"O Governo quer tornar obrigatória a carta de condução para quem conduzir motociclos de 125 cc, e vai repensar os mecanismos de inspeção e os limites de velocidade. Segundo uma entrevista do ministro da Administração Interna à Antena 1, que será transmitida na íntegra no sábado, o executivo vai repensar a dispensa de formação para quem conduza motos de 125cc (centímetros cúbicos). “Temos de repensar aquilo que foi uma decisão que nos suscitou as maiores dúvidas, que foi a dispensa de qualquer formação para quem, tendo uma carta de ligeiros, possa comprar uma mota até 125cc e imediatamente sair para a estrada”, afirmou o Eduardo Cabrita. Na entrevista, o ministro diz que não será exigível uma total revisão do código, mas sublinha que “as condições de condução de motociclo são claramente diferentes” das de um veículo automóvel ligeiro. Eduardo Cabrita considera ainda “absolutamente inaceitável” o elevado número de atropelamentos, sobretudo nas zonas urbanas, e admite generalizar nestas áreas os limites de velocidade de 30 quilómetros por hora, que já existem em alguns bairros. Estas são algumas das medidas que o Governo pretende introduzir para travar as mortes nas estradas, que aumentaram para 509 no ano passado, mais 64 do que em 2016 (12,5%). “A segunda zona de risco, em que houve um crescimento preocupante, tem que ver com os motociclos e temos de repensar duas coisas: a dispensa de inspeção que hoje os motociclos têm, os nossos veículos automóveis têm inspeção e as motas não têm e terão de ter mecanismos de inspeção”, afirmou ainda. Por lei, a inspeção periódica dos motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250cc está prevista no Decreto-Lei n.º133/2012, de 11 de julho. Esta lei veio obrigar os centros de inspeção a adaptarem-se para fazerem inspeção a motas, mas continua por sair a regulamentação. A Comissão Interministerial para a Segurança Rodoviária reúne-se hoje pela primeira vez, depois de ter sido criada em 2017 no âmbito do Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária (PENSE 2020), documento que inclui 108 medidas com o objetivo de reduzir em mais de metade o número de mortos nas estradas portuguesas até 2020."
Será que passa só por isto a solução? Será que também não é uma maneira de ganharem mais algum? Será que como fala no artigo a solução passa pela inspeção? Onde estão estudo que provem que as inspeções obrigatórias para os veículos automóveis alterou alguma coisa em termo de acidentes e a diminuição das mortes nas estradas?
MotardFeio CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3610 Idade : 20 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR XX Data de inscrição : 12/03/2014
O que passou a existir foi a dispensa da mesma para quem tenha carta de carro há 5 anos - a exemplo de Espanha, Itália, etc.
Se a carta for baratinha, e a instrução efectiva, acho uma excelente medida.
Já agora os atrasados mentais que andam na estrada (seja qual for o número de rodas que levem) também deviam ser todos reavaliados.
Cada vez apetece mais andar de tanque na estrada...
Mas aproveitando a deixa do aumento (inevitável) de sinistralidade, toca de tentar novamente introduzir de pantufas as inspecções - apenas acima de 250cc!!!!
Isto sim, incomoda.
Inspecções - OK - mas para tudo o que tenha motor e duas rodas (com matrícula)!!!
PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4075 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
Exactamente Então pq raio uma 50 e 125cc estão dispensadas de inspecção? Claro que n é isso que vai resolver os acientes já q a maioria n é pelo estado dos veículos. Mas tb acho q as motas so deviam ter inspecções a cada 2 anos.
Deviam aproveitar a deixa e repensarem em código da estrada especial para os veículos de duas rodas, o circular entre faixas por exemplo. Não temos qq protecção legal, se tivermos um enlatado a mudar de faixa sem qq preparação e formos no dito "corredor" e batermos os culpados somos nós. Algo que mtos países já está previsto este tipo de circulação pelas motas e outras manobras do mesmo estilo.
