Na categoria de MotoGP temos Casey Stoner a poder igualar algumas lendas do mundo das duas rodas em número de vitórias. De facto, a primeira vitória da temporada para Stoner no novo circuito de Motorland Aragón, significa que o australiano está agora a apenas uma vitória de igualar pilotos que são verdadeiras lendas: Geoff Duke, John Surtees e Kenny Roberts todos com 22 vitórias. Se Stoner vencer será também a sua 22ª vitória.
Na categoria Moto2, Toni Elias pode conquistar o título mundial já em Motegi. Apesar de apenas ter conseguido a quarta posição em Aragón, Elias conseguiu amealhar pontos suficientes para fazer já a festa do título. Para que tal aconteça tem de vencer a corrida e esperar que aconteçam os seguintes resultados:
- Julian Simon não pode terminar classificado numa posição superior ao 15º lugar;
- Andrea Ianonne não pode terminar classificado numa posição superior ao12º lugar;
- Thomas Luthi não pode terminar classificado numa posição superior ao 3º lugar.
Por fim, na categoria de 125 cc, três pilotos espanhóis lutam pela vitória em Motegi e ao mesmo tempo para conseguir amealhar alguma vantagem na luta pelo título. Nico Terol, Marc Marquez e Pol Espargaró estão separados por apenas 11 pontos na classificação de pilotos. Esta é a diferença pontual mais pequena de sempre após 12 rondas nesta categoria, desde que o actual sistema de pontuação foi introduzido em 1993.
Números
129 – A diferença pontual entre o líder do campeonato Jorge Lorenzo, e o terceiro classificado Casey Stoner é de 129 pontos. Isto significa que agora apenas dois pilotos podem vencer o campeonato: Lorenzo e Dani Pedrosa. Esta será apenas a segunda vez nos 62 anos de história dos GP que um piloto espanhol é vencedor da categoria rainha. O outro piloto foi Alex Criville nas 500 cc no ano de 1999.
49 – No GP de Aragón dois pilotos Ducati terminaram no top 3. Antes disso passaram 49 corridas de MotoGP sem que dois pilotos Ducati terminassem juntos no pódio, desde o GP da Austrália em 2007, quando Casey Stoner e Loris Capirossi fizeram uma dobradinha.
47 – Antes do GP de Aragón pelos menos uma moto Yamaha terminou no pódio por 47 corridas consecutivas. A última vez que isso não aconteceu foi na última corrida de 2007 em Valência.
25 – Dani Pedrosa celebrou o seu 25º aniversário poucos dias antes da corida em Motegi.
22 – Pilotos espanhóis venceram a últimas 22 corridas de 125 cc. Esta é a mais longa série de vitórias sucessivas de uma nação na categoria de 125 cc.
8 – Valentino Rossi cumpriu oito corridas de MotoGP sem vencer. Esta é a sua maior série de corridas sem vencer desde que, em 2000, venceu a sua primeira corrida da categoria rainha no circuito de Donington.
Fonte:Motociclismo