A marca italiana Bimota que tem o seu “quartel-general” em Rimini não deixou de marcar presença e impressionar todos aqueles que visitaram o seu stand com quatro novidades exóticas.
Num ano em que a marca reorganizou a sua linha de distribuição e renovou a gama de modelos, para além da participação na categoria Moto2 com uma equipa própria, 2012 apresenta-se com boas perspectivas para a Bimota.
Baseando-se vagamente na desportiva DB8, a DB9 Brivido é uma verdadeira super naked de luxo que tem no seu interior um bicilíndrico da Ducati, o Testastretta 11º com 1198 cc. Os avanços do modelo desportivo foram substituídos por um guiador mais elevado, e as pequenas carenagens de recortes pronunciados serão o suficiente para o condutor não ser importunado pelo vento a velocidades elevadas que os 162 cv anunciados conseguem facilmente atingir.
Bimota DB9 Brivido
Como não poderia deixar de acontecer nestas ocasiões, a Bimota mostrou este modelo com um quadro da própria autoria, enquanto ao nível da restante ciclística, a DB9 Brivido conta com elementos de excelente qualidade como as suspensões Marzocchi totalmente ajustáveis, amortecedor traseiro Extreme Tech ajustável, travões Brembo serie Oro e as jantes “ultra-leves” da OZ Racing.
As poucas carenagens são fabricadas em fibra de carbono, com algumas zonas pintadas de vermelho mas, a Bimota irá disponibilizar também esta novidade numa versão mais exótica que se irá distinguir da versão base pela utilização de carenagens em carbono sem qualquer pintura.
A segunda novidade da Bimota é a sua versão da Ducati Hypermotard, denominada de DB10 Bimotard.
Esta moto utiliza o mesmo motor desenvolvido pela Ducati para a Hypermotard, um bicilíndrico em L com 1078 cc com 98 cv, que é alimentado por um sistema de injecção Walbro específico da Bimota. O quadro é de fabrico próprio e utiliza uma mistura de aço tubular com elementos em alumínio, enquanto na traseira o destaque vai para o esbelto braço oscilante em aço tubular.
Bimota DB10 Bimotard
Para ajudar o condutor a adoptar a verdadeira posição e estilo de condução de uma supermoto, a altura do assento é um pouco mais elevada do que o habitual atingindo os 820 mm, enquanto o peso a seco anunciado pela marca é de apenas 168 kg.
As duas restantes novidades Bimota presentes na EICMA deste ano são duas opções totalmente criadas pela equipa da marca, incluindo os motores. As BBX300 e BBX508 utilizam motores a 2T e 4T respectivamente.
Bimota BBX 508
A BBX300 dá uso a um motor monociclíndrico com carburador Keihein PWK de 38 mm, enquanto a BBX508 utiliza um monocilíndrico com injecção de combustível cumprindo com a norma anti-poluição Euro-3. Os pesos anunciados são de 100 e 115 kg.
Fonte:Motociclismo