tststststtst tens um gajo a pegar de empurrão!!!!!!!!!!
Este é dos bons, é novo, do ano passado um dia destes levo ai acima queres?
Quero pois. Anda daí e trás uns gatitos.
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
Ooooo tenazinha ... Nao se trava em curva... Se tiveres de corrigir algo e por k entraste mal em curva e se levas essa filosofia para uma zx10 por exemplo sais de frente...
Verdade e ja né aconteceu por entrar com velocidade a mais em curva, na Arrábida...
Doc_Daniel CBR 600F3
Número de Mensagens : 2078 Idade : 42 Localização : Lisboa / Bombarral Mota/Modelo : Hornet 600 F8 Data de inscrição : 12/04/2009
Não se trava se não for preciso, e se for preciso é fazer como o tenazinha disse. Eu tento "fazer" sempre a curva antes de entrar nela mas se tiver que corrigir a meio nem penso em tocar no da frente a menos que tenha uma boa escapatoria que permita endireitar a mota e travar antes de bater ou sair de estrada.
Hitori CBR 400RR
Pendura : Cristina Vaz
Número de Mensagens : 634 Idade : 46 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600F4i Sport Valentino Rossi Data de inscrição : 30/06/2011
Eu na minha primeira mota q era uma scooter tinha algum receio de travar c o da frente mas ao fim de pouco tempo apercebi me q o da frente e q segura a mota e hoje nao sei condpuzir sem o da frente pois so com o de tras nao sei como seguram a mota. Aproveito este topico para perguntar visto eu n notar na minha antiga cbf 250 o q sinto c esta cbr500 q e em piso seco em curvas pouco apertadas se der um toque no da frente a direcao faz muita forca pra dentro coisa q n minha cbf n me lembro de acontecer pelo menos n tao forte.Sera da posicao de conducao ser mais baixa nesta? Deixo esta questao para quem quiser partilhar a sua experiencia.
HOMINUS Honda Monkey
Número de Mensagens : 46 Idade : 44 Localização : Matosinhos Mota/Modelo : CBR 600F ULTIMA LIGHT Data de inscrição : 28/06/2013
Só da frente...o de trás utilizo em baixa velocidade ou para segurar a moto nos semáforos!
eu ainda nao tive oportunidade de poder conduzir uma mota, mas por exemplo logo a seguir a minha casa está uma decida bastante bastante a pique, e normal a mota ganhar velocidade consideravel, nesse caso se travar com o da frente , a mota nao vai fazer uma egua enorme ou ate mesmo cair para a frente?
RAMMSTEINER CBR 600F2
Pendura : Rede de carga
Número de Mensagens : 1984 Idade : 39 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR125R JC50 - 2011 Data de inscrição : 09/06/2011
Travar não é puxar a maneta a fundo! É exactamente a mesma coisa que numa bicicleta... Em caso de emergência para o travão da frente puxas a manete o mais rápido possível até sentires que está a travar e depois é ires apertando até sentires que a roda de trás vai levantar e nessa altura ou te safas ou já não tens hipótese. A menos que tenha ABS apertar a fundo é queda garantida... Obvio que travar com o da frente mais o de trás e ainda com a caixa permite parar sempre antes do que só utilizares um deles.
O de trás serve apenas para pequenos controlos de velocidade pois se carregares nele com um pouco mais de força ( devido ao pouco peso na traseira) a roda vai logo bloquear e vai de rojo.
Travão da frente trava mas tem de ser com conta peso e medida.
chipboy Honda Monkey
Número de Mensagens : 43 Idade : 27 Localização : Covilhã Data de inscrição : 22/08/2013
Travar não é puxar a maneta a fundo! É exactamente a mesma coisa que numa bicicleta... Em caso de emergência para o travão da frente puxas a manete o mais rápido possível até sentires que está a travar e depois é ires apertando até sentires que a roda de trás vai levantar e nessa altura ou te safas ou já não tens hipótese. A menos que tenha ABS apertar a fundo é queda garantida... Obvio que travar com o da frente mais o de trás e ainda com a caixa permite parar sempre antes do que só utilizares um deles.
O de trás serve apenas para pequenos controlos de velocidade pois se carregares nele com um pouco mais de força ( devido ao pouco peso na traseira) a roda vai logo bloquear e vai de rojo.
Travão da frente trava mas tem de ser com conta peso e medida.
hmm , e atualmente já há muitas motas com abs ou ainda sao poucas?
