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| Quem quiser rolar em pista,é só vir até Braga :) | |
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Autor | Mensagem |
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zeza CBR 400
Número de Mensagens : 413 Idade : 50 Localização : braga Mota/Modelo : Suzuki Bandit S 600 Data de inscrição : 23/05/2009
| Assunto: Quem quiser rolar em pista,é só vir até Braga :) março 21st 2010, 21:23 | |
| CAM abre as portas do Circuito Vasco Sameiro 3 e 4 de Abril – Dia aberto à cidade
O Clube Automóvel do Minho (CAM), e o Karting Investimentos de Braga (KIB) vão proporcionar nos dias 3 e 4 de Abril um dia diferente no Circuito Vasco Sameiro.De facto, o traçado bracarense vai estar de portas abertas a todos aqueles que pretendam conduzir uma viatura do dia-a-dia em perfeitas condições de segurança, para além de ficarem a conhecer ao pormenor esta pista de velocidade, palco das mais variadas provas nacionais e internacionais.Para participar neste dia aberto a todos, basta deslocar-se até à pista entre as 09h00 e as 12h30 e entre as 14h30 e 18h00 nos dias referidos.CLUBE AUTOMÓVEL DO MINHO Gabinete de Imprensa |
| | | zeza CBR 400
Número de Mensagens : 413 Idade : 50 Localização : braga Mota/Modelo : Suzuki Bandit S 600 Data de inscrição : 23/05/2009
| | | | Raspunsen CBR 400RR
Número de Mensagens : 708 Idade : 39 Localização : Viana do Castelo Mota/Modelo : CBR 125R '04 Data de inscrição : 06/08/2009
| | | | Val CBR 600F
Número de Mensagens : 1047 Idade : 55 Localização : oeiras Mota/Modelo : Famel (fosga-se a mota é linda) Data de inscrição : 11/11/2009
| Assunto: Re: Quem quiser rolar em pista,é só vir até Braga :) março 21st 2010, 22:06 | |
| - Raspunsen escreveu:
- Epah, as motas também são permitidas? Se não obrigarem a ter fato integral e luzes tapadas até vou dar lá duas voltas na cbr.
em circuito é sempre obrigatório fato( 2 peças ou uma integral) e as luzes com autocolante (por causa dos vidros nas quedas) |
| | | zeza CBR 400
Número de Mensagens : 413 Idade : 50 Localização : braga Mota/Modelo : Suzuki Bandit S 600 Data de inscrição : 23/05/2009
| | | | PF007 CBR 600F
Número de Mensagens : 1286 Idade : 36 Localização : Figueira da Foz Mota/Modelo : Cbr 600 RR Data de inscrição : 27/11/2009
| | | | Carbontech CBR 600F
Número de Mensagens : 1003 Idade : 47 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Aprilia RSV4R '10 Data de inscrição : 26/12/2008
| | | | Raspunsen CBR 400RR
Número de Mensagens : 708 Idade : 39 Localização : Viana do Castelo Mota/Modelo : CBR 125R '04 Data de inscrição : 06/08/2009
| Assunto: Re: Quem quiser rolar em pista,é só vir até Braga :) março 21st 2010, 22:38 | |
| - nium escreveu:
em circuito é sempre obrigatório fato( 2 peças ou uma integral) e as luzes com autocolante (por causa dos vidros nas quedas) E se levar o clio? Tenho de usar capacete e tapar os faróis também?? |
| | | jam CBR 900RR
Pendura : Anda na moto dela
Número de Mensagens : 12297 Idade : 65 Localização : porto Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA Data de inscrição : 16/02/2009
| Assunto: Re: Quem quiser rolar em pista,é só vir até Braga :) março 21st 2010, 22:39 | |
| - Carbontech escreveu:
- Ja la fui a pagar e n gostei da Experiencia. É só KAmikazes loucos, qs me mandaram p fora de pista. Imagino á borla....
