|
| |
Autor | Mensagem |
---|
Sam_CBR CBR 500R
Pendura : Kika_S
Número de Mensagens : 898 Idade : 37 Localização : Almada Mota/Modelo : CBR 600F4i ; Ex-R1 Crossplane; ; Ex-MT09 Data de inscrição : 04/05/2015
| Assunto: Re: SAM - acidente outubro 18th 2018, 10:17 | |
| continuando... cá vou recuperando da operação, as dores estão bem escondidas atrás de muita medicação (drogas). Esta semana já fui fazer o primeiro penso, contei 22 agrafos, espero não me ter enganado na contagem porque os drunfos são fortes sinceramente começo a desgostar de estar assim à tantos dias porque preciso do cérebro a funcionar a 100% e os comprimidos não deixam. Companheiros , estou bastante revoltado com tudo isto. Cada dia que passa a revolta só aumenta, n houve o minimo de respeito ou cuidado por parte do outro condutor. Por causa de um erro de um terceiro estou a ter N consequências:
- privação motora para fazer o que quer que seja
- não posso tomar conta do meu pequeno como era suposto (isto está-me a deixar f@did@, n têm noção o que é ter um recém nascido em casa e nem sequer pegar ao colo como deve ser podem)
- a cabeça infelizmente anda meio adormecida por causa da medicação, a nível profissional isto tem as suas implicações. para quem sabe o que faço sabe que nunca parei e que dou 300% no local de trabalho. já para não falar a quantidade de responsabilidades que tenho em cima que estão a ser adiadas à conta disto.
- para me deslocar onde quer que seja tenho de pedir à Kika para me levar pois não posso conduzir (a medicação não o permite, e o braço preso tb não)
- fora todos os processos de saúde que já passei (dores, cirurgia, pensos, consultas, etc...) fora o que falta (fisioterapia).
- "e a mota sam???" : fdx sei lá ainda n pensei nisso. a nossa mota não está muito má, tem arranjo mas fdx... não sei.
Desculpem lá estar a encher o post de palavras... mas isto que estou para aqui a escrever não é nenhum desabafo pessoal, é apenas uma partilha para todos os companheiros de 2 rodas aqui do fórum, sejam para os que dão 299 de joelho no chão ou os que andam ultra-equipados a 50km/h... tenham cuidado e juízo.. fdx a sério, todo o cuidado é pouco. A burrice alheia não é controlável. obrigado pelas vossas mensagens |
| | | Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: SAM - acidente outubro 18th 2018, 11:37 | |
| Enfim, como te compreendo.
Até está com bom aspecto, mas não esforces nada nos próximos tempos, mesmo que te sintas tentado (como para pegar o pequeno ao colo). Pequenos esforços podem ter consequências na recuperação, e ainda estragares qualquer coisa.
As melhoras Sam! _________________________________________ |
| | | PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4075 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
| Assunto: Re: SAM - acidente outubro 18th 2018, 12:16 | |
| Lendo as tuas palavras só posso agradecer aos anjos, deuses, forças do universo, etc. que os meus 2 acidentes (espaçados em menos de 2 anos) limitaram-se unicamente à perda de uma mota e danos consideráveis em outra. Já que eu saí praticamente sem nada em ambos, sem culpa mas q fui responsabilidade nos 2 (uma historia extensa que quero esquecer) e ambos não superior a 50km/h. De cabeça quente nunca damos valor a isso apenas ao prejuízo, mas agora mm triste por a mota estar ainda longe de estar reparada tenho que ficar feliz por estar a 100%. A saúde é o nosso bem mais precioso, o resto com trabalho e euros tudo se resolve (mas tem q haver saúde para trabalhar).
