|
| Autor | Mensagem |
---|
Pardal CBR 600F3
Número de Mensagens : 2310 Idade : 47 Localização : Baixa da Banheira Mota/Modelo : Aprilia RSV MILLE R Data de inscrição : 29/09/2008
| Assunto: Condução em pista outubro 26th 2009, 16:57 | |
| seguem aqui alguns conselhos do Mario Sobral (performancetotal.com) acerca da condução em circuito
Para participar num trackday, a única obrigatoriedade mesmo é usar o equipamento adequado e ter a moto em perfeitas condições de segurança, acima de tudo o resto. E para garantir isso, basta alguma atenção do participante. Algumas sugestões:
### MOTO ###
- Verificar o nível do óleo
Em circuito, há uma tendência natural para usar mais rotações que em estrada, por isso é importante o óleo estar no nível aconselhado pelo fabricante, e estar em boas condições.
- Verificar o nível do líquido de refrigeração
Da mesma forma, para garantir o correcto arrefecimento do motor, convém dar-se uma olhada no nível do líquido refrigerante (para motos arrefecidas a àgua) para nos certificarmos que está no nível adequado. Num trackday não é obrigatório a sua substituição, mas em competição deverá trocar-se por água, que não deixa resíduos na pista em caso de queda.
- Verificar o nível do óleo nas bombas de travão e desgaste das pastilhas
Ora se acelerar é importante, conseguir abrandar antes das curvas é ainda mais importante. Uma olhada no nível do óleo das bombas de travão faz-se facilmente, confirma-se que o óleo não está demasiado escuro e usado, e dá-se uma espreitadela às pastilhas dos travões, para confirmar que têm, pelo menos 2/3 da sua vida útil pela frente. De certa forma, quando se começa a evoluir empista, as pastilhas começam a sofrer um desgaste maior do que num andamento normal em estrada, pelo que convém termos a certeza que estas duram um dia de utilização em circuito. Para terem uma ideia, eu consigo que as pastilhas da minha CBR600RR durem até um ano com várias idas à pista, mas um participante de Stocksport 1000 de topo pode ter de trocar a cada corrida !!
- Verificar estado dos pneus
O pneu pode estar relativamente usado ao centro, como é habitual na sua utilização em estrada, mas não pode estar careca. Se tiver um rasto aceitavel para andar em estrada, mesmo que mais gasto ao meio, está óptimo para utilização em pista. Em circuito, são os lados do pneu que se gastam mais do que o centro. Não são precisos pneus racing, qualquer pneu decente de estrada serve perfeitamente para andar em pista, desde que todos tenhamos algum bom senso de não andar a tentar bater recordes com um pneu de uma Pan European feito para durar 40.000 Km... Qualquer pneu desportivo de estrada actual é capaz de ser melhor do que os que usei em competição há 6 anos atrás. Por isso, não usem o pneu como desculpa ;-)
- Atestar depósito.
Mais vale ir com gasolina a mais do que a menos... Um depósito, regra geral, com um andamento vivo em pista, dura uma 1h a 1h15m. Claro que varia com a moto, modo de conduzir, etc... E não se esqueçam de verificar o nível de combustível sempre que sairem de uma sessão. É que mais vale verem que precisam de mais quando saiem da pista, do que quando estão quase a entrar para uma nova sessão...
- Verifiquem a pressão dos pneus antes de entrar em pista.
Regra geral, em pista os pneus aquecem bem mais do que na condução em estrada, e o ar no seu interior aquece também. Desta forma, o ar expande-se mais, o pneu "incha" mais, fica mais "rígido", e ao fim de umas voltas mais rápidas, quando damos gás à saída da curva, ele desliza que parece que passámos por cima de àgua... Vai estar neste TD da revista Motociclismo um camião com profissionais da Metzeler que irão ajudar os menos experientes a colocarem a pressão correcta. E lembrem-se de meter de novo a pressão recomendada para estrada quando voltarem para casa.
