Eugene Laverty será piloto da Yamaha Sterilgarda em 2011 no Mundial de Superbikes. Isso mesmo foi confirmado durante o passado fim-de-semana, com as duas partes a chegarem a um acordo que vai de encontro aos objectivos que têm para a próxima temporada.
Da parte da Yamaha é o continuar de uma política que tem vindo a dar muitos frutos no mundo da competição em duas rodas. A casa de Iwata tem nos últimos anos decidido contratar jovens pilotos cujo talento é imensamente reconhecido, como foram os casos de Jorge Lorenzo em MotoGP, Cal Crutchlow quando venceu o título de Supersport em 2009 tendo agora passado para MotoGP e, sem esquecer, o caso de Ben Spies, um fenómeno americano que atingiu o continente europeu em 2009 conquistando o titulo de Superbikes nesse mesmo ano e chegando em 2011 à equipa de fábrica da Yamaha em MotoGP.
Da parte de Eugene Laverty é o concretizar de um objectivo que já tinha sido assumido há muito: conquistar o título do Mundial de SSP – objectivo que se encontra ao seu alcance estando actualmente em segundo lugar na classificação de pilotos – e, depois passar para o Mundial de SBK. O piloto irlandês regressa assim à marca que o trouxe para os palcos de supersport ao conceder-lhe duas participações em 2008 como “wild-card” facto que não foi esquecido por Laverty na hora de assinar contrato
“É óptimo ter contrato assinado nesta altura em que estou a lutar pelo título de Supersport. Quero vencer desesperadamente antes de prosseguir”, afirmou Laverty. “Quando pilotei a YZF-R6 no Mundial de SSP em 2008 estava a passar um período difícil no Mundial de 250cc, foi bom a Yamaha ter-me trazido para este palco e agora está a dar-me a oportunidade dentro das superbikes. Penso que com o apoio da equipa e com um bom calendário de testes seremos capazes de estar competitivos logo no início da temporada,” tendo deixado as últimas palavras para o seu novo companheiro de equipa
“Ter um companheiro de equipa como o Marco Melandri é óptimo, tem muita experiência acumulada de onde eu posso aprender por isso vou gostar de pilotar com ele.”
Com a passagem da Eugene Laverty para as SBK com a Yamaha, a equipa Honda Parkalgar encontra-se agora a estudar qual será o melhor piloto para substituir Laverty em 2011. A MOTOCICLISMO já falou com Paulo Pinheiro, responsável pela equipa Parkalgar, que nos adiantou que os pilotos Chaz Davies e Gino Rea, nomes avançados pela MOTOCICLISMO a Paulo Pinheiro, “são duas possibilidades… mas existe ainda uma terceira possibilidade” que no entanto não pode ser revelada.
A MOTOCICLISMO está atenta a este assunto e tendo em conta o “segredo” em que surgiu esta terceira possibilidade, estamos em crer que a Parkalgar poderá apresentar um reforço de peso para as suas intenções em 2011, passem elas pelo Mundial de SSP ou pelo Mundial de SBK como já foi falado.
Fique atento a www.motociclismo.pt e saiba todas as novidades sobre o Mundial de Superbikes e Supersport.
Fonte:Motociclismo