Esta apresentação era quase inevitável nos dias em que vivemos, com as marcas a perceberem que, apesar de continuarem a contar nas suas gamas com modelos mais convencionais, as novas tecnologias estão quase no ponto de se tornarem viáveis do ponto de vista comercial.
A Husqvarna, como fabricante que aposta numa imagem jovem, actual e agressiva, acaba de apresentar no Salão Automóvel de Frankfurt a concept E-go, uma moto eléctrica que segue as linhas visuais que poderemos esperar de futuros modelos “Husky” e que, já se mostraram na recentemente apresentada Nuda 900 R.
Se esperava saber aqui grandes detalhes técnicos sobre o conjunto de baterias da E-go – nomeadamente a sua autonomia –, então não o vamos poder ajudar muito, pois de momento apenas foi revelado que a moto pesa no total 80 kg, um valor bem dentro do aceitável para oferecer uma boa experiência de condução, quando sabemos que um dos grandes problemas das motos eléctricas é o peso adicional das baterias.
Ao nível da suspensão a Husqvarna escolheu duas opções bastante interessantes, tanto para a frente, como para a traseira da E-go: um monobraço composto por dois tubos de 35 mm foi colocado na frente, enquanto o monobraço traseiro fabricado em alumínio serve de apoio para um amortecedor hidráulico.
O conjunto das baterias está assente num apoio também ele em alumínio, enquanto o quadro é fabricado em tubos de aço, sendo que o assento apenas tem espaço disponível para uma pessoa e suporta-se a si próprio sem recorrer a um sub-quadro.
Pequena e compacta, a Husqvarna E-go é a entrada numa nova dimensão para os jovens que procuram melhorar a sua mobilidade mas, de momento, apenas é apresentada como uma concept, uma declaração de intenções para o desenvolvimento de um modelo de produção no futuro. Se alguma vez chegará aos concessionários da marca… só o tempo o dirá.
Fonte:Motociclismo