O GP da Catalunha do Mundial de Motocross começou com bom clima para a sessão de treinos livres e de pré-qualificação no sábado, onde os 25 primeiros da classe de MX1 ficaram separados por uns escassos 25 segundos demonstrando a enorme competitividade da classe este ano. No entanto, a chuva abateu-se sobre o circuito de Bellpuig momentos antes de cair a grelha de partida para a manga de qualificação, tornando a pista escorregadia e traiçoeira. Vários pilotos perderam tempo com quedas e erros, permitindo a Kevin Strijbos vencer em MX1 e Steven Frossard em MX2. Rui Gonçalves impõs um ritmo cauteloso para terminar no oitavo posto.
O dia de corridas amanheceu com sol, mas o circuito apresentou-se mono-trajectória, apenas com uma linha limpa e com o piso muito mole fora dela, exigindo bons arranques para bons resultados.
Marvin Musquin
MX2Na classe mais baixa, Marvin Musquin voltou a vencer o GP, mas contou com muita oposição desta vez já que, na primeira manga foi apenas sétimo depois de ter chocado contra um Zach Osborne caído quando seguia no quarto posto. Marvin e Osborne perderam muitos lugares, sendo obrigados a recuperar. Já na segunda manga, o francês fez uma corrida à sua maneira, dominando do arranque à bandeira de xadrez.
Joel Roelants
Ken Roczen foi o vencedor da primeira manga depois de levar a melhor na luta com Jeffrey Herlings (que foi o primeiro líder da manga), Frossard e Osborne (até este caír). Com este resultado e o sétimo posto de Musquin, Roczen ficou a apenas um ponto do francês no campeonato, mas a segunda manga ditou outra sorte, já que o prodígio alemão foi obrigado a abandonar com uma avaria na sua moto quando se preparava para atacar Marvin.
Gaultier Paulin
Com um quinto e um segundo lugares, Joel Roelants fechou o dia no segundo posto na frente de Shaun Simpson, resultando em mais um pódio totalmente KTM. Frossard foi o quarto no GP e Gaultier Paulin o quinto na sua estreia deste ano, após ter vindo de uma esão numa perna.
No campeonato, Musquin conseguiu uma vantagem de 26 pontos para Roczen, com Herlings também a atrasar-se ao desistir na segunda manga após ficar com rede limitadora da pista enrolada na sua KTM.
Tanel Leok
MX1Na classe 'raínha', o vencedor foi, como de costume, mais imprevisível, com o estoniano Tanel Leok a subir ao degrau mais alto do pódio pela primeira vez desde a corrida de Faenza de 2009. Leok foi apenas sétimo na primeira manga, mas um bom arranque na segunda e alguns erros por parte de Max Nagl permitiram o piloto da Honda vencer a segunda manga e o GP com um ponto de vantagem sobre David Philippaerts.
David Philippaerts
O italiano da Yamaha ainda se ressentiu da lesão na mão que contraíu no GP de Portugal há uma semana atrás, mas fechou o dia com um segundo e um quinto lugares nas mangas.
Max Nagl
Max Nagl foi quem se mostrou mais forte em Espanha e dominou toda a primeira manga, mas na segunda teve pior sorte. O pequeno alemão voltou a arrancar na frente, mas duas quedas fizeram-no descer para o nono posto em que terminou a manga, acabando o GP desapontado por não ter vencido e no degrau mais baixo do pódio.
Antonio Cairoli
Antonio Cairoli falhou o pódio pela primeira vez nesta época, terminando as mangas em sexto (depois de uma queda quando seguia em segundo, perdendo posições e ficando com o guiador torto) e em terceiro após um mau arranque numa pista que não é do seu agrado. ainda assim, o siciliano manteve a placa vermelha de líder do campeonato, com 16 pontos de vantagem sobre Nagl.
Rui Gonçalves
Rui Gonçalves não teve um resultado expressivo, mas a evolução conseguida foi grande e positiva para as próximas rondas. ainda assim o piloto de Vidago foi 15º na primeira manga após um péssimo arranque, melhorando na segunda onde terminou em 12º para fechar o dia com o 13º posto final. Para o piloto luso, «Esta foi uma prova atípica, principalmente com as variações do circuito e do piso de sábado para domingo. A manga de qualificação foi muito positiva, mas deixou o circuito muito deteriorado e com uma só trajectória estilo carreiro para o dia de corridas, tornando difícil ultrapassar ou sair de trás dos outros pilotos. Senti que ainda não estou muito regular nas voltas e isso notou-se na primeira manga onde ora ganhava tempo aos adversários, ora perdia mais alguns segundos, o que me fez perder o comboio dos da frente mesmo se consegui fazer tempos muito bons. Com maior rodagem neste classe e mais horas na nova moto, penso que conseguirei entrar nos dez primeiros dentro de pouco tempo, já que me sinto muito bem fisicamente e o meu ombro já não é uma limitação para a minha evolução e rapidez.»
Stefie Laier
Mundial de MX FemininoStefie Laier voltou a não dar hipóteses entre as senhoras , vencendo ambas as mangas do fim-de-semana espanhol. Laier ainda teve alguma oposição por parte de Livia Lancelot, que mostrou estar a subir de forma, mas a francesa não conseguiu suplantar a alemã e teve que se contentar com o segundo posto em ambas as mangas. Também Larissa Papenmaier repetiu os resultados nas duas mangas, ao terminar no terceiro posto.
O Campeonato segue para os EUA já daqui a dois fins-de-semana, nomeadamente a espectacular pista de Glen Helen, país que não recebe o Mundial de MX há 18 anos e onde alguns dos pilotos de topo norte-americanos já confirmaram a sua presença.
Geral MX1: 1. Tanel Leok 39pts, 2. David Philippaerts 38pts, 3. Max Nagl 37pts, 4. Antonio Cairoli 35pts, 5. Clement Desalle 35pts, 6. Ken De Dycker 31pts, 7. Xavier Boog 30pts, 8. Evgeny Bobryshev 27pts, 9. Anthony Boissiere 25pts, 10. Kevin Strijbos 23pts
Campeonato Mundial de MX1: 1. Antonio Cairoli 214pts, 2. Max Nagl 198pts, 3. David Philippaerts 171pts, 4. Clement Desalle 158pts, 5. Ken De Dycker 145pts, 6. Steve Ramon 144pts, 7. Xavier Boog 136pts, 8. Tanel Leok 135pts, 9. Evgeny Bobryshev 106pts, 10. Davide Guarnieri 84pts
Geral MX2: 1. Marvin Musquin 39pts, 2. Joel Roelants 38pts, 3. Shaun Simpson 33pts, 4. Steven Frossard 32pts, 5. Gautier Paulin 29pts, 6. Jake Nicholls 28pts, 7. Jeremy Van Horebeek 27pts, 8. Harri Kullas 26pts, 9. Alessandro Lupino 25pts, 10. Ken Roczen 25pts, 11. Valentin Teillet 123pts, 12. Jeffrey Herlings 20pts
Campeonato Mundial de MX2: 1. Marvin Musquin 218pts, 2. Ken Roczen 192pts, 3. Jeffrey Herlings 184pts, 4. Steve Frossard 165pts, 5. Shaun Simpson 138pts, 6. Arnaud Tonus 130pts, 7. Jeremy Van Horebeek 128pts, 8. Zach Osborne 123pts, 9. Joel Roelants 118pts, 10. Harri Kullas 109pts
Fonte:Motociclismo