Bugalho13 CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3407 Idade : 37 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : ex R6 01 - ex CBR 600rr 03 - ex CBR 1000rr 04 - ex Hornet f8 - ex Kawasaki z750 07 - ex Yamaha FZ6n 04 - ex Yamaha Virago 250 91 - ex Suzuki GSR08 - ex Honda NC700x 13 - ex Honda NC750x 16 - atual Suzuki DL650 V-Strom 05 Data de inscrição : 24/03/2013
ha slgumas...mas nao penses que é isso que te salva...lol eu faço o meu proprio abs com pequenos toques no travao da frente e qtras para estabilizar muito suavemente.. isto falando em travagens mais bruscas...
Gabriel Gonçalves CBR 600F
Número de Mensagens : 1091 Idade : 38 Localização : a andar de mota Data de inscrição : 17/10/2010
E vou contar uma história. Um dia, na Motoboxe estava um bacano proprietário de uma CB 1000 R que é estafeta na Cooprofar e começou a contar-me um acidente com a Hornet da Cooprofar.
Dizia-me ele:
Ia na Av. Fernão de Magalhães p'rai a 160 km/h (a av. Fernão de Magalhães é uma recta) e umavelha atravessou devagar (eu imaginei a Hornet a fazer égua e a caixa dos medicamentos a passar por cima do gajo) e continua ele: - A mota rabiou de um lado para o outro, a traseira passou para a frente e bateu em cheio na velha.
Admirado eu perguntei: - Fodasse, falhou o travão da frente? E diz o gajo: - Porra, nunca travo com o da frente que posso cair. Na altura a única coisa que lhe disse foi: - Oh pá, não andes a 160 que vais atropelar mais velhas e vais cair mais vezes.
O Henrique, que é o mecânico da Motoboxe e que além da mecânica trata qualquer moto por tu, riu-se, e diz-me:
- Zé, vêm aqui todos os meses as motos destes gajos meter calços atrás, só um ou outro é que trocam as pastilhas da frente antes dos 60.000 km.
Há malta a quem fazer uma égua assusta.
Não é que eu ande por aí a fazer éguas por dá cá aquela palha, mas, travar por obstáculo de risco de bater e não levantar a roda traseira, quando isso me acontecer deixo de andar de moto. É nessa altura que sei que deixei de saber travar.
pelo relato so pode ser o vitor mas ele tinha uma ktm 950 que de origem nem o motor tem , ja lhe enfiou mais de 10 000 euros na mota é obsecado por titanio , todos os parafusos da mota sao de titanio alguns feitos em torneiro professional por nao haver a venda , jantes de carbono , cabeça da 990 cc entre centenas de coisas que lhe meteu e não uma cb1000 , ele tem medo de travar com o da frente mas da lhe bem gas não são hornetes mas sim cbf 500 as motas e agora talvez uma das novas crossruner que estavam a experimentar na altura que deixei de ser estafeta de mota lá
RAMMSTEINER CBR 600F2
Número de Mensagens : 1984 Idade : 39 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR125R JC50 - 2011 Data de inscrição : 09/06/2011
ha slgumas...mas nao penses que é isso que te salva...lol eu faço o meu proprio abs com pequenos toques no travao da frente e qtras para estabilizar muito suavemente.. ;)isto falando em travagens mais bruscas...
Não salva mas acho que para o comum mortal ajuda e bastante.
Dás pequenos toques e fazes o teu próprio abs em travagens mais bruscas???? És grande! Eu na minha ultima travagem "brusca" só tive tempo de travar o que podia e ver bem o sítio do carro onde ia bater...
chipboy Honda Monkey
Número de Mensagens : 43 Idade : 27 Localização : Covilhã Data de inscrição : 22/08/2013
Dás pequenos toques e fazes o teu próprio abs em travagens mais bruscas???? És grande! Eu na minha ultima travagem "brusca" só tive tempo de travar o que podia e ver bem o sítio do carro onde ia bater...
mesmo com o abs, a roda de tras levanta quando travas com o da frente, ou podes travar a vontade sem ter esse receio?
RAMMSTEINER CBR 600F2
O abs não te deixa a roda bloquear assim deve desbloquear quando "sentir que está a travar demais" pelo eu acho que dever ser dificil fazer uma egua, mas não tenho a certeza. Melhor que explicar é veres
Gabriel Gonçalves CBR 600F
Número de Mensagens : 1091 Idade : 38 Localização : a andar de mota Data de inscrição : 17/10/2010
O abs não te deixa a roda bloquear assim deve desbloquear quando "sentir que está a travar demais" pelo eu acho que dever ser dificil fazer uma egua, mas não tenho a certeza. Melhor que explicar é veres
Deu para ver a diferença! na tua cbr125 quando travas normalmente sentes-a fazer a egua?
