|
| Motardzinha - Filipa Gomes - Para informação ao pessoal da velha guarda deste forum | |
| |
Autor | Mensagem |
---|
Mocas CBR 500R
Número de Mensagens : 786 Idade : 40 Localização : Oeiras Mota/Modelo : YZF R1 - RN22 Ex: YZF R1 - 2006 Ex: YZF R1 - 2004 Ex: CBR 600rr - 2005 Data de inscrição : 01/10/2013
| | | | Silver_Bullet Moderador
Número de Mensagens : 7030 Idade : 38 Localização : Porto/Matosinhos Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19 Data de inscrição : 16/08/2009
| | | | AnjinhA CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3568 Idade : 35 Localização : Porto / Lisboa Mota/Modelo : CBR900RR aka "Eve" / ex-GSXR600 aka "Thunder" / ex-CBR125R Data de inscrição : 26/12/2014
| Assunto: Re: Motardzinha - Filipa Gomes - Para informação ao pessoal da velha guarda deste forum julho 25th 2019, 17:35 | |
| Nem sei o que dizer... Na noite em que a conheci ela foi super arrogante, tivemos logo uma desavença, mas curiosamente depois demo-nos bem, ela ia às cafezadas e sabia bem rolar com ela. Uma pessoa extremamente boa e extremamente trabalhadora, uma autêntica guerreira. Todos os dias via as instastories dela e ela as minhas, não éramos muito chegadas mas ela estava sempre a tentar convencer-me a entrar para as corridas também. Custa muito... fogo. Desejo muita força à filhota dela, não consigo imaginar sequer a dor, perdeu a mãe, que era a sua melhor amiga, inseparáveis. Descansa em paz, motardzinha |
| | | Vascolopes CBR 400RR
Pendura : Monica Lopes
Número de Mensagens : 631 Idade : 46 Localização : Linha de Sintra Mota/Modelo : CBR 600F4 /CBR 929 / CBR 954 / CBR 1000RR GSXR K5 1000 Data de inscrição : 09/04/2017
| | | | motorhead CBR 600F2
Pendura : Tampa de banco
Número de Mensagens : 1632 Idade : 52 Localização : Hell Mota/Modelo : Honda CBR 600 F Sport Data de inscrição : 15/12/2010
| | | | CBR666 CBR 600F3
Número de Mensagens : 2360 Idade : 38 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 RR e KTM SX-F 250 Data de inscrição : 17/10/2010
| | | | anzol CBR 600F4
Número de Mensagens : 2772 Idade : 20 Localização : PORTUGAL Data de inscrição : 16/02/2010
| | | | Wolf CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3628 Idade : 49 Localização : Caldas da Rainha Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992 Data de inscrição : 03/10/2008
| | | | PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4075 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
| Assunto: Re: Motardzinha - Filipa Gomes - Para informação ao pessoal da velha guarda deste forum julho 26th 2019, 09:51 | |
| Olhando a foto mais um dia fantástico, como em poucos segundos tudo pode mudar sem qq tipo de aviso.
Eu n ouço estas fatalidades por exemplo na pista do Algarve, o Estoril tem mm condições para receber motas? Pelo q vejo n me parece, ângulos cegos, falta de comissários para alertar os pilotos antes de chegar a uma zona de acidente e as barreiras próximas da pista tendo em conta as velocidades q são atingidas |
| | | PMina CBR 250R
Número de Mensagens : 279 Idade : 53 Localização : Sintra Mota/Modelo : CBR 1100 XX Data de inscrição : 11/11/2008
| | | | AnjinhA CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3568 Idade : 35 Localização : Porto / Lisboa Mota/Modelo : CBR900RR aka "Eve" / ex-GSXR600 aka "Thunder" / ex-CBR125R Data de inscrição : 26/12/2014
| | | | F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16293 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
| | | | teixeira CBR 750
Número de Mensagens : 6092 Idade : 54 Localização : Alverca do Ribatejo Mota/Modelo : Ex Honda CBR Fireblade 2008; BMW S1000RR Data de inscrição : 30/09/2008
| | | | Convidado Convidado
| Assunto: Re: Motardzinha - Filipa Gomes - Para informação ao pessoal da velha guarda deste forum julho 26th 2019, 13:50 | |
| - F1CT1C10U5 escreveu:
O Estoril tem todas as condições para receber provas, quer de motas, quer de carros. Acidentes acontecem em qualquer lado. Não é bem e peço desculpa por acabar de chegar começar a levantar polémicas. Uma coisa é ter condições e assistência, outra muito diferente é a limpeza da pista, apenas quando existem provas importantes é que fazem uma limpeza prévia a sério. Porque aquela pista, para capitalizar, tem de dar para tudo, corridas de camiões, testes de carros, track days, competição, prevenção rodoviária, ficam sempre restos de plástico e gasóleo, gasolina, óleo, todo o tipo de detritos. Não vou dizer que tenha contribuído para o que aconteceu, longe disso, mas que já passei por situações más ali já. Mas isto antes da repavimentação do ano passado, há 20 anos que não levava uma camada. Mas sim os acidentes acontecem, em provas amadoras é comum o pessoal acelerar na recta da meta e depois fica à rasca quando vê o pessoal agrupado a fazer a curva a aproximar-se, ou saem a acelerar à bruta das boxes com os pneus frios. |
| | | F1CT1C10U5 Administrador
Número de Mensagens : 16293 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
| Assunto: Re: Motardzinha - Filipa Gomes - Para informação ao pessoal da velha guarda deste forum julho 26th 2019, 14:12 | |
| - Gordo escreveu:
- F1CT1C10U5 escreveu:
O Estoril tem todas as condições para receber provas, quer de motas, quer de carros. Acidentes acontecem em qualquer lado. Não é bem e peço desculpa por acabar de chegar começar a levantar polémicas.
