Como
a MOTOCICLISMO já tinha adiantado, a Moto Morini apresentou em Milão a
versão supermotard da sua maxi-trail Granpasso, denominando esta nova
versão de Granferro 1200. Peças em carbono e marcas conceituadas
juntaram-se para criar uma moto que promete diversão a cada “rodar de
punho”.
Como muitas das novas motos apresentadas pela Moto
Morini, a Granferro 1200 foi desenhada por Rodolfo Frascoli, da casa de
design Marabese, tendo aproveitado o quadro em aço tubular tipo treliça
para destacar as qualidades mais desportivas deste novo modelo.
Instalado
no quadro criado pela Verlicchi Racing encontramos um motor
bicilíndrico Bialbero CorsaCorta de 1187 cc que, de acordo com a marca,
desenvolve 125 cv à cambota às 8500 rpm para um binário máximo de 11,4
kgm às 7000 rpm. A Moto Morini não se esqueceu de nenhum pormenor,
tendo instalado uma injecção integrada da Magnetti Marelli e um sistema
de embraiagem deslizante para quem procura uma condução mais desportiva.
Em
termos de ciclística a Moto Morini não podia fazer muito mais, montando
à frente uma forquilha invertida Marzocchi Magnum com bainhas de 50 mm
e, atrás, um monoshock de montagem lateral proveniente da Öhlins
completa o conjunto. Tanto à frente como atrás os amortecedores são
totalmente reguláveis.
Na travagem, mais uma vez encontramos
elementos de grande qualidade como as pinças Brembo monobloco, que
mordem dois discos de 320 mm à frente e um disco de 255 mm atrás. As
bombas radiais ajudam a que a sensação e o tacto dados na manete de
travão permitam controlar toda a potência que se espera de um conjunto
deste tipo.
Outra das características a destacar nesta Granferro
1200 é o braço oscilante derivado da sua “irmã” Granpasso, fabricado
através de um inovador processo de “hydroforming”, que permite moldar
as peças através da pressão hidráulica e sem recorrer às normais
soldaduras. As vantagens são um menor peso, mas principalmente, uma
maior rigidez estrutural.
O
depósito de combustível é maior do que os normalmente utilizados em
motos supermotard, mas esta peça criada pela Acerbis conta com
capacidade para armazenar 27 litros de combustível, garantindo assim
uma autonomia difícil de igual por qualquer das suas concorrentes.
A
Moto Morini ainda deu aquele toque “italiano” à Granferro 1200, como,
por exemplo, o guarda-lamas de frente em carbono que incorpora a luz de
mínimos. De resto as peças em carbono foram utilizadas em mais locais,
como nas pequenas carenagens laterais ou ainda, no guarda-lamas
traseiro. As jantes de liga leve de 17’’ completam a Granferro 1200.
Sem
dúvida que a Moto Morini Granferro 1200 irá conquistar muitos adeptos,
com a sua dupla óptica à frente e as suas duas novas ponteiras atrás a
destacarem-na das demais supermotard.