Tb falaram esta semana do aumento enorme do atropelamento com fuga, uma vergonha o caracter da sociedade actualmente.
Já me sinto repetitivo, mas acho que algo que podia baixar mto os acidentes era todos os veículos serem obrigados a ter sistemas de gravação de vídeo (no mínimo para a frente). Em caso de acidente o cartão de memoria fica na posse das autoridades para n haver o risco de remoção de provas, e caso seja feito pelo condutor ser responsabilizado. Isto de forma imediata vai criar uma maior consciência nos condutores, pelo facto da condução estar a ser filmada e puder ser usada como prova em acidente acredito que ia mudar muitas atitudes erradas na estrada. Um sistema simples custa menos de 15€ e super discretos, as seguradoras até podiam oferecer pois lhes ia poupar mtas dores de cabeça.
F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16301 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
Também concordo contigo, que por uma mota nas mãos de quem nunca conduziu uma não ser muito boa ideia, eu quando comprei a minha 125, foi também por não ser preciso carta, mas já tinha alguma experiência em "motas" de quando era ainda um "chavalito", mas que me deu algum calo para agora que tirei a carta. O que eu quis dizer é que a solução, não passa só por ter a carta ou não, acho que passa por termos a noção do que temos nas mãos, o que não acontece com muito boa gente.
PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4075 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
O triste é q é agora impossível conseguir-se debater os assuntos, as pessoas passam logo ao ataque. N há um mínimo esforço de ouvir, pois podemos n ter todas as informações e logo estamos com uma opinião errada. Dessa forma convinha ouvir o que outros têm para dizer, e mm não concordando há formas mais educadas de o fazer!!!
Se temos que tirar aos 14 ou 16 anos carta (licença especial) para conduzir ciclomotores pq raio as 125cc haviam de ser diferentes. Q se possa fazer alguns ajustes tb concordo, quem já tem de ciclomotores vai apenas prestar prova para uma 125cc ok (caso não tire a A). Tem apenas carta de carro, então exame de condução pelo menos.
O pessoal tb se esquece q há coisas (leis) q n podem ser importadas directamente de outros país, esses países como Espanha, Itália e outros têm uma cultura de 2 rodas mto superior à nossa. Praticamente nasceram em cima de uma mota (fosse qual fosse a cilindrada), logo n se pode comparar um condutor italiano com um português q em toda a vida fez uns 5km de bicicleta!!
Desconheço de facto é como funciona as sub A, ou seja, quem tira aos 18 tem a tal limitação dos 25kw e se depois passado x anos já pode conduzir qq outra directo ou se tem q ir prestar exame e/ou renovar a carta.
Última edição por PSonic em janeiro 12th 2018, 15:24, editado 1 vez(es)
Rui Pereira76 CBR 150
Número de Mensagens : 163 Idade : 48 Localização : Sintra Mota/Modelo : ex CBR 125 Data de inscrição : 31/03/2014
O triste é q é agora impossível conseguir-se debater os assuntos, as pessoas passam logo ao ataque. N há um mínimo esforço de ouvir, pois podemos n ter todas as informações e logo estamos com uma opinião errada. Dessa forma convinha ouvir o que outros têm para dizer, e mm não concordando há formas mais educadas de o fazer!!!
Se temos que tirar aos 14 ou 16 anos carta (licença especial) para conduzir ciclomotores pq raio as 125cc haviam de ser diferentes. Q se possa fazer alguns ajustes tb concordo, quem já tem de ciclomotores vai apenas prestar prova para uma 125cc ok (caso não tire a A). Tem apenas carta de carro, então exame de condução pelo menos.
O pessoal tb se esquece q há coisas (leis) q n podem ser exportadas directamente de outros país, esses países como Espanha, Itália e outros têm uma cultura de 2 rodas mto superior à nossa. Praticamente nasceram em cima de uma mota (fosse qual fosse a cilindrada), logo n se pode comparar um condutor italiano com um português q em toda a vida fez uns 5km de bicicleta!!
