Este ano vamos assistir a uma “silly season” – altura de negociar novos contratos -, bastante animada, pois os quatro principais pilotos da categoria rainha terminam os seus actuais contratos no final desta temporada.
Mas parece que este ano os rumores começam mais cedo do que o previsto, pois o pai e empresário de Casey Stoner, foi apanhado em negociações com Lívio Suppo, antigo director da equipa Ducati Marlboro e actualmente na Repsol Honda, após o GP do passado fim-de-semana em Jerez de La Frontera.
Suppo passou onze anos na Ducati e a sua amizade com Stoner mantém-se forte, mesmo após o caso da misteriosa doença que afectou o piloto australiano no ano passado e que, levou a que Stoner fosse muito criticado por algumas atitudes que tomou, tendo nessa altura contado com o forte apoio de Suppo.
No caso de Stoner passar para a Honda, qual será o piloto que deverá sair? Pedrosa é o mais forte candidato à saída, especialmente pelas recentes críticas à performance da sua moto neste início de temporada, já para não falar nos fracos resultados que o espanhol tem vindo a obter ao longo dos anos, situações que não estarão a cair muito bem no seio da Honda.
... mas há mais
MotoGP - Última hora: Stoner terá assinado pela Honda Conforme a MOTOCICLISMO tinha dado conta anteriormente, Casey Stoner estará mesmo a caminho de se juntar à equipa de fábrica da Honda em MotoGP, para a temporada de 2011. De acordo com o site de notícias italiano Sportmediaset, Stoner aceitou as condições propostas pelo seu antigo director de equipa na Ducati Marlboro, Lívio Suppo, actualmente responsável pela Honda Repsol.
Stoner estará muito descontente com a sua actual equipa, principalmente devido ao comportamento do principal patrocinador, a marca de tabaco Marlboro. Tal situação já vem detrás, desde o ano passado, quando Stoner teve de faltar a três rondas de MotoGP devido a uma doença “misteriosa”. Nessa altura a Marlboro terá oferecido um contrato a Jorge Lorenzo em que, o jovem piloto espanhol iria passar a auferir um salário superior ao de Stoner.
Da parte da Honda o descontentamento devido às críticas feitas publicamente por Dani Pedrosa é conhecido, pelo que será Pedrosa a ficar sem espaço na Honda quando Stoner chegar em 2011, se se confirmarem oficialmente estes rumores.
Ainda de acordo com o mesmo site italiano, a Ducati, ao tomar conhecimento da decisão de Stoner em assinar pela Honda, terá imediatamente colocado em cima da mesa uma proposta para contratar Valentino Rossi, por duas temporadas. Nessa proposta, para além dos números envolvidos numa operação deste tipo, deverão constar algumas alíneas que serão irrecusáveis para Rossi.