|
| |
Autor | Mensagem |
---|
Kasushi CBR 600F
Pendura : Just my bagpack
Número de Mensagens : 1037 Idade : 40 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR1000RR Data de inscrição : 14/10/2008
| Assunto: Re: Collateral murder abril 8th 2010, 03:23 | |
| A minha opinião sobre os US é que eles têm uma grande responsabilidade sobre o mundo. E não é fácil ter essa responsabilidade. O presidente do US é mais do que um presidente de um país, tem uma grande responsabilidade sobre o Mundo, e este peso é bastante difícil de ter sobre os ombros. Eles podiam-se estar a borrifar para o resto e usarem o seu petróleo e fecharem-se do seu mundo mas se assim fosse estávamos provavelmente hoje sobre um regime nazi... Eles têm a "obrigação" de tentar acabar com o terrorismo, de acabar com algumas ditaduras que oprimem o seu próprio povo como a iraquiana do Sadam, e outras mais difíceis como a Norte Koreana que têm de ser lidadas com mais diplomacia (pois esses são mais perigosos...). O que quero dizer é que não é fácil a posição dos Norte Americanos, e por terem tanta força por vezes aproveitam-se como fizeram no Iraque para roubar petróleo e afins. Ou seja eles fazem muita coisa mal, abusam muitas vezes do seu poder, e quando têm maus presidentes como o Bush a coisa agrava-se. Mas não é fácil ter o peso do mundo nos ombros como eles têm e por isso não lhes tenho raiva nenhuma mas sei que podiam e podem ser muito melhores... Era bom resolver todos os problemas só com diplomacia mas com alguns povos é complicado e espero que não haja mais nenhuma grande guerra com a Korea do Norte ou Venezuela espero muito sinceramente que parem todas as guerras e que não haja mais nenhumas no futuro, mas as coisas não são assim tão fáceis... Para não fugir muito ao tópico já disse que temos de nos pôr na pele dos soldados americanos que são mandados para la sem sequer opinar vão la para a guerra e como diz o fisioterapeuta estando la é matar ou ser morto. Neste caso viram alguns com armas e outros como o jornalista estavam com eles foram também mortos. Mas não os condeno se tivesse naquela guerra a ver amigos a ser mortos todos os dias por radicais bombistas e outros radicais se calhar fazia o mesmo. P.S.- Sei que ninguém lê estes textos de mil linhas mas pronto é um desabafo |
| | | jam CBR 900RR
Pendura : Anda na moto dela
Número de Mensagens : 12297 Idade : 65 Localização : porto Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA Data de inscrição : 16/02/2009
| Assunto: Re: Collateral murder abril 8th 2010, 03:48 | |
| Eu leio pá. Aliás gosto desta conversa que estamos a ter. Claro que seria mais fixe se estivéssemos sentados num sítio qualquer sem ter que ler e responder e esperar pela resposta, mas assim também serve. Em parte o que dizes faz algum sentido, é difícil ser-se o guardião. Os américas tomaram para si essa situação. Agora não concordo com a maior parte das coisas que fizeram e continuam a fazer, tu próprio dizes que têm a obrigação de acabar com as ditaduras que oprimem o próprio país, como o Iraque, Venezuela, etc. aí é que não concordo. Ainda não me convenceram que não foram ele próprios a destruir as torres para terem o pretexto de invadir o Iraque, e essa própria invasão não foi aprovada pela ONU. São essas coisas que não me convencem nos américas, eles borrifam-se até para a ONU que deveria ser o órgão de controlo e sensatez mundial. Aliás, nem percebo o motivo de eles, os russos e os chineses terem direito de veto na ONU. Não sei como é numa guerra, nem quero saber, se me mandassem para uma guerra pura e simplesmente não ia. O que acho é que não há o direito seja com que pretexto for de se explorar qualquer povo como eles estão a fazer ao Iraque. A título de curiosidade, sabem que o Iraque, um dos maiores produtores de petróleo é o pais que tem a gasolina mais cara do mundo? tudo porque o petróleo já não é dos Iraquianos mas sim dos américas. Este um dos exemplos. Essa guerra já devia ter acabado há muito e há muito que já deviam ter deixado o controlo do pais à ONU. Mas, claro que enquanto houver petróleo eles dizem dizem mas não vão embora. |
| | | mvdt CBR 250R
Número de Mensagens : 282 Idade : 47 Localização : damaia Mota/Modelo : kawasaki zx 10 Data de inscrição : 19/03/2010
| Assunto: Re: Collateral murder abril 8th 2010, 04:11 | |
| JAM estou completamente de acordo contigo Os AMARICANOS só entram onde lhes interessa , estao a esquecer se de T IMOR , POIS N HÁ PETROLEO ai n interessa o regime . Eu já fui militar desgraçado q dao a propaganda q quiserem lutar pelos outros , os soldados n teem culpa sejam Americanos ou doutro País qualquer pois é dificil ver amigos a morrerem , alguem tem q pagar . A culpa é de quem os manda p lá , os Generais e senadores e o cuaralho é q deviam estar lá com uma arma nas maos , eles fazem o q quiserem depois mandam lutar os outros pelos seus interesses . |
| | | Bad4company CBR 750
Pendura : Sagres/Super Bock... depende!
