.
Os 90.000 espectadores presentes em Montmeló foram testemunhas de impressionante duelo na corrida de MotoGP deste domingo, com os dois protagonistas a lutarem pela vitória ao longo das 25 voltas, com o Campeão do Mundo Valentino Rossi a terminar quase sem folego depois do triunfo conquistado na última curva.
Cruzando a linha de meta com menos de um décimo de segundo de vantagem sobre o companheiro de equipa na Fiat Yamaha, Rossi exclamou: “Em italiano diria apenas 'Mamma Mia!' Esta luta com o Lorenzo foi muito, muito renhida. As nossas duas motos estão muito bem afinadas e tínhamos o mesmo ritmo, pelo que sabia que íamos chegar ao final da corrida assim, o que foi fantástico.”
A estrela italiana continuou: “Foi uma grande corrida e sabemos que o Lorenzo está muito forte, por isso para o tentarmos bater no futuro temos de estar a 100% Estou contente com o dia de hoje e a minha 99ª vitória em GPs. Foi muito importante conseguir este triunfo aqui em Barcelona, mais do que apenas 25 pontos porque, para mim, para a minha equipa e para o público foi verdadeiramente fantástico. Creio que foi um espectáculo inacreditável.”
Lorenzo foi humilde e mostrou desportivismo na derrota: “Não é o mesmo que um triunfo, mas um segundo lugar é muito bom para nós porque significa que estamos consistentes, o que não aconteceu no ano passado. Para ser franco, o Valentino foi mais corajoso que eu e ultrapassou-me na última curva porque não fechei o suficiente a trajectória e ele ganhou.”
O jovem espanhol acrescentou: “Dou-lhe os parabéns por esta vitória. Tentei ser corajoso e onde vi margem ataquei. Apesar de termos perdido sabemos que há muitas corridas até ao final da época.”
Com os companheiros de equipa da Yamaha empatados em primeiro, em conjunto com Casey Stoner, já se começa a pensar no próximo embate no Dutch TT Assen.
Rossi admitiu que precisa de algum descanso antes da próxima corrida, comentando: “Temos de testar na segunda-feira, trabalhar arduamente na moto e depois tenho de descansar. Tenho um pequeno problema no pescoço e tenho de ficar em casa, na minha cama, relaxar e esperar para estar pronto para a esperada luta de Assen.”
Já Lorenzo falou de objectivos: “Assen é a minha pista preferida, pelo que estou desejoso por lá ir, espero que para apresentar bons tempos por volta nos treinos e depois voltar a correr como hoje.”