| Tensor da corrente de distribuição | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Maddog CBR 650
Pendura : Angel
Número de Mensagens : 5868 Idade : 53 Localização : margem sul - Charneca de Caparica Mota/Modelo : CBR 1000 RR 06; EX: CBR 600 F4I Data de inscrição : 26/09/2008
| Assunto: Re: Tensor da corrente de distribuição dezembro 27th 2008, 17:28 | |
| Exacto Mark, mas as 900 tem a dita valvula e as 600 nao tem. quanto as velas é ver o que o manual indica, e segundo sei a honda indica para todos os modelos a substituiçao das velas aos 24mil. ja agora para a 600 cada vela sao 33€ dasssssssssssssssss..... |
|
| |
M.Afonso CBR 600RR
Pendura : Tem k merecer esse privilegio
Número de Mensagens : 4235 Idade : 45 Localização : MALPARTIDA-ALMEIDA-GUARDA Mota/Modelo : CBR 1000 RR 06 Data de inscrição : 29/12/2008
| Assunto: Re: Tensor da corrente de distribuição dezembro 29th 2008, 01:43 | |
| Eu tenho uma CBR 600F de 1998 com quase 80000 KM, e nunca levou nada na distribuição! Não consome oleo, agua, e so meter gasolina e pneus! O oleo e mudado a cada 5000 KMs. Como ja tem mtos KMs, vou agora substituir o kit de distribuição! K de raia. |
|
| |
Maddog CBR 650
Pendura : Angel
Número de Mensagens : 5868 Idade : 53 Localização : margem sul - Charneca de Caparica Mota/Modelo : CBR 1000 RR 06; EX: CBR 600 F4I Data de inscrição : 26/09/2008
| Assunto: Re: Tensor da corrente de distribuição dezembro 29th 2008, 10:17 | |
| - mafonso escreveu:
- Eu tenho uma CBR 600F de 1998 com quase 80000 KM, e nunca levou nada na distribuição! Não consome oleo, agua, e so meter gasolina e pneus!
O oleo e mudado a cada 5000 KMs. Como ja tem mtos KMs, vou agora substituir o kit de distribuição! K de raia. Boas Mafonso, que tal passares pela secçao de apresentaçoes, e dares-te a conhecer ao forum. Uma questao... com 80mil nunca mudaste o kit de distribuição???? impressionante mesmo. |
|
| |
hmapc CBR 250
Número de Mensagens : 245 Idade : 46 Localização : Loures Mota/Modelo : Honda CBR 600Fi Data de inscrição : 24/12/2008
| Assunto: Re: Tensor da corrente de distribuição dezembro 29th 2008, 23:25 | |
| - Maddog escreveu:
- mafonso escreveu:
- Eu tenho uma CBR 600F de 1998 com quase 80000 KM, e nunca levou nada na distribuição! Não consome oleo, agua, e so meter gasolina e pneus!
O oleo e mudado a cada 5000 KMs. Como ja tem mtos KMs, vou agora substituir o kit de distribuição! K de raia. Boas Mafonso, que tal passares pela secçao de apresentaçoes, e dares-te a conhecer ao forum.
Uma questao... com 80mil nunca mudaste o kit de distribuição???? impressionante mesmo. Mudança do kit de distribuição?!? Nas nossas CBR's (e na maior parte dos restantes motores japoneses), a distribuição é feita por corrente e não por correia como na maior parte dos motores de carros. O que faz que, em condições de condução normais, na teoria, não seja preciso trocar a corrente de distribuição, tanto que nem vem agendada a intervenção no manual técnico. Nos carros, temos o exemplo do motor d4d da toyota que utiliza corrente, não sendo necessária a sua troca (não sei se a honda, nos automoveis tambem utiliza corrente de distribuição). Agora, em motores com correia o normal é efectuar a troca por volta dos 90 mil kms consoante as marcas. Agora, verdade seja dita, por vezes vê-se com cada trato aos motores, que nem sei como as corrente (e o resto!) conseguem resistir.. |
|
| |
GreenEyes CBR 600F
Número de Mensagens : 1247 Idade : 45 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Honda Cbr600F Data de inscrição : 04/10/2008
| Assunto: Re: Tensor da corrente de distribuição dezembro 29th 2008, 23:34 | |
| Não sou mecanica... mas é impressao minha ou estão a falar os dois de correntes diferentes.... um do motor e o outro da corrente (roda/mudanças) |
|
| |
LIDER_RR CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3207 Idade : 43 Localização : baixa da banheira Mota/Modelo : HUM!!!!! Data de inscrição : 29/09/2008
| Assunto: Re: Tensor da corrente de distribuição dezembro 29th 2008, 23:41 | |
| - GreenEyes escreveu:
- Não sou mecanica... mas é impressao minha ou estão a falar os dois de correntes diferentes.... um do motor e o outro da corrente (roda/mudanças)
nop dentro do motor tbm tens uma corrente mais fina que faz rodar as arvores de cabes com a combota a combota empurra os pistos para cima e ao mesmo tempo tem de abrir as valvulas de adimisao para haver esplosao e fecha as valvulas de escape e vice versa nos carros e feita normalmente por correia
Última edição por rafael em dezembro 29th 2008, 23:54, editado 1 vez(es) |
|
| |
LIDER_RR CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3207 Idade : 43 Localização : baixa da banheira Mota/Modelo : HUM!!!!! Data de inscrição : 29/09/2008