Uma coisa é ter condições e assistência, outra muito diferente é a limpeza da pista, apenas quando existem provas importantes é que fazem uma limpeza prévia a sério.
Porque aquela pista, para capitalizar, tem de dar para tudo, corridas de camiões, testes de carros, track days, competição, prevenção rodoviária, ficam sempre restos de plástico e gasóleo, gasolina, óleo, todo o tipo de detritos.
Não vou dizer que tenha contribuído para o que aconteceu, longe disso, mas que já passei por situações más ali já.
Mas isto antes da repavimentação do ano passado, há 20 anos que não levava uma camada.
Mas sim os acidentes acontecem, em provas amadoras é comum o pessoal acelerar na recta da meta e depois fica à rasca quando vê o pessoal agrupado a fazer a curva a aproximar-se, ou saem a acelerar à bruta das boxes com os pneus frios. O que se passou com a Filipa, ao que me contam, nada teve a ver com o circuito. No caso do Leitão a pista até podia ter mais segurança naquela escapatória, é certo, mas ao que sei (e se alguém souber de mais alguma coisa que me corrija), tudo aponta para uma falha no sistema de travagem. Posto isto, Barcelona que é uma pista onde há F1 e MotoGP também já teve mortes recentemente. Estoril pode não ser o melhor do mundo, mas... não exageremos. |
| | | Convidado Convidado
| Assunto: Re: Motardzinha - Filipa Gomes - Para informação ao pessoal da velha guarda deste forum julho 26th 2019, 17:00 | |
| Nem eu pretendi implicar que estes acidentes tinham a ver com as condições do circuito.
Era um aparte baseado na minha experiência ali.
Sim, estas ocorrências podem acontecer em todo o lado e eu sempre digo que é mais seguro acelerar em pista do que na estrada se gostas de velocidade.
E vendo como certo pessoal anda a abusar nesta altura do ano para descomprimir de terem passado muitos meses enfiados numa gaiola, digo que é pena não existirem mais track days como antigamente. |
| | | Bluerider CBR 600F2
Número de Mensagens : 1846 Idade : 49 Localização : Maia Mota/Modelo : SUZUKI GSXR 1000 Data de inscrição : 13/04/2011
| | | | sfamoreira CBR 400RR
Pendura : Mala
Número de Mensagens : 687 Idade : 40 Localização : Azeitao Mota/Modelo : CBR600 F4i Sport Rossi Edition, Ex- CBR600 F4i Data de inscrição : 29/07/2015
| | | | PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4075 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
| Assunto: Re: Motardzinha - Filipa Gomes - Para informação ao pessoal da velha guarda deste forum julho 27th 2019, 02:40 | |
| Mas pelo q li aqui a moça foi contra uma mota caída no meio da pista à saída de uma curva. (em primeiro quero deixar claro q quem caiu antes n deve ser criticado, pois caiu como é normal neste tipo de eventos e infelizmente a mota ficou imobilizada na pista em vez de ter ido a roçar até fora do alcatrão ou saído da trajectória ideal das motas)
Por isso vejo aqui 2 situações: 1) era uma curva cega com algum tipo de desnivel ou no interior da curva algum monte de terreno (como vemos em mtas rotundas) q n deixa ver para lá. Podia ter visto o acidente e/ou a mota caída ou até o piloto sem mota e obviamente ia desistir de manter o ritmo de corrida nesse momento
2) esta para mim a mais grave, segundo sei qq evento no Estoril é pago (e bem pago) logo há coisas q n se admitem. Onde estava ou o q fez o(s) comissário(s) dessa curva assim q aconteceu a primeira queda com a mota parada em plena pista? No mínimo assim q se dá a queda, mm antes de se ver onde vai parar o piloto e a mota, a bandeira amarela tem q ser mostrada logo na curva para alertar todos pilotos q antecedem
Desculpem mas sinto-me frustrado com isto e até posso estar a fazer críticas sem saber de todos os factos, n conhecia a moça mas revolta-me a perda da vida dela, a família q vai demorar a recuperar, q se calhar com uma simples bandeira amarela mostrada no timing correcto n estaríamos agora de luto. |
| | | JoelAntunes CBR 600F2
Número de Mensagens : 1623 Idade : 25 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Cbr 600 rr 07 Ex:Cbr 600 F4; Crm 125; Cb125f ; Cm 125 Data de inscrição : 02/02/2016
| Assunto: Re: Motardzinha - Filipa Gomes - Para informação ao pessoal da velha guarda deste forum julho 27th 2019, 03:00 | |
| - PSonic escreveu:
- Mas pelo q li aqui a moça foi contra uma mota caída no meio da pista à saída de uma curva.
