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 BT 012 de 2011

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fcarlosp
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MensagemAssunto: BT 012 de 2011 BT 012 de 2011 Icon_minitimejulho 14th 2016, 13:46

Boas,
Gostava de saber a opinião de alguém mais entendido do que eu, visto ser ainda meio massarro na minha cbr600f de 2011.

Comprei a dita CBR há cerca de um mês por troca de uma fz6 n que tinha.
E então ando a pensar se hei-de trocar o pneus, só que tenho algumas dúvidas:

1- a mota só tem 4000 km
2- o rasto está como novo
3-a mota era de garagem por isso só apanhou sol e desgaste nesses tal 4000 km.
4- quando espeto a unha a borracha não está rigida.

Será que vale a pena trocar já de pneus? Sendo a minha condução pouco agressiva?

Obrigado!
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MensagemAssunto: Re: BT 012 de 2011 BT 012 de 2011 Icon_minitimejulho 14th 2016, 14:00

Na minha opinião gasta esse até ao fim, é claro que vai aparecer ai pessoal que te vai dizer, que o dot do pneu já passou de validade e o pneu está velho e que é um perigo...mas anda sem stress isso não é um iogurte que acaba o prazo e já não se pode comer...
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MensagemAssunto: Re: BT 012 de 2011 BT 012 de 2011 Icon_minitimejulho 14th 2016, 14:00

Na minha opinião e pelo que descreves acho que não, até porque ainda estás numa fase de adaptação e como afirmas ter uma condução pouco agressiva eu desfrutava melhor desses antes de investir
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MensagemAssunto: Re: BT 012 de 2011 BT 012 de 2011 Icon_minitimejulho 14th 2016, 14:30

Obrigado desde ja.

O que me deixa com duvidas é que quando espeto a unha na borrada do pneu, nao vejo diferença em relação a uns bt016 pro acabados de montar na mota de um amigo meu.
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MensagemAssunto: Re: BT 012 de 2011 BT 012 de 2011 Icon_minitimejulho 14th 2016, 14:36

Tenho a mesma moto, e comprei-a trazia esses mesmos pneus de origem, tinha 5200km a moto.
Se andares só em seco, não te esticares em velocidade/travagem/curvas, podes aguentá-los.

Agora a partir do momento que for para andar um pouco mais de ritmo, ou piso molhado, troca isso urgentemente.
Posso dizer que foram provavelmente os piores pneus que já tive à chuva (a par com os IRC que vinham na 250)... não inspiravam confiança nenhuma, e a andar devagar devagarinho parado conseguiam fugir-me nestas condições.
Na Crel conseguiram-me patinar desalmadamente (em molhado) a subir a ponte antes do túnel de Odivelas a uns 110kmh, em 6a, aonde a moto nem sequer tem força e não acelerei mais do que uma 250cc poderia acelerar... também tinham rasto, Dot dos pneus também era 2010 ou 2011 (apesar da moto ser de 2012).
Entretanto pus os Power3 em menos de 15 dias, conseguia acelerar a fundo em 3a no molhado no mesmo sítio sem os pneus se mover um milímetro. Outro à vontade completamente diferente...

Agora tempo seco, podes aguentá-los com cuidado acrescido, mas não te estiques, se não, preferível trocá-los mesmo. Fosse pelo ano de fabrico, fosse por estarem com o centro já um pouco quadrado, fosse pelo modelo do pneu, o que sei é que não me inspiraram confiança nenhuma, e no molhado metiam mesmo medo.
Linhas brancas então era uma anedota nestas condições, a frente só agarrava quando voltava ao alcatrão...

Mas como dizes que tens uma condução um pouco agressiva, nem pensava 2 vezes, lixo com isso.

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MensagemAssunto: Re: BT 012 de 2011 BT 012 de 2011 Icon_minitimejulho 14th 2016, 14:41

Daikoni escreveu:
Tenho a mesma moto, e comprei-a trazia esses mesmos pneus de origem, tinha 5200km a moto.
Se andares só em seco, não te esticares em velocidade/travagem/curvas, podes aguentá-los.

Agora a partir do momento que for para andar um pouco mais de ritmo, ou piso molhado, troca isso urgentemente.
Posso dizer que foram provavelmente os piores pneus que já tive à chuva (a par com os IRC que vinham na 250)... não inspiravam confiança nenhuma, e a andar devagar devagarinho parado conseguiam fugir-me nestas condições.
Na Crel conseguiram-me patinar desalmadamente (em molhado) a subir a ponte antes do túnel de Odivelas a uns 110kmh, em 6a, aonde a moto nem sequer tem força e não acelerei mais do que uma 250cc poderia acelerar... também tinham rasto, Dot dos pneus também era 2010 ou 2011 (apesar da moto ser de 2012).
Entretanto pus os Power3 em menos de 15 dias, conseguia acelerar a fundo em 3a no molhado no mesmo sítio sem os pneus se mover um milímetro. Outro à vontade completamente diferente...

Agora tempo seco, podes aguentá-los com cuidado acrescido, mas não te estiques, se não, preferível trocá-los mesmo. Fosse pelo ano de fabrico, fosse por estarem com o centro já um pouco quadrado, fosse pelo modelo do pneu, o que sei é que não me inspiraram confiança nenhuma, e no molhado metiam mesmo medo.
Linhas brancas então era uma anedota nestas condições, a frente só agarrava quando voltava ao alcatrão...