E tiveste sorte. Aos dias de semana e a pagar também andam na pista: Bicicletas Galinhas Velhas Velhos Crianças E às vezes até aterram aviões. Mas olha, é o que temos por aqui, sempre é melhor do que nada. |
| | | Val CBR 600F
Número de Mensagens : 1047 Idade : 55 Localização : oeiras Mota/Modelo : Famel (fosga-se a mota é linda) Data de inscrição : 11/11/2009
| | | | Fisioterapeuta CBR 600RR
Pendura : Espaço
Número de Mensagens : 4122 Idade : 38 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Zarolha Data de inscrição : 04/03/2009
| | | | Val CBR 600F
Número de Mensagens : 1047 Idade : 55 Localização : oeiras Mota/Modelo : Famel (fosga-se a mota é linda) Data de inscrição : 11/11/2009
| | | | jam CBR 900RR
Pendura : Anda na moto dela
Número de Mensagens : 12297 Idade : 65 Localização : porto Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA Data de inscrição : 16/02/2009
| | | | Fisioterapeuta CBR 600RR
Pendura : Espaço
Número de Mensagens : 4122 Idade : 38 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Zarolha Data de inscrição : 04/03/2009
| Assunto: Re: Quem quiser rolar em pista,é só vir até Braga :) março 21st 2010, 23:11 | |
| - jam escreveu:
- O fato pode ser de cordura desde que seja com protecções aprovadas, e que seja completo mesmo que em duas peças. (isto para track day)
As botas não podem ser de cordões. Ahh então isso eu tenho O fato de cabedal.. é a próxima aquisição! |
| | | Lars CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3293 Idade : 38 Localização : Rio Tinto - Porto Mota/Modelo : GSX-R 1000 K8 Data de inscrição : 22/03/2009
| | | | Val CBR 600F
Número de Mensagens : 1047 Idade : 55 Localização : oeiras Mota/Modelo : Famel (fosga-se a mota é linda) Data de inscrição : 11/11/2009
| Assunto: Re: Quem quiser rolar em pista,é só vir até Braga :) março 21st 2010, 23:18 | |
| - Pardal escreveu:
- seguem aqui alguns conselhos do Mario Sobral
(performancetotal.com) acerca da condução em circuito
Para participar num trackday, a única obrigatoriedade mesmo é usar o equipamento adequado e ter a moto em perfeitas condições de segurança, acima de tudo o resto. E para garantir isso, basta alguma atenção do participante. Algumas sugestões:
### MOTO ###
- Verificar o nível do óleo
Em circuito, há uma tendência natural para usar mais rotações que em estrada, por isso é importante o óleo estar no nível aconselhado pelo fabricante, e estar em boas condições.
- Verificar o nível do líquido de refrigeração
Da mesma forma, para garantir o correcto arrefecimento do motor, convém dar-se uma olhada no nível do líquido refrigerante (para motos arrefecidas a àgua) para nos certificarmos que está no nível adequado. Num trackday não é obrigatório a sua substituição, mas em competição deverá trocar-se por água, que não deixa resíduos na pista em caso de queda.
- Verificar o nível do óleo nas bombas de travão e desgaste das pastilhas
Ora se acelerar é importante, conseguir abrandar antes das curvas é ainda mais importante. Uma olhada no nível do óleo das bombas de travão faz-se facilmente, confirma-se que o óleo não está demasiado escuro e usado, e dá-se uma espreitadela às pastilhas dos travões, para confirmar que têm, pelo menos 2/3 da sua vida útil pela frente. De certa forma, quando se começa a evoluir empista, as pastilhas começam a sofrer um desgaste maior do que num andamento normal em estrada, pelo que convém termos a certeza que estas duram um dia de utilização em circuito. Para terem uma ideia, eu consigo que as pastilhas da minha CBR600RR durem até um ano com várias idas à pista, mas um participante de Stocksport 1000 de topo pode ter de trocar a cada corrida !!
- Verificar estado dos pneus
O pneu pode estar relativamente usado ao centro, como é habitual na sua utilização em estrada, mas não pode estar careca. Se tiver um rasto aceitavel para andar em estrada, mesmo que mais gasto ao meio, está óptimo para utilização em pista. Em circuito, são os lados do pneu que se gastam mais do que o centro. Não são precisos pneus racing, qualquer pneu decente de estrada serve perfeitamente para andar em pista, desde que todos tenhamos algum bom senso de não andar a tentar bater recordes com um pneu de uma Pan European feito para durar 40.000 Km... Qualquer pneu desportivo de estrada actual é capaz de ser melhor do que os que usei em competição há 6 anos atrás. Por isso, não usem o pneu como desculpa ;-)
- Atestar depósito.
Mais vale ir com gasolina a mais do que a menos... Um depósito, regra geral, com um andamento vivo em pista, dura uma 1h a 1h15m. Claro que varia com a moto, modo de conduzir, etc... E não se esqueçam de verificar o nível de combustível sempre que sairem de uma sessão. É que mais vale verem que precisam de mais quando saiem da pista, do que quando estão quase a entrar para uma nova sessão...
