|
| Autor | Mensagem |
---|
PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4075 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
| Assunto: Motor a bater? setembro 9th 2021, 09:48 | |
| Olá maltinha,
Parece que continuo a ter mais pena da mota, que nem é minha, que o proprio dono.
Historio mto breve desta mota:
- Qd ele a comprou vi o oleo e ja estava preto, avisei logo para tratar da revisao urgentemente mas nada fez
- Depois saiu do país em trabalho e n sei q raio lhe passou pela cabeça e deixou a mota com um conhecido/amigo por praticamente 2 anos. Durante esse periodo a mota passou por mim algumas vezes na estrada. Entretanto ele recebe um telefonema de alguem a dizer q viu a mota dele sem carenagens nem nada, veio logo de frança ver o q se passava. O rapaz diz que avariou e nao pega mais e ia abrir o motor para ver o que se passava
- Fulo da vida leva a mota para casa, com diversos danos nas carenagens, pisa-pes partido, entre outros danos. De facto a mota n pegava mas dava a volta. La andei de volta dela e o problema estava nas velas que estavam uma lastima. Colocadas novas e trocada a gasolina que estava no deposito e a mota pegou
- Eis que entretanto surge o primeiro problema, pouco depois de aquecer dava-se uma ligeira subida de rpm e algo começava a fazer barulho (video 1 e 2). Pelo barulho parecia corrente/tensor, durante uns tempos fazia smp isso q a frio tudo ok e depois de quente e acelerar um pouco la aparecia o barulho.
- O oleo estava super preto entao fez-se a revisao, e nem imaginam a massa q estava aquele oleo. Pelos meus registos o fulano a quem ele deixou a mota fez perto de 10k com o mm oleo qd o meu cunhado a comprou. Ou seja, este motor pelo menos já devia ter tido 3 mudas de oleo desde a compra e n teve nenhuma. Tb estavam limalhas no iman do bujão.
- Nisto a mota deixou de fazer aquele barulho do tensor, mas no entanto foi para a oficina para colocar um novo. Esta mota no inicio da vida dela devia ter ido a um recall e não foi (mas alguem marcou no sistema da Suzuki que fez), foi possivel descobrir isso pq o primeiro tensor que mandaram era o PN corrigido e não dava na mota pois nesse recall tb eram trocadas as guias por outras, foi para trás e mandaram o de fabrica.
- Depois de pronta fui buscar a mota, n estava perfeito pois ainda se ouvia um ligeiro ruido vindo da corrente mas algo normal tendo em conta os km q tem e o estado que ja devem estar as guias. A caminho de casa passado uns 5km começo a ouvir um bater cada vez mais forte. Na estrada onde estava n podia parar (e a mota estava sem seguro) continuei por mais 1km +/- sem puxar. Assim que pude sair desliguei logo o motor e levei a pé q ja estava perto, o motor nunca foi abaixo.
O barulho n me parece do mesmo tipo que antes, obviamente que o motor tem q ser aberto para ver o que realmente o q se passa. Mas de ouvido há algum pre-diagnostico? O mecanico disse que pode ser so as guias que se foram todas e agora ta a bater por todo o lado, ou mais grave como biela/bronzina de ter andado tanto tempo com um oleo em pessimo estado e n lubrificou. Que tendo o motor aberto é smp de aproveitar dar uma geral. Como podem ver o motor pega impecavel e fica super estavel (video 3), mas algo bate.
video 1 e 2 https://sendvid.com/h7tvy3qr https://sendvid.com/9abeouz6
video 3 https://sendvid.com/sb9qkj2h |
| | | pbmonteiro84 CBR 500R
Pendura : Mini - Monteiro
Número de Mensagens : 857 Idade : 40 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR954RR - Ex CB125F (2anos - 22116km) Data de inscrição : 08/05/2017
| Assunto: Re: Motor a bater? setembro 9th 2021, 12:24 | |
| admite lá, quando estavas a voltar com ela e o barulho voltou começaste logo a dizer mal da tua vida..... tanta altura para dar o berro e tinha logo de ser contigo lá em cima.
bem, 1º limalhas no íman do bujão, "menos mal" é sinal que essas pelo menos não andaram pelo circuito, mas n invalida que não estivessem muitas mais por lá a passear.
