Que a crise económica estava a afectar os projectos desportivos de muitas marcas e fabricantes já se sabia mas, a Yamaha Motor Europe acaba de tomar uma atitude “bombástica” e totalmente inesperada: no final da actual temporada do Mundial de Superbikes a Yamaha irá desistir de competir a nível oficial e a sua equipa de fábrica será extinta!
Esta atitude é justificada pela YME como uma forma de efectuar uma remodelação completa das suas operações de marketing na Europa, o que inclui os projectos desportivos. Tendo por base a continuada crise económica traduzida pelos baixos números de vendas de veículos de duas rodas em território europeu, situação que afecta todos os fabricantes, a YME irá agora concentrar todos os seus esforços em actividades “directas” com os clientes.
O “timing” deste anúncio foi cuidadosamente estudado para permitir que todas as partes envolvidas no projecto de superbikes – staff técnico, pilotos e patrocinadores – consigam cumprir com o que está acordado (caso dos patrocínios) e, permitir que os técnicos e pilotos Eugene Laverty e Marco Melandri possam escolher o seu futuro o quanto antes.
Aproveitando para expressar o seu profundo agradecimento a todos os que estiveram envolvidos neste projecto, tanto no presente como no passado, e também aos promotores do Mundial de Superbikes, a Infront Motorsports, a YME garante que irá efectuar todos os esforços para reconquistar o único título que detém nesta categoria, datado de 2009 pelas mãos de Ben Spies.
Na luta por esse título Marco Melandri encontra-se em terceiro lugar na classificação de pilotos, enquanto Eugene Laverty está imediatamente a seguir em quarto.
Mas a possibilidade de continuarem a existir Yamaha YZF-R1 na grelha em 2012 não está totalmente colocada de parte pela YME.
Como tem vindo a acontecer todos os anos, o departamento de competição da Yamaha irá continuar a produzir e desenvolver acessórios de competição / kits que estarão disponíveis para aquisição por parte de qualquer equipa que esteja interessada em competir com uma Yamaha R1 em qualquer categoria.
Agora que se sabe que dois dos melhores pilotos que participam no Mundial de SBK estarão livres no final da temporada, já se começam a aceitar apostas sobre o futuro de cada um…
O que pensa deste abandono por parte da Yamaha do Mundial de Superbikes? E para onde irão Marco Melandri e Eugene Laverty em 2012?
Fonte:Motociclismo