Bugalho13 CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3407 Idade : 37 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : ex R6 01 - ex CBR 600rr 03 - ex CBR 1000rr 04 - ex Hornet f8 - ex Kawasaki z750 07 - ex Yamaha FZ6n 04 - ex Yamaha Virago 250 91 - ex Suzuki GSR08 - ex Honda NC700x 13 - ex Honda NC750x 16 - atual Suzuki DL650 V-Strom 05 Data de inscrição : 24/03/2013
Dás pequenos toques e fazes o teu próprio abs em travagens mais bruscas???? És grande! Eu na minha ultima travagem "brusca" só tive tempo de travar o que podia e ver bem o sítio do carro onde ia bpobater...
por acaso nao sou muito grande...quando digo travagens bruscar nao é sem hipoteses existe uma coisa que é distância de segurança e outra que é condução defensiva coisa que faco muito...pequenos toques ajudam a controlar a mota...eu adaptei me assim... cada um trava como sabe aprendeu lolol...a mim na escola de conducao so me disseram 'trava sempre com o detras ' 0
Bugalho13 CBR 600F4i
eu peço desculpa os erros e o português mas telemovel nao me adapto...basicamente o que quero dizer é que ao longo das nossas voltas curvas e sustos que sofremos adaptamos e aprendemos com os erros...ninguem pode dizer faz assim ou assim porque todos os dias apanhamis 1001 coisas / obstaculos diferentes...
RAMMSTEINER CBR 600F2
a mim na escola de conducao so me disseram 'trava sempre com o detras ' 0
Ehehe e eu a pensar que a minha escola era uma treta.... a tua era bem pior . Na minha ao menos nem me disseram nada , aquilo é que eram aulas, basicamente fui lá levar o dinheiro e dar uns passeios porque a verdade é que aprendi quase tudo sozinho durante as aulas e grande parte depois.
Concordo plenamente com o que dizes da condução defensiva e distâncias... até digo mais quando se chega à altura de ter de travar a fundo já está tudo lixado. Eu em todas as travagens fortes que fiz nunca tive tempo de sequer pensar como devia de travar... um dia até gostava de meter aquelas rodinhas de lado como no 2º filme para conhecer os limites da travagem.
Chipboy nunca cheguei a travar para fazer égua e já apertei bem os travões, de qualquer forma se for uma travagem forte mas progressiva consegues sentir a suspensão dianteira a aproximar-se do fim de curso e/ou a traseira a ficar leve e nessa altura ou manténs ou alivias. Ou apertas e fazes uma bela égua:cheers:
Hugo oliveira CBR 500R
Pendura : Cheri
Número de Mensagens : 826 Idade : 45 Localização : SERRA DA ESTRELA GOUVEIA-SUIçA Mota/Modelo : Honda CBR1000rr repsol 2016 HONDA CBR600RR 08 e yamaha dt 125 AC Data de inscrição : 18/08/2012
eu sou da ideia que o travao de tras so se utilisa com grande necessidade é o meu caso e muito dificil utilisar o travao de tras so o utiliso se andar com um pendura ao se fizer estrada de montanha e que ande a fazer o doido senao o travao da frente e quem segura uma mota esta e a minha ideia lololol
Raspunsen CBR 400RR
Número de Mensagens : 708 Idade : 39 Localização : Viana do Castelo Mota/Modelo : CBR 125R '04 Data de inscrição : 06/08/2009
Já me aconteceu ter feito uma travagem de emergência daquelas de "trava primeiro, pensa depois" em que a roda traseira levantou no ar, quando a senti no ar o instinto fez-me largar o travão da frente e quando a roda de trás pousou, travar outra vez com o da frente, e mesmo essa segunda apertadela na manete fez a suspensão da frente ir quase ao fundo.
Quando voltei a mim, estava parado no meio da faixa, a centímetros do carro da frente, com ambas as pernas abertas e os pés no chão, e o coração a bater mais depressa do que sei lá eu bem o quê.
Felizmente foi só uma vez, mas para o susto que apanhei, bem vos digo que foi mais do que suficiente.
zephex Honda Monkey
Número de Mensagens : 29 Idade : 45 Localização : Porto Mota/Modelo : Srad 750 98/ cbr xx 04 Data de inscrição : 05/12/2012