Jonathan Gil fechou sua participação no Campeonato
com uma vitória
Na derradeira jornada do Campeonato, em Álcacer do Sal, Jonathan Gil fechou a época com um triunfo, Tiago Gomes garantiu o título de vice-campeão e Pedro Loureiro confirmou a vitória no Troféu Basic.
A quinta e última prova do "Nacional" de Quad-cross disputou-se em Álcacer do Sal, numa organização do Clube Quadmania. A acção aconteceu numa pista construída propositamente para o efeito, mas cujo nível qualitativo se situou aquém do patamar já atingido pela modalidade no nosso país. Além de exíguo – apenas 850 metros – o traçado apresentava saltos em piso de saibro mas o restante terreno em areia, ficando esta muito "cavada" à passagem dos concorrentes. Aliás, as duas mangas de QX Open tiveram duração inferior ao habitual – apenas 20 minutos mais duas voltas – para minorar a degradação do piso. Quanto às condições climatéricas, embora tenha chovido na noite anterior, hoje apenas cairam esporadicamente alguns "pingos".
Aquilo que já ficou dito não põe em causa o empenho patenteado pela Câmara Municipal de Alcácer na realização deste evento, concretizado através da disponibilização de homens e máquinas para a construção da pista e intervenções no dia da prova, assim como também disponibilizou o parque de campismo para servir de “paddock”, constituindo este um bom espaço para o acolhimento dos participantes.
Apenas 5 pilotos da classe QX Open competiram em Álcacer. Jonathan Gil dominou as operações nas duas mangas, ganhando ambas destacado. À sua rectaguarda travou-se a luta pelo título de vice-campeão entre Tiago Gomes e João Vale. Durante mais de metade da primeira manga esses dois pilotos foram trocando de posições, mas na parte final Gomes conseguiu isolar-se para ser 2.º classificado.
Na segunda manga Tiago Gomes arrancou em 2.º, resistiu bem à pressão inicial exercida por Vale, e depois a diferença entre eles aumentou de forma significativa. Assim, e face à regra de descontar o pior resultado, Tiago Gomes fechou esta campanha como vice-campeão, apenas com mais 1 ponto útil que João Vale. Já Diogo Campos foi sempre 4.º classificado, posição que também alcançou no Campeonato.
Nesta ronda alentejana estava ainda em aberto a vitória global no Troféu Basic, mas o líder Pedro Loureiro começou a desiludir a concorrência logo na primeira manga. De facto, Hugo Pinto encabeçou o pelotão de 10 pilotos durante a maior parte da corrida, sempre pressionado por Loureiro, acabando este por subir ao comando a três voltas do fim, para vencer com 5,5s sobre Pinto.
Pedro Loureiro foi o melhor no Troféu Basic em 2010
Os dois pilotos referidos tiveram contratempos na segunda manga, quando estavam em luta e ficaram presos na areia. Depois, Hugo Pinto abandonou na sétima volta por problemas eléctricos, enquanto Pedro Loureiro teve de moderar drasticamente o ritmo devido a furo num pneu dianteiro, acabando em 8.º - mas mesmo assim garantiu a vitória no Troféu. Na altura em que ficaram "atascados" ascendeu ao comando Diogo Moura, mas a este foi atribuída uma volta de penalização, por ultrapassagem com bandeiras amarelas e ter atalhado caminho numa curva. Após tantas peripécias, a vitória nesta manga coube a Vando Duarte, com 2,2s sobre Luís Salgueiro, enquanto Luís Mira bisou no 3.º lugar.
Na classe de Iniciados esta prova era também decisiva para a atribuição do título, conquistado por Guilherme Santos ao ganhar as duas mangas. Na primeira o seu adversário directo, João Santos, começou por liderar entre 8 pilotos, mas sensivelmente a meio Guilherme ultrapassou-o para vencer. História diferente houve na segunda corrida, pois Guilherme Santos foi o único comandante, enquanto João falhou uma passagem de "caixa" no arranque e perdeu preciosos segundos, acabando por conseguir apenas o 3.º lugar, atrás de Henrique Alves. Ainda, refira-se que esta manga teve duas partidas, sendo interrompida a primeira logo no início da terceira volta, para prestar assistência a Frederico Nazaré, após ter capotado.
Guilherme Santos conquistou o título na classe de Iniciados
Finalmente, seis pequenos quad-crossistas deram corpo à última etapa do Troféu de Infantis, com Martim Cerqueira a confirmar o êxito nessa competição com duas folgadas vitórias nestas mangas alentejanas, sempre seguido nas posições imediatas por João Tomás e Pedro Martins.
Nos Infantis, Martim Cerqueira foi a grande estrela em 2010
Fonte: Federação de Motociclismo de Portugal
Fotos: Carlos Faria