| |
| |
Ed_acelera Fundador
Número de Mensagens : 6598 Idade : 47 Localização : Amadora ou Arganil Mota/Modelo : Lifan 140 (Pit Bike) Data de inscrição : 25/09/2008
| Assunto: Re: Tensor da corrente de distribuição dezembro 30th 2008, 00:13 | |
| - GreenEyes escreveu:
- Não sou mecanica... mas é impressao minha ou estão a falar os dois de correntes diferentes.... um do motor e o outro da corrente (roda/mudanças)
Acho que estão todos a falar da mesma corrente (da distribuição), também há kits de distribuição. Essa da roda/mudanças é a corrente de transmissão Acaba tudo em "ão", daí se calhar a confusão. |
|
| |
GreenEyes CBR 600F
Número de Mensagens : 1247 Idade : 45 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Honda Cbr600F Data de inscrição : 04/10/2008
| |
| |
hmapc CBR 250
Número de Mensagens : 245 Idade : 46 Localização : Loures Mota/Modelo : Honda CBR 600Fi Data de inscrição : 24/12/2008
| Assunto: Re: Tensor da corrente de distribuição dezembro 30th 2008, 09:56 | |
| Boas. Parti do principio que estavamos a falar da corrente de distribuição, a que está dentro do motor. A corrente que liga a roda de trás ao motor, sempre a tratei como corrente de transmissão. E essa sim, tem uma duração bem mais curta. Na minha, tive de trocar o kit de transmissão aos 30 mil. O segundo kit já está com outros 30 mil e está a meio uso. |
|
| |
GreenEyes CBR 600F
| |
| |
LIDER_RR CBR 600F4i
| |
| |
Phurya CBR 125R
Pendura : Esposa, só ao fim de semana...
Número de Mensagens : 115 Idade : 45 Localização : Aveiro Mota/Modelo : CBR 600 F Data de inscrição : 03/06/2011
| |
| |
Sakana CBR 500R
Número de Mensagens : 818 Idade : 47 Localização : Sintra Mota/Modelo : CBF 1000 FA Data de inscrição : 02/08/2011
| Assunto: Re: Tensor da corrente de distribuição agosto 22nd 2011, 12:23 | |
| Boas, ao ler este tópico com atenção, desconfio que sou capaz de ter o mesmo problema....quais as implicações se andar mais uns tenpos sem trocar o dito tensor? E é normal essa "tic tic" só acontecer a uma determinada rotação?
Cumps |
|
| |
Phurya CBR 125R
Número de Mensagens : 115 Idade : 45 Localização : Aveiro Mota/Modelo : CBR 600 F Data de inscrição : 03/06/2011
| Assunto: Re: Tensor da corrente de distribuição agosto 22nd 2011, 21:46 | |
| ora,as implicações poderão ser bastante graves...mas para ter graves consequências, o tensor tem mesmo de estar nas ultimas, sendo que tal acontecendo, o que vai acontecer é a corrente de distribuição ficar solta ao ponto de saltar um ou mais dentes na distribuição, e isso é sinonimo de destruição do motor,lol...a partir do momento em que o "timing" da distribuição fica desacertado, as consequências podem ser devastadoras, no minimo vai-te empenar valvulas, descomprimir cilindros, e por aí fora... |
|
| |
jonabelic Honda Monkey
Número de Mensagens : 3 Idade : 48 Localização : seixal Data de inscrição : 04/10/2011
| Assunto: Re: Tensor da corrente de distribuição outubro 4th 2011, 18:48 | |
| boas pessoal eu ca tenho um problema que é o seguinte tenho uma cbr 600 f de 2000 fui a honda por causa de um barulho que se parecia a um tic-tic-tic que me disseram ser do tensor da corrente de distribuição, pois bem mandei arranjar e ficou na mesma e assim voltei a honda para reclamar e resolver de vez o problema quando me entregaram a moto dizem que tenho o veio de excentrico de admissão gripado para esta situação a honda disse que a causa provavel era lubrificação deficiente ou inexistente.No meio disto a honda so me deu um desconto em horas de trabalho e eu não mandei fazer mais serviço nenhum a moto tendo dado ordem para fechar o motor , pois de orçamento deram mais de 2000€ e outro sem garantiia por volta dos 1000€ noutro dia em conversa informal com um vendedor de motos de fernão ferro fui informado que ele proprio tinha tido algumas motas deste modelo e daquele ano que deram problemas pois segundo ele este modelo e dos anos 99 2000 tiveram um recall da honda pois o modelo sofrera algumas alterações em relação aos anteriores e falou de um buraco que deixa passar o oleo para a lubrificação da arvore de cames que nos modelos anteriores a minha era de salvo erro 180 mm e na minha passou para 080 mm situação que segundo ele fez com que muitas motos tivessem este problema de gripar o veio de excentrico.Eu estou desolado com a situação pois deixei passar o verão sem poder andar de moto....alguem me pode aconselhar....ajudar na melhor solução! |
|
| |
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
| Assunto: Re: Tensor da corrente de distribuição outubro 4th 2011, 18:52 | |
| sim e verdade, esse modelo trouxe defeito.. e os tensores realmente e um problema conhecido por os concessionarios nesse modelo.
