Cada vez que uma marca anuncia um novo modelo e, especialmente quando esse novo modelo é exaustivamente promovido através de fugas de informação controladas ou imagens “espia” que ninguém é suposto conseguir, a marca tem de garantir que vai apresentar algo verdadeiramente irresistível. É o caso da Ducati e da nova 1199 (ou Extreme / Superquadrata, como preferirem chamar).
A marca italiana aposta forte na apresentação de uma desportiva revolucionária para 2012 e, os mais atentos, já sabem que a nova moto irá oferecer potência de sobra, dimensões compactas e soluções bastante diferenciadas daquilo que estamos habituados a ter numa Ducati.
As últimas informações que conseguimos obter da moto que supostamente irá chamar-se de 1199, dão conta de uma sessão de testes novamente no circuito de Mugello, onde pela primeira vez o antigo campeão mundial de Superbikes, Troy Bayliss, levou duas versões da moto a dar algumas voltas. Em conjunto, a versão mais básica de superstock e a mais aprimorada de superbikes realizaram cerca de 700 km, com Bayliss a completar perto de 180 voltas ao circuito italiano.
No final da sessão de testes em Mugello, Ernesto Marinelli, responsável pelo projecto de SBK da Ducati, confessou que “adaptámos a moto para o estilo de condução do Troy que começou logo a trabalhar com a sua habitual ética de trabalho muito intensa. As primeiras impressões foram muito positivas, especialmente considerando a fase inicial do desenvolvimento da moto. Deu-nos o feedback sobre o qual tomámos decisões imediatas, mas devo salientar que não sentimos a necessidade de modificar nenhum elemento importante. Os tempos por volta já são muito interessantes considerando que é apenas a terceira vez que as motos vão à pista. Os tempos são muito bons, mas preferimos não os divulgar.”
Rumores saídos de Mugello após o final dos testes apontam para que a nova Ducati 1199 versão SBK, com Troy Bayliss aos comandos, tenha conseguido registar a melhor volta com um tempo de 1’52.5s (valor completamente recusado por Marinelli).
Como elemento de comparação, e apesar do Mundial de Superbikes não passar por Mugello, em 2010 a extinta equipa oficial Ducati Xerox esteve em testes no mesmo local com o piloto Michel Fabrizio aos comandos de uma 1198R. Na altura a Ducati declarou que Fabrizio conseguiu a melhor volta em 1’52s a utilizar pneumáticos de qualificação. Na imagem acima, a Ducati 1199 com Troy Bayliss está equipada com pneus da Pirelli com rasgos, o que deixa antever um potencial muito bom para a nova moto.
As próximas notícias que deveremos receber sobre a Ducati 1199 apenas deverão chegar após a ronda do Mundial de Superbikes no circuito de Brno, quando o piloto da Ducati Althea Carlos Checa tiver a oportunidade de levar a moto para algumas sessões em pista.
Fonte:Motociclismo