oi malta, após uma pequena "discussao" facebook, em que uma pessoa postou na cronologia de um motard, uma imagem de uma mota partida em duas, dizendo que mota era perigoso.. decidi responder o mesmo que respondo a certas pessoas quando me vêm pegar na mota para sair e dizem "ai olha... ve la que se tens um acidente podes ficar muito mal" "quando tiveres um acidente sério, deixas de achar piada a motas" por aí fora....
"perigo é constante seja em que veiculo for. obvio que a mota tem menos protecção, mas quando tem de acontecer, acontece, seja no carro, na mota, na bicicleta, ou a pé. agora uma cena que não suporto, é ver constantes partilhas de acidentes de mota e mortes de motards e imagens menos aconselhaveis. porque se ha coisa que interfere BASTANTE numa situação de apuros para um motociclista, é o medo. E numa situação de aperto em que tens menos de 3 segundos para evitar uma colisão, pois nesses segundos é muito provavel que em vez de te concentrares, manteres sangue frio e controlares a situaçao da melhor forma possivel, o que vai PROVAVELMENTE acontecer é que o teu cerebro vai buscar o flash daquela imagem brutal de um acidente de mota que viste.
e vais simplesmente bloquear. O MEDO, na maior parte das vezes é pior que a falta de jeito ou hábito. todo o motociclista que anda diariamente sabe o perigo que corre de certeza absoluta, porque todos os dias tem de se desviar de um carro que o ia abalroando ou bla bla bla.... agora fomentar o medo... acho muito mau"
farto-me de ver pessoas a instigarem este sentimento com imagens ou videos de acidentes e mortes de motociclistas. percebo que se preocupem connosco.. mas só me revolta, pelo facto de não terem a minima noção do que isso pode provocar, que é tudo menos um sentimento de segurança. porque o perigo pode espreitar tanto a 120 como a 20km hora. (até vejo motards a partilharem essas mesmas imagens, nao percebo com que finalidade, mas enfim)
muitos de nós ja tiverem acidentes, uns piores, outros menos maus. E aposto que tambem muitos desses acidentes foram fruto de cerebro "gelar" no momento critico. muitos deles causados por medo... pelo medo de cair. esse mesmo medo de inclinar mais a mota na curva, para nao cair.. pode ser o motivo de nos levar para fora da curva, da estrada, ou serra abaixo. o medo de travar com força e a mota perder aderencia, pode levar-nos contra um carro a uma velocidade muito maior. podia dar dezenas de exemplos, todos eles para dizer o mesmo: o nosso cerebro capta toda a informação que nos é incutida, podemos é nem dar por isso. e em altura de apuros, seja de mota, de carro, a pé, no trabalho, ou no metro, qualquer acontecimento critico no nosso quotidiano que exiga uma resposta rápida da nossa parte, ele tem a particularidade de nos lembrar de acontecimentos infelizes e libertar aquela toxina parva, que muitas vezes nos bloqueia as reacções.
Foi um longo texto sim, mas acho que é algo que muita gente deveria por na cabeça: O medo, pode ser muito mais perigoso que o trânsito em si.
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Às vezes também me chateia sempre a mesma conversa, mesmo que seja menor, de carro também há perigo, e ninguém está ileso, e por vezes esquecem-se disso. Porque se forem por 'escolher' transporte mais 'seguro', mais valiam andar de metro ou comboio, ou algo assim.. Mas escolhem carro. Também não olham apenas às probabilidades.. porque os benefícios/gosto tornam-na uma opção que preferem, mesmo apesar dos perigos. Parece que a mente destas pessoas ficam bloqueadas, a partir do momento que se fala em motos.
Quanto à partilha de imagens, não sinto que isso me afecte no dia-a-dia ou andar de moto. Apesar do meu acidente grave, continuo a andar com normalidade, evito ao máximo riscos desnecessários (não digo que deixei de fazer umas curvas e afins de todo, mas passei a moderar-me mais), mas passou a ser mais 'respeito' que propriamente medo. Mas já houve situações que me deixou bastante chocado, como a do Diogo, nessa noite, fui deixar a moto a casa e buscar o carro, e fui a 30-40kmh para casa.... e fiquei uns dias sem conseguir conduzir normalmente a moto.
