o teste efectuado vale o que vale e nada como cada um fazer a sua própria avaliação..
Como em tudo difere de motor para motor..
cada carro e motor apesar de iguais a tantos outros são diferentes..
Alem disso pelo que fui lendo, pq ainda nao li o artigo por completo apenas foram analisados componentes mecânicos, como cilindros e pistões, julgo eu que não foram analisadas válvulas, injectores, e bombas..
e se em 12000 km k seja por carro ja se notasse desgaste excessivo em componentes mecânicos certamente ja mts utilizadores se teriam queixado...
faço cerca de 1000km por semana e no meu teste a diferença de consumo notou-se... em outros carros que já tive o próprio funcionamento do motor era diferente mm com a galp, alias durante uns tempos que andei com um gasolineiro antigo era notória no funcionamento do motor o combustível utilizado
pq não testaram tb combustíveis da bp e da repsol...
na teoria o produto base e todo igual e varia depois a qualidade e quantidade do aditivo.
eu já vi algumas bombas injectoras em mau estado, mais cedo do que o normal pelo tipo de combustível utilizado, mas mais uma vez cada carro e um carro e é diferente de outro igual...
esta e a minha opiniao.. e a ser uma low cost para mim salva-se a prio...
nunojorge7 CBR 400RR
Número de Mensagens : 567 Idade : 56 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : GSX R 1000 K1 Black Mamba «----» Ex-Honda CBR 600F Data de inscrição : 24/04/2012
Sempre usei (e vou continuar a usar) o gásoleo do Jumbo, e nunca tive um unico problema nos carros que passaram lá por casa (Xantia, Saxo, Fiesta Civic, Ibiza) e em termos de economia a porcaria é a mesma!!!! Tanto na CBR como na XX (enquanto a tive) a gasolina vinha do mesmo sitio, com os mesmos resultados!!! Já tinha visto um artigo na Visão que chegava exactamente á mesma conclusão! A comparação com a Galp (e a ligação á Petrogal) tem lógica já que costuma ser a referencia para as outras gasolineiras tabelarem os preços, e não vejo nenhum mal nisso, mas...
Ferrugem CBR 600F3
Pendura : Ana Oliveira
Número de Mensagens : 2146 Idade : 41 Localização : Odivelas Mota/Modelo : CBR 600RR TRI Data de inscrição : 30/05/2010
Há um estudo também feito pelo Instituto Superior Técnico com todas as marcas inclusivé BP onde foram testados quimicamente e os resultados mostraram que o erro da amostra é tão pequeno que podem todos terem vindo do mesmo contentor e provaram assim que é tudo igual. A ver se encontro o estudo disso...
Ferrugem CBR 600F3
Pendura : Ana Oliveira
Número de Mensagens : 2146 Idade : 41 Localização : Odivelas Mota/Modelo : CBR 600RR TRI Data de inscrição : 30/05/2010
Depois de tantos estudos não podem estar errados...
"Francisco Lemos do Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico, analisa e dá o seu parecer em relação a análises feitas a diversos combustíveis
Os laboratórios da Intertek, que analisa todas as estações de gasolina em Portugal, afirma não existir diferenças de qualidade nos combustíveis das diferentes marcas."
Silver_Bullet Moderador
Número de Mensagens : 7030 Idade : 38 Localização : Porto/Matosinhos Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19 Data de inscrição : 16/08/2009
Estes gajos que falam assim deviam vir comigo que eu mostrava-lhes a diferença entre combustiveis, nas bombas da minha terra (marca rafeira) o gasoleo na minha lata rende muito menos, muito menos mesmo, e não sou so eu a queixar-me, ja na mota nota-se menos mas tambem se nota, faço menos quilometros
j luis escreveu:
Ainda sobre isto então eu dou dinheiro a chulos mas e porque o psicológico conta nas minhas motas não entra gasolina de supermercado, e na XX e sempre de 98, ja na BMW e 95 mas sempre de marca, salvo em viagem que meto onde aparecer.....
Haja alguém que tenha a mesma opinião que eu...
RAMMSTEINER CBR 600F2
Pendura : Rede de carga
Número de Mensagens : 1984 Idade : 39 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR125R JC50 - 2011 Data de inscrição : 09/06/2011
Depois de tantos estudos não podem estar errados...
"Francisco Lemos do Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico, analisa e dá o seu parecer em relação a análises feitas a diversos combustíveis
Os laboratórios da Intertek, que analisa todas as estações de gasolina em Portugal, afirma não existir diferenças de qualidade nos combustíveis das diferentes marcas."
O sr. do IST analisou os resultados mas a questão que eu coloco é quem é que fez os testes?e como? Obvio que se no papel está que são iguais nem que o gajo seja do MIT não vai dizer que são diferentes. Fazia sentido era ter sido testado e analisado no IST e não dar resultados a um Professor do IST para retirar conclusões...
Até hoje levou galp95 prefiro queimar 5cents/L do que estar 15minutos à espera para abastecer ( e isto quando não tenho os vales de 5cents de desconto )
tuta CBR 500R
Número de Mensagens : 996 Idade : 47 Localização : Coimbra / Vila Nova de Poiares Mota/Modelo : Suzuki Gsx 650F Data de inscrição : 14/05/2012