- Verifiquem a pressão dos pneus antes de entrar em pista.
Regra geral, em pista os pneus aquecem bem mais do que na condução em estrada, e o ar no seu interior aquece também. Desta forma, o ar expande-se mais, o pneu "incha" mais, fica mais "rígido", e ao fim de umas voltas mais rápidas, quando damos gás à saída da curva, ele desliza que parece que passámos por cima de àgua... Vai estar neste TD da revista Motociclismo um camião com profissionais da Metzeler que irão ajudar os menos experientes a colocarem a pressão correcta. E lembrem-se de meter de novo a pressão recomendada para estrada quando voltarem para casa.
Existem, ainda, alguns cuidados que irão garantir uma maior segurança para todos:
- Remover espelhos
Eu sei, eu também os uso SEMPRE em estrada, tal como os piscas, mas em circuito são perigosos. A verdade é que em pista a nossa atenção tem que estar TOTALMENTE concentrada no que se passa à nossa frente, e não no que se passa atrás! E quando vamos com alguma velocidade, um olhar para os espelhos pode ser o suficiente para nos distrairmos e travarmos para a curva 40 metros depois do que devíamos .... Se a vossa moto não permite retirar os espelhos facilmente, cubram-nos com fita autocolante opaca. Em qualquer dos casos, NÃO OLHEM PARA TRÁS !!! Não precisam nunca de olhar para trás num trackday ! (ver conselhos importantes mais abaixo)
- Cobrir zonas vidradas com fita autocolante
Já é raro ver farois e piscas de vidro, mas é altamente recomendado que se cubram as partes vidradas (farois, espelhos, piscas, stop, etc...) com fita autocolante. Em caso de queda (longe vá o agoiro), os pedaços da superficie cortante mantém-se colados à fita, e não se espalham na pista, tornando a limpeza da mesma facilitada para os comissários e evitando supresas desagradáveis aos participantes que passarem naquela zona depois.
- Cobrir o velocímetro.
Já ouvi algumas histórias de pessoas que se distraiam a tentar ver a quanto iam, só para descobrir que o mais importante é saber para ONDE iam... geralmente a gravilha. Importa assim tanto saberem a vossa velocidade ? Fiquem apenas conscientes que, tal como num carro de alta cilindrada numa boa AE, em circuito parece que andamos mais devagar do que realmente andamos...
### PARTICIPANTE ###
- É obrigatória a utilização do seguinte equipamento: 1) Fato completo de cabedal, de 1 ou 2 peças (mas se for de 2 peças, usem o fecho para as unir) 2) Capacete fechado (nunca aberto, desaconselho modulares) 3) Botas (não precisam ser desportivas,podem ser de mototurismo, mas SEM atacadores !) 4) Luvas (de cabedal, de preferência, e com várias protecções e/ou acolchoamentos em zonas críticas) Recomendo a utilização de uma protecção de coluna, para um nível acrescido de segurança. O ideal em termos de conforto é conseguir-se usar uns calções e camisola de licra para facilmente entrar e sair do fato, mas é mesmo só para quem já tiver ou conseguir facilmente esse tipo de vestuário.
- Bebam muita água ao longo do dia. Podem beber sumos, bebidas energéticas (não exagerem nestas, pois alteram a concentração), bebidas desportivas (Gatorade, Isostar, Aquarius, etc..), mas mantenham-se hidratados ! Com aadrenalina e excitação, este é um ponto fácil de descurar, porque até nos esquecemos que temos sede. Mas não esperem por ter sede, vão ingerindo líquidos (sem alcool!) ao longo do dia, para garantirem que não têm quebras de rendimento que vos farão cometer erros em pista. Acreditem, eu aprendi que isto é de facto importante para garantir o melhor dia possível em pista.
