| É possível fazer seguro de um veículo se os documentos do veículo estiverem em nome de outra pessoa? | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
rc.prof CBR 400
Número de Mensagens : 471 Idade : 46 Localização : odivelas Mota/Modelo : Cbr 600 Fi Data de inscrição : 30/04/2010
| |
| |
F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16293 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
| |
| |
FLORES CBR 400RR
Pendura : ALWAYS ALONE
Número de Mensagens : 614 Idade : 47 Localização : SETUBAL Mota/Modelo : CBR954RR;Ex-YZF600R Data de inscrição : 28/12/2009
| Assunto: Re: É possível fazer seguro de um veículo se os documentos do veículo estiverem em nome de outra pessoa? maio 12th 2010, 15:24 | |
| - F1CT1C10U5 escreveu:
- Basta uma declaração de compra e venda datada e assinada pelo comprador, mas isso penso que também serve. O meu pai fez uma coisa idêntica quando vendeu um carro há uns anos.
Para a próxima já não vou ser tão ingénuo. A dita declaração assinada e datada servirá como prova da venda e claro das responsabilidades que possam surgir após essa data. Supostamente a pessoa que compra o bem deverá passá-lo para nome dela nos 30 dias seguintes. Se não passar pode-se arriscar ao antigo proprietário requerer junto da DGV a apreensão dos documentos do veiculo! Cumps. Joel |
|
| |
F1CT1C10U5 Administrador
Número de Mensagens : 16293 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
| Assunto: Re: É possível fazer seguro de um veículo se os documentos do veículo estiverem em nome de outra pessoa? maio 12th 2010, 15:28 | |
| - FLORES escreveu:
A dita declaração assinada e datada servirá como prova da venda e claro das responsabilidades que possam surgir após essa data. Supostamente a pessoa que compra o bem deverá passá-lo para nome dela nos 30 dias seguintes. Se não passar pode-se arriscar ao antigo proprietário requerer junto da DGV a apreensão dos documentos do veiculo! Cumps. Joel O prazo legal são 60 dias, não 30. É isso mesmo que vai acontecer. Amanhã às 8:30 estou batido no IMTT para mandar apreender os documentos. |
|
| |
FLORES CBR 400RR
Número de Mensagens : 614 Idade : 47 Localização : SETUBAL Mota/Modelo : CBR954RR;Ex-YZF600R Data de inscrição : 28/12/2009
| Assunto: Re: É possível fazer seguro de um veículo se os documentos do veículo estiverem em nome de outra pessoa? maio 12th 2010, 15:41 | |
| - F1CT1C10U5 escreveu:
- O prazo legal são 60 dias, não 30.
É isso mesmo que vai acontecer. Amanhã às 8:30 estou batido no IMTT para mandar apreender os documentos. Boas, estava mesmo convencido de que eram 30! Relativamente à questão inicial, penso que agora as finanças andam bem actualizadas quanto às mudanças de proprietários de veiculos, pois quando comprei a moto no inicio do ano e a meti em meu nome, passado muito pouco tempo já estava no meu cadastro das finanças, o mesmo aconteceu com um amigo meu! Cumps. Joel |
|
| |
F1CT1C10U5 Administrador
| |
| |
F1CT1C10U5 Administrador
| |
| |
j_santos CBR 600F4
Número de Mensagens : 2893 Idade : 40 Localização : gondomar - Porto Data de inscrição : 30/03/2010
| |
| |
FLORES CBR 400RR
| Assunto: Re: É possível fazer seguro de um veículo se os documentos do veículo estiverem em nome de outra pessoa? maio 14th 2010, 18:30 | |
| - F1CT1C10U5 escreveu:
- Bom, acabei de vir do IMTT. Já mandei apreender os documentos.
Para vossa informação, nestes casos em que o comprador não faz o registo para o nome dele, Declarações de Compra e Venda e/ou declarações de responsabilidade de pouco valem.
Para se precaverem de pagar impostos e/ou multas de um veículo que já não é vosso, terão sempre que pedir a apreensão dos documentos. É sempre bom estar a par do que realmente devemos fazer, não vá o diabo tecê-las!! Obrigado! Cumps. Joel |
|
| |
F1CT1C10U5 Administrador
| Assunto: Re: É possível fazer seguro de um veículo se os documentos do veículo estiverem em nome de outra pessoa? julho 9th 2010, 13:00 | |
| E assim acontece... Mandei este e-mail para as finanças.. - Citação :
- Exmos senhores,
Recebi no passado dia 3 de Julho o e-mail que está abaixo. O e-mail é referente ao pagamento do IUC do veículo HONDA CBR 600F, com matrícula 68-13-NV.
