A Kawasaki estreia a nova Ninja ZX-RR 2009 num ensaio privado levado a cabo por Olivier Jacque no traçado australiano de Eastern Creek. Os piloto de teste de fábrica da Kawasaki Olivier Jacque e Tamaki Serizawa estão a efectuar dois dias de testes privados para o construtor japonês no antigo circuito do Campeonato do Mundo, Eastern Creek, perto de Sydney.
O antigo concorrente de MotoGP Jacque e o experiente Serizawa estão a trabalhar com o pessoal europeu e nipónico para avaliar o progresso conseguido com a Ninja ZX-RR ao longo dos últimos meses. Tendo testado na sexta-feira, o trabalho vai continuar no sábado no palco dos Grandes Prémios da Austrália de 1991 a 1996.
Jacque ganhou ritmo enquanto se readaptou ao traçado – local onde garantiu um pódio em 1996 nas 250cc – efectuando várias voltas com a ZX-RR de 2008, antes de passar para o modelo de 2009 que é significativamente diferente da moto do ano passado. Serizawa também efectuou voltas na nova moto para avaliar a existência de eventuais problemas.
Ao cabo de algumas voltas Jacque disse: `Só fiz uma tirada rápida, mas a impressão da moto é positiva. De forma geral parece mais leve e mais ágil, pelo que o trabalho feito durante o Inverno foi mesmo positivo. Agora temos de fazer alguns quilómetros para termos uma ideia melhor do potencial da moto.´
A melhorada ZX-RR contrasta com o protótipo do ano passado ao ter um desenho mais estreito, um chassis melhorar, novo braço oscilante e novo motor. Esta foi a primeira vez que a moto foi testada em condições de pista, já que esteve demasiado frio para ensaiar a máquina no circuito de testes da marca nipónica, Autopolis.
Apesar da Kawasaki ter anunciado a saída da sua equipa de fábrica do Campeonato do Mundo deste ano, a Ninja ZX-RR 2009 vai estar disponível para ser utilizada por uma equipa privada, estando já a decorrer importantes negociações.
Fonte: MotoGP.com