- Façam um pequeno aquecimento antes de entrar em pista. Nada complicado, rodem os pulsos, agachem-se afastando os joelhos ao máximo, dêm uns pulinhos, o que for necessário para aquecer pulsos, braços, pernas e virilhas. Adoro quem acha piada quando me vê a fazer isto, mas evita as famosas cãimbras quando entramos em pista, e no dia seguinte evita muitos ais e uis de dorido... Acreditem se quiserem, eu demorei a perceber, mas agora já aprendi que mais vale uns segundos de pseudo-ginástica do que um dia com "um novo andar" no dia seguinte, LOL ! :-)
- Em pista, sobretudo quando nos divertimos, esquecemo-nos de relaxar. É normal, sobretudo nas primeiras vezes. Mas têm de ter consciência de quando estão cansados. Não há problema em sair a meio de uma sessão, descansar um pouco, beber uma água, voltar a andar. Ninguém é obrigado a fazer uma sessão completa. Eu por vezes até já abdiquei de uma ou outra sessão ao final dos dia, para evitar cair por falta de concentração derivada do cansaço. Na recta da meta, relaxem e aproveitem para respirar com calma, para reporem a concentração em ordem antes da volta seguinte.
>>> CONSELHOS MUITO IMPORTANTES ! <<<
1) NUNCA PARAR NA PISTA !!!
Todos sabemos o significado de NUNCA, não sabemos ? Pois em pista NUNCA se deve parar, por razão nenhuma. Se alguém parou, ou caiu, ou avariou, ou ficou sem gasolina. E como ninguém quer cair ou avariar, e verificaram o nível de combustível sempre antes de entrar em pista como indicado acima, não há razão para pararem em pista. Se começar a chover, se virem alguém cair à vossa frente, simplesmente abrandem sem brusquidão, e caso pretendam parar, entrem para as boxes. Raramente há toques entre participantes, mas quando acontencem, derivam quase sempre de alguém que travou de repente ou parou na pista porque viu um amigo cair ou ir até à gravilha, e quem vinha atrás não teve hipótese de travar... NUNCA se pára em pista, é o mesmo que pedir para se levar com outro em cima.
2) NUNCA OLHAR PARA TRÁS - Não se preocupem com o que se passa atrás de vocês. Se vem alguém mais rápido que nós atrás de nós, irá passar-nos e não precisamos de olhar pelos espelhos, basta andarmos certinhos. Os comissários, caso vejam alguém com andamento consideravelmente superior ao nosso, poderão agitar bandeiras azuis. Essas bandeiras NÃO são para nos desviarmos, nem para abrandarmos, são só um aviso de que podemos ser ultrapassados em breve. Desviar ou abrandar é o pior que podem fazer. Imaginem que se desviam para a esquerda, que por acaso era exactamente onde o piloto mais rápido ia a tentar passar nesse momento... Simplesmente deixem-se ir no vosso ritmo normal, sem alterações bruscas. Quem vem atrás, se é mais rápido, vai saber onde vos passar por ver as vossas trajectórias, pontos de travagem, etc... Não compliquem, tentado de repente mostrar que são os maiores e que ninguém vos ultrapassa, mas não tentem facilitar também, pois podem estar a fazer pior. Simplesmente deixem-se ir novosso andamento e trajectórias.
3) BANDEIRAS - Respeitem as bandeiras.
AMARELA - Há um incidente mais à frente, reduzam o andamento de forma a que consigam evitar alguma coisa inesperada. NÂO PRECISAM PARAR !!! Quando o incidente estiver resolvido, serão mostradas bandeiras verdes.
VERMELHA - Interrupção de sessão. A bandeira vermelha indica que devemos abrandar o andamento (SEM PARAR!) e regressar imediatamente às boxes. Sucede geralmente quando é preciso interromper a sessão para desobstrução ou limpeza de pista após um incidente, ou outros problemas.
RISCAS VERMELHAS E AMARELAS (horizontais) - Piso escorregadio. No local onde esta bandeira for agitada, os comissários consideram que as condições de aderência não estão ideiais. Pode ser água, humidade, óleo, areia, etc... Seja como for, abradem o andamento e prestem ainda mais atenção ao piso nesse local.
XADREZ - Fim de sessão. Regressem às boxes.
4) DEIXEM OS PNEUS AQUECER
As 2 primeiras voltas deverão ser efectuadas a um ritmo mais calmo, aumentando gradualmente conforme os pneus forem aquecendo. Já assisti a várias quedas logo na primeira volta (até logo na 2ª curva...) de participantes, que se julgaram o Rossi logo na primeira volta... O piso do circuito tem muita aderência, mas não há milagres com pneus frios...
5) CHEGUEM CEDO
Estou fartinho de ver malta a stressar por chegar tarde, a ir à pressa buscar as credenciais da inscrição, a tirar os espelhos à pressa, a colocar o capacete à pressa, e a esquecer-se de ver a pressão dos pneus, perder a pulseira de participante ou o autocolante para a moto, ou a deixar cair a moto para o lado, ou a simplesmente esquecer-se que foi ali para se divertir. Cheguem cedo, façam tudo com calma. Vão ver que se divertem MUITO mais, quando não estão preocupados em perder os primeiros 10 minutos em pista!
