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| Relantim alto CBR 1000RR SC57 06/07 | |
| Autor | Mensagem |
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Piteira CBR 500R
Número de Mensagens : 764 Idade : 36 Localização : Carregado Mota/Modelo : RR Data de inscrição : 10/05/2010
| Assunto: Relantim alto CBR 1000RR SC57 06/07 junho 9th 2019, 13:59 | |
| Boa tarde a todos,
Desde de comprei a minha 1000RR 11/07 (SC57) que reparo que o relantim subia ligeiramente quando a mota estava fria (normal) e depois acabava por baixar, até aqui tudo dentro do normal.
Mas que também subia ligeiramento em quente, de vez quando notava o relantim alto quando parava num semáforo por exemplo, e desde ontem fiquei com o relantim sempre alto, seja em frio ou em quente.
Ou seja, basicamente é como se tivesse a mota sempre fria. O relantim da minha mota agora está basicamente sempre as 1500rpm. Volta e meia baixa as 1000rps que seria o normal do relantim dela mas é apenas uns segundos e volta a 1500rpm´s.
Em termos de termostato (aparentemente) está ok, a temperatura nunca me passou dos 120 graus. Tenho tudo a nível. As ventoinhas disparam e a temperatura baixa.
Já alguém teve o mesmo problema? Devo apontar para o sensor de temperatura?
Algo estará a dar informação errada e dizer a ECU que a mota está fria. (Julgo eu).
De bateria pega bem, falta de bateria também não aparenta ser. Mas é algo que irei testar também.
O rectificador de corrente ou stator poderá causar este problema? (Pelo que li normalmente causa relantim pobre) não é o caso da minha.
Não tenho cabos para fazer diagnóstico.
Apenas tenho ponteira Twobrothers Carbon (Black series) e filtros de ar KN. Todos os sensores estão montados, não tenho nada anulado. Electrónica stock.
Se alguém tiver tido um problema idêntico que me dê umas dicazinhas, obrigado! |
| | | PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4075 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
| Assunto: Re: Relantim alto CBR 1000RR SC57 06/07 junho 9th 2019, 18:28 | |
| Já viste o manual de serviço qual o idle? A minha é em torno das 1300rpm, com flutuações de mais ou menos 100rpm. N conheço superbikes q o relentim seja nas 1000rpm.
A tua deve ainda ser de regulação manual não? |
| | | Piteira CBR 500R
Número de Mensagens : 764 Idade : 36 Localização : Carregado Mota/Modelo : RR Data de inscrição : 10/05/2010
| Assunto: Re: Relantim alto CBR 1000RR SC57 06/07 junho 9th 2019, 18:45 | |
| Ola Psonic,
Sim ja vim no manual e poderei postar mais tarde um print do manual.
Contudo entendo o que dizes, se estivesse como dizes estaria a 100%.
No caso da minha fica "acelerada" as 1500rpm´s aproximadamente seja a frio ou a quente.
As oscilaçoes num relantim correcto é normal...
Esta mota tem auto idle, o que significa que é o relantim é controlado automaticamente, electronicamente.
Tenho de fazer um video para esclarecer as diferenças e fazer-me entender melhor ao que me refiro |
| | | Piteira CBR 500R
Número de Mensagens : 764 Idade : 36 Localização : Carregado Mota/Modelo : RR Data de inscrição : 10/05/2010
| Assunto: Re: Relantim alto CBR 1000RR SC57 06/07 junho 9th 2019, 21:45 | |
| Já decidi que vou trocar tudo o que diga respeito a temperaturas e refrigeração, desde do tampão do radiador, termostato e sensor de temperatura. Gasto um bocado mas ao menos tenho a certeza que dali fica resolvido! |
| | | PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4075 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
| Assunto: Re: Relantim alto CBR 1000RR SC57 06/07 junho 9th 2019, 23:16 | |
| Então essa tb tem o ar automático, será q n fica smp fechado? Mas acho q se andar mto tempo de ar fechado acabam por afogar. As motas por norma têm 2 sensores de temperatura, um q controla a ventoinha e outra q envia a info para o painel e ecu.
