A fazer a sua estreia no Mundial de Velocidade, o espectacular circuito espanhol de Motorland Aragón foi palco do regresso às vitórias por parte de Casey Stoner, um Grande Prémio onde as Ducati se sentiram particularmente à vontade ao longo do fim-de-semana, facto rematado pelo terceiro posto final de Nicky Hayden, atrás de Dani Pedrosa.
Stoner, que partiu da “pole position” foi sempre um líder seguro, enquanto Pedrosa, que se atrasou na partida, caindo para o 5º posto, passou como uma flecha por Ben Spies, Nicky Hayden e Jorge Lorenzo, para então se colocar no encalço de Stoner. Mas, embora o espanhol tenha estado a cerca de 1 segundo de diferença do australiano, no último terço da corrida Stoner destacou-se e Pedrosa contentou-se com o 2º posto. Esta posição havia de permitir ao piloto da Honda recuperar mais 7 pontos a Lorenzo, pois o líder do Mundial, que foi terceiro quase toda a corrida, viu-se batido na última volta por uma grande manobra de Nicky Hayden, sendo relegado para o 4º posto à frente de Spies.
Por sua vez, o americano vinha em luta acesa com Andrea Dovizioso, mas este veio a cair na derradeira passagem, uma queda que o fez descer do 3º para o 5º posto do campeonato.
No sexto posto ficou um apagado Valentino Rossi, que suou para superar Simoncelli, e só chegou a 6º devido à queda de Dovizioso, fazendo crer que o favoritismo técnico por parte da Yamaha terminou totalmente.
Lorenzo permanece na liderança, com mais 56 pontos que Pedrosa, e Stoner subiu para 3º, a distantes 139 pontos do líder, tendo Rossi 15 pontos atrás.
Nas Moto2 o domínio absoluto pertenceu a Andrea Iannone, vencendo na frente de Julián Simón e do seu companheiro de equipa Gabor Talmacsi. Com o 4º posto, Toni Eliás permanece imperturbável no comando do Campeonato, com mais 76 pontos que Simón.
Finalmente, nas 125 cc o campeonato tem um novo líder. Marc Márquez, que estava no topo da tabela, foi embatido por Randy Krummenacher logo no início, e ficou fora de prova, enquanto o suiço levava uma bandeira negra. Pol Espargaró venceu após duelo com Nico Terol, e Bradley Smith foi terceiro. No campeonato, o novo líder é Terol, com mais 6 pontos que Espargaró, enquanto Marquez é agora terceiro, a 11 pontos do primeiro, pelo que tudo está ainda em aberto.
Fonte:Motociclismo