Neste caso tambem se aplica a cena de adequar às condicoes da via. Imagina que é uma nacional. Podes vir a cento e duzentos, ou na casa dos 90/100 Km/h. Das duas vais ao chao, mas o estrago é diferente de certeza.
1) Com velocidade adequada (90/100), tens tempo de reduzir e cair a 50 ou 60. O carro que vem de frente, (era uma curva a direita) consegue reagir, e tu vais parar as silvas. Levantas-te e dizes "M€rd4, estraguei a mota, o fato e um cotovelo...." 2) Vens nos cento e duzentos, e nao tens tempo para nada. Cais, o carro que vem de frente nem tem tempo de reagir e evita que vas parar as silvas. Alguem te levanta e diz "M€rd4, estragou a vida dele e da familia."
(Acho que tenho jeito para filmes)
Daqui a pouco estao-me a chamar de hipocrita porque ninguem anda sempre assim. É verdade, nao ando sempre assim com cuidado, mas tentar tento.
Todos temos os nossos dias. Quando tiver de ser, que seja, mas quando mais tarde e menos estragos tiver, melhor
Neste caso tambem se aplica a cena de adequar às condicoes da via. Imagina que é uma nacional. Podes vir a cento e duzentos, ou na casa dos 90/100 Km/h. Das duas vais ao chao, mas o estrago é diferente de certeza.
1) Com velocidade adequada (90/100), tens tempo de reduzir e cair a 50 ou 60. O carro que vem de frente, (era uma curva a direita) consegue reagir, e tu vais parar as silvas. Levantas-te e dizes "M€rd4, estraguei a mota, o fato e um cotovelo...." 2) Vens nos cento e duzentos, e nao tens tempo para nada. Cais, o carro que vem de frente nem tem tempo de reagir e evita que vas parar as silvas. Alguem te levanta e diz "M€rd4, estragou a vida dele e da familia."
(Acho que tenho jeito para filmes)
Daqui a pouco estao-me a chamar de hipocrita porque ninguem anda sempre assim. É verdade, nao ando sempre assim com cuidado, mas tentar tento.
Todos temos os nossos dias. Quando tiver de ser, que seja, mas quando mais tarde e menos estragos tiver, melhor
yep !!! não pode ser dito melhor !!
Fisioterapeuta CBR 600RR
Pendura : Espaço
Número de Mensagens : 4122 Idade : 38 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Zarolha Data de inscrição : 04/03/2009
Gosto das palavras... mas.... assim estou a ver que tenho que mudar para uma vespa! Para o objectivo de andar nessa casa dos 90 100... fica-me a doer tudo e não preciso deste bicho (1000) para nada!
Fisioterapeuta CBR 600RR
Pendura : Espaço
Número de Mensagens : 4122 Idade : 38 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Zarolha Data de inscrição : 04/03/2009
Embora ... a 50km´s/h pode dar-se o maior aparato de acidente.. A velocidade é relativa, quando caimos. é sempre uma questão de sorte, se batemos em algum lado, e onde batemos !!
Bluerider CBR 600F2
Número de Mensagens : 1846 Idade : 49 Localização : Maia Mota/Modelo : SUZUKI GSXR 1000 Data de inscrição : 13/04/2011
Pessoal o alcool e as drogas, sejam elas leves ou pesadas também não são boas companhias na condução dos nosso bichos!
É muito usual e rotineiro, sair com um grupo de amigos para dar uma voltinha que por vezes acaba numa esplanada a beber umas minis, de seguida já sei que não estou em grande estado para conduzir a moto até casa mas tento faze-lo dentro dos limites e com redobrada atenção, apesar de tudo!