Gastar por gastar era melhor levares a uma oficina para verem o q se passa. Tb n poderá ser o TPS q a mantém acelerada? Pode ser tanta coisa, por isso era melhor um mecânico ver isso pois têm outras formas e conhecimentos para testar |
| | | CBR666 CBR 600F3
Número de Mensagens : 2360 Idade : 39 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 RR e KTM SX-F 250 Data de inscrição : 17/10/2010
| | | | Piteira CBR 500R
Número de Mensagens : 764 Idade : 36 Localização : Carregado Mota/Modelo : RR Data de inscrição : 10/05/2010
| Assunto: Re: Relantim alto CBR 1000RR SC57 06/07 junho 11th 2019, 00:09 | |
| - PSonic escreveu:
- Então essa tb tem o ar automático, será q n fica smp fechado? Mas acho q se andar mto tempo de ar fechado acabam por afogar.
As motas por norma têm 2 sensores de temperatura, um q controla a ventoinha e outra q envia a info para o painel e ecu.
Gastar por gastar era melhor levares a uma oficina para verem o q se passa. Tb n poderá ser o TPS q a mantém acelerada? Pode ser tanta coisa, por isso era melhor um mecânico ver isso pois têm outras formas e conhecimentos para testar Olá PSonic, Eu tenho velas para mudar e filtros para lavar, vou estar com a mão na massa, não me custa mudar, é verdade que se calhar gasto algum €, mas sei o que levou e como é que foi feito. Eu não sou mecânico, mas aperto e desaperto uns parafusos... Tenho umas bases e um melhor amigo que é mecânico... Também já descobri que a flap da entrada de ar não mexe. Agora resta saber o motivo, só vendo. Talvez esta semana comece a mexer. Vou ver a questão da flap não funcionar. Antes de mudar o quem quer que seja. Vou dando novidades |
| | | Piteira CBR 500R
Número de Mensagens : 764 Idade : 36 Localização : Carregado Mota/Modelo : RR Data de inscrição : 10/05/2010
| Assunto: Re: Relantim alto CBR 1000RR SC57 06/07 junho 11th 2019, 00:15 | |
| - CBR666 escreveu:
- Podes ter a "régua" do fecho e abertura o ar presa.
Ola CBR666, A régua a que te referes é a que está na puxada/entrada de ar? Reparei ontem que a flap não mexe, o problema pode vir daqui, esta semana devo começar a mexer na mota, vou dando novidades, obrigado pela ajuda |
| | | CBR666 CBR 600F3
Número de Mensagens : 2360 Idade : 39 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 RR e KTM SX-F 250 Data de inscrição : 17/10/2010
| | | | Piteira CBR 500R
Número de Mensagens : 764 Idade : 36 Localização : Carregado Mota/Modelo : RR Data de inscrição : 10/05/2010
| Assunto: Re: Relantim alto CBR 1000RR SC57 06/07 junho 16th 2019, 02:33 | |
| Boas pessoal, Em principio descobri o problema desta ligeira subida de relantim, acontece que quando largo o acelerador, ele supostamente deveria de recolher o cabo todo e dessa forma ficaria a encostar ao batente. De vez em quando/ultimamente já era uma constante o relantim ficar ligeiramente mais alto, essa "roldana" onde os cabos prendem/trabalham roda e faz abrir as borboletas, quando largava o acelrador não aliviava completamente até encostar ao batente. Já se encontra normalizado. Pelo que entendi, esta mota tem ar automático mas não é controlado pela ECU. Tem uma espécie de válvula que funciona com a água do circuito que dependendo da sua temperatura, "estica ou encolhe", válvula essa que está ligada a rampa de injecção e com o movimento dela definido pela temperatura faz subir relantim em frio e descer em quente. Deixo umas fotos ... Obrigado a todos pelas dicas |
| | | pedro_abrantes Honda Monkey
Pendura : Nao tenho pendura pra moto
Número de Mensagens : 5 Idade : 55 Localização : Maputo -Moçambike Mota/Modelo : honda cbr 600rr 2004 Data de inscrição : 22/01/2010
| Assunto: Re: Relantim alto CBR 1000RR SC57 06/07 junho 19th 2019, 15:53 | |
| alo abracos pra todos, aqui Pedro A. estou em mocambique e tambem estou com esse problema na minha cbr600rr, ja mudei filtros, ja desmontei sistema gasolina, reguas, kkk e nadaaaa... sempre continua a acelarar constatemente nas 1.800 rpm, tanto em frio como em quente. o problema ainda persiste, e acabo por ter consumo mais alto do que o meu normal 3.5 lts/100km |