Número de Mensagens : 6407 Idade : 63 Localização : MAFRA Mota/Modelo : BMW R 1100 RT Data de inscrição : 25/04/2009
| Assunto: Re: Collateral murder abril 8th 2010, 14:07 | |
| - jam escreveu:
- Ora vê então assim:
... matam tudo o que lhes aparece à frente, a tua sogra... Oh Zé... agora é que me acabaste de dar uma esperança renovada. Quando é que eles chegam cá? |
| | | Bad4company CBR 750
Pendura : Sagres/Super Bock... depende!
Número de Mensagens : 6407 Idade : 63 Localização : MAFRA Mota/Modelo : BMW R 1100 RT Data de inscrição : 25/04/2009
| Assunto: Re: Collateral murder abril 8th 2010, 14:09 | |
| Houve um dia alguém que escreveu: O Homem nasceu para Guerrear... Ps: Inteligente essse gajo, ñ acham? |
| | | Hugo CBR 600F
Número de Mensagens : 1273 Idade : 40 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 RR Data de inscrição : 27/03/2009
| Assunto: Re: Collateral murder abril 9th 2010, 10:23 | |
| Oh Jam.. tens de cá vir e beber uns canecos e depois falamos melhor sobre isto.. porque nao me digas que és daqueles com a mania da conspiraçao e que envia emails para os amigos com as imagens em photoshop dos avioes do 11 setembro.. lol dizeres que os americanos queriam um pretexto para invadir o Iraque é uma coisa.. dizeres que fizeram aquilo contra eles proprios é contra natura.. porque sao dos povos mais orgulhosos que podem existir.. mais depressa acabavam com um pais qualquer e diziam que a culpa era do Iraque.. LOL |
| | | Tó CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3775 Idade : 50 Localização : Quinta Conde Mota/Modelo : CBR 600 RR TRACK DAY Data de inscrição : 08/12/2008
| Assunto: Re: Collateral murder abril 9th 2010, 10:49 | |
| - jam escreveu:
- Ora vê então assim:
Estás no teu pais e vêm uns estrangeiros que derrubam o governo e nunca mais se vão embora e matam tudo o que lhes aparece à frente, a tua mulher, a tua filha, a tua sogra, o teu pai, os teus amigos... Quando vierem aqui para o nosso cantinho, ai vãolevar comigo vão. Que vão matar para o c@r@lh@. Não estou de acordo ctg mas é a minha opinião pq muitas vezes são mandados para lá para restabelecer a paz e fazer com que estes Paises tenham um governo e forças armadas e policiais de maneira a que possam proteger o que é deles pq a seguir a uma guerra se não é restabelecido a ordem então é que é um caos e uma anarquia.Não nos podemos esquecer que todos falam que os USA invadiram por causa do petroleo e puseram um Pais em guerra mas o que não contam é que há anos que essa guerra e ditadura existia com mortes em praça publica massacres nas proprias casas quem contra dizia uma palavra sobre o regime. Claro que ao fumentarem a guerra ainda tem a coragem de mandar para lá as tropas para nao defender o que é dos USA mas sim o que futuramente será um País que não o deles e ai só quem lá está é que sabe o que é esse valor ou quem passou igual. Podia por aqui varios videos e isso sim das atrocidades que aquele País em concreto mais pelas mãos de Saddam Hussein e sua família faziam enquanto governaram e foi atraves do odio que ele sentia pelo ocidente que fumentou primeiro a guerra ali. Toda a gente reprova uma guerra destas onde são mortos assassínios e cobardes e a esses é bem empregue o nome pq já tivessemos dezenas de casos que o comprovaram que é o caso do 11/7 em Espanha na Inglaterra e agora ameaçam o Campeonato do Mundo de Futebol com explosoes de estadios. Deus me perdoe mas eu nestes assuntos retirava crianças e pessoas inocentes e mandava uma bomba tão grande que aquilo e outros lados passavam a ser agua |