Existem, ainda, alguns cuidados que irão garantir uma maior segurança para todos:
- Remover espelhos
Eu sei, eu também os uso SEMPRE em estrada, tal como os piscas, mas em circuito são perigosos. A verdade é que em pista a nossa atenção tem que estar TOTALMENTE concentrada no que se passa à nossa frente, e não no que se passa atrás! E quando vamos com alguma velocidade, um olhar para os espelhos pode ser o suficiente para nos distrairmos e travarmos para a curva 40 metros depois do que devíamos .... Se a vossa moto não permite retirar os espelhos facilmente, cubram-nos com fita autocolante opaca. Em qualquer dos casos, NÃO OLHEM PARA TRÁS !!! Não precisam nunca de olhar para trás num trackday ! (ver conselhos importantes mais abaixo)
- Cobrir zonas vidradas com fita autocolante
Já é raro ver farois e piscas de vidro, mas é altamente recomendado que se cubram as partes vidradas (farois, espelhos, piscas, stop, etc...) com fita autocolante. Em caso de queda (longe vá o agoiro), os pedaços da superficie cortante mantém-se colados à fita, e não se espalham na pista, tornando a limpeza da mesma facilitada para os comissários e evitando supresas desagradáveis aos participantes que passarem naquela zona depois.
- Cobrir o velocímetro.
Já ouvi algumas histórias de pessoas que se distraiam a tentar ver a quanto iam, só para descobrir que o mais importante é saber para ONDE iam... geralmente a gravilha. Importa assim tanto saberem a vossa velocidade ? Fiquem apenas conscientes que, tal como num carro de alta cilindrada numa boa AE, em circuito parece que andamos mais devagar do que realmente andamos...
### PARTICIPANTE ###
- É obrigatória a utilização do seguinte equipamento: 1) Fato completo de cabedal, de 1 ou 2 peças (mas se for de 2 peças, usem o fecho para as unir) 2) Capacete fechado (nunca aberto, desaconselho modulares) 3) Botas (não precisam ser desportivas,podem ser de mototurismo, mas SEM atacadores !) 4) Luvas (de cabedal, de preferência, e com várias protecções e/ou acolchoamentos em zonas críticas) Recomendo a utilização de uma protecção de coluna, para um nível acrescido de segurança. O ideal em termos de conforto é conseguir-se usar uns calções e camisola de licra para facilmente entrar e sair do fato, mas é mesmo só para quem já tiver ou conseguir facilmente esse tipo de vestuário.
- Bebam muita água ao longo do dia. Podem beber sumos, bebidas energéticas (não exagerem nestas, pois alteram a concentração), bebidas desportivas (Gatorade, Isostar, Aquarius, etc..), mas mantenham-se hidratados ! Com aadrenalina e excitação, este é um ponto fácil de descurar, porque até nos esquecemos que temos sede. Mas não esperem por ter sede, vão ingerindo líquidos (sem alcool!) ao longo do dia, para garantirem que não têm quebras de rendimento que vos farão cometer erros em pista. Acreditem, eu aprendi que isto é de facto importante para garantir o melhor dia possível em pista.
- Façam um pequeno aquecimento antes de entrar em pista. Nada complicado, rodem os pulsos, agachem-se afastando os joelhos ao máximo, dêm uns pulinhos, o que for necessário para aquecer pulsos, braços, pernas e virilhas. Adoro quem acha piada quando me vê a fazer isto, mas evita as famosas cãimbras quando entramos em pista, e no dia seguinte evita muitos ais e uis de dorido... Acreditem se quiserem, eu demorei a perceber, mas agora já aprendi que mais vale uns segundos de pseudo-ginástica do que um dia com "um novo andar" no dia seguinte, LOL ! :-)
- Em pista, sobretudo quando nos divertimos, esquecemo-nos de relaxar. É normal, sobretudo nas primeiras vezes. Mas têm de ter consciência de quando estão cansados. Não há problema em sair a meio de uma sessão, descansar um pouco, beber uma água, voltar a andar. Ninguém é obrigado a fazer uma sessão completa. Eu por vezes até já abdiquei de uma ou outra sessão ao final dos dia, para evitar cair por falta de concentração derivada do cansaço. Na recta da meta, relaxem e aproveitem para respirar com calma, para reporem a concentração em ordem antes da volta seguinte.
>>> CONSELHOS MUITO IMPORTANTES ! <<<
1) NUNCA PARAR NA PISTA !!!
