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 problemas na suspenção!!!

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pedrozalves
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MensagemAssunto: problemas na suspenção!!! problemas na suspenção!!! Icon_minitimemaio 21st 2011, 18:35

na repercussão de um acidente q tive o braço oscilante estalou na solda(mesmo em cima da solda)o mecânico da suzuki disse logo q a garantia n ia pegar pois estava arranhado na parte q aperta o veio q passa na jante e via-se perfeitamente q tinha havido tombo...n sendo uma peça barata(2500€+iva)iam-se por de fora, toca de desmontar e soldar, fikou perfeito, embora senti a mota diferente...n sabia o q se passava,qd andava atrás sentia-me diferente...parecia q ia a cair do banco da mota, qd esta semana estava ao lado de uma igual e o gajo me diz..."olha la, a tua mota n esta mais baixa?" eu fui ver, comparamos traseira com traseira...medimos e estava 3cms mais baixa, no extremo acima do stop,entretanto comparei com outra e realmente n é a outra mais alta mas sim a minha mais baixa...3cms fui agora ao mecânico e ele diz q com certesa é o subquadro empenado devido à queda...em relação a isso fico mto apreensivo pq a mota caiu de frente, rastejou...a questão é q subiu um passeio dai ter desfeito o lateral esquerdo todo...mas até vergar um subquadro 3 cms...penso q n é facil...a minha pergunta é,pode-se apenas alterar a altura da mota da traseira sem se alterar as características?a questão da dureza e do ressalto?pode ter acontecido qd se tirou o braço oscilante?a mota mais baixa atrás dará origem a que levante cavalo mais facilmente?ele disse q n me preocupasse...mas a mota n é dele Mad ...gastei tt dinheiro... n kero q andem a apontar defeitos mas sim as virtudes... Sad penso q daki a pouco vou tirar mais umas medidas ao certo, as alturas, altura com 2º passageiro de ambas as motas, penso q n me lembro de mais nada a fazer...entretanto deixem aki as vossas opiniões...
obrigado
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MensagemAssunto: Re: problemas na suspenção!!! problemas na suspenção!!! Icon_minitimemaio 21st 2011, 19:38

Só agora deste conta Pedro?
O acidente já foi há bué.
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MensagemAssunto: Re: problemas na suspenção!!! problemas na suspenção!!! Icon_minitimemaio 21st 2011, 22:17

é verdade mas o braço oscilante foi umas semanas dps e ainda esteve parada 1mes e meio,mas vi agora uma foto, n tenho é a certesa de qd é q a mota esta diferente, mais alta...se antes se dps de se dar isso do braço oscilante,ou será da minha cabeça?aki foi qd as carenagens foram montadas...
problemas na suspenção!!! 21092010083



problemas na suspenção!!! 21092010085



esta tirei mesmo agora...
problemas na suspenção!!! Img2444x


problemas na suspenção!!! Img2440j


problemas na suspenção!!! Img2432qf



n é qs nada, mas é qd é na mota dos outras, nakela q nos custa a pagar 3cms é mta coisa, so reparei agora pq aki na madeira q eu conheça ha 5 ou 6 GSXR1000 2007/2008...n é facil apanhar algo para comparar...e num instante apanhei 2!lolol
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MensagemAssunto: Re: problemas na suspenção!!! problemas na suspenção!!! Icon_minitimemaio 22nd 2011, 18:44

Boas Pedro,

Depois de ler o teu tópico, fiquei com várias opiniões:
1º A tua mota está muito fixe! cheers

2º A acreditar que o trabalho de soldadura do braço oscilante ficou bem feito, o que acredito que tenha ficado... temos que acreditar em quêm fez o trabalho...

Há duas coisas que podem alterar a altura da traseira da mota!
A 1ª é como também referes o sub-quadro, mas este não tem influência no comportamento dinâmico da mota, apenas altera a questão estética.
Embora ao medires a altura da traseira ao chão com a mota direita, como penso que fizeste isso te vai alterar a medida em relação a outras...
Para estares a notar uma alteração de comportamento na mota pode ser aqui 2 coisas!

