Terminando com uma história que começou há 90 anos, a BMW está a desenvolver um novo motor boxer refrigerado por líquido, dando por terminada a vida do mesmo motor mas com refrigeração por ar. A primeira indicação deste facto é uma fotografia tirada por um proprietário espanhol de uma R1200 GS que, ao ver o protótipo na estrada acabou por descobrir as diferenças para a geração GS actual.
A imagem que foi divulgada pelo site espanhol Solomoto.es foi tirada a partir de um telemóvel em movimento, por isso a qualidade não é a melhor, mas o autor da mesma garante que se trata de uma nova BMW e que tem mesmo um radiador instalado para arrefecimento do motor.
Do pouco que se consegue distinguir da imagem que dispomos, podemos verificar que a moto apresenta um novo guarda-lamas elevado e colectores de escape a sair pela parte inferior do motor, não pela lateral. Ainda de acordo com o mesmo site, a nova moto deverá chamar-se R1300 GS e a secção frontal foi totalmente redesenhada para se assemelhar mais com a F 800 GS, o design geral da moto está agora mais “aligeirado”, a ponteira passa a estar colocada do lado direito e o veio de transmissão do lado esquerdo.
O motor, como já foi referido, passa a ser arrefecido por líquido o que permitirá à nova R1300 GS cumprir mais facilmente com as restritivas normas anti-poluição Euro4 – algo que se julga ser muito complicado de atingir com os actuais motores arrefecidos por ar, enquanto a potência deste bicilíndrico irá passar a situar-se perto dos 128 cv (valor não oficial). A cilindrada também sofreria alteração, passando dos actuais 1170 cc para uns mais competitivos 1270 cc.
O início de produção da nova BMW R1300 GS está previsto para o final deste ano, sendo que a comercialização teria o seu início durante os primeiros meses de 2012.
A MOTOCICLISMO está atenta à nova BMW R1300 GS e para saber tudo fique atento a www.motociclismo.pt .
Fonte:Motociclismo