Todos sabemos o significado de NUNCA, não sabemos ? Pois em pista NUNCA se deve parar, por razão nenhuma. Se alguém parou, ou caiu, ou avariou, ou ficou sem gasolina. E como ninguém quer cair ou avariar, e verificaram o nível de combustível sempre antes de entrar em pista como indicado acima, não há razão para pararem em pista. Se começar a chover, se virem alguém cair à vossa frente, simplesmente abrandem sem brusquidão, e caso pretendam parar, entrem para as boxes. Raramente há toques entre participantes, mas quando acontencem, derivam quase sempre de alguém que travou de repente ou parou na pista porque viu um amigo cair ou ir até à gravilha, e quem vinha atrás não teve hipótese de travar... NUNCA se pára em pista, é o mesmo que pedir para se levar com outro em cima.
2) NUNCA OLHAR PARA TRÁS - Não se preocupem com o que se passa atrás de vocês. Se vem alguém mais rápido que nós atrás de nós, irá passar-nos e não precisamos de olhar pelos espelhos, basta andarmos certinhos. Os comissários, caso vejam alguém com andamento consideravelmente superior ao nosso, poderão agitar bandeiras azuis. Essas bandeiras NÃO são para nos desviarmos, nem para abrandarmos, são só um aviso de que podemos ser ultrapassados em breve. Desviar ou abrandar é o pior que podem fazer. Imaginem que se desviam para a esquerda, que por acaso era exactamente onde o piloto mais rápido ia a tentar passar nesse momento... Simplesmente deixem-se ir no vosso ritmo normal, sem alterações bruscas. Quem vem atrás, se é mais rápido, vai saber onde vos passar por ver as vossas trajectórias, pontos de travagem, etc... Não compliquem, tentado de repente mostrar que são os maiores e que ninguém vos ultrapassa, mas não tentem facilitar também, pois podem estar a fazer pior. Simplesmente deixem-se ir novosso andamento e trajectórias.
3) BANDEIRAS - Respeitem as bandeiras.
AMARELA - Há um incidente mais à frente, reduzam o andamento de forma a que consigam evitar alguma coisa inesperada. NÂO PRECISAM PARAR !!! Quando o incidente estiver resolvido, serão mostradas bandeiras verdes.
VERMELHA - Interrupção de sessão. A bandeira vermelha indica que devemos abrandar o andamento (SEM PARAR!) e regressar imediatamente às boxes. Sucede geralmente quando é preciso interromper a sessão para desobstrução ou limpeza de pista após um incidente, ou outros problemas.
RISCAS VERMELHAS E AMARELAS (horizontais) - Piso escorregadio. No local onde esta bandeira for agitada, os comissários consideram que as condições de aderência não estão ideiais. Pode ser água, humidade, óleo, areia, etc... Seja como for, abradem o andamento e prestem ainda mais atenção ao piso nesse local.
XADREZ - Fim de sessão. Regressem às boxes.
4) DEIXEM OS PNEUS AQUECER
As 2 primeiras voltas deverão ser efectuadas a um ritmo mais calmo, aumentando gradualmente conforme os pneus forem aquecendo. Já assisti a várias quedas logo na primeira volta (até logo na 2ª curva...) de participantes, que se julgaram o Rossi logo na primeira volta... O piso do circuito tem muita aderência, mas não há milagres com pneus frios...
5) CHEGUEM CEDO
Estou fartinho de ver malta a stressar por chegar tarde, a ir à pressa buscar as credenciais da inscrição, a tirar os espelhos à pressa, a colocar o capacete à pressa, e a esquecer-se de ver a pressão dos pneus, perder a pulseira de participante ou o autocolante para a moto, ou a deixar cair a moto para o lado, ou a simplesmente esquecer-se que foi ali para se divertir. Cheguem cedo, façam tudo com calma. Vão ver que se divertem MUITO mais, quando não estão preocupados em perder os primeiros 10 minutos em pista!
6) NÃO EXAGEREM
Não andem mais se estão cansados, se vêem que estão a cometer demasiados erros, regressem às boxes, há todo um dia e várias sessões para disfrutarem. Se o pneu começa a escorregar, se sentem a travagem começa a ficar esponjosa, se a moto começa a fazer barulhos estranhos, voltem às boxes, verifiquem tudo, e voltem quando se sentirem preparados. Mais vale um minuto a menos de sessão do vários minutos a tentar juntar os bocados de carenagem...