| | | Tó CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3775 Idade : 50 Localização : Quinta Conde Mota/Modelo : CBR 600 RR TRACK DAY Data de inscrição : 08/12/2008
| Assunto: Re: Collateral murder abril 9th 2010, 10:52 | |
| [quote="mvdt"] Os AMARICANOS só entram onde lhes interessa , estao a esquecer se de T IMOR , POIS N HÁ PETROLEO ai n interessa o regime . ./quote]
Desculpa MVDT mas ai tás completamente errado quanto a não haver petroleo em Timor pq é um dos mares mais ricos e cheio de jazigas dele os USA só tiveram azar que desde o principio quem se meteu lá foi os Australianos e que negociaram as contrapartidas de poder explorar aquilo. |
| | | F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16293 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
| Assunto: Re: Collateral murder abril 9th 2010, 11:08 | |
| Telgui, toda a gente sabe que o Saddam n era santo nenhum... Mas, os americanos também não o são. Eles se foram para lá, é porque lhes interessava.
Não te esqueças que a NATO e o ONU foram contra a "libertação". Os EUA tomaram uma posição uni-lateral, e INVADIRAM um país, com a desculpa das armas de destruição maciça. Quer o Bush, quer o Cheney vieram depois publicamente admitir que MENTIRAM, e que sabiam que o Iraque não tinha armas nenhumas.
Resumindo, eles têem a coragem de mandar para lá tropas defender um um país que não é deles... Bom, mandar é fácil. Estando no poder com um exército daquela dimensão à disposição, é fácil mandar os pobres coitados para o meio da guerra.
É só pensar quem é que lucra com esta guerra. As empresas que vão para lá reconstruir aquilo tudo, à conta dos "cofres" do Iraque. As empresas de armamento que vendem mais uns milhões ao Estado Norte-Americano. E o petróleozinho, que... Não é para os Iraquianos de certeza... |
| | | Hugo CBR 600F
Número de Mensagens : 1273 Idade : 40 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 RR Data de inscrição : 27/03/2009
| Assunto: Re: Collateral murder abril 9th 2010, 11:24 | |
| Telgui "Deus me perdoe mas eu nestes assuntos retirava crianças e pessoas inocentes e mandava uma bomba tão grande que aquilo e outros lados passavam a ser agua" Filhos que iam ser os futuros terroristas, porque destruiste tudo o que eles tinham ? |
| | | Passadão CBR 900RR
Pendura : Passadona
Número de Mensagens : 10932 Idade : 46 Localização : Lisboa + Xangai Mota/Modelo : Honda CBR 1000 RR Data de inscrição : 06/10/2008
| Assunto: Re: Collateral murder abril 9th 2010, 15:19 | |
| - Bad4company escreveu:
Oh Zé... agora é que me acabaste de dar uma esperança renovada. Quando é que eles chegam cá? AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA |
| | | André-RR CBR 400RR
Pendura : várias