| | | jam CBR 900RR
Pendura : Anda na moto dela
Número de Mensagens : 12297 Idade : 65 Localização : porto Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA Data de inscrição : 16/02/2009
| | | | PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4075 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
| Assunto: Re: Relantim alto CBR 1000RR SC57 06/07 junho 19th 2019, 17:54 | |
| - pedro_abrantes escreveu:
- o meu normal 3.5 lts/100km
Whattt? Estás a fazer bem as contas, 3.5L numa RR!? A andar com calma na casa dos 5.5L acredito, agora menos deves ter a mota a 2 cilindros apenas!!! |
| | | Piteira CBR 500R
Número de Mensagens : 764 Idade : 36 Localização : Carregado Mota/Modelo : RR Data de inscrição : 10/05/2010
| Assunto: Re: Relantim alto CBR 1000RR SC57 06/07 junho 19th 2019, 18:15 | |
| - pedro_abrantes escreveu:
- alo abracos pra todos,
aqui Pedro A. estou em mocambique e tambem estou com esse problema na minha cbr600rr, ja mudei filtros, ja desmontei sistema gasolina, reguas, kkk e nadaaaa... sempre continua a acelarar constatemente nas 1.800 rpm, tanto em frio como em quente. o problema ainda persiste, e acabo por ter consumo mais alto do que o meu normal 3.5 lts/100km Então já sabes o que tens de fazer, procurar ver se era o mesmo problema que a minha! Mas já agora, antes mexeres, a tua mota não o cabo para regular o relantim?? Se não tiver cabo para regular, também dá para afinares manualmente como podes ver nas imagens, tens de verificar se o acelerador desenrola todo e a roldana fica a bater no batente, ou então (se o sistema for o mesmo que a minha) podes ter a válvula que faz o relantim a não funcionar correctamente. Isto tudo se o sistema for igual a SC57 |
| | | chines Honda Monkey
Número de Mensagens : 18 Idade : 49 Localização : SINES Mota/Modelo : CBR 1000rr repsol Data de inscrição : 28/07/2009
| Assunto: Re: Relantim alto CBR 1000RR SC57 06/07 junho 20th 2019, 22:22 | |
| Ola, eu tenho uma cbr 1000rr de 2005, e o relantim do nosso modelo é mais ou menos as 1300rpm. E tem ajuste manual, no lado esquerdo junto do joelho do condutor a sair de dentro do quadro e em frente ao comando da valvula de escape está uma pequena roda em plástico, a qual rodando para um lado ou para o outro o relantim eleva-se ou baixa, é necessário aplicar alguma força para rodar o ajustador. Os 4 pequenos parafusos que mostras nas fotos que estao juntos aos corpos de injecção apenas sao mexidos quando se vai "sincronizar" as borboletas dos corpos de admissão e para isso é necessário uns "vacuimetros" e experiençia, a minha está a precisar porque já tem 92.000km, sincronizar as borboletas faz de facto o relantim da moto ficar melhor, mas, o que regula o geral é a tal peça de plástico do lado esquerdo, essa peça comanda todos esses pequenos parafusos, esses parafusos controlam o ar que vai para cada corpo de injecção para fazer o relanti. A primeira foto que mostras é o comando automático do relantim (mediante o que regulaste com a dita peça de plástico) se regulaste 1200 ele tenta fazer 1200, se regulaste 1500 ele tenta fazer 1500, ele funciona através da temperatura da agua do motor, á medida que agua vai aquecendo esse comando vai regulando o ar que vai para o relantim, através de uma régua que empurra ou puxa as tais (parafusos) pequenas válvulas que estao seguras através da dita régua, tentado sempre equalizar o que regulaste, mas só se regula quando o motor está quente, porque quando está frio o motor fica sempre um pouquinho mais acelerado porque precisa de mais combustível para andar e mais combustível é igual a mais ar para compensar. Quanto a "flat" presumo que estas a falar de uma valvula que está em frente ao "ram air" por cima do radiador, ora essa válvula só mexe em determinadas alturas e funciona por um tubo de vacuo, quando ligas o motor, metes a mudança e começas a andar, só quando passas das 3.000rpm é que essa válvula fecha, depois das 5500 abre, é só isto que ela faz, mas