De qualquer forma, vai estar no autódromo um profissional de suspensões (o Augusto, da AG Racing), que irá dar uma ajuda aos participantes que já quiserem extrair mais alguma performance da sua condução em pista, e dois campeões do nosso CNV estarão lá para dar dicas e ajudarem a evoluir a condução dos participantes que assim o desejarem. Vai ainda estar um fotógrafo profissional em acção durante o dia a tirar fotos do evento, para mais tarde recordar :-)
Como é normal, o mais provavel é estarem nervosos antes de entrarem em pista, e nem se vão lembrar de nada do que eu escrevi, mas mantenham pelo menos presente as ideias gerais do que está indicado acima, e terão uma experiência memorável, super divertida, e extremamente viciante. Made By Mario Sobral (performancetotal.com) |
| | | Pardal CBR 600F3
Número de Mensagens : 2310 Idade : 47 Localização : Baixa da Banheira Mota/Modelo : Aprilia RSV MILLE R Data de inscrição : 29/09/2008
| Assunto: Re: Condução em pista outubro 26th 2009, 17:00 | |
| Assumindo que vamos gastar algum dinheiro, mas só algum, para fazer uns trackdays... Verificações recomendadas: - Nível do óleo (convém estar mesmo novo, pois é o sangue do coração da mota)
- Nível da água - Pastilhas de travão, especialmente as frontais (se estiverem perto dos 50% devem ser substituídas, dependendo do andamento)
- Folga/estado da corrente e pinhão+cremalheira (levar óleo para aplicar depois das primeiras voltas, enquanto está quente)
- Estado dos pneus - Pressão dos pneus (baixar para cerca de 30psi, para compensar o aquecimento extra)
- Carga da bateria (se possível deixem a carregar nas 24h anteriores) - Verificar se o acelerador roda e volta ao sitio livremente, ver se os punhos não deslizam - Verificar se os avanços e as peseiras estão bem apertados, pois é neles que vamos andar pendurados... - Procurar fugas em toda a mota, pois uma pequena fuga de oleo de travão pode levar a um grave acidente, e uma pequena fuga de óleo no motor pode enviar um motor para a sucata - Verificar se as carenagens e outros plásticos ou peças estão bem apertados, pois ninguém quer levar com uma carenagem lateral ou uma ponteira de escape em cima... - Nunca esquecer que uma mota para andar em pista tem de estar sempre a 100%, pois é essa a confiança que tem de nos transmitir. Alterações "de graça" recomendadas:
- Remover piscas e espelhos - Remover avisadores das peseiras - Desligar/desconectar as luzes - Cobrir os "vidros" com algum tipo de fita cola (é obrigatório com algumas organizações, devia ser com todas) para evitar que se espalhem na pista no caso de haver uma queda
Material facultativo recomendado: - Linhas de travão em malha de aço ou equivalente Não ESQUECER: - Chave da mota - Bidão/Jerry-can gasolina - Alguma ferramenta para algum ajuste que possa ser necessário, ou se vão fazer as alterações na própria pista (espelhos,etc.) - Fita adesiva, para quem vai fazer as alterações na própria pista (tapar os vidros, etc.) |
| | | Mikas CBR 600F
Número de Mensagens : 1259 Idade : 46 Localização : Sintra Mota/Modelo : CBR 600rr 09 Data de inscrição : 20/05/2009
| Assunto: Re: Condução em pista outubro 26th 2009, 21:39 | |
| Bem grande testamento!!!!! Eu sabia que existiam muitas exigências, não sabia é que eram tantas!!! |
| | | jam CBR 900RR
Pendura : Anda na moto dela
Número de Mensagens : 12297 Idade : 65 Localização : porto Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA Data de inscrição : 16/02/2009
| Assunto: Re: Condução em pista outubro 26th 2009, 21:52 | |
| E não se esqueçam de levar muitas garrafas de água, então se fôr verão, mais ainda. Pode acontecer que a água acabe no bar e é a única coisa que apetece beber. |
| | | Carbontech CBR 600F
Número de Mensagens : 1003 Idade : 47 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Aprilia RSV4R '10 Data de inscrição : 26/12/2008
| Assunto: Re: Condução em pista outubro 26th 2009, 22:36 | |
| - Mikas escreveu:
- Bem grande testamento!!!!! Eu sabia que existiam muitas exigências, não sabia é que eram tantas!!!