_________________________________________
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
cabe-nos a nos ajudar a mudar essa mentalidade, mas não é mais facil dar na cabeça dos companheiros
FGOMES CBR 400RR
Pendura : Aluga-se
Número de Mensagens : 640 Idade : 34 Localização : Winksele, BE Mota/Modelo : Yamaha FZS 600; ex.HONDA CBR600F2 (PC25); ex.Daelim Daystar 125 Black Plus Data de inscrição : 31/01/2016
Acho que ja naturalmente temos o factor medo muito presente quando nos sentamos na mota. é esse medo que nos mantém em constante alerta de carros, ventos, chuvas, curvas assim e assado..pelo que até funciona a nosso favor. O problema como dizes é nos momentos de pânico lembrarmo-nos das pessoas que até gostam de nós nos dizerem que é perigoso e não devias andar e não é seguro. Sei perfeitamente que as pessoas que mais gostam de mim ficam preocupadas (sim porque qualquer silencio prolongado de um motociclista no seu caminho para onde quer que seja é a maior tragedia) só me dizem juízo e cuidado, o que as x me enerva antes de andar e as x não.
Já me aconteceu cair enquanto ia ao telefone (uma queda para estupida a dar meia volta) e o panico da pessoa do outro lado da linha foi o que mais me irritou, mas compreendo a preocupação e pedi-lhe para pff nao reagir assim especialmente se percebeu que caí mas que continuo a falar sem qualquer impedimento.
Por isso te digo que o medo é natural, tudo o resto tem é de se sobrepor a isso e as pessoas que gostam de nós devem moderar-se nos seus comentarios porque isso pode de facto criar instabilidade em alguns momentos cruciais em que algo corre mal e passa a vida toda a frente dos olhos e precisamos de sentir a confiança e a calma necessárias para nos safarmos de um problema daqueles "engraçados"
Quanto a irem postar fotos de acidentes nos murais de motociclistas eles que respondam na mesma moeda ou ignorem. Simples.
duarteral Honda Monkey
Pendura : Evitavel
Número de Mensagens : 92 Idade : 29 Localização : zona Oeste Mota/Modelo : GSXR 600 K8 Ex:CBR 125R 07 Data de inscrição : 09/01/2014
O que eu não gosto mesmo é que alem de me avisarem ainda são capazes de comentar com os meus pais coisas do género " És maluco deixas o teu rapaz andar de mota, ainda por cima é filho único. Se ficas sem ele não tens mais nenhum" é coisas destas que me deixam mesmo triste. A minha resposta costuma ser: todos os anos nas épocas de férias ( Verão, Pascoa, Natal) vê-se na TV que morreram x pessoas nas estradas portuguesas, e ninguém faz caso, entra num ouvido sai no outro. Se por acaso duram-te o ano alguém vir uma noticia que um motociclista morreu, todos dizem q as motas são perigosas e matam!!
Ricardo_C CBR 125R
Número de Mensagens : 105 Idade : 42 Localização : Lezíria ribatejana Mota/Modelo : CB500F Data de inscrição : 09/05/2015
comentar com os meus pais coisas do género " És maluco deixas o teu rapaz andar de mota, ainda por cima é filho único. Se ficas sem ele não tens mais nenhum" é coisas destas que me deixam mesmo triste.
Triste é esse tipo de comentário!! Isso nem sequer é preocupação, a falar desse modo...
duarteral escreveu:
vê-se na TV que morreram x pessoas nas estradas portuguesas, e ninguém faz caso, entra num ouvido sai no outro. Se por acaso duram-te o ano alguém vir uma noticia que um motociclista morreu, todos dizem q as motas são perigosas e matam!!