Desconheço de facto é como funciona as sub A, ou seja, quem tira aos 18 tem a tal limitação dos 25kw e se depois passado x anos já pode conduzir qq outra directo ou se tem q ir prestar exame e/ou renovar a carta.
Aí é que está a maior parte das pessoas não quer saber da opinião dos outros, e depois isso passa para praticamente todas as áreas do dia-à-dia, e isso também se vê no trânsito, não há respeito pelo próximo.
Se for para melhorar o que temos hoje, também concordo que no mínimo deviam passar por um pequeno teste. Agora também sabemos que muitas vezes não é isso que acontece.
Muito pessoal esquece que o que funciona noutros países pode não funcionar cá e vice-versa, não se pode só copiar, à que saber copiar e adaptar à nossa realidade.
Kat13 CBR 500R
Número de Mensagens : 838 Idade : 50 Localização : Castelo Branco Mota/Modelo : CBR 650f Data de inscrição : 14/11/2014
Boa, querem que o pessoal passe a ter que ter carta para andar de 125cc... E os k já compraram a moto 125cc e andam todos os dias com ela somente porque têm categoria B e compraram a moto para poupar um bocado?!!! Sim, poupa-se e muito, seja em relação a um carro a gasolina ou mesmo a gasoleo... Vão ter k gastar mais agora para tirarem essa carta?!!! Ou têm k vender a moto porque afinal, com carta de carro já não a podem conduzir sem gastar numas aulas?!!! Isso se for somente umas aulas de condução sem ser necessário revisão de código... Acho bem terem aulas de condução e até um exame mas acho k deveria ser facultativo, quem tem necessidade de ter umas aulas ir a uma escola e pagar essas aulas. Dou 2 exemplos cá de casa:
1ro - Em relação a mim, se não fosse essa lei de poder andar com 125cc com carta de carro nunca tinha entrado novamente no mundo das motos. Acabei por comprar a 125cc, mais tarde tirar a carta A e aumentar a cc
2o - Em relação ao meu pai. Eu gostei tanto da 125cc k acabei por a oferecer ao meu pai (k sempre andou de moto 50cc a anos). Agora, passado mais de 2 anos com esta lei, vão obrigar o meu pai a tirar a carta para poder continuar a andar na 125cc dele (pequenos passeios sem se meter em grandes aventuras dentro de grandes cidades)?!!! Dai ser da opinião de, ter aulas sim mas facultativas.
Claro, a maior parte do pessoal quer lá saber em ter aulas de condução se for facultativo mas cada um sabe de sim. Ainda é hoje o dia k o meu pai me conta k tirou a carta cá em PT e, quando foi para França (isto em 1972/73, época k em PT era raro ver-se um carro e, quando chega a Paris tem k lidar com vias com 3-4 faixas), viu k precisava de ter umas aulas lá e foi tirar umas aulas.
Estou para ver como vão fazer isso, com o crescente valor de vendas de 125cc de pessoal k comprou essas motos porque não tinha k tirar a carta, se isso vai avante vai haver um grande numero de 125cc a venda brevemente e quase ninguém lhes vai tocar... E as vendas das 125cc novas é k vai ser...
PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4075 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
É mais uma "excepção" nas leis, como por cá se faz tudo sem pensar devidamente depois é só correcções. Isto não é inédito (é triste como este governo comete os mm erros várias vezes), antes das 125cc era possível à categoria B conduzirem 50cc até que passou a n ser possível a cartas após determinado ano, não afectando as anteriores. Há poucos anos sai esta que todas as cartas B podem conduzir 125cc sem qq tipo de ressalva, efeito imediato foi a subida dos preços em flecha deste tipo de motas que passaram a ser mais caras que de cilindrada superior (a vigarice habitual do tuga).
