Boas... das poucas vezes que escrevi no forum, delirava como seria bom tirar a carta...passado algum tempo ja existe carta, mota, uma queda e agora uma pequena revisão, como não encontrei nada de jeito aqui vai:
CB500 1995 com 70.000
1º por a mota a trabalhar para aquecer o óleo, para que este fique mais fluido possível, vão preparando o material ou então o tempo de 2 cigarrinhos.
Material:
1 Roquete com chave caixa Tam.17 , não tem roquete? boca luneta serve!
1 Chave de filtros
1 filtro óleo
1 anilha para o bujão
1 funil
3,1 L óleo (neste caso 10W40 de base sintética,4 tempos) - preço de 2L 12,95eur - especificação JASO
1 recipiente para 3,5 litros ou mais
Luvas
Panos
2º Com a mota desligada em descanso lateral - colocar o recipiente para o óleo, (utilizando luvas porque vai sair quente) desapertar o bujao com a chave 17
Dica: desapertar com chave ate aliviar, depois rodar com a mão e fazendo força para cima, assim controlamos quando vai sair o óleo.
deixar escorrer bem... podem abanar (esta provado que abanando sai sempre mais uma gota certo? lol)
o Bujao
3º Vamos tirar a Vareta do óleo
Não desenrosca? utilizar um alicate normal ou de pressão com um pano para não danificar a borracha e já roda!
Vamos passar a mota para descanso Central e...
4º Vamos tirar o Filtro
que esta aqui atrás...
Colocar a chave de filtros,no filtro e vamos desapertar. uma vez mais cuidado com o óleo quente.
5º enquanto escorre, vamos a limpezas:
-limpar o bujao,a anilha velha que esta no bujao - lixo
-limpar a vareta do óleo
-cai sempre umas gotas para o chão não da hipótese lol
Limpar devagar ou fumar 2 cigarrinhos
Dica - passar para descanso lateral e central 2 vezes para sair o máximo possível do óleo velho.
Em Descanso Central.
6º Com o bujao limpo com a anilha nova - apertar este no carter, com a mao ate nao dar mais e ai dar uma volta e meia ou 2 voltas com chave - nao precisa de fazer muita força,basta que a anilha fique bem apertada para vedar.
7º No Filtro novo, vamos molhar o dedo em óleo (molhar o dedo no óleo novo ou no velho? tanto faz! eu no novo) e vamos olear o a borracha do filtro para que esta não vá seca para que o calor não danifique o vedante/Oring e ajuda também no aperto do filtro.
Vamos enroscar com a mão ate não dar mais, depois vem o aconchego com a chave, tal como no bujão, não precisa de apertar ate não rodar mais !
Temos 2 buracos tapados e um aberto ? é isso mesmo, vamos por o óleo no buraco da vareta.
8º Vamos abastecer com o óleo novo; são 3,1 L ! nem mais nem menos.
temos alguma fuga? se sim - verificar aperto do bujao.
9ºLimpezas!! limpar tudo o que o óleo sujou.
10º Vamos por a mota a trabalhar , tempo - 1 cigarrinho
(entretanto a luz de falta de óleo apaga) e verificamos fugas de óleo no filtro, tem fuga? verificar aperto.
Mesmo antes de a desligarmos vamos passar umas mudanças 1.2.3.4.5.4.3.2.1.0.
Sim o oleo lubrifica a caixa de velocidades
Desligar a mota e deixa repousar o óleo. Tempo 2 cigarrinhos e/ou podem ir arrumando a ferramenta e ir ao ecoponto indicado para os oleos velhos...
11º Vamos verificar o nível - Remover a vareta, vamos limpar e vamos voltar a enroscar (mota em posição de descanso central), o nível convém ficar na posição de Max, mais que isso é estragar! Dica: mais vale o nivel estar entre o mínimo e o máximo que passar o máximo !
Esta tudo ok? sao 5000 ou 6000 km sem avarias !
tempo total 5 cigarros
Custo filtro Honda 13eur
Custo Oleo 12.95 2 L x 2 (norauto)
Anilha 0.40 Honda
E sobra perto de 1 litro neste caso.
Curiosidades:
Detectei a palavra óleo 21 vezes.
Tempo 1 cigarrinho - 2 a 3 minutos
Boas voltas e cuidado com o óleo na estrada (22x...)