Dando continuidade à série de localizações espectaculares da edição de 2010 do Red Bull X-Fighters World Tour, a histórica estação eléctrica de Londres (Battersea) recebeu os melhores pilotos do Mundo de Motocross Freestyle. Foi neste cenário que brilhou o mais jovem talento do momento, o neozelandês Levi Sherwood, de apenas 19 anos.
Inaugurada nos anos 30 do século passado e desactivada há duas décadas a central eléctrica de Battersea, situada junto às margens do rio Tamisa, foi o cenário da quinta etapa do Red Bull X-Fighters World Tour. Depois da Praça Monumental da Cidade do México, das Pirâmides de Giza, no Egipto, da Praça Vermelha de Moscovo e da Praça de Touros de Las Ventas, na vizinha Espanha, esta localização improvável revelou-se particularmente desafiante para máquinas e pilotos. A típica chuva londrina tornou as aterragens dos mais impressionantes saltos numa missão particularmente delicada, aumentando a exigência. A acção foi seguida de perto por 30 mil espectadores.
Enquanto alguns pilotos se retraíram com a chuva, o neozelandês Levi Sherwood - o jovem prodígio da companhia - deu asas à sua criatividade e arrasou a concorrência. Aos 19 anos, Sherwood conquistou assim a sua segunda vitória da época, depois de ter imposto a sua lei também em terras russas; “Isto foi literalmente de loucos”, desabafou Sherwood no final. “Agora que estou a apenas 20 pontos da liderança vou dar tudo por tudo para bater o André Villa na última etapa e tomar assim de assalto o título”.
Derrotado na final pelo menino-prodígio do campeonato, o norte-americano Nate Adams somou ainda assim preciosos pontos em Londres - uma margem que lhe permite igualmente sonhar com a conquista do título; “As condições do terreno não nos permitiram ir mesmo aos limites, era simplesmente demasiado perigoso!”, afirmou Adams. O espanhol Dany Torres completou o pódio, enquanto o australiano e favorito Robbie Maddison não foi além do décimo posto - correndo com algumas limitações na sequência de uma aparatosa queda durante as qualificações.
A derradeira etapa do Red Bull X-Fighters terá lugar a 2 de Outubro em Roma, com o estádio Flaminio - construído para os Jogos Olímpicos de 1960 - a integrar pela primeira vez o calendário daquela que é hoje considerada a mais importante competição internacional de Motocross Freestyle.
Mais informações em:
www.redbullxfighters.com
www.redbull.pt
Calendário
RED BULL X-FIGHTERS WORLD TOUR 2010
16 Abril - Cidade do México, México
14 Maio - Pirâmides de Giza, Egipto
26 Junho - Moscovo, Rússia
22/23 Julho - Madrid, Espanha
14 Agosto - Londres, Reino Unido
02 Outubro - Roma, Itália
Fonte:Motociclismo