Quando fizeram a troca do óleo fizeram algum flush para ajudar a tirar tudo?
terceiro, e isto para mim é a melhor parte " com diversos danos nas carenagens, pisa-pes partido, entre outros danos. " portanto, mota andou a lavrar terreno..... e estas tu a andar nela sem saberes a extensão dos danos.... |
| | | PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4075 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
| Assunto: Re: Motor a bater? setembro 9th 2021, 13:01 | |
| Sim, aquele barulho a andar faz mto mais, estava mm a ver a ficar a pé numa estrada quase via rapida e a mota sem seguro!!! Mas a valente aguentou até à saída.
As limalhas fica a duvida se é um acumular de anos e pelos menos alguns 15k q o oleo n foi trocado e ser algo normal (q n deve ser a meu ver). Ou realmente a corrente a bater nas paredes do motor ou de facto as bronzina/biela a bater mesmo.
Não fiz flush nenhum no circuito de oleo, pois o objectivo era tirar aquela massa e meter oleo novo para alguns 1000km e voltar a trocar. Depois de trocar o oleo deve ter andado 10km e foi meter o tensor, depois do tensor ando +5km e ficou assim. O unico flush realmente feito foi no sistema de refrigeração q limpei aquilo tudo ate sair bem. Mas o sistema estava bom, ao 3º flush ja estava novo.
Os danos que aparenta parece-me mais de tombos parada pois n está raspado de alcatrão, o pisa-pes ao bater no chao partiu, manete e peso do mm lado com marcas. As carenagens como sao fibra estalou logo num ponto ou outro.
A mota desde que veio da oficina e começou a fazer isto tem estado parada. Esse ultimo video é de ante-ontem, parada desde Abril. Ignorando aquele tac-tac-tac-tac medonho ela pega bem, fica estável, responde ao punho e o proprio trabalhar ta bom.
Ele quer as coisas mas sem ter trabalho e gastos, smp o avisei q ha coisas q n se pode facilitar e o resultado está à vista. O tipico q a unica coisa q ve é a gasolina e mais nada. Irrita-me pq preocupo-me mais eu com a mota q ele q é o dono, agora obviamente n vou la meter dinheiro meu. Se fosse minha ou ja tinha ido buscar uma aí a lisboa q está a ser vendida completa (documentos abatidos, o q acho estranho mas isso já é outro tema) ou este motor ja estava na bancada do mecanico.
O resto q ela necessita é estetica, se a minha teve a frente toda desfeita e ficou nova esta ainda ia dar menos trabalho e despesa. |
Número de Mensagens : 857 Idade : 40 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR954RR - Ex CB125F (2anos - 22116km) Data de inscrição : 08/05/2017
| Assunto: Re: Motor a bater? setembro 9th 2021, 13:11 | |
| Compreendo perfeitamente o que vale é ele ter amigos como tu que vão mantendo a coisa debaixo de olho. Pensa assim, ao menos já tens um "brinquedo" para abrir e ver como está por dentro ou não te queres aventurar nisso? O barulho do 3º vídeo é para lá de medonho.... nem sei como aguentaste tanto tempo com ela ligada |
| | | PSonic CBR 600RR
| Assunto: Re: Motor a bater? setembro 9th 2021, 13:23 | |
| Ui eu a abrir o motor, agora ainda pega depois de eu lhe mexer nunca mais tinha salvação!!!
