No G.P. do Benelux, a penúltima jornada da competição,Rui Gonçalves foi 4.º classificado, numa prova onde esteve em particular destaque na segunda manga da classe MX1, pois terminou essa corrida num brilhante 2.º lugar.
O G.P. do Benelux realizou-se na pista holandesa de Lierop, em piso de areia – um dos circuitos predilectos de Rui Gonçalves, que ficou mesmo à beira do pódio. Aliás, a 4.ª posição passa a constituir o melhor resultado do lusitano na classe MX1, bem como pela primeira vez conseguiu terminar uma manga entre os três primeiros.
Este belo registo em Lierop permitiu também a Gonçalves subir mais um degrau na classificação do Campeonato, surgindo agora no 11.º posto e ainda com possibilidades de fechar a época no "top 10". Algo que irá saber-se no próximo Domingo, na jornada de encerramento do "Mundial" em Itália.
O fim-de-semana começou bem para o piloto nacional, pois no Sábado obteve o 3.º lugar na corrida de qualificação, garantindo assim um posicionamento muito favorável na grelha de partida. Hoje, na primeira manga apareceu inicialmente no 4.º posto, mas depois baixou na tabela e após meia dúzia de voltas era nono colocado. Na décima sétima e última volta conseguiu ascender ao definitivo 7.º lugar, numa corrida ganha pelo alemão Maximilian Nagl.
Muito melhor correram as coisas na segunda manga. Rui Gonçalves voltou a arrancar bem para se instalar em 3.º durante as duas primeiras voltas à pista, e na terceira subiu mesmo ao 2.º lugar, que manteve até final da prova, terminando a 29,5s do vencedor e campeão do mundo, o italiano Antonio Cairoli.
Quanto à classe MX2, as duas mangas foram ganhas pelo francês Gautier Paulin e germânico Ken Roczen, respectivamente, mas neste dia o francês Marvin Musquin revalidou o título da classe, após concluir em 2.º e 3.º as corridas na pista holandesa.
Campeonato – MX1: 1.º Antonio Cairoli (KTM) 625 pontos; 2.º
Clement Desalle (Suzuki) 494; 3.º David Philippaerts (Yamaha) 473; 4.º Maximilian Nagl (KTM) 463; 5.º Steve Ramon (Suzuki) 448; 6.º Tanel Leok (Honda) 346; … 11.º Rui Gonçalves (KTM)244; etc.
MX2: 1.º Marvin Musquin (KTM)613; 2.º Ken Roczen (Suzuki) 524; 3.º Steven Frossard (Kawasaki) 446; 4.º Jeffrey Herlings (KTM)391; 5.º Zach Osborne (Yamaha) 368; 6.º Joel Roelants (KTM) 366; etc.
Fonte: Federação de Motociclismo de Portugal
Fonte:Motociclismo