Isso é verdade, mas andam de carro, estão habituados, não vão censurar em algo que andam... Já as motas.... É sempre o medo do 'desconhecido'. Só quem anda é que compreende, alguém que nunca ande de carro (e apesar de estar sempre mais ambientado, porque anda sempre no carro de alguém, e como tal é mais raro), se for preciso também ouves dizer "fogo, andar no trânsito, é para malucos...".
Por exemplo, também acho (um pouco) malucos quem anda a surfar naquelas ondas gigantes, se tivesse alguém na família a fazer isso (futuramente um sobrinho, por exemplo), também ficaria apreensivo muito provavelmente... Como quem diz isto, diz outras coisas.
Por isso entendo, mas as pessoas também têm de compreender que cada qual tem a sua vida, ninguém tem direito sobre a vida de ninguém, e são livres de a viverem da forma que acham melhor.
_________________________________________
Última edição por Daikoni em Dom Jul 03, 2016 12:47 pm, editado 1 vez(es)
Migasalm CBR 250R
Pendura : Quem pedir!
Número de Mensagens : 341 Idade : 25 Localização : Lisbon Mota/Modelo : KTM RC125 2016 / NSR 125 2001 EX: CBR 125 2006 Data de inscrição : 13/04/2016
Acho que o incutir o medo é mais uma tática que se usa com as crianças.
Os pais naturalmente que têm medo então dizem ao Joãozinho "Filho as motas são muito perigosas vais-te matar, e nós ficamos muito tristes". Claro que o Joãozinho fica com muito medo, e o ciclo repete-se para os filhos do Joãozinho.
Acho que é uma maneira de proteger, ainda que não seja a melhor, é completamente natural. Quando comecei a tirar a carta de mota, não fizeram tática de medo, mas uma espécie de, Ai fico com tanto medo, e não durmo descansada.
Claro que 6 meses mais tarde, já estava por cima duma mota .
É tudo uma questão de mindset, e de educação dada e incutida ainda em criança.
Já com o caso das notícias se ouvir, Individuo X morre em acidente fatal de mota. É natural que se reporte, tal como acidentes de carro.
Mas acho que é, devido a natureza da mota, que os condutores estão muito mais expostos e os acidentes tem repercussões mais sérias do que no carro.
O que para um carro é um toque no pára choques, para nós pode ser uma viagem ao hospital. Acho é que a mídia faz com as motas o que fazia com a comunidade Tuning á uns anos.
Que fala do lado "negro". Ah os carros tuning isto, e aquilo, correm e ilegalidades e barulho e etc...
E com as motas é, Ah as motas, excesso de velocidade, acidentes fatais, irresponsabilidade. Acho que mancha a imagem que têm de nós. Que somos todos uns arruaceiros. E olhem para mim! Sou um anjo!
É chato sim, mas é algo que vem com o pacote. É provar o contrário.
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
Acho que é uma maneira de proteger, ainda que não seja a melhor, é completamente natural. Quando comecei a tirar a carta de mota, não fizeram tática de medo, mas uma espécie de, Ai fico com tanto medo, e não durmo descansada.
Claro que 6 meses mais tarde, já estava por cima duma mota .
É tudo uma questão de mindset, e de educação dada e incutida ainda em criança.
O que para um carro é um toque no pára choques, para nós pode ser uma viagem ao hospital. Acho é que a mídia faz com as motas o que fazia com a comunidade Tuning á uns anos.
Que fala do lado "negro". Ah os carros tuning isto, e aquilo, correm e ilegalidades e barulho e etc...
E com as motas é, Ah as motas, excesso de velocidade, acidentes fatais, irresponsabilidade.
cm estas palavras fizeste-me retorcer 10 anos para nao dizer 12.. qd tinha a tua idade ou talvez mais novo... tirei carta de 125 como tu aos 16, depois carro e mota aos 17/18.... e tmb me diziam o mesmo..
hj em dia tenho mota, ja tive e vou tendo alguns carros mexidos tunning sim, nao xunning, mas gosto de puxar e fazer barulho.. a vida são dois dias, deve ser aos 60 que vou tirar partido das coisas
Migasalm CBR 250R
Pendura : Quem pedir!