A postura da sociedade actualmente n me surpreende, actualmente espero smp o pior. Prefiro ficar surpreendido ao apanhar as excepções do que constantemente desiludido. Os 2 acidentes q tive nenhum dos condutores teve a mínima preocupação em telefonar a perguntar como estavam as coisas ou simplesmente um pedido de desculpas, deve ser essa revolta que mencionas. Pois todos podemos errar, mas vermos q a outra pessoa estava preocupada com o nosso bem estar dava smp mais animo para passar por esta fase menos boa.
Campeao o pior já passou, agora é smp a melhorar e focares-te no tua total recuperação (com calma, n tentes acelerar as coisas), para depois aproveitares rapidamente o tempo perdido com o teu pequeno e outras coisas q agora estão em standby, por favor n te deixes ir abaixo. Se necessitares de chorar ou dar uns gritos faz isso, depois levantar a cabeça e recuperar.
Qt à mota, sendo secundario neste momento mas é algo teu, n deixes o assunto cair no esquecimento das seguradoras. Se n tens cabeça ou vontade para isso (entendemos perfeitamente) pede à Kika ou alguém para ir andando com isso, seja receberes o dinheiro dela (se derem perda total) ou mandar reparar. Que depois logo decides o q fazer com ela, eu estou nessa situação, está a ser reparada aos poucos e qd tiver pronta logo vejo qual será o destino dela pq n sei mm como me vou sentir em cima dela.
Bem qd te tirarem as drogas o dia seguinte n é fácil, há vários anos num acidente desportivo q rasguei o pulmão estava tb fortemente medicado. Qt tiraram o dreno tb pararam a medicação, pois era o dreno q me dava fortes dores, no outro dia jesus, deve ser aquilo a que chamam ressaca e q os drogados devem passar.
Desculpa o texto extenso mas so quero dar-te algum animo pois sei q n é fácil termos a vida suspensa à conta da irresponsabilidade dos outros. |
| | | Sam_CBR CBR 500R
Número de Mensagens : 898 Idade : 37 Localização : Almada Mota/Modelo : CBR 600F4i ; Ex-R1 Crossplane; ; Ex-MT09 Data de inscrição : 04/05/2015
| Assunto: Re: SAM - acidente outubro 18th 2018, 12:31 | |
| - Daikoni escreveu:
- . Pequenos esforços podem ter consequências na recuperação, e ainda estragares qualquer coisa.
Yup... é esse um dos meus maiores medos agora e dilemas. Mas ficar 100% parado é complicado... obg Daikoni - PSonic escreveu:
- ..
Bem qd te tirarem as drogas o dia seguinte n é fácil, há vários anos num acidente desportivo q rasguei o pulmão estava tb fortemente medicado. Qt tiraram o dreno tb pararam a medicação, pois era o dreno q me dava fortes dores, no outro dia jesus, deve ser aquilo a que chamam ressaca e q os drogados devem passar.
Ouvi dizer que vou passar por aquilo a que chamam "desmame" lool conversa de drogado mas é verdade. Obrigado pelas tuas palavras PSonic , textos grandes nestas alturas até são fixes que um gajo tempo tempo que sobre para ler. O assunto das seguradoras está a andar, tenho tratado das coisas em background. Por outras palavras : ainda não vi a mota. Sei que foi feita ontem a peritagem pela seguradora do enlatado... Já agora, enviei a mota para a Honda a conselho do Tiago (L&L). Tendo em conta que o mais certo a culpa ser dada ao outro gajo, e as companhias andarem recentemente a reclamar com oficinas "não oficiais" da marca, pronto, assim o orçamento sai de acordo com o fabricante. Estou à espera de perda total. A mota desvaloriza mas os plásticos não. E pelo que me recordo vai precisar:
- carenagem esq
- carenagem dta
- carenagem frente (onde estão as oticas)
- guarda lamas frontal
- vidro
- pesos punho
- os autolicantes
- acho que não aconteceu nada às forquilhas....ACHO
|
| | | Paulo Laia-HULK Fundador