Mm com o manual de serviço podia chegar a algum lado, mas depois falta ferramentas proprias, espaço e principalmente aquele conhecimento que so se ganha com a pratica. Com certeza que olhava para aquilo e n dava com o problema, um mecanico so com a cor das paredes dos cilindros ve logo se ta bom ou nao (depois claro têm as ferramentas para meter a ver se ta nas tolerancias)
Era de valor se me oferece-se a mota!!! eheheh Ja mandei para o ar mas nada, ele para já está a ver se a consegue vender |
| | | PSonic CBR 600RR
| Assunto: Re: Motor a bater? setembro 9th 2021, 15:18 | |
| O meu vizinho (mecanico de motos) acha que qd lhe trocaram o tensor n confirmaram o ponto ou algo já estava nos limites e com o andar com tensão não aguentou, o barulho será muito provavelmente o pistão a bater na valvula ou algo do tipo. Mas claro so abrindo para se ver. |
| | | pedro.sousa CBR 400
Pendura : É raro
Número de Mensagens : 466 Idade : 42 Localização : Barreiro Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro) Data de inscrição : 03/08/2021
| Assunto: Re: Motor a bater? setembro 9th 2021, 15:30 | |
| Até era gajo para abrir isso.. sem compromissos de tempo claro! |
| Assunto: Re: Motor a bater? setembro 9th 2021, 15:48 | |
| Pistão na marmelada com a válvula.... E andas tu a mandar gazadas ao motor (tou a brincar) Ele vender isso.... Ele que te dê a mota e fazes um projecto para pista! Só o que se vai gastar a arranjar isso.... |
Número de Mensagens : 466 Idade : 42 Localização : Barreiro Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro) Data de inscrição : 03/08/2021
| Assunto: Re: Motor a bater? setembro 9th 2021, 19:07 | |
| O som dos primeiros vídeos, parecia mesmo tensor, ou falta dele. Agora do ultimo, juntamente com limalha à mistura, claramente está aí uma banda de metal. Esse motor bem precisa de uns mimos. |
| | | Nuno MSA CBR 600F
Pendura : ......é peso a mais.
Número de Mensagens : 1144 Idade : 40 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
| Assunto: Re: Motor a bater? setembro 10th 2021, 12:36 | |
| Bom...com amigos desses que violam a mota do amigo mais vale deixar a mota no Aleixo com a chave na ignição. Digo eu na minha humilde falta de conhecimento de mecânica que esse motor deve estar mais kinado que uma mula de carga na terceira idade. E vender isso ás peças e comprar outra mota? Não seria uma opção mais em conta? É só uma ideia... |
| | | PSonic CBR 600RR
| Assunto: Re: Motor a bater? setembro 10th 2021, 12:52 | |
| Tb não percebi que raio lhe passou pela cabeça em entregar assim a mota qd foi para fora. Ja lhe disse que a estupidez paga-se, não perde o dinheiro que deu pela mota qd a comprou mais praticamente metade ja ardeu.
A mota está à venda inteira a ver se alguem pega, vai ficar mais uns tempos. Se n der em nada entao fazer uma listagem de peças e atribuir valor a ver se a coisa fica ela por ela. Algumas peças vao rapido, outras não mas isso ja se sabe.
Este modelo de 96/98 é carburadores e de 98/00 passou a ser de injecção. Sabem se dá para usar o motor a carburadores? Ou seja, dará para trocar admissão de um motor para o outro? Pois se n der tem q se trocar todo o chicote e ECU. Está uma mota completa em Lisboa que se o rapaz fizer no maximo ate 1000€ acho q pode justificar, dá para doar toda a mecanica e eletrica (se necessario), peças miudas q seja necessario e depois ha toda uma serie de peças que sobram e o motor avariado para vender e tentar recuperar parte do valor da compra. Tou a pensar mal? |
| Assunto: Re: Motor a bater? setembro 10th 2021, 13:00 | |
| - PSonic escreveu:
Este modelo de 96/98 é carburadores e de 98/00 passou a ser de injecção. Sabem se dá para usar o motor a carburadores? Ou seja, dará para trocar admissão de um motor para o outro? Teoricamente, tudo é possível. Se vale o esforço? Digo isto porque a malta dos Unos andava sempre à caça do bloco 1301cc porque era mais robusto do 1372. Mas eram ambos injecção. Mudando de carbs para injecção a cablagem e ECU tem de mudar, porque a versão carbs não deve saber o que é pulse width de um injector. Se tiveres acesso a specs de ambos os modelos, sempre dá para comparares os specs e ver se vale a pena. E até tens esse vizinho mecânico, por isso nada como perguntar a quem realmente percebe da poda. O não é sempre garantido. Mas uma coisa é certa, às peças, é capaz de render mais, se bem que é um mercado bem mais reduzido. |
| | | PSonic CBR 600RR
| Assunto: Re: Motor a bater? setembro 10th 2021, 13:15 | |
| As motas estao completas, no cenario de comprar uma mota doadora:
- Doador é de carburador, entao troca-se a injecção para o "novo" motor pq a mota avariada ja toda ela é de injecção - Nao sendo possivel trocar admissão a doador dá o motor, carburação, chicote e ecu
Reparar uma mota acho que nunca compensa, vejo pela minha o q gastei para a meter como está. Mas como vejo o OLX ao vender n teria prejuizo (valor da compra + reparação), mas ficou caro reparar pois vai smp aparecendo surpresas pelo caminho.