Número de Mensagens : 672 Idade : 49 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR1000RR 2007 Data de inscrição : 29/11/2008
| Assunto: Re: Collateral murder abril 9th 2010, 16:26 | |
| os soldados americanos estão em todas porque querem!! Dá dinheiro, o pai , avô,primo e amigo já estiveram noutras e alem do mais é uma pinta ser Delta,Ranger,Marine ou W.C. Gostam mais de ver o Orlando Bloom ou outro gajo fashion a mandar tiros e a salvar uma criança árabe. Sim, claro, os gajos fazem milhares de kilometros porque têm penas das criancinhas de outros Países que vivem na tirania e vale bem a pena ser americano quando temos o poder divino de dizer "este cheira a caril,bomba nele" São todos umas bestas pá, americanos e radicais arábes ou sunitas ou putaístas.. Não papo do prato de nenhum. |
| | | Tó CBR 600F4i
| Assunto: Re: Collateral murder abril 9th 2010, 16:44 | |
| Para mim este tópico estámais que encerrado pq só quem passa por aquilo sabe dar valor , já tive em teatros de OPERAÇÕES identicos e não fui por pena nem para ajudar ng simplesmente pq foi a carreira que enverguei e só tenho é de cumprir pq as Forças Armadas são vistas com bastatnte repugnacia no meio civil mas quando e Deus queira que não começar a chover batatas são os primeiros a ir defender as n@lg@s daqueles que os desprezam e os Americanos os primeiros a por o dedo no ar para ajudar de seguida e aqui coitados a unica coisa que podiam levar era o nosso actual Governo que com o novo PEC são mais 6 anitos sem aumento no que calha a militares e forças segurança . Acho que o Ficticiuos queria com este topico alertar para danos colaterais existentes nestas situações , realmente por vezes tem de se tomar opçcoes que podem nao ser as mais correctas mas ng abre fogo sobre ng sem ser dado ordem ou exista realmente indicios para se auto defenderem, Alem destas existe tb os danos colaterais onde forças amigas são atacadas pq houve erros de comunicação e perderam se vidas desnecessarias, como aqui já disseram os EUA tem uma grande responsabilidade no Mundo não querendo com isto dizer que é dono dele , mas que entra em muita merd@ sem ter necessidade entra , agora interesses toda a gente o tem sejam eles nós ou outros quasiqueres |
Número de Mensagens : 16293 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
| Assunto: Re: Collateral murder abril 9th 2010, 17:00 | |
| Eu compreendo que e fácil para nós falarmos daqui do que nós faríamos, etc e tal, mas a realidade é que estamos sentados numa secretária algures, e não lá para sentir na pele.
Mas este vídeo (e outros) mostram que há muito piloto de Apache e A-10 que quer à força fazer a gosta ao dedo. Qualquer coisa é uma Ak-47 ou um RPG.
Faz-me lembrar o primeiro ou um dos primeiros incidentes de fogo amigo que aconteceu nesta "libertação". Dois pilotos em A-10 viram um "convoy" de veículos em terra, com coisas laranjas por cima dos veículos. Essas coisas "laranja" era a identificação adoptada pelas forças Americanas/Inglesas para marcar os veículos, para não serem atacados pela própria aviação. Os pilotos meteram na cabeça que as coisas laranja eram mísseis, e limparam o sebo a meia dúzia de Ingleses.
