bem ja vi k se calhar ja venho um bocado tarde, FELIZMENTE abriste horizontes e vais-te fazer à vida, PARABÉNS
mas ca vai a mesma a minha experiência de vida (que te pode ajudar a trilhar tmb o teu caminho nesta área) em termos de cursos profissionais e estágios profissionais.. e ainda faculdade e aventuras com exames nacionais.
eu como tu, tirei curso profissional de nivel III (agora é IV) na gustave eiffel em informática fundamental, focando mais em aplicações de alto nivel de cliente servidor orientadas por objectos.
depois disso tentei entrar na faculdade, mas sem sucesso, msm com explicação, nao passei do 7 no exame nacional pq como disseste e bem a matemática que temos na profissional (atenção eu tirava 19 a matemática durante todo o curso) nada tem a ver com a matemática que sai no exame e que necessitas na faculdade se fores para uma engenharia...
passado isto, fui tirar o nivel IV (agora V) no centro de formação profissional do iefp em que recebia e tinha as despesas pagas, em desenvolvimento de produtos multimédia.
quando acabei, passado 1 ano, caso não saibas, alem de ganhares o direito a fazer mais um estágio profissional, dá entrada directa na faculdade (a media do curso) pois há vagas (15% salvo erro) para estes cursos.
entrei em engenharia informática no politécnico (foge de faculdades que isso é mais palha que outra coisa e o mercado quer é pratica), tive durante 1 ano só a estudar de DIA e a fazer uns trabalhos como freelancer, depois fui convidado para trabalhar numa empresa de informática como web-designer em regime de estágio (como tu vais agora), tive lá o tempo do estágio e a estudar de NOITE, passado isto vim embora pois eles só queriam pessoas k desse para ter apoios do estado (obvio) e APESAR de eu poder fazer outro estágio profissional porque tinha mais um curso de nivel acima, não se pode fazer dois estágios seguidos na mesma empresa (mais uma vez obvio).
depois disso tive mais 1 ano só a estudar de dia...
passei entretanto por varias empresas como programador .net junior e sempre estudando de noite e o que é certo é que se faz, podia ser com melhores notas é certo mas hoje em dia tal como o daikoni sou consultor informático em .net numa consultora, não ganho fortunas mas estou confortável qb e só troco por mais dinheiro, pois as condições são todas iguais mais curva menos curva se é k me entendes
resumindo: é preciso tudo... hoje em dia com nivel III, nivel IV e nivel V (pelos antigos niveis), não tenciono ir tirar mestrado nem doutoramentos pois sinceramente nao vale a pena para o k vou ganhar a mais, faço formações novas todos os anos para me ir actualizando mas nada mais.
FORÇA COM ISSO e 5f se precisares de mais alguma dica ou ajuda, terei todo o gosto em te ajudar