Número de Mensagens : 8693 Idade : 53 Localização : Lisboa Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008 Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL Data de inscrição : 25/09/2008
| | | | PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4075 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
| Assunto: Re: SAM - acidente outubro 18th 2018, 14:54 | |
| Oh Sam eu agora ando de scooter (50cc), ou melhor, qd ela estiver a andar outra x q espero q seja já este fds q teve 2 meses à espera de uns simples vedantes. Alguma vez pensaria passar de 2 600 q já tive para a minha primeira motinha!!! A vida dá mtas voltas, é tentar ver smp a parte cómica da coisa e rir disso senão damos em doidos, olha um gajo de 34 anos com alto capacete e casaco q so se vê em altas cilindradas a andar pela cidade numa 50cc, e fazer virar vários pescoços!!!! Vais ficar impecável, apenas com uma marca sexy para tu e a tua moça brincarem eheheheheh Va Sam agora cada dia que passe vais estar a menos 1 dia de ficares novamente impecável (este português ficou estranho, mas percebes a ideia!!!), força companheiro e conta connosco. |
| | | PSonic CBR 600RR
| Assunto: Re: SAM - acidente outubro 18th 2018, 16:48 | |
| Tinha-se falado aqui a questão dos seguros pessoais, que para motociclistas são poucas as q fazem e as que fazem upa upa. Estava a arrumar umas papeladas e encontrei uma simulação que a Fidelidade me fez, deixo aqui a simulação e condições caso interesse a alguém. O mediador disse que em caso de morte em acidente de viação a família recebe 30.000€, a soma dos 2 termos de acidente de 15k cada um, foi ele que escreveu como se vê na copia |
| | | madd CBR 600F3
Número de Mensagens : 2075 Idade : 32 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CB600F Hornet 2008 / ex-CBR600F4i 2004 / ex-CB600F Hornet 2007 Data de inscrição : 01/10/2015
| Assunto: Re: SAM - acidente outubro 19th 2018, 12:45 | |
| Nem imagino o que é teres um piqueno que nem ao colo possas pegar ... enfim. Continuação das melhoras! |
| | | MotardFeio CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3610 Idade : 20 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR XX Data de inscrição : 12/03/2014
| Assunto: Re: SAM - acidente outubro 20th 2018, 12:11 | |
| Até ao Natal ficas bom chaval!
Carega na fisioterapia! Vai lá todos os dias, investe dinheiro nisso, o resto logo se vê!
Força! |
| | | Tiagobarriga000 Honda Monkey
Número de Mensagens : 6 Idade : 38 Localização : Alentejo Mota/Modelo : CBR600Fi4 Data de inscrição : 23/03/2016
| Assunto: Re: SAM - acidente outubro 21st 2018, 20:06 | |
| Samuel, a Su já me tinha contado sobre o acidente. Mas só agora depois de ler este post é que tive a noção da gravidade da situação. Desejo te rápidas melhoras e se precisares de alguma coisa já sabes onde bater.
Grande abraço
Tiago (o teu vizinho do 3° esq)
Enviado pelo Topic'it |
| | | gu480 Honda Monkey
Número de Mensagens : 41 Idade : 50 Localização : sintra Mota/Modelo : CBR 600F Data de inscrição : 26/05/2017
| Assunto: Re: SAM - acidente outubro 22nd 2018, 00:16 | |
| - Sam_CBR escreveu:
Olá mais uma vez, agora com a cabeça mais fria posso descrever o que aconteceu com um pouco mais de detalhe.
- Ia a passar a ponte na quinta-feira de manhã pelas 9H , conduzia na faixa do meio (mesmo a meio da faixa)… não ia com pressa para o trabalho , ia nas calmas e a cagar para furar o trânsito. Mais valia ter feito como habitual e ir na "faixa das motos"
- um condutor de um 3008 branco que ia na faixa da esquerda decidiu mudar para a faixa do meio repentinamente, não fez pisca , não olhou , nada...