O mercado portugues está estupidamente caro em motas, tenho visto alguns anuncios em Espanha e é o dia para a noite. Uma F4i ca na casa dos 3500/4000€, em Espanha +/-2000€ |
| | | Nuno MSA CBR 600F
Número de Mensagens : 1144 Idade : 40 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
| Assunto: Re: Motor a bater? setembro 10th 2021, 13:34 | |
| Eu pessoalmente não mudaria uma admissão por injecção por uma a carburador, ainda por cima sabendo que teria de mudar mais uma série de componentes. E é quase certo que essa mota andou aos trambolhões e há-de de ter mais uns cócós que ainda não foram detetados.
O que eu faria era ter muita calma, não ter pressa e tentava encontrar um motor desse modelo de modo a que a troca fosse plug and play. Dava-lhe 1 a 3 meses para ver se a coisa aparecia. Se não aparecesse vendia mesmo isso ás peças e quando tivesse algum montante jeitoso amealhado das peças acrescentava-lhe mais algum do meu bolso e comprava outra mota. A mota certa ao preço certo há-de aparecer mesmo estando o mercado como estiver.
Isso parece-me mais uma questão de jogo de paciência do que outra coisa. |
| Assunto: Re: Motor a bater? setembro 10th 2021, 13:52 | |
| Concordo com o jogo da paciência....
Eu que não tenho nenhuma, se a moto fosse minha neste momento já estava motor fora e aberto a ver o que raio era o tek tek tek da filmagem. Se os cilindros estivessem todos raspados ou outra coisa qualquer, era ir buscar a outra pelos 1000€ e fazer a troca de tudo.
Com sorte durava ainda mais uma carrada de anos. |
| | | PSonic CBR 600RR
| Assunto: Re: Motor a bater? setembro 10th 2021, 14:46 | |
| - Nuno MSA escreveu:
- Eu pessoalmente não mudaria uma admissão por injecção por uma a carburador, ainda por cima sabendo que teria de mudar mais uma série de componentes. E é quase certo que essa mota andou aos trambolhões e há-de de ter mais uns cócós que ainda não foram detetados.
O que eu faria era ter muita calma, não ter pressa e tentava encontrar um motor desse modelo de modo a que a troca fosse plug and play. Dava-lhe 1 a 3 meses para ver se a coisa aparecia. Se não aparecesse vendia mesmo isso ás peças e quando tivesse algum montante jeitoso amealhado das peças acrescentava-lhe mais algum do meu bolso e comprava outra mota. A mota certa ao preço certo há-de aparecer mesmo estando o mercado como estiver.
Isso parece-me mais uma questão de jogo de paciência do que outra coisa. A troca era ao contrario, a mota doadora é a carburador, esta do meu cunhado ja é de injecção. Caso não desse para o motor da doadora receber a injecção aí é q se tinha q trocar tudo, mas tendo a doadora completa n seria um problema. - pbmonteiro84 escreveu:
- Concordo com o jogo da paciência....
Eu que não tenho nenhuma, se a moto fosse minha neste momento já estava motor fora e aberto a ver o que raio era o tek tek tek da filmagem. Se os cilindros estivessem todos raspados ou outra coisa qualquer, era ir buscar a outra pelos 1000€ e fazer a troca de tudo.
Com sorte durava ainda mais uma carrada de anos. É que pelos 1000€ acho que nem justifica abrir o motor e até na eventual sorte de nao ser nada de serio com certeza deve la ficar no minimo 500€ para o reparar. Tenho q me tentar desligar da mota do meu cunhado, nao é minha e ele tb n sabe o que quer. |
| | | Nuno MSA CBR 600F
| Assunto: Re: Motor a bater? setembro 10th 2021, 22:10 | |
| - PSonic escreveu:
Tenho q me tentar desligar da mota do meu cunhado, nao é minha e ele tb n sabe o que quer. Não tinha percebido que era para colocar a doadora a injecção. Sendo um upgrade talvez valha a pena. Se isso vai dar e será a melhor coisa a fazer? Se o teu cunhado não sabe o que quer não te aborreças com isso. |
| | | Conteúdo patrocinado
| | | | |