Ruy CBR 400RR
Pendura : Sonia/Minimim :-P
Número de Mensagens : 502 Idade : 51 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Ex: CBR 1000/08 - Hayabusa K9 Data de inscrição : 30/03/2012
Na Motojornal da semana passada falaram de um teste k foi feito em k só 7% e uns trocos são problemas da mota, 30% e uns pêlos do estado das estradas e o restante o condutor...
tenazinha CBR 600F
Número de Mensagens : 1138 Idade : 32 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Honda NSR 125 / CBR 600RR aka "A canária" Data de inscrição : 15/05/2012
Então a 2ª circular está uma miséria... Só a faixa da esquerda se aproveita.... Mas o k mais me irrita e temos de ter muito cuidado é os enchimentos da estrada, os riscos pretos k tanto vemos por ex: na A8 ... Um amigo meu já espatifou uma VTR á conta disso, em plena curva saíu de frente ....
Bluerider CBR 600F2
Número de Mensagens : 1846 Idade : 49 Localização : Maia Mota/Modelo : SUZUKI GSXR 1000 Data de inscrição : 13/04/2011
Exactamente, os remendos que o pessoal das estradas faz são uma vergonha, não pensam minimamente nas duas rodas, elevam o alcatrão com a ideia deste abater( e abate mesmo ), depois nós que nos safemos!
Napas26 Honda Monkey
Número de Mensagens : 11 Idade : 41 Localização : Lisboa Mota/Modelo : cbr 125 r 2007 Data de inscrição : 15/06/2012
Os remendos nas estradas e principalmente quando esses remendos escondem coisas mais perigosas para as motas...cai nem ha umas semanas na baixa porque nao vi que um carril ficava descoberto numa falha do alcatrao...!!:s
Kafka CBR 400
Pendura : -te
Número de Mensagens : 481 Idade : 61 Localização : Home Mota/Modelo : 1000rr-11 Data de inscrição : 17/07/2012
Boas! Por ordem de importancia penso q é: 1-erro do condutor (inclui velocidd, ultrapassagens ecapacidade de antecipacao) 2-condicoes da via 3-estado do da moto
Abraços
lionelhornet Honda Monkey
Número de Mensagens : 70 Idade : 40 Localização : pinhal novo Data de inscrição : 27/10/2008
Para não estar a abrir um tópico novo, venho deixar este desabafo/informação/whatever aqui.
Ontem mais um companheiro de duas rodas faleceu e eu vi (como já vi inúmeras vezes este ano) comentários a dizer "Este ano está negro" e respostas do tipo "Este ano está como os outros, a diferença é que há mais divulgação."
Ora, como eu gosto de me basear em estudos e estatísticas, para evitar opinar à toa... tomei a liberdade de ir à [url=http://www.ansr.pt/Estatisticas/RelatoriosDeSinistralidade/Pages/default.aspx]ANSR[/url] ver se tem havido mais acidentes de mota, or not really.
Antes de passar ao que interessa, começo com uma introdução que diz:
"Não surpreende que se morra mais nos carros (são 46% dos casos da sinistralidade). Os peões surgem depois (21%) e mais abaixo as motos (14%) e as bicicletas (8%)."
(quando vos vierem dizer que não querem que vocês andem de mota porque "há muitos acidentes fatais" podem logo calá-los com isto - como vêem, há mais mortes até a andar a pé)
Passando ao que interessa, aqui está:
Notem que estas estatísticas nem sequer incluem os últimos dois meses... digam-me lá se estes números não são assustadores?
Digam-me lá agora que este ano não está a ser negro, que há é mais divulgação
Corrijam-me se estiver errada, mas DAMN, enough, already!
Be safe, guys *
w@rrior CBR 600F
Número de Mensagens : 1121 Idade : 53 Localização : Norte Transmontano Mota/Modelo : Tem dois pedais e 27 mudanças Data de inscrição : 23/03/2013
Não sei se tem havido ou não mais acidentes fatais este ano que em anos anteriores, mas que tem sido um ano negro e que tem afetado inclusive alguns membros deste fórum ninguém pode negar. Portanto tenham cuidados redobrados quando andarem na estrada, principalmente nesta época de férias, principalmente com os emigrantes que parecem sempre apressados na sua voiture kitada.
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Já tinha visto as estatísticas do ano passado e 2015 (ano completo). Só neste período, já faleceram mais pessoas que o ano passado, o ano inteiro (43 em 2016).
Este ano tem sido um ano negro para os motociclistas.