A gd maioria do q ai está são conselhos do Mario para uma facil entrada em circuito, as exigencias resumem-se ao equipamento pessoal e pequenos retoques na moto (fita adesiva nos vidros), comparencia nos briefing's e posterior respeito pelas regras q forem impostas! |
| | | Shinya Nakano CBR 400RR
Número de Mensagens : 523 Idade : 59 Localização : LISBOA Mota/Modelo : HONDA CBR 600RR 2009 Data de inscrição : 31/05/2009
| | | | SbKrR CBR 600F4i
Pendura : O meu PIT adoraria :)
Número de Mensagens : 3262 Idade : 40 Localização : Torres Novas Home/ STR Work Mota/Modelo : Actual: Honda Cbr 954 RR Sc50 ex-Suzuki Bandit 600N;ex- Sachs V5;ex- Zundapp Z3 Data de inscrição : 27/06/2009
| | | | MORALEZ CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3534 Idade : 42 Localização : PAÇO DE ARCOS Mota/Modelo : CBR 1000RR FIREBLADE Data de inscrição : 21/10/2008
| Assunto: Re: Condução em pista novembro 27th 2009, 15:22 | |
| É mesmo preciso é gasolina para a mota andar e kit de unhas para andar lá dentro!!! |
| | | DiogoZR CBR 400RR
Número de Mensagens : 725 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 RR 2005 Azul (Like No Other!) Data de inscrição : 24/11/2009
| Assunto: Re: Condução em pista novembro 27th 2009, 15:50 | |
| sim senhor aqui estão uns optimos conselhos, eu por acaso não fazia a minima ideia de alguns deles. Nunca fui a um track day nem tenho neste momento material para o fazer. Mas espero que para o ano consiga adquirir o material necessário (roupa e etc.) para poder disfrutar dum dia tão emocionante como esse. Abraços. |
| | | Conteúdo patrocinado
| | | | |
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| Últimos assuntos | » Cbr 600f4 do ano 1999novembro 17th 2024, 11:04 por F1CT1C10U5» Para quando?novembro 16th 2024, 19:52 por sasnag» "Morreram Todos" CBR 1100xx novembro 13th 2024, 11:21 por F1CT1C10U5» Ottocast Lite C5 vale a pena ?outubro 31st 2024, 17:05 por parchao» Trackday 12 Maio Estoril outubro 7th 2024, 20:43 por sasnag» Vamos rir!! Anedotas&companhiasetembro 26th 2024, 12:45 por F1CT1C10U5» Indicador de mudança F3agosto 29th 2024, 15:17 por PMina» Vibração agosto 13th 2024, 23:07 por JoelAntunes» Tópico dos desabafosagosto 6th 2024, 09:16 por Paulo Laia-HULK» Temperatura Cbr 600RR 06julho 18th 2024, 10:05 por pbmonteiro84» Lacar jantes! Onde?julho 17th 2024, 15:05 por Diogo Magalhães» Tensor de corrente CBR 1000fjunho 8th 2024, 11:07 por Gphillip» Honda Cbr 954 Não liga Retificador ou Stator?junho 8th 2024, 11:03 por Gphillip» Pastilhas de travão junho 4th 2024, 11:06 por pbmonteiro84» Onde comprar amortecedor de direçãojunho 3rd 2024, 16:10 por Paulo Laia-HULK» Estranha avariajunho 3rd 2024, 16:06 por Paulo Laia-HULK» Manual de Alterações de caraterísticas maio 29th 2024, 22:55 por M.Afonso» CBR 1100 XX Temperaturamaio 23rd 2024, 22:18 por leao» Honda CBR 1000F - estava a passar pelos 200km/h quando...maio 3rd 2024, 12:19 por luisr320@gmail.com» Descubra a beleza de Ponte da Barca: Um passeio encantador pelo coração do Minhoabril 26th 2024, 07:20 por parchao» Cbr 600f4i 2007abril 22nd 2024, 15:06 por Paulo Laia-HULK» MotoGP Portimão Março 2024abril 17th 2024, 10:47 por Paulo Laia-HULK» manomtero fuel cbr 600 f2abril 12th 2024, 17:57 por PSonic» Natureza SELVAGEM : QUEDAS de Água do Gerês Xurésabril 7th 2024, 14:09 por parchao» Motovloggers em Evolução: Desconstruindo Hábitosmarço 26th 2024, 15:52 por PSonic |
novembro 2024 | Seg | Ter | Qua | Qui | Sex | Sáb | Dom |
---|
| | | | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | | Calendário |
|
Quem está conectado? | Há 778 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 778 visitantes :: 3 motores de busca
Nenhum
O recorde de usuários online foi de 2383 em novembro 22nd 2020, 14:41
|
|