ela só mexe se tiveres de facto a andar, eu desliguei a minha, como tenho mais uma centralina para fazer mapas de injeçao, tenho essa valvula sempre aberta para compensar a gasolina que estou a por, .....ficas com mais "torque" em baixas rotações, para desligar é simples, por o lado esquerdo da moto olhas por cima do radiador e entre o "ram air" vais encontrar uma pequena válvula se vácuo com um pequeno tubo, basta retirares o tubo e pronto, mas atenção tens de tapar o tubo com algo, o tubo nao pode ficar aberto porque o vacuo que ia fechar a valvula nao pode ficar aberto a atmosfera, eu meti um pouco de fita adesiva, mais nada. Por defeito a valvula do ram air está aberta por acção de uma mola. |
| | | CBR666 CBR 600F3
Número de Mensagens : 2360 Idade : 39 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 RR e KTM SX-F 250 Data de inscrição : 17/10/2010
| | | | MotardFeio CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3610 Idade : 20 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR XX Data de inscrição : 12/03/2014
| Assunto: Re: Relantim alto CBR 1000RR SC57 06/07 junho 25th 2019, 09:14 | |
| - chines escreveu:
- Ola, eu tenho uma cbr 1000rr de 2005, e o relantim do nosso modelo é mais ou menos as 1300rpm.
E tem ajuste manual, no lado esquerdo junto do joelho do condutor a sair de dentro do quadro e em frente ao comando da valvula de escape está uma pequena roda em plástico, a qual rodando para um lado ou para o outro o relantim eleva-se ou baixa, é necessário aplicar alguma força para rodar o ajustador. Os 4 pequenos parafusos que mostras nas fotos que estao juntos aos corpos de injecção apenas sao mexidos quando se vai "sincronizar" as borboletas dos corpos de admissão e para isso é necessário uns "vacuimetros" e experiençia, a minha está a precisar porque já tem 92.000km, sincronizar as borboletas faz de facto o relantim da moto ficar melhor, mas, o que regula o geral é a tal peça de plástico do lado esquerdo, essa peça comanda todos esses pequenos parafusos, esses parafusos controlam o ar que vai para cada corpo de injecção para fazer o relanti. A primeira foto que mostras é o comando automático do relantim (mediante o que regulaste com a dita peça de plástico) se regulaste 1200 ele tenta fazer 1200, se regulaste 1500 ele tenta fazer 1500, ele funciona através da temperatura da agua do motor, á medida que agua vai aquecendo esse comando vai regulando o ar que vai para o relantim, através de uma régua que empurra ou puxa as tais (parafusos) pequenas válvulas que estao seguras através da dita régua, tentado sempre equalizar o que regulaste, mas só se regula quando o motor está quente, porque quando está frio o motor fica sempre um pouquinho mais acelerado porque precisa de mais combustível para andar e mais combustível é igual a mais ar para compensar. Quanto a "flat" presumo que estas a falar de uma valvula que está em frente ao "ram air" por cima do radiador, ora essa válvula só mexe em determinadas alturas e funciona por um tubo de vacuo, quando ligas o motor, metes a mudança e começas a andar, só quando passas das 3.000rpm é que essa válvula fecha, depois das 5500 abre, é só isto que ela faz, mas ela só mexe se tiveres de facto a andar, eu desliguei a minha, como tenho mais uma centralina para fazer mapas de injeçao, tenho essa valvula sempre aberta para compensar a gasolina que estou a por, .....ficas com mais "torque" em baixas rotações, para desligar é simples, por o lado esquerdo da moto olhas por cima do radiador e entre o "ram air" vais encontrar uma pequena válvula se vácuo com um pequeno tubo, basta retirares o tubo e pronto, mas atenção tens de tapar o tubo com algo, o tubo nao pode ficar aberto porque o vacuo que ia fechar a valvula nao pode ficar aberto a atmosfera, eu meti um pouco de fita adesiva, mais nada. Por defeito a valvula do ram air está aberta por acção de uma mola. Não se encontra ajuda destas nos facebooks... Um grande LIKE para este post!! |
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