A minha dúvida é o seguinte: Vendi este veículo no dia 10 de Março de 2010. A pessoa que me comprou o veículo não o registou em nome dele. Desde o momento da venda nunca mais consegui contactar o comprador, para tentar que ele regularizasse a situação. Passados 60 dias após a data da transacção, no dia 11 de Maio, dirigi-me à Loja do Cidadão das Laranjeiras a fim de regularizar esta situação, pelo que foi pedida apreensão dos documentos deste veículo.
Posto isto, já se passaram quase 2 meses e o veículo continua registado em meu nome.
Óbviamente não tenciono pagar nenhum imposto relativo a este veículo, pois na pratica já não é meu, e entendo que não fui eu que provoquei esta situação.
Que mais posso eu fazer para este veículo deixar de estar registado em meu nome? Na Loja do cidadão disseram-me que já não há mais nada a fazer para além do pedido de apreensão de documentos.
Cumprimentos, Carlos Costa
> Date: Sat, 3 Jul 2010 15:06:59 +0100 > From: no-reply-qsq@dgci.min-financas.pt > To: carloscosta196@hotmail.com > Subject: Pagamento do IUC > > Exmo(a) Senhor(a) > CARLOS MIGUEL BARROSO DA COSTA > > A DGCI pretende prestar um serviço de Qualidade aos contribuintes, apoiando-os no cumprimento das suas obrigações fiscais. > > Nesse propósito verificamos que da base de dados do registo automóvel consta que é proprietário de viatura(s) automóvel(eis) sujeita(s) a Imposto Único de Circulação (IUC). > > O pagamento do IUC deve ser efectuado no corrente mês, por ser aquele em que o(s) veículo(s) foi(ram) matriculado(s). > > Assim, recomendamos-lhe o pagamento do imposto dentro do prazo (até ao final do mês), evitando custos adicionais. > > Informamos que pode emitir a respectiva nota de cobrança (documento para pagamento), no sitio da DGCI, em www.portaldasfinancas.gov.pt, na opção Entregar» Declarações» Imposto Único de Circulação, que depois poderá pagar em qualquer caixa Multibanco, home-banking da Internet, CTT ou em qualquer Serviço de Finanças. > > Depois da liquidação, para obter/consultar o documento de pagamento e imprimir a certidão deverá aceder a Consultar» Veículos» Imposto Único de Circulação» 2010» Documentos. > > Mais informamos que pode a qualquer altura consultar a identificação dos veículos que estão registados em seu nome, no sitio da DGCI, em www.portaldasfinancas.gov.pt, na opção Consultar» Veículos» Veículos Actuais. > > No caso de já não ser proprietário de algum dos veículos que constam como registados em seu nome deverá proceder à alteração de titularidade na Conservatória de Registo Automóvel (para mais informações, pode consultar o Instituto de Registos e Notariados em www.irn.mj.pt). > > Se tiver procedido ao abate do veículo comunique o facto ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (para mais informações aceda a www.imtt.pt). > > Caso já tenha procedido ao pagamento do IUC, solicitamos que considere este e-mail sem efeito. > > Para esclarecer qualquer dúvida contacte o Serviço de Finanças ou o Centro de Atendimento Telefónico através do número 707 206 707. > > Por favor não responda para esta caixa postal destinada exclusivamente ao envio de mensagens informativas. > > Com os melhores cumprimentos, > O Chefe de Finanças Resposta... Mas será que eles ao menos leram o que eu escrevi? - Citação :
- Exmo. Senhor
Acusamos a recepção do pedido de esclarecimento de V.Ex.ª e informamos que, enquanto a matricula estiver activa no IMTT é devido o imposto. Uma vez que o imposto sobre veículos automóveis (IUC), é devido pela titularidade da viatura ou seja quer o veículo esteja em circulação ou não, será sempre devido imposto pelo proprietário, independentemente do uso ou fruição da viatura.
Com os melhores cumprimentos.
dsimt
afc.- Novo e-mail - Citação :
- Exmos senhores.
Obrigado pela resposta.
Poderão esclarecer-me que mais posso eu fazer para eu deixar de ser o proprietário desta viatura? Como disse, já foi vendida em Março, e tenho testemunhas disso, não consigo contactar de forma alguma o novo proprietário e já pedi a apreensão dos documentos. Quem está em falta é o novo proprietário, não eu, e não me vão dizer concerteza que se nunca mais ninguém registar o veículo como sua propriedade, terei que ser eu a pagar o IUC do veículo para o resto da minha vida.
Que posso eu fazer? No balcão das finanças da loja do cidadão informaram-me que o máximo que poderia fazer era pedir a apreensão dos documentos, pelo que tem que haver alguma forma de resolver isto, pelo que peço a vossa ajuda.