(em primeiro quero deixar claro q quem caiu antes n deve ser criticado, pois caiu como é normal neste tipo de eventos e infelizmente a mota ficou imobilizada na pista em vez de ter ido a roçar até fora do alcatrão ou saído da trajectória ideal das motas)
Por isso vejo aqui 2 situações: 1) era uma curva cega com algum tipo de desnivel ou no interior da curva algum monte de terreno (como vemos em mtas rotundas) q n deixa ver para lá. Podia ter visto o acidente e/ou a mota caída ou até o piloto sem mota e obviamente ia desistir de manter o ritmo de corrida nesse momento
2) esta para mim a mais grave, segundo sei qq evento no Estoril é pago (e bem pago) logo há coisas q n se admitem. Onde estava ou o q fez o(s) comissário(s) dessa curva assim q aconteceu a primeira queda com a mota parada em plena pista? No mínimo assim q se dá a queda, mm antes de se ver onde vai parar o piloto e a mota, a bandeira amarela tem q ser mostrada logo na curva para alertar todos pilotos q antecedem
Desculpem mas sinto-me frustrado com isto e até posso estar a fazer críticas sem saber de todos os factos, n conhecia a moça mas revolta-me a perda da vida dela, a família q vai demorar a recuperar, q se calhar com uma simples bandeira amarela mostrada no timing correcto n estaríamos agora de luto. Estamos a falar de corridas de motas, pilotos a poucos metros de distância uns dos outros a velocidades elevadas... Bastava que o outro piloto levasse uma vantagem de 2 ou 3 segundos da Filipa para ficar uma mota no meio da pista e ainda assim não haver tempo de se ver ou informar o que quer que seja... Mesmo que houvesse, nenhum piloto anda em pista a olhar para os comissários para ver se aconteceu algo à saída da curva que vão a fazer, mesmo que um comissário tivesse levantado logo a bandeira, a probabilidade dos pilotos a verem nesse mesmo instante é muito reduzida. Infelizmente as circunstâncias reuniram-se da pior forma possível, mas nada disto me parece falta de segurança ou preparação do circuito, nem falha humana... |
| | | PSonic CBR 600RR
| | | | F1CT1C10U5 Administrador
| Assunto: Re: Motardzinha - Filipa Gomes - Para informação ao pessoal da velha guarda deste forum julho 27th 2019, 10:37 | |
| - PSonic escreveu:
- Mas pelo q li aqui a moça foi contra uma mota caída no meio da pista à saída de uma curva.