A 1ª como também referes é o sindroma do acidente, o que afecta a grande maioria dos desafortunados... Rolling Eyes

A 2ª que é o que penso estar a acontecer foi a regulação do "mono" traseiro não ter ficado como estava! Aqui sim, a altura da mota vai-se alterar de forma a notares alteração no seu comportamento. Porque estás a ser alterado o equilíbrio de massas. Tenta saber qual a regulação que o teu “mono” traseiro têm neste momento e compara-o com outro que saibas que se encontra de origem, se não conseguires aconselho-te a refazeres as regulações de origem, e a partir dai começares por uma ponta a tomares conclusões!
Lembra-te que as afinações nas suspensões, mesmo pequenas alterações que sofram alteram em muito o comportamento da mota em diversos aspectos!

Deixo-te aqui um Link que te pode ajudar!
https://www.cbrportugal.com/t15170-manual-para-afinacao-de-suspensoes-em-motos-de-competicao

Um grande abraço, GF Morais
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MensagemAssunto: Re: problemas na suspenção!!! problemas na suspenção!!! Icon_minitimemaio 23rd 2011, 02:05

Uma opiniao de quem pouco percebe disso:

Supondo que o sub-quadro está empenado,nao vais notar nos encaixes das carenagens traseiras???
se tirares as carenagens traseiras,tenta ver se vai bater tudo certo ou se tens de forçar alguma parte para encaixar,pois se tiver mesmo empenado(esperemos que nao),ja nao vai bater nada certo!!

Boa sorte com isso!
Abraço
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MensagemAssunto: Re: problemas na suspenção!!! problemas na suspenção!!! Icon_minitimemaio 23rd 2011, 09:48

Pedro, eu não quero ser do contra e compreendo que a questão financeira, que muitas das vezes seja um obstáculo para fazer uma reparação a 100%, mas quando sofremos um acidente e entortamos as bainhas da suspensão ou o braço oscilante, nunca devemos mandar endireitar Evil or Very Mad , por mais bom que seja o torneiro nunca fica a 100 %, porque quando qualquer material metálico entorta, ele expande, e quando o tentas endireitar ele perde a resistência original.

E isso provoca um efeito psicológico negativo no condutor, estamos sempre com a ideia que a mota está diferente, e nunca conseguimos ter mesma confiança que tínhamos na mota.

Boa sorte
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MensagemAssunto: Re: problemas na suspenção!!! problemas na suspenção!!! Icon_minitimemaio 23rd 2011, 11:35

Kuhn escreveu:
Pedro, eu não quero ser do contra e compreendo que a questão financeira, que muitas das vezes seja um obstáculo para fazer uma reparação a 100%, mas quando sofremos um acidente e entortamos as bainhas da suspensão ou o braço oscilante, nunca devemos mandar endireitar Evil or Very Mad , por mais bom que seja o torneiro nunca fica a 100 %, porque quando qualquer material metálico entorta, ele expande, e quando o tentas endireitar ele perde a resistência original.

E isso provoca um efeito psicológico negativo no condutor, estamos sempre com a ideia que a mota está diferente, e nunca conseguimos ter mesma confiança que tínhamos na mota.

Boa sorte

n empenou, na suzuki o mecanico viu as medidas todas, estalou a solda, e nem se via a olho nu, so dps de umas semanas é q se foi expandindo e a tinta com a vibração comendo...para aí 1/10 de mm o q deu opurtunidade de ver, até pq eu disse logo ao mecânico q se fosse preciso ja tinha arranjado 1 por 300€, dps para sacar e voltar a por é preciso medir akilo com alta precisão para as rodas estarem alinhadas e não uma 2 ou 3mm ao lado da outra...aí tenho a certesa q está tudo bem...a questão é mesmo o subquadro...vou tirar as duvidas a tarde, vou comparar com uma q esta de origem...rezo para q a minha suspençao esteja mais mole para poder subir e fikar com a rigidez certa...
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MensagemAssunto: Re: problemas na suspenção!!! problemas na suspenção!!! Icon_minitimemaio 23rd 2011, 20:09

A minha opinião é que tens o mono traseiro com a regulação que não a que tinha!