E o que me faz ainda mais espécie é a leveza como se fala da vida humana. Eles não só matam indiscriminadamente, como ainda gozam com a situação, como bem se vê neste vídeo. |
| | | | F1CT1C10U5 Administrador
| Assunto: Re: Collateral murder abril 9th 2010, 17:06 | |
| Para ser correcto, neste caso o piloto até pediu confirmação se haviam friendlies na área ou não, mas foi mal informado. |
| | | André-RR CBR 400RR
Número de Mensagens : 672 Idade : 49 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR1000RR 2007 Data de inscrição : 29/11/2008
| Assunto: Re: Collateral murder abril 9th 2010, 17:17 | |
| Telgui, eu sei que és militar, eu não cumpri o serviço porque fiquei na reserva por excesso de contigente. E foi grande a vontade de me alistar nos páras pela emoção e sim, orgulho que todos temos em representar alg que consideramos dignificante. E é isto que tenho a dizer : Ver um soldado português inspira respeito simplesmente porque nem os nossos soldados nem o nosso povo são cagões de primeira. São centenas de milhares os homens e mulheres no exercito americano, evidente que seria tão burro como o que estou a criticar se achasse que são todos iguais, isso é ridiculo, mas garanto-te que se fosse para o Iraque, então tinha que ser coerente e exigia ir para a China e mais umas dezenas de países onde se cometam barbaridades. |
| | | kaos CBR 600RR
Número de Mensagens : 4101 Idade : 43 Localização : Caldas da Rainha Mota/Modelo : Ex-Suzuki GSXR 1000 K6 All Black Ex: ZZR600 94 EX:Honda CBR 600 RR 2004 Data de inscrição : 09/02/2009
| Assunto: Re: Collateral murder abril 9th 2010, 17:45 | |
| Fui militar 9 anos e meio no exército e fui osto há prova em diversos teatros de operação, não fui tropa especial nenhuma mas a especialidade permitia me estar onde decorria a acção e digo-vos, a quem não foi militar, que depois de cá se estar acreditem que mudavam de opinião. Mas como já aqui foi dito nem todos somos iguais e ainda bem que assim é.... Acreditem que as nossas troas em missão no estrangeiro, seja em teatros de guerra ou missões de paz estão bem treinadas e a dignificar o país. Para quem não sabe temos dos melhores e mais perspicazes militares do Mundo, não os mais bem equipados a nivel bélico, mas muito bem cotados.
Boas curvas... |
| | | Tó CBR 600F4i
| Assunto: Re: Collateral murder abril 9th 2010, 18:01 | |
| Tens toda a razão os gajos numa coisa erram e é nisso não tratar de igual modo todos os Países mas tb temos de ver que por detras disto estão sempre as relações diplomáticas que em certos cenários alem de não serem bem vindas não são as melhores e aqui começou tudo assim com os EUA a dizer terem armas de destruição massiva e o Iraque a dizer que não tinha e a expulsar o pessoal da ONU do territorio depois de serem devidamente escoltados aos locais onde se combinou ir e de proibir de ir a outros. Acho que aqui esteve um bocado de braço de ferro acima de tudo que acabou como toda a gente vê. Quanto ao anseio de dispararem vem do facto do odio que ali criaram de ver muita gente amiga e de familia a morrerem por uma causa queem nada lhes diz respeito pq a maior parte dos alistados Americanos são voluntários com amor há Patria e com o odio ganho por morte de alguem e quando assim é a cabeça fala sempre mais alto que o coração . Eu o que compreendi sempre da conversa e do que vi no 1 video o piloto ve um gajo com uma suposta RPGO" arma de artilharia portátil, que passou a contar com ogivas de alto explosivo" e so pelas palavras e que percebi e ve se um gajo qq a ir para a esquina e apontar e que quanto a mim tb me o pareceu e ai a ansia dele tornou se muito maior, agora o pq de matar toda a gente e há posterior aquele desgraçado que foi atingido e ja mal se mexia e vem a Van e tentam leva lo tb nao compreendi muito bem a situação a ponto de ter algoa dizer, mas que nisto existe sempre muita injustiça é verdade e é daquelas coisas que ng deveria passar. Um aparte para ti André-Ve so este filme que estou a pintar sobre o roubo da tua moto. Pelo menos um a dois animais te