O Autódromo do Algarve foi palco de consagração para André Carvalho, campeão na classe Stocksport 600 pela terceira vez consecutiva. Além disso, esta penúltima jornada do MOTOSPORT VODAFONE permitiu também a Luís Carreira ganhar preciosa vantagem sobre os principais opositores, ficando muito bem colocado para revalidar o título da “classe rainha”, Stocksport 1000, na derradeira prova do Campeonato.
O pelotão nacional de Velocidade fez a única visita do ano ao Autódromo do Algarve, e tal como se esperava proporcionou um interessante conjunto de corridas no exigente circuito de Portimão. Luís Carreira ganhou as duas corridas de Stocksport 1000 e fica em posição privilegiada para conquistar a coroa, enquanto André Carvalho já alcançou esse objectivo, permanecendo invicto no seu Campeonato. Quanto às duas classes do Troféu Promoto, 1000 e 600, os homens da frente continuam separados por escassa diferença pontual, deixando antever uma empolgante jornada de encerramento a 24 de Outubro, no Estoril.
Stocksport 1000
Luís Carreira foi o único comandante da primeira manga, sempre seguido por José Leite, acabando separados por 9,9s. Tiago Magalhães obteve o 3.º lugar após confronto com Nuno Cachada e Tiago Dias.
A chuva acompanhou os 12 concorrentes na segunda manga, cuja primeira metade foi liderada por José Leite. Porém, na sexta volta Luís Carreira ascendeu ao comando para conquistar mais um triunfo. Desta vez Nuno Cachada alcançou a 3.ª posição, mantida desde a quinta volta até final, seguido por Tiago Magalhães e Tiago Dias.
Stocksport 600
Nesta categoria, apenas cinco pilotos estiveram na pista algarvia, e como tal fizeram a sua corrida em conjunto com os pilotos do Troféu Promoto 1000. André Carvalho exerceu o habitual domínio, terminando como destacado vencedor, e desta vez com o prémio de garantir antecipadamente a revalidação do título. Também Fernando Costa averbou mais um 2.º lugar à classe, embora na corrida fosse 3.º atrás do melhor representante do “Promoto”.
Troféu Promoto 1000
No Promoto 1000, precisamente, José Silva conquistou aqui a sua primeira vitória da época entre 20 participantes, seguido pelos três candidatos ao título: Nuno Nogueira, Sandro Carvalho e António Gonçalves. Graças a este ordenamento, Nogueira passou para a liderança do troféu, mas só com 2 pontos sobre Carvalho e 15 face a Gonçalves.
Troféu Promoto 600
Nesta categoria também estiveram 20 pilotos. Ricardo Lourenço fez uma operação muito lucrativa, pois passou de 3.º para líder do respectivo Troféu, numa corrida disputada à chuva. Após um arranque fraco, Lourenço foi superando adversários e na antepenúltima volta conseguiu mesmo chegar ao comando para ganhar. Após renhido despique, Pedro Ferreira, Francisco Castro e Hélder Coelho terminaram nos lugares seguintes. Já os outros pretendentes à coroa do Troféu, Romeu Leite e Ruben Nogueira, foram apenas 7.º e 9.º classificados, e ambos têm agora 6 pontos de atraso para Ricardo Lourenço.
Motos 85cc
Em 85cc, Fábio Lopes chegou ao Algarve já como virtual campeão. Entre 9 concorrentes, liderou a corrida desde o início até à penúltima volta, quando foi ultrapassado por Hélder Bessa. Este ganhou apenas com 268 milésimos de vantagem sobre Lopes, enquanto para o 3.º posto André Pires bateu João Lopes.
Motos Clássicas
A corrida de Motos Clássicas disputou-se no Sábado à tarde, com 9 pilotos em acção, e proporcionou mais uma vitória folgada ao espanhol Javier Esteban, que assim confirmou também o triunfo na classe C3 do Troféu. Carlos Santos foi o 2.º classificado nesta prova, também destacado do perseguidor imediato, David Gonçalves. Joaquim Boavida foi o único representante da C2 que chegou ao fim, no 5.º posto.
Fonte: Federação de Motociclismo de Portugal
Foto: Vítor Schwantz
Fonte:Motociclismo