Dúvidas em pintar motor e jantes Yamaha Virago 250
Autor
Mensagem
Bugalho13 CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3407 Idade : 37 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : ex R6 01 - ex CBR 600rr 03 - ex CBR 1000rr 04 - ex Hornet f8 - ex Kawasaki z750 07 - ex Yamaha FZ6n 04 - ex Yamaha Virago 250 91 - ex Suzuki GSR08 - ex Honda NC700x 13 - ex Honda NC750x 16 - atual Suzuki DL650 V-Strom 05 Data de inscrição : 24/03/2013
Ora bem, visto a menina já ter feito uma revisão, aguardo só reparação total da bomba de gasolina vou começar por fazer umas pequenas alterações.
A primeira alteração que pretendo fazer é pintar (home made) o motor, já me disseram para pintar com tinta para altas temperaturas e assim foi, já comprei MOTIP cor preto fosco.
A dúvida que aqui fica é que supostamente isto dura bastante tempo 4 5 6 7 anos pelo que li, mas ainda fico na dúvida se aguenta com gasolina em cima por exemplo.
Relativamente à preparação para a pintura o que fazer?? Lixar (com que lixa?), desengordurar (o que aconselham)??
O pós pintura é necessário verniz?? Se sim qual e onde arranjar??
Aguardo ajuda (por pontos discriminados) de como fazer passo a passo esta pequena aventura...
Se correr bem, próximo passo é as jantes.
PS: O ex-dono mandou decapar o motor e as jantes e na lata MOTIP (que posso devolver se houver melhor ou não for aconselhável) diz que não é necessário aplicar primário.
S.Pacheco CBR 600F
Pendura : Normalmente Solo!!!
Número de Mensagens : 1019 Idade : 46 Localização : Vila Nova de Milfontes Mota/Modelo : CBR1000 RR 2008+ EX: GSX-R 1000 K1 EX: XF-21 50cc kkkkkkk Data de inscrição : 01/11/2016
Não sou nenhum expert em pintura e essa tinta também não conheço mas daquilo que conheço posso te dizer o seguinte: Para lixar convém que seja um lixa bem fininha para não se notar depois os riscos. Tipo uma lixa de àgua 800 ou daí para cima.
Para desengordurar: Diluente Celuloso. Seca completamente, muito rápido e permite qualquer tinta por cima.
Quanto ao verniz se aplicares terá que ser um compativel com a tinta senão pode empolar. (Deves perguntar a quem te vendeu a tinta)
A questão da tinta se mancha ou não com gasolina, como não conheço não te sei responder, talvez onde compraste também te saibam dizer, mas preto mate, é bem possível que manche sim!
Bugalho13 CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3407 Idade : 37 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : ex R6 01 - ex CBR 600rr 03 - ex CBR 1000rr 04 - ex Hornet f8 - ex Kawasaki z750 07 - ex Yamaha FZ6n 04 - ex Yamaha Virago 250 91 - ex Suzuki GSR08 - ex Honda NC700x 13 - ex Honda NC750x 16 - atual Suzuki DL650 V-Strom 05 Data de inscrição : 24/03/2013
no escape da minha cbr quando experimentei a tinta de alta temperatura não correu la muito bem, passado uns tempos começou a sair.
lixei, desengordurei e tudo mais, o meu pai tem experiência nessas andanças e ajudou-me mas mesmo assim nao correu bem.
se começar a sair vai ficar um bocado feio e vai dar bem mais trabalho a tirar que a pintar portanto aconselho-te a levares a algum pintor com experiência nisso, nem que pagues para ele te fazer o serviço porque para tirar a tinta depois é um 31 jeitoso.
já nas tampas do motor, tambem pintei as da CBR, de dourado para preto baço mas foi em concessionario honda, ficaram impecaveis mas ao fim de 2 anos ja havia um ou outro pormenor pequeno onde a tinta tinha saltado, talvez a superficie tenha sido melhor preparada que a do escape ou seja simplesmente melhor para pintar, a temperatura que atingem as tampas tambem é bastante inferior à que o escape atingia
anyway pensa bem se é mesmo isso que pretendes
S.Pacheco CBR 600F
Pendura : Normalmente Solo!!!
