A Universidade de British Columbia em Vancouver, Canadá, está há três anos a desenvolver um novo tipo de capacete, que irá permitir diminuir as lesões causadas por colisões na cabeça. O Pro-Neck-Tor é um novo tipo de capacete que já estará na mira dos grandes fabricantes, de um dos mais importantes acessórios de segurança que um motociclista pode ter.
O funcionamento do Pro-Neck-Tor é algo complicado de explicar por palavras, mas, se pensarmos num capacete dentro de outro capacete maior, com umas “guias” para deslizar absorvendo assim a força inicial do impacto, ficamos com uma ideia bastante fiel do seu funcionamento. Ou seja, a ideia base deste novo tipo de capacete é permitir que seja o capacete exterior a absorver a força cinética do impacto, dessa forma conseguindo mover, ou guiar, o nosso pescoço, de tal forma que consegue reduzir o impacto que essa força tem no nosso corpo.
A Universidade, após os três anos de pesquisa e desenvolvimento que já referimos, parece estar no bom caminho, pois já conseguiu receber uma bolsa adicional de fundos no valor de 150.000 dólares americanos, para continuar o desenvolvimento do Pro-Neck-Tor a tal ponto que consiga ser produzido em massa.
Para quem deseje saber mais sobre esta inovação que ainda está em desenvolvimento, a Universidade de British Columbia criou um site dedicado ao Pro-Neck-Tor em www.pronecktor.com .
Fisioterapeuta CBR 600RR
Pendura : Espaço
Número de Mensagens : 4122 Idade : 38 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Zarolha Data de inscrição : 04/03/2009