Agora vai ser outro pepino, ou deixa de ser possível conduzirem 125cc em cartas após determinado ano e as anteriores são a excepção. Se proibirem por completo vai haver confusão (ou não pq os tugas gostam de reclamar no café mas irem protestar nos locais devidos já dá mto trabalho)
Compreendo do teu sentimento e pelo teu pai tb que está "limitado" à B. O Governo pode fazer como fez qd acabou com as matriculas municipais, todos tiveram 2 anos para tratar da nova matricula sem custos. Logo podem limitar o acesso às 125cc na totalidade mas na condição que quem desejar pode ir a um exame extraordinário de condução livre de custos (a 1ª ida), em caso de chumbo a 2ª ser só algum valor simbólico, se voltar a chumbar tem q ser mto bem pensado se a pessoa fica mesmo interdita de conduzir a 125cc (so podendo qd tirar a A) ou se vai a exame as vezes necessárias (pagando os normais valores) até conseguir passar. É so uma ideia
Paulo Laia-HULK Fundador
Número de Mensagens : 8693 Idade : 53 Localização : Lisboa Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008 Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL Data de inscrição : 25/09/2008
Sou apologista que se deve ter formação para conduzir. agora como é que vão resolver as pessoas que já compraram mota e não tem carta, tb vai ser injusto, criaram um problema agora resolvam-no......
PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4075 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
Boas, eu sou da opinião de ficar como está, afinal quem pega numa moto 125cc sem carta de moto, sabe andar porque andou em jovem, e se não sabe não pega, é tão simples como isso. Claro que há excepções, mas também as há em quem tem carta e não sabe andar a direito quanto mais o resto das manobras. Existe uma coisa que é a responsabilidade individual, e o bom senso. Se eu nunca tiver pegado numa mota e chego aos 40 e vou comprar uma PCX, ou vou andar como uma "velhinha de 80 anos" ou não duro uma semana. Cada um sabe de si.
Não se pode comparar jovens com 14, 16 ou 17 anos que não têm carta nenhuma e pessoas com pelo menos mais de 23 e com carta à mais de 5 anos. Uns, os primeiros precisam da formação, os outros, os segundos do bom senso. O resto é Darwinismo.
Já as noticias do número de acidentes e mortos nas motos é mais uma vez falso, e o único objectivo é mais uma vez as INSPECÇÕES... leiam o post no Facebook da «FMP - Comissão Mototurismo» de 7 Janeiro, ou o do «Grupo Acção Motociclista» de 6 de Janeiro e tirem as vossas conclusões.
É a minha opinião, e respeito todas as outras.
PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4075 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
Permite-me discordar... O bom senso é coisa que nao reina nas estradas Portuguesas.
Imagina assim.. .Demoras todos os dias 1h30min para o trabalho de carro, gastas 30e de gasolina por semana nessa deslocação. De repente, vês que podes adquirir uma 125cc que te permite nao ter limite de vias a usar, e passas a demorar 20min para o trabalho, mais facilidade de parqueamento, mais 10e de gasolina por semana.
Só tens de investir 3000k à cabeça.. dinheiro esse q o vais buscar rápido. Nos dias q está de chuva vais d carro...
O que farias? (nao metas o senso comum, sabes andar de bicicleta)
Sp4z3r Honda Monkey
Número de Mensagens : 86 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : S1000RR 2015 Data de inscrição : 18/02/2013
Formação nunca fez falta a ninguém. Pela lógica, porque é que as pessoas tiraram carta de carro? Era só aprender as mudanças, 1 ou 2 dias e está feito. Pegam no carro e vão para a estrada, o resto é "treino", certo?
E isto aplica-se a muitas outras coisas. Digo eu.
Sim, conjugado à formação, deverá haver bom senso e civismo (que há muito em falta hoje em dia, e não apenas na estrada).
Compreendo que seja chato quem tenha investido numa mota, agora ser obrigado a tirar a carta e gastar dinheiro. Mas também nunca deveria ter sido permitida esta lei das 125cc. My 2 cents.