- eu nem tempo tive de ir aos travões, fui albarroado / colidi com o lado direito do carro dele, rebolei para a faixa da direita e ainda levei com a mota em cima
- levantei me...senti umas dores mas nada demais, estava ainda quente. Pararam bastantes motociclistas para me ajudar (espetáculo, somos uma família!) ... Fiquei encostado ao muro de ferro lateral da ponte... As dores comecam a sobressair e nada de ambulancia.
- o condutor do carro assumiu que errou, não me viu estava no ângulo morto. Típico.
- esperei, esperei, as dores a aumentar e eu à espera de uma ambulância.
- passados 40min de dores lá aparece o INEM que me leva para o hospital S. Francisco Xavier. A caminho pedi para que me dessem qualquer coisa para as dores porque não estava a aguentar. N me deram nada pois os enfermeiros não estão autorizados a administrar medicação sem autorização de um médico. FODASSE MAS EU TOU COM DORES !!! ... "Lamento amigo, a gente compreende , mas não podemos mesmo"
- chegado ao hospital ainda tive de fazer uma triagem e esperar pelo ortopedista. Cheio de dores levaram me para o Raio X. "EPA MAS NINGUÉM PERCEBEU QUE EU ESTOU COM UMAS DORES HORRÍVEIS??? DÊEM-ME QUALQUER COISA E DEPOIS PODEM TIRAR AS FOTOS QUE QUISEREM" - nop... Raio X primeiro, esperar que o ortopedista veja e passados uns 40min de ter dado entrada no hospital la me deram umas drogas porreiras que fizeram efeito ... - entretanto a Kika já tinha ido ter ao hospital e fui ter com ela à sala de espera (não entrou para as urgências porque estava com menino e não é ambiente para um recém nascido) - enquanto estou na sala de espera com a Kika aparece uma enfermeira com um papel na mão. Adivinhem??? NOTA DE ALTA!!! WHAT????? "Olhe a doutora deu lhe alta, nós aqui não podemos ajuda-lo , vá procurar um hospital perto de sua casa ou um privado para ser operado porque isso tem de ser resolvido o mais rápido possível" - após uma longa conversa que não vou entrar em detalhes, resolvi accionar o seguro do trabalho uma vez que o acidente aconteceu no caminho casa-tra alho. . fui para o hospital da luz , a Kika levou o carro (porque nem uma ambulância para ser transferido tive direito) - no hospital da luz foi tudo 5*… consulta rápida , o médico disse ia me operar para a semana (é só esperar que chegue o material de titânio para mim) Fiz logo os exames pré operatórios e tudo.. top!
Ainda trouxe umas drogas porreiras para casa para as dores.
Mais coisas relacionadas com o acidente (Next steps):
- a mota está no parque da seguradora e vai para uma oficina da Honda. Ainda não sei o que fazer .
- capacete foi com o boda... Todo riscado e partido, fez o trabalho dele! - casaco de verão da bering estava como novo depois da queda, mas tiveram de cortar as mangas para o tirarem sem me magoar. - luvas alpinestars GP tech nem parece que foram ao chão. - a participação à seguradora depende do relatório do auto elaborado pela polícia - tenho testemunhas oculares...já não é mau. - tenho o vídeo do acidente, não vou divulgar até isto estar mais resolvido.