Se for o sub-quadro também não vem o mal ao mundo desmontas tudo da traseira com o sub-quadro na mota e não é nada que um barrote de madeira a fazer de alavanca não leve ao sítio! Wink
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MensagemAssunto: Re: problemas na suspenção!!! problemas na suspenção!!! Icon_minitimemaio 23rd 2011, 20:59

isso é quase impossível, n havia necessidade de isso acontecer, e na gsxr se reparares na foto, n é uma chave qq q faz akela afinação, para q é q ia tar a desafinar o amortecedor para desmontar o braço?essa é sem duvida a 1a coisa q vou testar, ainda n encontrei o rapaz q tem uma igual a minha para fazer as medições e ver se realmente a minha estará mais mole, em relação a desempenar...tem de ser qd houver dinheiro...pois o q o mecanico me disse é q é um material muito dificil de manusear, resistente e flexível, ou seja, verga e volta ao sitio...mas se o vergas demasiado...estala e ardeu...
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MensagemAssunto: Re: problemas na suspenção!!! problemas na suspenção!!! Icon_minitimemaio 23rd 2011, 23:37

Eu também penso que não havia necessidade de mexer na afinação.. mas é o mais lógico para o comportamento que sentes! Eu penso que levantando a traseira do chão que o mono não fica em tenção, mas não tenho certeza… uma vez que a mola está contida dentro do amortecedor! Mas isso agora também já não interessa como saiu e voltou para lá!

Para uma rápida confirmação conta os fios de rosca que estão por cima da contra porca de bloqueio! A acreditar que o teu colega nunca mexeu no mono, o teu tem de estar com os mesmos fios de rosca!
Wink
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MensagemAssunto: Re: problemas na suspenção!!! problemas na suspenção!!! Icon_minitimemaio 24th 2011, 00:58

pois...mas ha q o encontrar...Sad...
qd n é preciso encontramos toda a gente...qd é preciso encontramos o Sr Ninguem...
mas amanha sei onde esta uma e vou a policia q sei q costuma estar uma toda original...n me devem bater!lolol
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MensagemAssunto: Re: problemas na suspenção!!! problemas na suspenção!!! Icon_minitimemaio 24th 2011, 07:05

Boas
Em termos de suspenções neste caso a traseira a unica coisa que te pode alterar em termos de settings é a altura da pré- carga aconcelhava te a confirmares os settings de origem (de certeza que tens no teu manual de proprietário) com os settings que tens actualmente fazendo como o morais te aconcelhou contando os fios de rosca ou alguma numeração que lá tenha normalmente as posições vêem numeradas isto varia de marca para marca.

E ja agora depois de rastreares o problema podes afinar a pré carga traseira e a frontal para o teu peso ajustando o SAG (static sag e rider sag) vais ver que vais notar uma melhoria para melhor....

Existe bastante informação na net relativamente a este assunto que te pode ajudar.

https://www.youtube.com/watch?v=mK3flKxf41U&feature=related

http://www.moto-racing.co.uk/Guides/motorcycleSuspensionSetup.htm#SET UP BIKE TO YOUR WEIGHT

tens aqui dois exemplos....
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MensagemAssunto: Re: problemas na suspenção!!! problemas na suspenção!!! Icon_minitimemaio 24th 2011, 15:01

uma coisa a descartar, q ficou agora comprovada pelo mecânico...levantamos a traseira da mota e a roda veio automaticamente para cima, n deu aquele descanso(aquela margem de erro como se o amortecedor estivesse 1 ou 2 cms para baixo(em compressão) e se pudesse apertar a mola de maneira a q o amortecedor subisse e a traseira levantasse), ao apertar só vai fazer com q a suspensão fique mais dura e não q a traseira levante...e esse é q é o problema, vai ser mesmo de barrote, o mecânico tb falou na hipótese de medir entre os eixos, basta a roda estar 1 ou 2 cms para a frente ou para trás para dar diferenças de altura...o q é impossível pois a mota tem 8mil kms, nunca levou kit transmissão nem alterações e n tem desgaste para isso...

para além de no livro so vir o numero de riscos da suspensão da frente...n vejo outra solução...vai mesmo de barrote... Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad

pq é q quando entra uma coisa na cabeça n sai sem ser resolvida...as vezes gostava de ser como akeles gajos q andam com as motas todas assassinadas, sem carenagens e nem kerem saber...Sad
plo menos gozam...parece q ja nem gozo o q tenho... Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad
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MensagemAssunto: Re: problemas na suspenção!!! problemas na suspenção!!! Icon_minitimemaio 24th 2011, 15:12

SUb quadro acho muito estranho!

