Boas Mr. Hide
No meu caso, fiz uma procura exaustiva por sites como stand virtual, olx, custo justo, cbrportugal, mais um ou outro, fui a diversos stands e claro, não meti a componente tempo ao barulho para não haver pressão e não decidir rapidamente. Fui pesquisando e quando houvesse um negócio que chamasse bastante a minha atenção, ia dar uma vista de olhos mais ao pormenor. Para isso tens de ter bem definido qual a mota que queres adquirir!!
Ver as motas em que estás interessado:
- Leva amigos que já tenham esse modelo para a testar;
- Leva amigos com conhecimentos e alguns anos de mota;
- Podes levar um mecânico. No meu caso não conhecia nenhum;
- Vejam a mota ao pormenor, tipo leões de volta de uma presa. Vê tudo mas mesmo TUDO, não vale a pena enunciar: "vê os pneus, as peseiras, isto ou aquilo", é para verem a mota toda ao pormenor, testar e ouvir;
- Pergunta tudo e mais alguma coisa (motivo da venda, uso que dava, quando comprou, se já teve acidentes, se anda muito ou pouco com ela, se anda sempre a dar gás, etc.) E tem em consideração que as respostas às vezes podem não ser o mais fidedignas possível pois do outro lado encontra-se um interessado em vender. Infelizmente, desconfia sempre um pouco;
- Pergunta à pessoa o que faz, a sua vida, estuda-a tanto fisicamente como psicologicamente. Tenham uma conversa banal em que se estão a conhecer;
- Mesmo que estejas interessado, não o demonstres. Sê um pouco frio. Mas por outro lado, também podes tecer alguns elogios à mota ou a outro assunto qualquer. Quebra o gelo e o interesse é levares a pessoa também às tuas condições;
- "condições" refiro-me ao preço da mota. Regateia sempre!! E mostra maturidade negocial, não chegues lá e só porque queres fazer uma grande compra, tiras 1000€ ao preço da mota. Isso é estúpido e mata o negócio!! Vais falando, farias isto na mota, melhoravas isto, revisões, se calhar penso em mudar pneus, tenho de adquirir equipamento pois não tenho, selo, seguro, registo de mudança de propriedade, etc. Para ti são imensos gastos num curto espaço de tempo e tens de expor a situação. Obviamente e se ele estiver numa de vender a mota e também tiver maturidade negocial, vai compreender e retirar algo ao preço inicial da mota. Contudo e volta-te a lembrar, ele também vai tentar fazer o papel dele para fazer uma boa venda.
Mais, Documentos!!
- Queres os documentos todos e vê-los;
- Queres duas chaves e código;
- Queres saber e ver que tem o seguro em dia e o selo;
- Confirma o número do quadro com o livrete;
- Podes pegar nessa informação e ver junto da Polícia se a mota já esteve envolvida em algum acidente;
- Podes ir às finanças e procurar saber a situação da mota e se há penhoras ou não por parte do individuo. Tu queres fazer negócio com um individuo honesto e que tenha tudo em dia.
Só mais uma coisa, quanto ao que ver na mota caso vás sozinho, fazes uma pesquisa na Internet e vês em diversos sites o que tens de ter em especial atenção ao ver a mota. Não o vou escrever aqui pois já está aqui um testamento imenso. Mas deixo aqui algumas dicas:
- http://forum.motonline.pt/forum_posts.asp?TID=40463
- http://motoclube.com/artigos/7-dicas-para-comprar-moto-usada
- http://g1.globo.com/carros/noticia/2012/02/veja-dicas-para-comprar-moto-usada.html
- http://www.wikihow.com/Buy-a-Used-Motorcycle.
Espero ter ajudado.
Eu quando fiz a minha compra pesquisei e pesquisei e li n coisas. Não defini uma data específica. Quando comprar, comprei! O que acabou por acontecer e até hoje não me arrependo da altura nem da compra que fiz. Ficaram ambas as partes contentes e até hoje mantemos contacto. Não te esqueças que a outra pessoa também tem/tinha um sentimento de posse e emocional pela mota. Ela vai ser a tua nova menina, mas do outro lado está outro individuo que vai vende-la e passou também muito tempo com ela.
Tens de conseguir por-te a ti no lado do vendedor e tentar voltar a demonstrar-lhe de como foi com ele quando comprou a mota. Inverter os papéis é sempre bom! Leva a um entendimento (ou não) e a um bom negócio.
E agora, finalmente, me despeço.
Abraço