Empenhado na reconquista do título de Campeão Alemão de Supercross, Joaquim Rodrigues enfrentou a segunda jornada deste campeonato como um novo desafio depois de alguns azares sofridos em Estugarda.
Para o efeito Rodrigues deslocou-se com maior antecedência para a Alemanha tendo aí efectuado numerosos testes com a sua nova montada com o intuito de aperfeiçoar a ciclística da mesma ao seu estilo de condução. Os resultados foram frutíferos e o piloto de Barcelos entrou confiante na prova disputada em Chemnitz lutando de igual para igual com os seus adversários pelos lugares cimeiros.
Joaquim Rodrigues: “Depois da corrida em Estugarda e das dificuldades vim para a Alemanha testar com a equipa para tentar melhorar em vários aspectos e ganhar mais à vontade com a moto.
No primeiro dia comecei com o segundo tempo apesar de ter sofrido uma queda com um piloto que caiu à minha frente tendo aterrado em cima da moto dele provocando uma queda aparatosa. Nas eliminatórias consegui ser terceiro e segundo e isso deu-me um pouco mais confiança. Na final sai mal da grelha mas felizmente recuperei bem e consegui chegar ao quarto posto.
No segundo dia fizemos algumas alterações e logo nos primeiros treinos fiz o melhor tempo e isso deu-me ainda mais confiança. Na eliminatória saí em quarto e juntei-me ao grupo que lutava pela liderança terminando em segundo. Na Meia final consegui vencer o que me deu a “pole position” para a final.
Já na final consegui sair na frente e rapidamente fiquei em primeiro isolado. Mas sensivelmente a meio corrida, quando tudo parecia controlado, um erro custou-me a vitória do dia e da geral. Uma pequena queda numa curva deitou tudo a perder e depois a tentar recuperar voltei a sofrer uma nova queda. Ainda me custa a acreditar que cometi um erro daqueles com a vitória na mão, mas as corridas são assim e neste campeonato não são permitidos erros, e só para dar o exemplo de quão competitivo é o SX alemão o piloto que ganhou o primeiro dia não foi a final no segundo dia, e o que ganhou o segundo dia não foi a final no primeiro dia. O Campeonato prossegue em Munique nos dias dias 17 e 18 de Dezembro, onde espero conseguir ganhar.”
Classificação Final Cheminitz 2 Dias: 1. Thomas Ramette / FRA, 2. Robert Kiniry / USA, 3. Cole Siebler / USA, 4. Daniel Siegl / GER, 5. Filip Neugebauer / CZE, 6. Teddy Maier / USA, 7. Christophe Martin / FRA, 8. Jason Thomas / USA, 9. Joaquim Rodrigues / POR, 10. Mickael Musquin / FRA
Fonte:Motociclismo