Agora que o Autódromo do Estoril foi confirmado no calendário do Mundial de Velocidade para esta temporada, os fãs nacionais do expoente máximo do desporto de competição em duas rodas ficaram mais descansados. Mas, o acordo agora alcançado, apenas confirma a presença da prova portuguesa para este ano…
Apesar de estarmos satisfeitos pelos melhores pilotos do mundo efetuarem, mais uma vez, a paragem no Estoril, a Dorna – promotor do Mundial de Velocidade, tem em mãos um conjunto de propostas oficiais que visam a integração de novos circuitos no calendário para os próximos anos, o que coloca em risco algumas das provas mais “frágeis” atualmente.
Para além da “nossa” ronda, é provável que dentro de pouco tempo a Dorna decida deixar de fora outra prova realizada na Península Ibérica: Jerez de La Frontera, Catalunha, Motorland Aragon ou Valência são os quatro candidatos do país vizinho, o que faria com que a península apenas recebesse 3 provas no total, em vez das cinco atuais.
Para o lugar destas duas provas existem várias hipóteses. Texas e Argentina estão confirmados para 2013 mas, outros Países querem também figurar na lista: Coreia do Sul e India já fizeram propostas formais à Dorna, o Abu Dhabi e o circuito YAS Marina também parecem fortes candidatos e, a estes, junta-se o novo circuito chileno Motorpark Santiago. Com tantos candidatos para preencher apenas 18 provas no total, a luta por um lugar no calendário promete aquecer fora da pista!
Fique a conhecer o projeto chileno no vídeo em baixo, da autoria do projetista Hermann Tilke, que conta com a ajuda do “especialista” Kevin Schwantz, para delinear o novo traçado. O projeto ocupa uma área de 180 hectares, está de acordo com a homologação da FIM (e também da FIA para receber o Mundial Fórmula1), e ao lado do circuito principal irão nascer uma pista de motocross e uma de kart com 1,4 km de extensão.
Fonte:Motociclismo
MotoGP: Motorpark Santiago mostra como será a prova no Chile