Caso não seja o sítio certo para colocar este tópico, peço que o movam para o local correcto.
Deixo-vos o link da crónica de um jornalista especializado que sofreu uma queda durante uma sessão fotográfica, onde apresenta o estado do equipamento pós-queda e também a avaliação ao mesmo.
Bom trabalho. A reportagem não a queda.... Apenas uma correcção: Se foi a traseira a fugir,o repórter sofreu um highside e não um lowside. Seja como for o alcatrão é duro na mesma.
F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16301 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
Bom trabalho. A reportagem não a queda.... Apenas uma correcção: Se foi a traseira a fugir,o repórter sofreu um highside e não um lowside. Seja como for o alcatrão é duro na mesma.
Quantos lowsides provocados por escorregamento da roda traseira é que queres?
Não percebi esse o contexto na descrição da queda. O Texto diz: "A queda aconteceu a cerca de 90 km/h, durante uma curva à esquerda, com a traseira a fugir e por isso aconteceu um “low side”. Se para o fic isso é a descrição de um low side...tudo bem. Para mim quando alguem diz "a traseira fugiu e sofri uma queda..." eu logo imagino um highside. Mas pode ser apenas uma má interpretação.
xico_sl CBR 250
Número de Mensagens : 211 Idade : 38 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 RR Data de inscrição : 02/05/2015
O jornalista admite que ficou com algumas marcas (espero que não fiquem)... Mas, quanto mais tempo ando de mota, mais me faz confusão ver malta com capacete aberto.
F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16301 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
Não percebi esse o contexto na descrição da queda. O Texto diz: "A queda aconteceu a cerca de 90 km/h, durante uma curva à esquerda, com a traseira a fugir e por isso aconteceu um “low side”. Se para o fic isso é a descrição de um low side...tudo bem. Para mim quando alguem diz "a traseira fugiu e sofri uma queda..." eu logo imagino um highside. Mas pode ser apenas uma má interpretação.
Que roda é que escorrega? É Highside ou lowside? Lá porque é a roda de trás a escorregar não quer dizer que seja automaticamente um highside... o que provoca o highside é a roda agarrar depois de escorregar, mas nem sempre agarra, como se pode ver nos vídeos.
Exactamente, low side escorrega e vai sempre, por norma são o mal menor. High side escorrega volta a ganhar tracção ( muitas vezes devido ao brusco corte de acelerador ) e em grande parte dos casos cospe o condutor com bastante violência, tendo tendência a lesões maiores bem como maior dano na mota.
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Exactamente. Ambas as rodas podem provocar lowsides.
Highsides acontecem apenas quando a traseira perde tracção e volta a agarrar em situação de desalinhamento traseira-frente. É a situação mais frequente.
Se não chegar a agarrar, dá origem a um lowside.
_________________________________________
SAM CBR 250
Número de Mensagens : 248 Idade : 54 Localização : Portugal Mota/Modelo : CBR 1000 rr Data de inscrição : 21/09/2011