Aquele Maio foi um mes muito negro para o motociclismo nacional, muitos acidentes tanto isolados como em embates contra automoveis. Agora e acabar o resto do ano a ZERO para conseguirmos ter alguma paz sem pensarmos nas noticias do amanha..
Paulo Laia-HULK Fundador
Número de Mensagens : 8693 Idade : 53 Localização : Lisboa Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008 Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL Data de inscrição : 25/09/2008
Tem sido negro é verdade, mas temos muitos anos negros infelizmente.
O argumento de haver mais mortes até a pé é errado e relativo pelo simples facto das proporções. Tendo em conta os milhões de automóveis a circular este ano contamos 90 mortes para 47 em duas rodas, é só fazer as contas.
Acho que quem não tiver a noção que é realmente perigoso andar de mota está a reduzir ainda mais a sua esperança média de vida, que por si só já baixa a partir do momento que entramos para este "mundo".
Existem cerca de 5.4M de carros registados VS 201K motociclos no nosso País.
Mesmo fazendo as contas ao ano passado, que foi dos anos com menos mortes (43 motociclistas). Nos automóveis ligeiros, faleceram 234.
Estou a excluir das contas os 35 condutores de ciclomotores que também faleceram (a somar aos 43), porque não tenho registo de quantos ciclomotores existem, por isso vamos "esquecê-los".
Só com estes dados temos que: - Faleceu 1 em cada 23.078 automobilistas; - Faleceu 1 em cada 4674 motociclistas.
Só aqui existe praticamente 5x mais mortos, em motociclistas do que em automobilistas.
E estamos a falar de em comparação por veículo, e não por KM na estrada.
Se formos a ver, em média, um carro faz >5x mais KMs anuais que uma mota, que agrava a estatística mais ainda.
Nestas circunstâncias, temos 25x mais mortos, por KM de estrada, do que em carro.
Isto só pegando nas estatísticas da ANSR do ano passado, que até foi um ano favorável a motas, e desfavorável a carros (número de mortos em moto diminuiu significativamente em relação aos anos anteriores, e o de carros, pelo contrário, aumentou ligeiramente).
Se for fazer contas a este ano, provavelmente bem podem multiplicar este número X2.
Em relação a este assunto, acredito k mais de 90% seja erro humano... E até estive a pensar neste assunto recentemente, tenho estado a seguir um canal no youtube do Durvalcareca... Muitos bons vídeos e dá uns bons conselhos... E um dos vídeos é mesmo o seguinte, que vem de acordo com o assunto inicial do tópico...
Silver_Bullet Moderador
Número de Mensagens : 7030 Idade : 38 Localização : Porto/Matosinhos Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19 Data de inscrição : 16/08/2009
Sem questionar que a esmagadora maioria dos acidentes se devem a erro humano, aprofundo mais: A maioria dos sustos que apanham, são por erro vosso ou de outro condutor? E neste segundo caso, pensam no assunto e colocam-se no papel do condutor ou mandam um pirete e seguem caminho? Ex: Já apanhei sustos por ir a 200 na faixa da esquerda e um condutor da faixa do meio se atravessar à minha frente para iniciar uma ultrapassagem. Tendo em conta que estou quase ao dobro da velocidade dele, mesmo que o ele olhe nos espelhos, eu ainda estou bastante longe, dando a entender que dá mais que tempo para realizar a sua manobra, logo não considero irresponsabilidade e não me sinto em posição de protestar. Cada vez vejo mais gente no trânsito a apanhar cagaços do género e a barafustar como se não houvesse amanhã, logo tenho curiosidade em ouvir mais opiniões...
AnjinhA CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3568 Idade : 35 Localização : Porto / Lisboa Mota/Modelo : CBR900RR aka "Eve" / ex-GSXR600 aka "Thunder" / ex-CBR125R Data de inscrição : 26/12/2014
Onde apanho mais sustos até é nas rotundas. Eles vêm-me e devem pensar "é só uma mota, tenho tempo para passar" e atravessam-se não costumo mostrar o dedo, costumo levar o dedo à cabeça e perguntar por gestos se tem menos um parafuso XD