Cumprimentos, Carlos Costa. Mais capítulos no futuro... |
|
| |
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
| |
| |
Ti CBR 400RR
Número de Mensagens : 611 Idade : 36 Localização : Sintra Mota/Modelo : Cbr 600 F4 Data de inscrição : 03/01/2010
| Assunto: Re: É possível fazer seguro de um veículo se os documentos do veículo estiverem em nome de outra pessoa? julho 9th 2010, 14:08 | |
| Uma copia da declaração de compra e venda ajudava e muito. Mas a culpa é das seguradoras que fazem o seguro, mas neste caso nem seguro deve ter, já experimentaste saber se o veiculo está com seguro? Sempre era alguma informação adicional para juntares ao processo complicado. Por exemplo a minha seguradora também fazia, só tinha que ter a declaração de compra e venda, ou seja depois podia nem a entregar, deve ter sido o que aconteceu... Sinceramente essas explicações das finanças são das melhores Apoio online, eles bem querem mas é uma treta... O que as finanças querem é os €€€, desde que pagues está tudo bem. Mas neste caso não tens nada que pagar, como já apresentas te queixa não deve haver problema. Não receberes multas em casa já é bom sinal. |
|
| |
F1CT1C10U5 Administrador
| |
| |
Tó CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3775 Idade : 50 Localização : Quinta Conde Mota/Modelo : CBR 600 RR TRACK DAY Data de inscrição : 08/12/2008
| |
| |
Ti CBR 400RR
Número de Mensagens : 611 Idade : 36 Localização : Sintra Mota/Modelo : Cbr 600 F4 Data de inscrição : 03/01/2010
| |
| |
HugoCBR CBR 600F
Pendura : Monolugar
Número de Mensagens : 1434 Idade : 44 Localização : Portugal Mota/Modelo : Yamaha YZF 600R Thundercat´96 Data de inscrição : 17/10/2008
| Assunto: Re: É possível fazer seguro de um veículo se os documentos do veículo estiverem em nome de outra pessoa? julho 9th 2010, 19:23 | |
| Mas há mesmo provas fisicas em como vendeste a mota? Ficaste com alguma copia da declaração? Pq se nao ficaste, em meu entender as finanças não estão a proceder mal. apenas estão a querer o pagamento.. que é de direito deles. O que está aqui mal foi não terem ido os 2 (comprador/vendedor) á Conservatória tratar da mudança de nome. E neste aspecto penso que tanto um como outro ficou em falta... Nestes casos não se deve fazer confiança nas pessoas.... |
|
| |
F1CT1C10U5 Administrador
| |
| |
HugoCBR CBR 600F
Número de Mensagens : 1434 Idade : 44 Localização : Portugal Mota/Modelo : Yamaha YZF 600R Thundercat´96 Data de inscrição : 17/10/2008
| |
| |
F1CT1C10U5 Administrador
| |
| |
HugoCBR CBR 600F
| |
| |
Tó CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3775 Idade : 50 Localização : Quinta Conde Mota/Modelo : CBR 600 RR TRACK DAY Data de inscrição : 08/12/2008
| |
| |
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
| |
| |
jam CBR 900RR
Pendura : Anda na moto dela
Número de Mensagens : 12297 Idade : 65 Localização : porto Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA Data de inscrição : 16/02/2009
| Assunto: Re: É possível fazer seguro de um veículo se os documentos do veículo estiverem em nome de outra pessoa? julho 10th 2010, 01:38 | |
| Também acho que a deves dar como roubada. Daqui a algum tempo o bacano é apanhado, preso, e como tem a declaração de venda facilmente comprova que a comprou. Põe-te uma acção por abuso e ainda se fica a rir com a indemnização que vais ter que lhe pagar. O que fizeste chega. Mandar apreender o veículo por o teres vendido por mais de 60 dias e o novo proprietário não ter ainda mudado a propriedade do mesmo. Pode demorar mas com o impresso do pedido de apreensão entregue nas finanças vais deixar de ter problemas. Se comunicas o roubo do veículo, vais ter problemas vais. |
|
| |
F1CT1C10U5 Administrador
| Assunto: Re: É possível fazer seguro de um veículo se os documentos do veículo estiverem em nome de outra pessoa? julho 12th 2010, 13:21 | |
| Nada como ir directamente ao local falar cara-a-cara com as pessoas.
Fui hoje de manhã ao balcão das Finanças de Odivelas. Basicamente não tenho que me preocupar. O documento do IMTT a dizer que foi pedida a apreensão de documentos serve como prova para não ter que pagar IUC, multas, Via Verde, etc, etc, etc.
No entanto, enquanto os documentos não forem apreendidos, a mota irá continuar em meu nome.
Vá lá, menos mal. |
|
| |
Ti CBR 400RR
| |
| |
Conteúdo patrocinado
| |
| |
| É possível fazer seguro de um veículo se os documentos do veículo estiverem em nome de outra pessoa? | |
|