aperta com eles pois realmente houve um recal da honda, pode e de certeza que foi isso.. eles terem mandado para o 1 dono da mota, entretanto secalhar es o 3 ou 4 e dai estarem a levantar problemas e n quererem assumir. |
|
| |
Dragon-dragon CBR 600F3
Pendura : todas as meninas que quisserem andar
Número de Mensagens : 2248 Idade : 43 Localização : espinho Mota/Modelo : CBR 600 FSPORT Data de inscrição : 15/03/2010
| Assunto: Re: Tensor da corrente de distribuição outubro 4th 2011, 19:07 | |
| jonabelic a minha na garantia levou 2 tensores, ou seja é o terceiro que lá está. Escrevi uma carta registada a honda Portugal a expor o caso e o que seria assumido após a garantia dos 2 anos terminar.
resposta mt bonita e tal e tal e nada disseram de jeito....
Conclusão atraves de um mecanico da Honda tens 2 soluções:
ou alargas o buraco do tensor para lubricar melhor
ou trocas pelo da hornet que só altera a cor do mesmo
è a minha opinião |
|
| |
Phurya CBR 125R
| |
| |
oestux CBR 400RR
Número de Mensagens : 578 Idade : 45 Localização : Caldas da Rainha / Bruxelas Mota/Modelo : CBR 900RR Data de inscrição : 16/02/2011
| Assunto: Re: Tensor da corrente de distribuição outubro 4th 2011, 19:54 | |
| Phurya, assim como quem não quer a coisa e abusando do tópico, importas-te de divulgar como correu a instalação do tensor manual ???
Tiveste que abrir a tampa das válvulas para veres o ponto do motor e afinar ou foi mesmo à má fila e afinaste à unha com tudo montado ??
E já agora de quanto em quanto tempo tens que voltar a afinar??
Obrigado,
Abraço |
|
| |
Phurya CBR 125R
| Assunto: Re: Tensor da corrente de distribuição outubro 4th 2011, 20:14 | |
| boas oestux. O processo de montegem do tensor manual é tão facil que qualquer pessoa o faz...não tem mecanica especifica nenhuma mesmo, é tirar o velho e meter o novo. Deixo aqui um link com o DIY todo explicado, e com imagens:
http://cbrforum.com/forum/stickies-91/replace-your-oem-cct-ape-107855/
Neste tutorial até acho que ele desmontou peças demais,lol...porque eu apenas tirei a tampa lateral da carenagem, saquei o tensor velho e pus o manual. Depois de tudo montado desapertas o parafuso do tensor, deixa-o sem tensionar a guia da corrente, liga a mota e vais ouvir um som aterrador, é normal...e vais apertando o parafuso até deixares de ouvir o tal som, contra-aperta e está pronto. Isto deve ser montado a frio, para ela se queixar á vontade, mas depois vai dar uma volta de uns 10 minutos para a aquecer, e quando parares de novo, verifica se continua silenciosa...caso ainda se ouça, torna a apertar o que for preciso e está feito. Em relação a afinações...foi no dia que pus o tensor, e há uns meses atrás, que se ouvia um bocadinho e lá dei uma ligeira apertadela, mas isso passa muito tempo sem que te lembres sequer que o tensor existe. |
|
| |
oestux CBR 400RR
Número de Mensagens : 578 Idade : 45 Localização : Caldas da Rainha / Bruxelas Mota/Modelo : CBR 900RR Data de inscrição : 16/02/2011
| Assunto: Re: Tensor da corrente de distribuição outubro 4th 2011, 20:47 | |
| Thanks, Já tinha visto o diy mas como alguns avisam que a medio longo prazo pode trazer problemas acabei por meter de origem. No próximo vou fazer o mesmo e espero que só daqui a pelo menos 20 ou 30 mil kms Abraço |
|
| |
ruibaterista Honda Monkey
Número de Mensagens : 12 Idade : 38 Localização : Aveiro Data de inscrição : 17/10/2011
| |
| |
oestux CBR 400RR
| |
| |
Phurya CBR 125R
| |
| |
Conteúdo patrocinado
| |
| |
| Tensor da corrente de distribuição | |
|