Número de Mensagens : 341 Idade : 25 Localização : Lisbon Mota/Modelo : KTM RC125 2016 / NSR 125 2001 EX: CBR 125 2006 Data de inscrição : 13/04/2016
mas gosto de puxar e fazer barulho.. a vida são dois dias, deve ser aos 60 que vou tirar partido das coisas
Sim eu percebo isso, é sempre bom puxar um bocado, mas mesmo assim, há que ter cuidado, senão tornas-te em mais um número, e mais uma notícia de acidente fatal no jornal.
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
Ao café sim, ainda lá ficaste um pouco depois, eu fui o que se perdeu pelo caminho
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
Gostava de partilhar uma situação que aconteceu comigo no início do mês,
Tava a lavar a mota com a minha sobrinha a assistir, e fui surpreendido com a vontade dela querer lavar a sua "mota" comigo. Ao início comecei por lavar a "mota" dela, mas depois fui buscar outro pano para ela lavar a dela. Tavamos os dois a usar o mesmo balde e tudo. Foi uma cena que ficará na memória dos dois para sempre, tenho a certeza.
Prefiro começar a incutir-lhe respeito, responsabilidade, e confiança mesmo que de uma forma subtil, desde pequena para que um dia quando lhe vierem meter cenas estranhas na cabeça estar confortável para os mandar dar uma curva :-D
Sorry as skills the photoshop
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
brutal amigo.. o MEU filho mais velho k nem 4 anos tem.. tmb ja ajuda e quer ajudar.. ja entende bem o k é a mota e o que representa para o pai.... o RONCO ainda o assusta mas tento evitar ao maximo ligar ao pé dele ou entrar com ele ao pe.. mas desligada é na boa
Nuno.CBR CBR 600F3
Número de Mensagens : 2123 Idade : 43 Localização : Costa de Caparica Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013 Data de inscrição : 04/05/2013
olha por exemplo no meu caso que já tive acidentes, entendo o que dizes o medo é o pior inimigo e temos é de reagir no momento, dou-te o meu exemplo que me aconteceu hoje de manha a caminho do trabalho, se congelasse e não reagisse estava bem tramado:
Gonçalo GF CBR 600F
Pendura : A mais corajosa*
Número de Mensagens : 1068 Idade : 35 Localização : nascido e crescido na margem sul Mota/Modelo : cbr 600f2 Data de inscrição : 10/07/2015
Edgar,mas o que escreveste e parecido cmg.As minhas filhas,sobrinhos e igual.Quando ando de volta da mota,veem todos para o pe riem,curtem.Mas depois lembram-se...Pai/tio ja caiste,e mesmo assim ainda queres a mota?Eu respondo..Meninos e um gosto,vicio que tenho... E eles na sua boa inocencia,continuam cmg a ver a mota.
Nuno.CBR CBR 600F3
Número de Mensagens : 2123 Idade : 43 Localização : Costa de Caparica Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013 Data de inscrição : 04/05/2013
mesmo, e tem de ser, um dos piores problemas para quem começa a andar de mota é o chamado "Target fixation" ou seja se te fixas a olhar para o obstáculo vais para onde estas a olhar, com os km e a experiência dominas esse factor e identificas o problema mas olhas para a solução...
Kat13 CBR 500R
Número de Mensagens : 838 Idade : 50 Localização : Castelo Branco Mota/Modelo : CBR 650f Data de inscrição : 14/11/2014
Última edição por skydream em Dom maio 07, 2017 2:20 pm, editado 1 vez(es)
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
mesmo, e tem de ser, um dos piores problemas para quem começa a andar de mota é o chamado "Target fixation" ou seja se te fixas a olhar para o obstáculo vais para onde estas a olhar, com os km e a experiência dominas esse factor e identificas o problema mas olhas para a solução...
mt bem metida nuno... exactamente, eu já sai assim de frente na arrabida e o resultado nao foi mt bonito, ha uns anos atras... o post disso anda aqui pelo forum... remete para ai a 2010 ou 2011