T@go CBR 650
Pendura : ..............Sofia!!
Número de Mensagens : 5395 Idade : 48 Localização : Cascais Mota/Modelo : Hornet Data de inscrição : 01/05/2009
| Assunto: MotoGP: Factos e números de Jerez abril 29th 2010, 22:43 | |
|
A terceira ronda do Mundial de Velocidade está mesmo quase a começar. Com o adiamento da prova do Japão – que seria a segunda do calendário -, os pilotos que estavam lesionados pelas mais diferentes razões, puderam ter mais algum tempo de descanso e recuperaram a forma física.
Tendo Valentino Rossi um excelente registo de vitórias e pódios em Jerez, será que os seus adversários estão preparados para lhe dar luta, em especial Casey Stoner que pretenderá recuperar pontos perdidos no Qatar? E será que o “rookie” Ben Spies estará tão à vontade em Jerez, um circuito desconhecido para ele, como se mostrou à vontade no seu ano de estreia no Mundial de SBK, onde passou por muitos circuitos pela primeira vez?
Fique a saber todas as notícias sobre o Mundial de Velocidade e a ronda de Jerez este fim-de-semana em www.motociclismo.pt .
Factos:
- Este será o 24º ano consecutivo em que um evento de Grande Prémio será realizado em Jerez, desde que o circuito espanhol se estreou no calendário em 1987. Assen é o outro único circuito que também foi utilizado consecutivamente durante este tempo.
-Valentino Rossi é o piloto mais vitorioso em Jerez. Às seis vitórias na categoria rainha, juntam-se uma vitória em 125 cc e outra em 250 cc.
- A Honda domina Jerez na categoria rainha, com 16 vitórias.
- Valentino Rossi tem um grande registo em Jerez, com seis vitórias e dois pódios, nas dez vezes que esteve presente à partida numa corrida da classe rainha. As únicas duas ocasiões onde não terminou no pódio foram na corrida no molhado em 2004, em que foi 4º, e em 2006 quando terminou em 14º após ter sofrido uma queda na primeira curva. A última vez que Rossi começou da pole foi em 2005.
- Jorge Lorenzo estreou-se nos Grandes Prémios em 125 cc na corrida de Jerez em 2002. Teve de esperar até celebrar o seu 15º aniversário para poder participar, o que aconteceu apenas ao segundo dia de qualificação. Lorenzo venceu a prova de 250 cc em Jerez em 2006 e 2007 após se ter qualificado na pole. Nas duas últimas temporadas de MotoGP qualificou-se sempre na pole. Há dois anos terminou em terceiro e no ano passado caiu a quatro voltas do final, quando se encontrava em 4º lugar.
- O terceiro lugar de Casey Stoner no ano passado foi a sua estreia no pódio espanhol em qualquer categoria. Nas três vezes anteriores em que participou em Jerez numa moto de MotoGP, foi 6º em 2006, foi 5º em 2007 e 11º em 2008 após ter passado pela gravilha por duas vezes. Stoner nunca conseguiu uma pole em Jerez em qualquer categoria.
- Dani Pedrosa terminou em primeiro ou em segundo cada uma das suas quatro participações em Jerez em MotoGP. Foi segundo em 2006, na sua corrida de estreia em MotoGP, repetiu o resultado em 2007 após sair da pole e em 2008 venceu, resultado que o colocou na frente da classificação de pilotos de MotoGP pela primeira vez na sua carreira. No ano passado terminou em 2º, após liderar grande parte da prova.
- Andrea Dovizioso não tem tido muita sorte em Jerez desde que passou para as MotoGP. Em 2008 foi 8º após se ter qualificado em 13º, e repetiu o resultado em 2009, após ter saído de pista e ter sido obrigado a passar outra vez o pelotão.
- O 4º lugar de Nicky Hayden no Qatar foi o seu melhor resultado numa prova de abertura da temporada, desde que foi 3º em Jerez em 2006, ano em que foi campeão. No ano passado foi 15º ainda a sofrer com lesões devido a quedas nas duas primeiras provas do ano.
- Na sua primeira corrida como piloto a tempo inteiro em MotoGP, Ben Spies terminou em 5º, sendo o melhor “rookie” e sendo o primeiro piloto privado. Spies irá competir pela primeira vez em Jerez.
- O quarto lugar de Randy De Puniet no ano passado em Jerez é de longe o seu melhor resultado neste circuito na categoria principal.
Números:
200 – A vitória de Valentino Rossi no Qatar tornou-o apenas no terceiro piloto de sempre, a conseguir terminar nos pontos por 200 vezes na história dos Grandes Prémios. Os outros dois pilotos que também conseguiram são Loris Capirossi e Alex Barros.
171 – A vitória de Shoya Tomizawa no Qatar na primeira prova de Moto2, foi a 171ª vitória para pilotos japoneses dividida pelas diversas categorias de Grandes Prémios ao longo do tempo. Isto significa que o Japão está a apenas uma vitória de alcançar os Estados Unidos.
41 – É o número de pilotos que começaram a primeira corrida de sempre de Moto2. Esta é a grelha de partida mais preenchida, para uma categoria intermédia, desde a corrida de Nurburgring na Alemanha, em 1988, onde 48 pilotos alinharam à partida.
34 – No dia da corrida em Jerez, fará precisamente 34 anos que Barry Sheene venceu os GP da Áustria em 1976, derrotando Marco Luchinelli e Phil Read, no primeiro pódio de sempre para a Suzuki em 500 cc.
23 – Jorge Lorenzo irá celebrar o seu 23º aniversário na quinta-feira seguinte à realização da prova espanhola.
1.876 segundos – No GP do Qatar, Nicky Hayden em 4º, cruzou a linha de meta a apenas 1.876s após o vencedor Valentino Rossi, sendo o quarto resultado final mais renhido desde a introdução das 800 cc em 2007.
Fonte:Motociclismo
|
|