roubaram a moto agora imagina apanhares de supresa eles a roubarem a moto e mais um ou dois há coca a ver se vinha alguem , tu com uma arma o que farias? ng te estava a fazer mais nada que a tirar te um bem material teu e só teu mas o doio criado apenas nessa situação se calhar tinhas furado 2 ou 3 no minimo agora imagina o que são gajos que ou de familia ou mesmo amizades que se criam que ves quase como irmãos morrerem por um causas tão estupidas como é a Guerra. Com tudo só queri dizer que situaçoes sao situaçoes mas em guerra são a lei do mais forte ai o factor humano não existe e somos autenticos animais sem dó nem piedade |
| | | André-RR CBR 400RR
| Assunto: Re: Collateral murder abril 9th 2010, 19:49 | |
| Telgui, eu concordo contigo em muitissima coisa e quando mencionaste o exemplo do roubo da minha moto.. , sou como sou e nesse caso »-- ...entendes o que quero dizer e com toda a convicção talvez tenha essa frieza que critico no americano,mas não me consegue dar gozo entendes? E o facto, é que provavelmente conseguem gostar de um soldado português na Bósnia seja das operações especiais ou não.. Agora Telgui o americano....é muito,mas muito diferente de nós. Abraço P.s se me estiquei em off topics desculpem |
| | | Tó CBR 600F4i
| Assunto: Re: Collateral murder abril 9th 2010, 20:51 | |
| A frieza e o o gosto pela morte vem de cada um e eles ali ficam um pouco desviados do que é a realidade por isso é que nos fartamos de ver reportagens de quando regressam dos teatros operaçoes" Este é um nome mais saudavel que damos em substituição da poalavra Guerra" adoecerem com o que se chama síndroma de guerra, os nossos soldados tb sofreram disso no ultramar pq o melhor mesmo ali é distrairem se de tudo e vai roupa agora outra é quando caem na real . Ficticious criaste aqui um belo topico de bela e saudavel discurssão |
| | | Conteúdo patrocinado
| | | | |
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| Últimos assuntos | » "Morreram Todos" CBR 1100xx novembro 3rd 2024, 12:58 por Pedras» Ottocast Lite C5 vale a pena ?outubro 31st 2024, 17:05 por parchao» Para quando?outubro 27th 2024, 16:56 por sasnag» Trackday 12 Maio Estoril outubro 7th 2024, 20:43 por sasnag» Vamos rir!! Anedotas&companhiasetembro 26th 2024, 12:45 por F1CT1C10U5» Indicador de mudança F3agosto 29th 2024, 15:17 por PMina» Vibração agosto 13th 2024, 23:07 por JoelAntunes» Tópico dos desabafosagosto 6th 2024, 09:16 por Paulo Laia-HULK» Temperatura Cbr 600RR 06julho 18th 2024, 10:05 por pbmonteiro84» Lacar jantes! Onde?julho 17th 2024, 15:05 por Diogo Magalhães» Tensor de corrente CBR 1000fjunho 8th 2024, 11:07 por Gphillip» Honda Cbr 954 Não liga Retificador ou Stator?junho 8th 2024, 11:03 por Gphillip» Pastilhas de travão junho 4th 2024, 11:06 por pbmonteiro84» Onde comprar amortecedor de direçãojunho 3rd 2024, 16:10 por Paulo Laia-HULK» Estranha avariajunho 3rd 2024, 16:06 por Paulo Laia-HULK» Manual de Alterações de caraterísticas maio 29th 2024, 22:55 por M.Afonso» CBR 1100 XX Temperaturamaio 23rd 2024, 22:18 por leao» Honda CBR 1000F - estava a passar pelos 200km/h quando...maio 3rd 2024, 12:19 por luisr320@gmail.com» Descubra a beleza de Ponte da Barca: Um passeio encantador pelo coração do Minhoabril 26th 2024, 07:20 por parchao» Cbr 600f4i 2007abril 22nd 2024, 15:06 por Paulo Laia-HULK» MotoGP Portimão Março 2024abril 17th 2024, 10:47 por Paulo Laia-HULK» manomtero fuel cbr 600 f2abril 12th 2024, 17:57 por PSonic» Natureza SELVAGEM : QUEDAS de Água do Gerês Xurésabril 7th 2024, 14:09 por parchao» Motovloggers em Evolução: Desconstruindo Hábitosmarço 26th 2024, 15:52 por PSonic» CBR 600 f 2 perde água não aciona ventoinha março 19th 2024, 23:18 por paulowax |
novembro 2024 | Seg | Ter | Qua | Qui | Sex | Sáb | Dom |
---|
| | | | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | | Calendário |
|
Quem está conectado? | Há 757 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 756 visitantes :: 3 motores de busca Carlos DiasO recorde de usuários online foi de 2383 em novembro 22nd 2020, 14:41 |
|