Para fazer diferença de 3 cm a olho nu tem de se notar que esta torto!

A mota pelas fotos aprece toda direita nao tem "desniveis", nao sei se me faço entender! no caso de empenar so na vertical, tinha-se de se notar na montagem das carnagens e na própria inclinação da traseira! Ainda para mais no teu que é composto por peça esquerda e direita!


para todos os efeitos caso precises:

http://cgi.ebay.com/SUZUKI-GSXR-1000-K7-K8-REAR-SUBFRAME-FRAME-RAIL-07-08-/230622142772?pt=UK_Motorcycle_Parts&hash=item35b226a134#ht_910wt_754


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MensagemAssunto: Re: problemas na suspenção!!! problemas na suspenção!!! Icon_minitimemaio 24th 2011, 15:52

agora só despindo outra igual e fazendo medidas...n sei...n sei mais q faça,a questão do amortecedor está descartada, com toda a lógica, as carenagens acertaram todas bem...daí acharmos q o desnível esta no sub-quadro(mas na parte do banco de trás)
por principio um amigo meu vai comprar uma igual daqui a 1 ou 2 semanas...e com esse...nem q troquemos os sub-quadros um a um, para eliminar todas as linhas soltas...havemos de encontrar onde esta a falhar

obrigado a todos...se virem outra perspectiva diferente...ja sabem...exponham...todos os ângulos modificam a maneira de se ver um problema...
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MensagemAssunto: Re: problemas na suspenção!!! problemas na suspenção!!! Icon_minitimemaio 24th 2011, 16:24

boa sorte com isso pedro....
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MensagemAssunto: Re: problemas na suspenção!!! problemas na suspenção!!! Icon_minitimemaio 24th 2011, 20:39

sorte n é preciso...ha-de ser preciso é dinheiro..mais dinheiro...Sad
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MensagemAssunto: Re: problemas na suspenção!!! problemas na suspenção!!! Icon_minitimemaio 24th 2011, 20:48

Tás com uma sorte pedro!!!!!!!!!!!
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MensagemAssunto: Re: problemas na suspenção!!! problemas na suspenção!!! Icon_minitimemaio 31st 2011, 23:58

silver_bullet escreveu:
SUb quadro acho muito estranho!

Para fazer diferença de 3 cm a olho nu tem de se notar que esta torto!

A mota pelas fotos aprece toda direita nao tem "desniveis", nao sei se me faço entender! no caso de empenar so na vertical, tinha-se de se notar na montagem das carnagens e na própria inclinação da traseira! Ainda para mais no teu que é composto por peça esquerda e direita!


para todos os efeitos caso precises:

http://cgi.ebay.com/SUZUKI-GSXR-1000-K7-K8-REAR-SUBFRAME-FRAME-RAIL-07-08-/230622142772?pt=UK_Motorcycle_Parts&hash=item35b226a134#ht_910wt_754


http://shop.ebay.com/i.html?_nkw=07%2008%20GSXR%201000%20Tray&_dmpt=Motorcycles_Parts_Accessories&_ds=1&_fcid=164&_localstpos=&_stpos=&gbr=1

preciso é da outra parte, a ultima parte, onde se senta o pendura...mas axo q vai de barrote!!!lolol
as coisas estão a correr melhor, uma serie de problemas resolvidos...so falta o escape q esta qs e para a semana...remodelaçao total...pintura, jante de tras rectificada, escape reparado ou novo depende da resposta do gajo q ta a tratar...jantes brancas...so vai faltar os autocolantes...mas tb n é por isso q vai ficar menos bonita...estou louco por tirar as fotos para deixar as CBR's a babar!!!lololol
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