Kat13 CBR 500R
Número de Mensagens : 838 Idade : 50 Localização : Castelo Branco Mota/Modelo : CBR 650f Data de inscrição : 14/11/2014
A lei das 125cc já está em vigor desde 2009, penso eu... Só no ano passado é k houve um aumento (dizem eles) de mortes e acidentes e já é culpa desta lei?!!! Onde está o estudo em k indica k os acidentes/mortes foram de 125cc?!!!
Sim, formação nunca fez mal a ninguém mas, dai ser obrigatório(???). Eu falo por mim, k se não fosse esta lei hoje não teria carta com cat A e pelo meu pai k toda a vida andou de moto (50cc) e que neste momento tem uma 125cc e, se isto for avante, vai deixar de poder andar nela até k tire a tal carta. Isso é mais uma questão de €€€ para os cofres do estado do k outra coisa...
Ainda ontem vi um video do Cager on Two Wheels e, subscrevo até a ultima palavra:
PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4075 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
As notícias dizem claramente q o aumento de acidentes com motos foi em cilindradas superiores, agora nunca é dito qual a percentagem q envolve enlatados e porque razão as 125cc entram na discussão. Dá a sensação q querem mostrar trabalho e saem-se assim com estas coisas cá para fora. Mas nunca há de facto interesse em agarrar no problema de base e toda a forma de formação, educação, civismo, etc. serem realmente repensados para q as novas gerações tenham uma estrada mais segura, pq a maioria dos actuais condutores são demasiado orgulhosos e egoístas para admitirem q a condução/educação não é correcta.
Mocas CBR 500R
Número de Mensagens : 786 Idade : 40 Localização : Oeiras Mota/Modelo : YZF R1 - RN22 Ex: YZF R1 - 2006 Ex: YZF R1 - 2004 Ex: CBR 600rr - 2005 Data de inscrição : 01/10/2013
Concordo...deviam ter que tirar pelo menos uma licença...aulas...exame...qq coisa. Como as coisas estão de momento, e quem anda todos os dias na estrada vê com cada coisa....jasus...
PS: Se for facultativa, é ÓBVIO que ninguém vai fazer lol.
PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4075 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
Como já disse tb acho q deviam ter um exame pratico pelo menos (que como são feitos tb vale o q vale), mas que façam como fizeram com as 50cc qd mudaram as matriculas camararias para as normais. Todos tiveram 2 anos para fazer a troca/legalização livre de qq custo, pois foram eles q se lembraram de mudar as matriculas.
Isto das 125cc podia ser igual, como no passado deram a possibilidade de a categoria B puder conduzir até 125cc agora não podem voltar atras qd já mta gente está a usar esse "beneficio". Logo podem fazer o mesmo, toda a gente com apenas categoria B que queiram manter a possibilidade de conduzir até 125cc (tenha já mota ou não) teriam por exemplo um prazo de 2 anos para se apresentarem a exame pratico livre de custos (e até meia dúzia de aulas de preparação numa escola tb livre de custos). Após este prazo chapéu, tinham q tirar normalmente a A.
Qd tratei da papelada da minha scooter para alteração da matricula aproveitei e perguntei no IMT onde podia actualizar a minha licença de condução (aquelas das camaras), e isto pk? Pq se fosse apanhado a fazer trampa com a scooter n ficava sem a carta normal (A e B), mas a sra riu-se pois percebeu logo e respondeu q essas licenças já não são validas qd já tenho carta B. No entanto fiquei na duvida e qq dia irei perguntar na GNR/PSP se posso circular com a scooter com a licença camararia ou não, pois as pessoas mais idosas n têm carta normal e logo para andarem de papa-reformas e nas suas 50cc tem q ser a licença. Mas tb n sei se foram "obrigados" a irem ao IMT e fazer a migração da licença para carta.