Número de Mensagens : 1019 Idade : 46 Localização : Vila Nova de Milfontes Mota/Modelo : CBR1000 RR 2008+ EX: GSX-R 1000 K1 EX: XF-21 50cc kkkkkkk Data de inscrição : 01/11/2016
se for para ficar mesmo como deve ser... Lacomoto em mafra, gastas mais algum mas ficas garantido que fica bom! eu vou em breve lá mandar lacar as tampas do motor da minha!
Paulo Laia-HULK Fundador
Número de Mensagens : 8693 Idade : 53 Localização : Lisboa Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008 Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL Data de inscrição : 25/09/2008
se for para ficar mesmo como deve ser... Lacomoto em mafra, gastas mais algum mas ficas garantido que fica bom! eu vou em breve lá mandar lacar as tampas do motor da minha!
Ou MotoPinta na Amadora.
F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16301 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
Número de Mensagens : 3407 Idade : 37 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : ex R6 01 - ex CBR 600rr 03 - ex CBR 1000rr 04 - ex Hornet f8 - ex Kawasaki z750 07 - ex Yamaha FZ6n 04 - ex Yamaha Virago 250 91 - ex Suzuki GSR08 - ex Honda NC700x 13 - ex Honda NC750x 16 - atual Suzuki DL650 V-Strom 05 Data de inscrição : 24/03/2013
No motor tem de levar obrigatoriamente um primário próprio para alumínio e alta temperatura. Porque com a tinta diretamente em cima do alumínio, o mesmo não respira e a tinta vai acabar por saltar.
S.Pacheco CBR 600F
Pendura : Normalmente Solo!!!
Número de Mensagens : 1019 Idade : 46 Localização : Vila Nova de Milfontes Mota/Modelo : CBR1000 RR 2008+ EX: GSX-R 1000 K1 EX: XF-21 50cc kkkkkkk Data de inscrição : 01/11/2016
Bugalho passa pelo meu face que depois passo-te para um amigo que te vai ajudar nisso. Ele restaura clássicos e sabe te responder a isso tudo de certeza.
https://www.facebook.com/sancho.pacheco.96
messana CBR 400RR
Número de Mensagens : 548 Idade : 50 Localização : Coimbra Mota/Modelo : 954RR Data de inscrição : 10/09/2010
Ora bem, visto a menina já ter feito uma revisão, aguardo só reparação total da bomba de gasolina vou começar por fazer umas pequenas alterações.
A primeira alteração que pretendo fazer é pintar (home made) o motor, já me disseram para pintar com tinta para altas temperaturas e assim foi, já comprei MOTIP cor preto fosco.
A dúvida que aqui fica é que supostamente isto dura bastante tempo 4 5 6 7 anos pelo que li, mas ainda fico na dúvida se aguenta com gasolina em cima por exemplo.
Relativamente à preparação para a pintura o que fazer?? Lixar (com que lixa?), desengordurar (o que aconselham)??
O pós pintura é necessário verniz?? Se sim qual e onde arranjar??
Aguardo ajuda (por pontos discriminados) de como fazer passo a passo esta pequena aventura...
Se correr bem, próximo passo é as jantes.
PS: O ex-dono mandou decapar o motor e as jantes e na lata MOTIP (que posso devolver se houver melhor ou não for aconselhável) diz que não é necessário aplicar primário.
Eu já fiz isso em casa (numa virago 250 que tenho, não na minha CBR)
comprei a tinta aqui: http://www.joaquimboavida.pt/index.php?route=product/product&path=46_120&product_id=251
pode ser aplicada à pistola ou à trincha (que foi o que fiz) isolei com fita o que não queria pintar, e utilizei o pincel eles aconselham um bom tempo de cura, para maior resistência já ando com ela há mais de 1 ano, sem qualquer alteração da tinta nas tampas dos cilindros usei tinta de alta temperatura em spray (que fica mais clara) não tive problema nem com uma, nem com a outra
Boas pinturas
Bugalho13 CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3407 Idade : 37 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : ex R6 01 - ex CBR 600rr 03 - ex CBR 1000rr 04 - ex Hornet f8 - ex Kawasaki z750 07 - ex Yamaha FZ6n 04 - ex Yamaha Virago 250 91 - ex Suzuki GSR08 - ex Honda NC700x 13 - ex Honda NC750x 16 - atual Suzuki DL650 V-Strom 05 Data de inscrição : 24/03/2013