O espanhol Toni Elías ainda não anunciou os seus planos para o Campeonato do Mundo de 2010, mas esta semana esteve a testar com a máquina da Moriwaki Moto2 em Valência. O teste pós Grande Prémio Generali da Comunidade Valenciana desta semana em Valência viu vários pilotos testarem novo material e novas motos, com Toni Elías a juntar-se aos ensaios no Circuito Ricardo Tormo pela mão de Fausto Gresini, que lhe deu a oportunidade de avaliar o protótipo Gresini Moriwaki Moto2.
Apesar de ter terminado o ano em sétimo no MotoGP, Elías não conseguiu manter o lugar na San Carlo Honda Gresini na categoria rainha devido à chegada de Marco Simoncelli e ao regresso de Marco Melandri à formação satélite, mas Elías pode continuar a ser piloto da Gresini em 2010 na nova classe de Moto2.
Em colaboração com a nipónica Moriwaki, Gresini testou a Moto2 com o piloto de testes Xavier Simeon esta semana em Valência e na tarde de terça-feira foi a vez de Elías também apreciar as capacidades da nova máquina.
Após o primeiro contacto com a moto Elías falou do futuro dizendo: “Ainda não está claro, estamos em negociações, mas tenho contrato com a Gresini até ao final de Novembro.” Referindo-se ao teste de forma geral disse: “O Fausto deu-me a oportunidade de testes a Moto2 na terça-feira e na quarta-feira apenas para minha informação e da Moriwaki. Gostei mesmo da moto, é mais lenta que uma MotoGP, mas é divertida e foi uma boa experiência.”
O patrão da Gresini disse na terça-feira: “Na Moto2 fizemos mais testes esta manhã com o Simeon para lhe darmos mais tempo com a moto e para ver o quão bom é o miúdo e depois, de tarde, deixámos o Elías rodar já que temos um pré contrato com ele até ao final de Novembro. Ele ficou contente por rodar na moto e os seus tempos por volta foram bons. É claro que não é uma máquina de MotoGP, mas tenho de admitir que está a abordar o projecto com muito entusiasmo.”