O croqui:
A mota:
A minha clavícula:
medoooooooooooooooooooooo a minha mota é igualzinha à tua... 1º que tudo, as melhoras em pleno, o mais rapidamente possível.... relativamente aos gajos da ambulância não te darem nada para as dores, 1º não são enfermeiros, são técnicos de emergência pré hospitalar, e 2º mesmo que tivessem disponíveis fármacos de 1ª linha, em situações de trauma, só em casos excecionais é que se dá, a analgesia por vezes interfere com a hipótese de operar no hospital. relativamente ao hospital, como já te disseram, queixa-te a sério assim que tiveres condições, se bem que teres ido para outro hospital até foi o melhor que aconteceu, eles NÃO podem deixar-te sair assim!! mesmo!! é contra todas as regras deontológicas, profissionais e hospitalares. isso devias mesmo fazer queixa à séria! tb já to referiram, mas fisioterapia em cima, nunca te faças de forte, se tiveres dores, nem que seja uma moinha pequena, é para te queixares... este ano se calhar não, mas para o ano queixas-te a sério se não tratares das coisas todas agora, tb tenho uma clavícula assim , por isso sei bem do que falo independentemente do teu seguro, de accionares o seguro do trabalho (a não ser que seja da mesma companhia do entalado), quem paga tudo é a companhia do outro gajo! tudo!!! tratamentos, psicologo, se tiveres de contratar alguém para ficar com o menino/a para ires a um tratamento, taxi para os tratamentos, tudooooo perdeste trabalho, o seguro paga! não consegues fazer isto ou aquilo, o seguro paga! fisioterapia, tratamentos, todo o arranjo da mota!! todo, o seguro paga. não é o teu, é o do enlatado.... enfim, tens para ai trabalho com fartura... não esquecendo que ficaste com problemas psicológicos e vais ter de ter umas sessões com uma psicóloga.... :-D as melhoras! |
| | | barbecos CBR 250
Número de Mensagens : 212 Idade : 39 Localização : Almada Mota/Modelo : Honda VTR 1000F Data de inscrição : 30/10/2013
| Assunto: Re: SAM - acidente outubro 22nd 2018, 12:57 | |
| Sam, que tudo corra pelo melhor e usa e abusa da fisfisio para isso recuperar em condições. A angústia dos estragos e incapacidade motora, etc, acabam por passar. Agarra-te aos que estão ao teu lado (e não são poucos) que a cena passa melhor. Comigo ajudou bastante! Grande abraço e boa recuperação! |
| | | Sam_CBR CBR 500R
| Assunto: Re: SAM - acidente novembro 28th 2018, 14:17 | |
| continuando este tópico, já estou a fazer fisio, está a correr bem e a recuperação estar a ter resultados mais positivos do que eu pensava. ainda não obtive resposta por parte das seguradoras... mas ainda estão nos prazos legais para resposta. fica aqui uma foto da nova aquisição à data dessa radiografia ainda tinha os agrafos (fdx gastaram o agrafador todo), no total são 8 parafusos, 7 na placa e um outro que está a unir o estilhaço de osso que ficou separado do resto... obrigado pelas vossas mensagens de apoio tenham cuidado! |
Número de Mensagens : 8693 Idade : 53 Localização : Lisboa Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008 Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL Data de inscrição : 25/09/2008
| Assunto: Re: SAM - acidente novembro 28th 2018, 14:36 | |
| - Sam_CBR escreveu:
ainda não obtive resposta por parte das seguradoras... mas ainda estão nos prazos legais para resposta.
Ouve o que te digo: estás a facilitar com as seguradoras! Ainda por cima tiveste danos corporais. Se tivesses apenas danos materiais, ainda era como o outro. Quando me bateram no meu enlatado quando estava estacionado, liguei todos os dias para a minha seguradora. Todos os dias!! Não facilitava!! Mesmo assim demoraram trinta (30) dias a darem uma resposta. Portanto: aperta com eles porque não estás a pedir nada que não tenhas direito Continuação das tuas melhoras Abraço |
| | | Sam_CBR CBR 500R
| Assunto: Re: SAM - acidente novembro 28th 2018, 14:54 | |
| - Paulo Laia-HULK escreveu:
Ouve o que te digo: estás a facilitar com as seguradoras!
Ainda por cima tiveste danos corporais. Se tivesses apenas danos materiais, ainda era como o outro.