(em primeiro quero deixar claro q quem caiu antes n deve ser criticado, pois caiu como é normal neste tipo de eventos e infelizmente a mota ficou imobilizada na pista em vez de ter ido a roçar até fora do alcatrão ou saído da trajectória ideal das motas)
Desculpem mas sinto-me frustrado com isto e até posso estar a fazer críticas sem saber de todos os factos, n conhecia a moça mas revolta-me a perda da vida dela, a família q vai demorar a recuperar, q se calhar com uma simples bandeira amarela mostrada no timing correcto n estaríamos agora de luto. Pois... como não sabes do que estás a falar... estás só a dizer asneiras... Mas para que não restem dúvidas, faço um pequeno resumo do que me foi dito, de várias fontes: A queda tinha acabado de acontecer. Quando a Filipa saiu da curva a outra mota tinha acabado de se imobilizar, fora da trajectória. Não sei o que se passou, mas de alguma forma ela "bloqueou", assustou-se, não sei, mas o que é certo foi lá direitinha, travou a fundo, caiu por cima da outra mota, e a dela caiu-lhe em cima. Não houve curvas cegas, não houve falhas de comissários, não houve nada a não ser uma triste fatalidade, que podia acontecer com qualquer um de nós. Apontar dedos ao circuito, bem pago ou não, apontar dedos aos comissários (esta então....) sem saber minimamente o que se passou não passa de reclamar só porque sim, e não leva a lado nenhum. |
| | | Convidado Convidado
| Assunto: Re: Motardzinha - Filipa Gomes - Para informação ao pessoal da velha guarda deste forum julho 27th 2019, 10:54 | |
| Eu cheguei a pensar em escrever que ao menos acabou a fazer algo de que gostava muito mas isto é um cliché que considero horrível e péssimo consolo para quem ficou para trás.
Mas uma coisa é certa, o desporto de competição é um risco, quantas vezes lemos de jovens que têm morte súbita, ataques de coração enquanto praticam?
Na actividade dela também se vê muita coisa e mesmo assim continuou a fazer algo que era uma paixão, não me parece que não tivesse consciência disto.
Mesmo com todas as medidas de segurança possíveis e imagináveis haverão sempre riscos.
Mais recentemente Carlin Dunne, de 36 anos, faleceu a tentar a subida de Pikes Peak aos comandos de uma Ducati V4 Streetfighter,a 7ª morte associada a este evento em 97 anos.
É raro mas acontece.
Quando entramos em actividades de competição que nos fazem levar ao extremo do esforço de corpo e mente numa base regular aumentamos a probabilidade de acontecer alguma coisa, mais num desporto do que noutro mas no geral acontece.
Mesmo na nossa vida habitual arriscamo-nos, li há pouco que o IC 19 é das estradas mais negras do país e concordo, não há dia em que não me tentam atirar ao chão por pura azelhice ou stress, desrespeitando todas as regras de bom senso e códígo de estrada, e andando eu todos os dias no IC 19 e na 2ª circular estou consciente de que um dia chegará a minha vez, aquilo está péssimo, o transito parece que triplicou nos últimos anos, graças a deslocalização de empresas das zonas suburbanas para o centro de Lisboa. Tomei o habito de ver na internet o estado do trânsito, se vejo, 3, 4 acidentes no percurso ja sei que vou ter de andar na berma na maior parte dos troços, deixo a moto na garagem e apanho o comboio, não estou para me chatear, às vezes estou tão cansado que sei que não vou estar 1000% atento como é preciso e nem me dou ao trabalho, não vale a pena. |
| | | PSonic CBR 600RR
| Assunto: Re: Motardzinha - Filipa Gomes - Para informação ao pessoal da velha guarda deste forum julho 27th 2019, 16:51 | |
| Eu disse q n tinha todos os elementos. Falas assim pq tb lá andas de vez em quando e de alguma forma queres defender o teu estilo de vida, nada contra. Ir para a pista (mais seguro q na estrada quem quer andar mais sem duvida) aumenta imenso a probabilidade de algo correr mal em cima de uma mota. N estou dentro do meio desportivo de motas e afins, há eventos quase todos os fds por este país, mas smp q ouço alguma tragédia tem sido no Estoril (independentemente se foi falha mecânica, humana, etc.).
Tb n sei se era um mero trackday ou de facto algum campeonato, só sei q numa pista com todas as regras, equipamentos obrigatórios, etc. nunca deviamos receber estas notícias. |
| | | RAFAMIX1980 CBR 250
Número de Mensagens : 240 Idade : 44 Localização : Açores Mota/Modelo : CBR 600 F4i FS Rossi Edition; Ex Thunderace Data de inscrição : 04/05/2018
| Assunto: Re: Motardzinha - Filipa Gomes - Para informação ao pessoal da velha guarda deste forum julho 27th 2019, 17:12 | |
| PSonic eu compreendo-te, é sempre triste independente de quem seja, são sempre famila mesmo que nunca tenhamos falado ou cruzado. Uma coisa que aprendi, foi nao ficar preso em culpas ou justificações, tornar-se mais dificil superar este momento tragico, embora seja um Campeonato "Amador", existe muita malta com fibra e conhecimento para dar e vender. Agora quando acontece uma sequência de factores que parecem ser obra do diabo, nada à a fazer, só recordar, confortar e ajudar familia e amigos. |
| | | Conteúdo patrocinado
| | | | | Motardzinha - Filipa Gomes - Para informação ao pessoal da velha guarda deste forum | |
|