compra umas botas que alem de ser mais seguro, dificilmente gastas a sola.
que botas me recomendas? Oo
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
Quanto ao travar de emergência, precisar deparar no espaço disponível e achar que é pouco, faço assim: Aperto o travão da frente até não poder mais, o de traz qualquer coisa, tento reduzir as mudanças possíveis nesse espaço e espero que corra bem e conseguir parar.
Exacto, é assim que vou fazer quando tiver apertado de espaço. O problema é que eu de mota nem passo dos 40km/h, para que preciso do travão de trás? Se quase um desacelerar já me basta, fará usar de trás mais da frente... Mas eu compreendo as respostas que deram e concordo, é o que farei quando necessitar, mas como à velocidade que ando nas aulas nem se justifica e ainda assim ela diz isso...
Bem, estou esclarecido na mesma. Vou ver se dou um cheirinho no de trás para, pelo menos, me ir habituando para quando for preciso. Agora vou deprimir pois tive a pior aula de condução possível.
Daniel_F CBR 600F2
Pendura : Solange
Número de Mensagens : 1887 Idade : 34 Localização : Porto/Burgos Mota/Modelo : Cbr 600 F 2001 Data de inscrição : 16/06/2011
Sei que a minha experiencia nao é muita, mas noto uma diferenca grande quando travo com os 2 equando travo so com o da frente.... Uso sempre o de tras para assentar a traseira.... sempre sao 2 pneus a agarrar no chao em vez de apenas 1.
escarigo CBR 250R
Número de Mensagens : 358 Idade : 47 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Honda CBR 600 F 2002 Data de inscrição : 30/05/2010
Quanto ao travar de emergência, precisar deparar no espaço disponível e achar que é pouco, faço assim: Aperto o travão da frente até não poder mais, o de traz qualquer coisa, tento reduzir as mudanças possíveis nesse espaço e espero que corra bem e conseguir parar.
yep !!
Também uso o travão de trás em curvas lentas, ou em rotundas quando preciso abrandar para fazer a curva mais certa. tento travar de maneira equilibrada, mas todos facilmente sente que é o travão da frente que estanca a mota.
Ruy CBR 400RR
Pendura : Sonia/Minimim :-P
Número de Mensagens : 502 Idade : 51 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Ex: CBR 1000/08 - Hayabusa K9 Data de inscrição : 30/03/2012
Na regra é como a bicicleta.... O de trás controla, o da frente pára... è sempre o da frente k pára, o de trás abranda... Se eu vier largado em sexta e se for uma curva razoável apesar de ao largar punho o binário como é grande já reduz significativamente a velocidade, dou directo de sexta para quarta com duas baforadas e fica prontinha para entrar, se de repente me deparar com algo, por instinto endireito e prego os dois a fundo... Penso k tbm existe diferença entre começar a travar com o de trás e depois o da frente e vice verso. Em alta velocidade reduzir de sexta para primeira, bem, o pistão deve saltar directo pelo depósito rsst rsst rsst ...
Cpts
danielvc CBR 125R
Pendura : Ana
Número de Mensagens : 117 Idade : 43 Localização : Évora Mota/Modelo : Em estudo!!!:D Data de inscrição : 24/02/2011
Eu utilizo sempre os dois, frente e trás nas devidas proporções e redução de cx conforme a necessidade de paragem... parece-me que se obtém um resultado mais eficaz e sem surpresas de deslizamentos fora de controlo... mas isso sou eu!
AjnSantiago CBR 600F
Número de Mensagens : 1156 Idade : 42 Localização : Porto Data de inscrição : 15/12/2011
Na minha opinião redução de caixa só trava a moto eficazmente se for em altas rpm, uso mesmo travão da frente e o traseiro para estabilizar (é só para isso que serve lol)
Silver_Bullet Moderador
Número de Mensagens : 7030 Idade : 38 Localização : Porto/Matosinhos Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19 Data de inscrição : 16/08/2009
Boas vizinho. Não me interpretes mal mas tentares travar uma mota só com os travões, sem recorreres à caixa, vindo em alta velocidade não me parece lá muito boa ideia porque provavelmente não vais parar no sítio onde queres e tendo em conta isso mais vale dares cabo da caixa do que do pêlo
Abraço
Concordo plenamente!!
danielvc CBR 125R
Pendura : Ana
Número de Mensagens : 117 Idade : 43 Localização : Évora Mota/Modelo : Em estudo!!!:D Data de inscrição : 24/02/2011
O que o sr. explicou no video é qd vens em velocidade baixa em transito... pouco ou nada vais fazer com a cx... agora qd vens a abrir e precisas de parar rápido ou porque te esqueceste de virar(loool) ai é utilizar as ferramentas todas... front/rear Break e caixa com o devido cuidado...!
RAMMSTEINER CBR 600F2
Pendura : Rede de carga
Número de Mensagens : 1984 Idade : 39 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR125R JC50 - 2011 Data de inscrição : 09/06/2011
não li aqui muitas das respostas mas mesmo das que li fiquei com algumas duvidas. tenho a carta á 2 semanas por isso ainda sou 'novo' nisto. quando eu tenho que travar primeiro uso os travões e apenas depois meto uma, ou mais mudanças abaixo e antes de largar a embraiagem (com calma claro) dou uma ou duas gazadas para as rotações subirem. está correcto? tenho medo de reduzir sem travar acho que isso seria uma estupidez porque pode bloquear a roda e além disso quando se reduz a velocidade convém sempre reduzir respectivamente a caixa de velocidades para a mota ter mais força quando voltarmos a subir a velocidade. estarei muito errado? como ainda não tenho muita experiência..
Bluerider CBR 600F2
Número de Mensagens : 1846 Idade : 49 Localização : Maia Mota/Modelo : SUZUKI GSXR 1000 Data de inscrição : 13/04/2011
não li aqui muitas das respostas mas mesmo das que li fiquei com algumas duvidas. tenho a carta á 2 semanas por isso ainda sou 'novo' nisto. quando eu tenho que travar primeiro uso os travões e apenas depois meto uma, ou mais mudanças abaixo e antes de largar a embraiagem (com calma claro) dou uma ou duas gazadas para as rotações subirem. está correcto? tenho medo de reduzir sem travar acho que isso seria uma estupidez porque pode bloquear a roda e além disso quando se reduz a velocidade convém sempre reduzir respectivamente a caixa de velocidades para a mota ter mais força quando voltarmos a subir a velocidade. estarei muito errado? como ainda não tenho muita experiência..
Sim basicamente é isso, agora se tiveres que travar de repente muitas vezes nem consegues fazer todos esses movimentos devidamente sincronizados nem por essa ordem!
Preocupa-te em travar com os 2 travões em primeiro lugar e depois sim reduz...se der tempo, claro que estou a falar no caso de vires com alguma velocidade e de repente te aparecer um obstaculo inesperado!