Quando me bateram no meu enlatado quando estava estacionado, liguei todos os dias para a minha seguradora. Todos os dias!! Não facilitava!! Mesmo assim demoraram trinta (30) dias a darem uma resposta.
Portanto: aperta com eles porque não estás a pedir nada que não tenhas direito
Continuação das tuas melhoras
Abraço Boas Hulk, por acaso n tenho ligado todos os dias...mas ligo no mínimo 2x por semana ... Tenho estado a seguir o tema deles quase em tempo real... Sabes qual o problema? A seguradora do outro gajo é sediada em Espanha além de lentos a fazerem as merdas, gostam de falar pouco... enfim A partir da próxima semana vou aumentar o fluxo de chamadas |
| | | | Sam_CBR CBR 500R
| Assunto: Re: SAM - acidente novembro 28th 2018, 15:02 | |
| com uma cicatriz deste tamanho achas que tenho vergonha? mas é isso mesmo.. vou apertar mais eu como tenho andado mais com o seguro de acidentes de trabalho tb tenho deixado passar ao lado o tema da seguradora auto... enfim um gajo ate se perde |
| | | PSonic CBR 600RR
| Assunto: Re: SAM - acidente novembro 28th 2018, 16:53 | |
| Os outros até podiam demorar 5 anos a responder, a tua tem a obrigação de se chegar à frente e depois internamente eles q resolvam entre eles e a tua ser devidamente reembolsada. Tu não tens culpa. Era o q mais faltava agora até dependermos da sorte qual a seguradora do outro que nos bate, isso são problemas internos. No passado qd me bateram no carro é a minha própria seguradora que me cede o carro de substituição pelo tempo q for necessário, estes custos depois a outra seguradora terá que pagar à minha.
Só espero que a tua n seja a Liberty!!! Para gastar fortunas em publicidade em tudo o q é desportos e afins estão la sempre, ajudar o cliente é q ta quieto.
Ainda bem q a tua recuperação está a ir bem, em breve já tas a fazer umas flexões so com um braço!! Força nisso e vai com calma. |
| | | Wolf CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3628 Idade : 49 Localização : Caldas da Rainha Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992 Data de inscrição : 03/10/2008
| Assunto: Re: SAM - acidente novembro 29th 2018, 08:01 | |
| PSonic isso só funciona dessa maneira se não houver feridos, se houver a resolução não pode ser resolvida dessa forma, tem de ser sempre a seguradora do outro a assumir directamente...e leva sempre mais tempo...
Boa recuperação Sam |
| | | MotardFeio CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3610 Idade : 20 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR XX Data de inscrição : 12/03/2014
| Assunto: Re: SAM - acidente novembro 29th 2018, 11:36 | |
| SAM, as melhoras!!
Bela foto!
Telefonar é bonito, mas manda mails e cartas registadas. Um dia se for preciso, apenas isso vale.
