Pardal CBR 600F3
Número de Mensagens : 2310 Idade : 47 Localização : Baixa da Banheira Mota/Modelo : Aprilia RSV MILLE R Data de inscrição : 29/09/2008
| Assunto: Piaggio está a preparar uma MP3 híbrida junho 22nd 2009, 13:37 | |
|
A Piaggio está a preparar-se para apresentar ao mercado uma scooter híbrida, que irá revolucionar a forma como pensamos a mobilidade dentro das nossas cidades. As últimas afinações já estão em curso, e o lançamento está para breve.
A nova MP3 híbrida não é apenas uma scooter com dois motores! Trata-se de uma grande inovação, que visa unir o melhor que os dois mundos – o dos motores a combustão e o dos motores eléctricos – têm para nos oferecer. Espera-se uma autonomia bastante maior do que actualmente podemos encontrar nas scooters eléctricas e, por outro lado, uma redução das emissões poluentes.
Graças a esta tecnologia única no mundo, a MP3 híbrida reduz em mais de 50% (em relação à média das outras scooters) o consumo de combustível, e, nos mesmos valores, o volume de emissões poluentes.
A Piaggio MP3 híbrida adopta uma solução de interligação entre o motor eléctrico e o motor a combustão, tanto ao nível mecânico como ao nível electrónico. Assim, o funcionamento torna-se bastante “simples”. O motor a combustão funciona como um motor normal, a quatro tempos, e que oferece óptimas prestações, baixos consumos e, claro, uma grande autonomia. Durante o seu funcionamento, as baterias da parte eléctrica são recarregadas. O motor eléctrico, por sua vez, é mais utilizado dentro das zonas citadinas, onde o habitual “pára-arranca” obriga a um aumento dos consumos, e consequentemente maior poluição. Assim, o motor eléctrico entra em funcionamento, aumentando as prestações da MP3 híbrida até mais 85% nos metros iniciais.
Mas a melhor novidade é a possibilidade de escolher entre só utilizar um dos motores. Podemos assim passar a circular com uma MP3 totalmente “emissões zero”! E se a carga das baterias ficar demasiado em baixo, não há problema, pois basta carregar num botão, e o motor a combustão entra imediatamente em funcionamento, terminando com qualquer problema de autonomia que tenhamos.
Em situações de travagem e desaceleração, as baterias da MP3 híbrida também são recarregadas, acumulando energia, enquanto os outros motores a perdem.
O tempo de carga das baterias é de 3 horas, através da rede eléctrica normal. O nível de carga encontra-se sempre à vista do utilizador, através de um indicador no painel de instrumentos, e as baterias encontram-se colocadas por debaixo do assento, o que acaba por “roubar” algum espaço de arrumação.
A Piaggio prepara-se assim para lançar no mercado uma nova tecnologia, que poderá mudar definitivamente a forma como pensamos a mobilidade nas nossas cidades.
MADE IN MOTOCICLISMO
|
|