Mas como dizes que tens uma condução um pouco agressiva, nem pensava 2 vezes, lixo com isso.

Bem andar à chuva não é para mim, por isso piso molhado não será problema.
Agora no piso seco que tal dizes da aderencia deles?
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MensagemAssunto: Re: BT 012 de 2011 BT 012 de 2011 Icon_minitimejulho 14th 2016, 14:56

Boas, vê se a borracha não está ressequida ou não tem rachas o rasto até pode estar novo mas a borracha estar má, se estiver a borracha em condições usa esses pneus.
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MensagemAssunto: Re: BT 012 de 2011 BT 012 de 2011 Icon_minitimejulho 14th 2016, 14:58

A borracha parece mesmo com bom aspecto.
a ideia era usar os pneus este verão e depois entao, trocava por algo melhor.
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MensagemAssunto: Re: BT 012 de 2011 BT 012 de 2011 Icon_minitimejulho 14th 2016, 15:03

Se achas que está bom usa-os desde que não estejam estalados estão bons
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MensagemAssunto: Re: BT 012 de 2011 BT 012 de 2011 Icon_minitimejulho 14th 2016, 15:19

Em seco são mais toleráveis, desde que o piso seja bom, apesar de em seco nunca me terem fugido, nunca consegui ter confiança neles, e por isso também nunca os estiquei até trocá-los. Cada vez que inclinava mais parecia uma roleta russa, nunca sabia se a frente ia-me fugir debaixo de mim, o feedback que transmitiam era praticamente nulo.
Isto agora já depende de cada um, mas pessoalmente não consigo andar em ritmos mais 'desportivos' com pneus que não 'comuniquem' o que está a passar, e a aderência que têm.
O estarem um pouco quadrados ainda ajudava a ofuscar ainda mais esse feeling.

Resumidamente, não te consigo dizer exactamente quanta aderência têm em seco, porque não os pneus não a transmitem e apesar de nunca me terem fugido nem pregado sustos em seco, acabei por nunca os esticar minimamente por falta de confiança neles no pouco tempo que os tive.

Quanto ao parecerem semelhantes ao toque, não quer dizer nada, até porque a aderência dos 016 é completamente diferente dos 012. Apesar de um pneu mais aderente ter tendência a ser mais macio ao toque, não é regra. Os compostos são diferentes, a química é diferente, carcaça é diferente, etc. Podes ter pneus mais rijos, e na verdade são mais aderentes que outros mais moles ao toque.

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MensagemAssunto: Re: BT 012 de 2011 BT 012 de 2011 Icon_minitimejulho 14th 2016, 21:46

Troquei os meus bt 012 aos 18000 km. Tenho uma condução moderada. Em piso seco de vez em quando posso esticar um pouco,  à chuva tenho mais cuidado. Tudo é subjectivo, condução vs limite da moto vs pneus.
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MensagemAssunto: Re: BT 012 de 2011 BT 012 de 2011 Icon_minitimejulho 14th 2016, 22:50

Já agora trocaste por quais?
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MensagemAssunto: Re: BT 012 de 2011 BT 012 de 2011 Icon_minitimejulho 15th 2016, 12:15

o problema e se a mota esteve parada muito tempo na mesma posição, ou seja, ha uma secçao do pneu que esteve sempre sob pressão enquanto o resto esteve exposto. Tens de ver bem o feedback deles, vai a um parque de estacionamento e treina as travagens a fundo a varias velocidades e ve o feedback que tens, se nao estiverem a agarrar como deve ser ou se apanhares a parte que esteve parada e ela não agarrar entao deves trocar. Melhor conselho nao te consigo dar, vai treinar travagens num ambiente controlado
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MensagemAssunto: Re: BT 012 de 2011 BT 012 de 2011 Icon_minitimejulho 15th 2016, 13:44

O pneu mantém as suas características até pelo menos 6 anos portanto estás à vontade com esse pneu.
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MensagemAssunto: Re: BT 012 de 2011 BT 012 de 2011 Icon_minitimejulho 15th 2016, 20:16

fcarlosp escreveu:
Já agora trocaste por quais?

Por dunlop sportmax qualifier. Mas foi uma sugestão do mecânico e comprei por impulso. No entanto ainda não tenho uma opinião formada. Por ventura, o Paulão e o Daikoni serão aqueles que te podem ajudar, no caso de quereres colocar pneus novos.
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MensagemAssunto: Re: BT 012 de 2011 BT 012 de 2011 Icon_minitimejulho 16th 2016, 11:10

Obrigado a todos, mas vou aguentar este verão com eles e depois troco.
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MensagemAssunto: Re: BT 012 de 2011 BT 012 de 2011 Icon_minitimejulho 16th 2016, 13:46

Escolha acertada, se não notas a borracha ressequida/vidrada e não tem defeitos é porque está em bom estado, lá para 2017 pensas em substituir. Se depois precisares de cotação terei todo o gosto de te apresentar preço competitivo.
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MensagemAssunto: Re: BT 012 de 2011 BT 012 de 2011 Icon_minitimejulho 16th 2016, 14:10

Gracias.
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MensagemAssunto: Re: BT 012 de 2011 BT 012 de 2011 Icon_minitimejulho 18th 2016, 13:06

ainda ta bom pelo menos ate po ano.. ate pq tas a conhecer a mota portanto vai andando Smile
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MensagemAssunto: Re: BT 012 de 2011 BT 012 de 2011 Icon_minitime

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