Força chaval!!! |
| | | anzol CBR 600F4
Número de Mensagens : 2772 Idade : 20 Localização : PORTUGAL Data de inscrição : 16/02/2010
| | | | estikado Honda Monkey
Número de Mensagens : 43 Idade : 42 Localização : Setúbal Mota/Modelo : Honda CBF 600 SA Data de inscrição : 01/04/2010
| Assunto: Re: SAM - acidente dezembro 3rd 2018, 09:26 | |
| - Sam_CBR escreveu:
- eu como tenho andado mais com o seguro de acidentes de trabalho tb tenho deixado passar ao lado o tema da seguradora auto... enfim um gajo ate se perde
Quando tive o meu acidente em Março deste ano também foi assim. O seguro de acidentes de trabalho safou-me ao início e a seguradora do outro gajo que me bateu só me respondeu quase no fim do prazo legal de resposta. Nos entretantos tanto eu como o meu mediador íamos chateando a seguradora algumas vezes por semana e mesmo assim so no fim é que respondem. E estiveram com tanta merd@ por causa do material estragado (casaco, capacete e botas) que tinha de entregar para receber o valor deles e no fim já me pagaram e ainda aqui os tenho em casa E quase de certeza que eles vão dizer que te pagam o equipamento com desvalorização de X% por não serem novos. Não aceites a desvalorização.. comigo tentaram o mesmo, eu recusei e eles pagaram-me na íntegra. As melhoras para isso! |
| | | Sam_CBR CBR 500R
| Assunto: Re: SAM - acidente dezembro 3rd 2018, 09:31 | |
| epa não sabia dessa... fdx inventam com cada uma para não pagarem... pois se me mandarem uma dessas vou ter de reclamar , o equipamento até estava novo ... |
| | | NunoR Honda Monkey
Número de Mensagens : 37 Idade : 41 Localização : Lisboa Mota/Modelo : HONDA CBR XX 2003 Data de inscrição : 17/08/2017
| | | | Wolf CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3628 Idade : 49 Localização : Caldas da Rainha Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992 Data de inscrição : 03/10/2008
| Assunto: Re: SAM - acidente dezembro 3rd 2018, 16:31 | |
| sinistros rodoviários Prazos para reclamar uma indemnização por acidente de viação a) Prazos a cumprir pelo sinistrado: Comunicação do sinistro à companhia de seguros: até 8 dias, sob pena de responder por perdas e danos. Apresentação de queixa-crime por via judicial: 6 meses a contar da data do acidente rodoviário Demanda por via civil: 3 anos a contar da data do acidente
b) Prazos a cumprir pela seguradora Diligência e prontidão da empresa de seguros no contacto ao sinistrado: 2 dias úteis Sempre que lhe seja comunicado a ocorrência de um sinistro automóvel, a seguradora deve “proceder ao primeiro contacto com o tomador do seguro, com o segurado ou com o terceiro lesado, no prazo de 2 dias úteis, marcando as peritagens que devam ter lugar”; Diligência e prontidão da empresa de seguros na realização das peritagens: entre 10 e 22 dias úteis, a contar da data do acidente. Assunção da responsabilidade pelos danos materiais: 30 dias úteis Assunção da responsabilidade em sinistros que envolvam danos corporais: 45 dias a contar da data em que é feito o pedido de indemnização e caso tenha sido emitido o boletim de alta clínica e o dano seja totalmente quantificável. Apresentação de Proposta Provisória: 45 dias após o pedido de indemnização. Se após esse prazo de 45 dias, o sinistrado ainda se encontrar de baixa e o dano não for totalmente quantificável, a assunção da responsabilidade por parte da empresa de seguros “assume a forma de Proposta Provisória, em que nomeia especificamente os montantes relativos a despesas já havidas e ao prejuízo resultante de períodos de incapacidade temporária já decorridos”. (alínea a, nº 2, art. 37º do DL 291/2007 de 21 de agosto) Exame de avaliação do dano corporal: a companhia de seguros tem um prazo de 20 dias, após o pedido de indemnização realizado pelo sinistrado, para informá-lo se pretende fazer o exame de avaliação do dano corporal ou 60 dias após a data do sinistro, caso o lesado não tenha apresentado qualquer pedido indemnizatório. Disponibilizar ao lesado o exame de avaliação de dano corporal e todos os relatórios necessários à sua compreensão: 10 dias a contar da data em que a seguradora tenha o exame em seu poder. Pagamento da indemnização: salvo acordo em contrário, a companhia de seguros deve proceder ao pagamento da indemnização no prazo de 8 dias úteis, a contar da data da assunção da responsabilidade. Caso a seguradora não proceda ao pagamento da indemnização no prazo fixado, deve pagar ao lesado juros de mora, no dobro da taxa legal, sobre o montante devido e não pago até que o pagamento se venha a concretizar. (Artigo 43º do Decreto-Lei 291/2007 de 21 de agosto). |
| | | Conteúdo patrocinado
| | | | |