6) NÃO EXAGEREM
Não andem mais se estão cansados, se vêem que estão a cometer demasiados erros, regressem às boxes, há todo um dia e várias sessões para disfrutarem. Se o pneu começa a escorregar, se sentem a travagem começa a ficar esponjosa, se a moto começa a fazer barulhos estranhos, voltem às boxes, verifiquem tudo, e voltem quando se sentirem preparados. Mais vale um minuto a menos de sessão do vários minutos a tentar juntar os bocados de carenagem...
De qualquer forma, vai estar no autódromo um profissional de suspensões (o Augusto, da AG Racing), que irá dar uma ajuda aos participantes que já quiserem extrair mais alguma performance da sua condução em pista, e dois campeões do nosso CNV estarão lá para dar dicas e ajudarem a evoluir a condução dos participantes que assim o desejarem. Vai ainda estar um fotógrafo profissional em acção durante o dia a tirar fotos do evento, para mais tarde recordar :-)
Como é normal, o mais provavel é estarem nervosos antes de entrarem em pista, e nem se vão lembrar de nada do que eu escrevi, mas mantenham pelo menos presente as ideias gerais do que está indicado acima, e terão uma experiência memorável, super divertida, e extremamente viciante. Made By Mario Sobral (performancetotal.com) |
| | | ZéLento CBR 650
Número de Mensagens : 5661 Idade : 104 Localização : Onde menos se espera... Data de inscrição : 27/07/2009
| | | | jam CBR 900RR
Pendura : Anda na moto dela
Número de Mensagens : 12297 Idade : 65 Localização : porto Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA Data de inscrição : 16/02/2009
| | | | zeza CBR 400
Número de Mensagens : 413 Idade : 50 Localização : braga Mota/Modelo : Suzuki Bandit S 600 Data de inscrição : 23/05/2009
| Assunto: Re: Quem quiser rolar em pista,é só vir até Braga :) março 22nd 2010, 02:00 | |
| - jam escreveu:
- Em Braga pode-se rolar em track day com fato de cordura.
Exacto pode-se sim...e neste Evento também. Quanto ás provaveis confusoes,só existirão se os participantes não respeitarem os adversarios em pista,pq haverá regras, comissários nos postos e mais elementos fundamentais...senão era uma balburdia, em primeiro está a segurança de todos os participantes...É uma iniciativa onde todos poderão participar caso o desejem uma vez que foi muito solicitado. Como tal o CAM resolveu abrir as portas para todos se nao houvesse condições acreditem que não se realizaria.Agora confusões haverá sim....loool...mas cá fora..enquanto aguardam a ida para a pista.. pq pelo que sei...vão ser muitos mesmo |
| | | jam CBR 900RR
Pendura : Anda na moto dela
Número de Mensagens : 12297 Idade : 65 Localização : porto Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA Data de inscrição : 16/02/2009
| | | | zeza CBR 400
Número de Mensagens : 413 Idade : 50 Localização : braga Mota/Modelo : Suzuki Bandit S 600 Data de inscrição : 23/05/2009
| | | | jam CBR 900RR
Pendura : Anda na moto dela
Número de Mensagens : 12297 Idade : 65 Localização : porto Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA Data de inscrição : 16/02/2009
| | | | zeza CBR 400
Número de Mensagens : 413 Idade : 50 Localização : braga Mota/Modelo : Suzuki Bandit S 600 Data de inscrição : 23/05/2009
| Assunto: Re: Quem quiser rolar em pista,é só vir até Braga :) março 22nd 2010, 02:19 | |
| - jam escreveu:
- Hoje (ontem, domingo) não te vi lá.
Pois,não vis-te não...loool..mas se fores no proximo Track Day e provas de Acelaração (proximo domingo)do Tuning,estou lá de certeza... baldei-me estava um dia tão lindo para rolarrrrrrrrrrr que aproveitei É que eu faço fixo um domingo por mes...e chega a uma altura que tb satura... aí sim..é que há grandes confusões e porrada... |
| | | jam CBR 900RR
Pendura : Anda na moto dela
Número de Mensagens : 12297 Idade : 65 Localização : porto Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA Data de inscrição : 16/02/2009
| | | | zeza CBR 400
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