca o que sabe como na pista. Isso do fisico é bem bom xd já sei que po ano não tenho que ir po ginasio ehehe. As duas rodas são mais versateis passam ao lado dos buracoes e dos grandes regos. A pior superficie para mim é mesmo areia funda daquela tipo praia muito caracteristica da margem sul para quem andava na estrada a areia e o pior pesadelo
janeco CBR 250R
Pendura : Susana
Número de Mensagens : 316 Idade : 32 Localização : Lisboa Mota/Modelo : honda cbr 600rr Data de inscrição : 22/02/2010
Mas ha aqui várias nuances pessoal, isto de qual é o tipo de mota para iniciar acho que devia ser assim: 125 2 tempos dando o meu exemplo comprei a minha CR por 600 e vendi por 500 e aprendi tudo nela querem melhor lol?, e mesmo assim um frasco de oleo deu me para meses e meses (baratas, facil manutençao, não teem força em baixas so em altas, leves) passo seguinte 250 4 tempos porque? ( porque teem baixas que podem cuasar sarilhos mas bem usadas tb nos tiram deles, leves, mega mega economicas,leves,super maneaveis) opa ultimo passo depende podem seguir a via das 250 2tempos ou 450 4 tempos mas tanto uma como outro agarrem se bem a elas. Isto tudo que digo falo de versões de MX porque comparar uma 250 4 tempos pseudo enduro e uma 250 4 tempos de MX é comparar merd@ a pasteis de nata, uma tem 140 kg para 25 cv e a outra tem uns 42 cv para 115kg. Dai muitos pensarem as 250 como faceis, e eu e o filtan tivemos muiots fds a treinar para me preparar para pegar na RMZ pessoal, mesmo a 250 mordem ;P PS: o equipamento todo de mato custa a não chegar ao preço de um casaco dainese para estrada por isso vejam esta alternativa À crise
janeco CBR 250R
Pendura : Susana
Número de Mensagens : 316 Idade : 32 Localização : Lisboa Mota/Modelo : honda cbr 600rr Data de inscrição : 22/02/2010
ora bem isto é so pa mostrar a diferença entre o que dizia de 250 pseudo enduro e uma 250 de MX, vejam o video de um colega meu numa pequena volta que demos ia ele a gravar, eu apareco apartir dos 4 min, ehehe ai estão uma amostra dos frutos que a 125, a 250 e a evoluçao com o que o filtan me ensinou deram, apesar de ele ser maçarico e eu ir a esperar por ele ehehe
Obs: aos 5.28 encontramos uns amigos nossos que tb ha na estrada lol (cães) VSSF vê essa areia aos 7.25 mesmo boa para malhar ehehe
RicardoP CBR 600F2
Número de Mensagens : 1967 Idade : 34 Localização : Portugal Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400 Data de inscrição : 05/02/2012
eu andei muito muito tentado a ir comprar mota de monte, pensei logo nas 450cc porque o preço para uma 250cc a 4 tempos é identico, depois falei com malta que me disse que isso era um erro, para tirar partido de uma 450 tinha que ter um grande kit de unhas e a maior parte do pessoal que anda com essas motas nao o tem.
a mim recomendaram 250cc 4 tempos pq da para explorar mais a mota, curtir mais, numa 450 disseram-me q ia andar sempre a lavrar mato, com o lombo lool...
ainda nao está fora de questão mas 4 tempos 250cc é coisa para se gastar bastante na manutencao nao?
a 2 tempos ainda era gajo para me aventurar e trabalhar eu na mecanica da mota (confirma-se que é manutencao mais regular?) mas a 4 tempos nao é qualquer sapateiro que mexe no motor correcto?
vssf CBR 400RR
Número de Mensagens : 562 Idade : 39 Localização : V.N Gaia Mota/Modelo : CBR 954 RR Data de inscrição : 07/10/2008
Ricardo, vou tentar organizar mais uma passeio antes da Filhota nascer, e vens experimentar a 250! @Janeco, grandes partilhas. Ainda não tive tempo de ver o vídeo. Mais logo analiso
RicardoP CBR 600F2
Número de Mensagens : 1967 Idade : 34 Localização : Portugal Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400 Data de inscrição : 05/02/2012
Ricardo, vou tentar organizar mais uma passeio antes da Filhota nascer, e vens experimentar a 250! @Janeco, grandes partilhas. Ainda não tive tempo de ver o vídeo. Mais logo analiso