Os fornecedores de pneus de MotoGP, Bridgestone, vai disponibilizar pela primeira vez esta época no Grande Prémio Cinzano da Catalunha os pneus traseiros assimétricos. Com oito curvas para a direita, a maior parte delas longas e rápidas, e apenas cinco esquerdas, grande parte delas muito mais lentas, o circuito da Catalunha oferece desafio especial para os pilotos de MotoGP na sexta jornada do ano, mas o único fornecedores de pneus, a Bridgestone, está pronta para oferecer a melhor solução.
Os ombros direitos dos pneus são sujeitos a forças muito maiores em Barcelona que em outros traçados, o que faz com que tenham de responder a temperaturas mais elevadas. Ao mesmo tempo, os ombros esquerdos têm de apresentar boa prestação com temperaturas mais baixas, já que são muito menos requisitados, pelo que a Bridgestone vai fornecer slicks traseiros assimétricos este fim-de-semana.
Além disso, com a natureza do circuito e as esperadas elevadas temperaturas da pista para esta altura do ano em Montmeló, é necessário usar um slick traseiro mais duro. A Bridgestone vai, assim, trazer traseiros de composto duro e de composto extra duro, se bem que ambas as ofertas contam com uma lateral esquerda de composto macio. Estes traseiros assimétricos são desenhados para oferecerem nível de aderência consistente ao longo da volta.
O responsável pelo Desenvolvimento de Pneus de Competição de Motos da Bridgestone, Tohru Ubukata, explica: “O Circuito da Catalunha é uma pista técnica, com longas direitas que aumentam a temperatura nesse lado dos pneus. A superfície é macia e as exigências impostas nas laterais dos pneus requer compostos duros, especialmente atrás. Vamos levar traseiros assimétricos pela primeira vez esta época, já que vamos apresentar compostos duplos para que a performance ao longo do circuito seja sempre boa nas curvas direitas e esquerdas.”
Ele continuou: “Uma vez que as laterais esquerdas não são tão usadas a temperatura delas é mais baixa que a das laterais direitas, mas o composto mais macio do lado esquerdo permite que os pneus ofereçam uma excelente aderência nestas condições.”
Enquanto isso, as recentemente revistas regras de pneus para 2009 entram em efeito a partir do final deste fim-de-semana em Barcelona, o que faz com que todos os pilotos tenha de informar a Bridgestone quantos pneus frontais de cada composto vão querer usar na próxima ronda, em Assen.
Esta mudança nos regulamentos faz com que em vez de cada piloto receber quatro frontais de composto duro e outros tantos de composto macio, cada um deles pode escolher quatro de cada, ou cinco de um e três do outro, tornando a estratégia ainda mais importante.