Pois é meus amigos, hoje tive oportunidade de dar um girinho numa 1000!! Primeira vez;) Neste caso, a Streetfighter GSX-S!
Foi dia de levar a minha Suzy Marilyn à revisão, e estava lá eu a falar um pouco, enquanto esperava e vira-se o dono do stand, representante Suzuki, "podes esperar ou podes ir dar uma volta na nova moto"! Fiquei assim naquela do género "what? Que se está a passar aqui??"
"A sério! Está aí a nova moto para test-drive.. Olha anda daí" diz ele. Ok, vamos lá ver isso..
Quando vejo que era a MIL naked, "WOW!!" Brutal, já tinha visto em revistas, mas em "carne e osso" é ainda mais bonita!
Ora, sendo uma moto totalmente diferente da minha, e tanto que eu nunca gostei muito de brincar com coisas que não sejam minhas, declinei... mas o homem insitiu, "Vai, é espectacular, vais curtir!"
Pronto, ok! Explicou-me um pouco o funcionamento da electrónica, dos mapas e do controlo de tracção, etc, e pronto, vamos nessa!
Sento, e 1º impressão: a moto parece muito compacta, pensei para comigo, "falta mais moto à minha volta".. parece de brincar;) Tudo muito bonito, tudo intuitivo, comandos bem organizados e de bom feeling, um toquezinho de aceleredor e "ei lá!!": Resposta instantânea ao rodar do punho! E um som..
Engreno a 1ª e vamos nessa! Arranco com muita calma, sem dificuldades, bom tacto da embraiagem, e assim que fico em linha recta com a estrada.... "WOOOOOOWWW!!
A aceleração deste missil é qualquer coisa;) Meto logo segunda, terceira e por aí fora... A caixa é um mimo, muito suave e intuitiva.
Ando com calminha, à espera que os pneus ganhem um pouco de temperatura, mas é perceptível que independentemente da rotação ou da velocidade engrenada, rodar o punho nesta coisa, é levar um pontapé nas costas;)
Tento "brincar" um pouco com ela, fazer uns ziguezagues e tal, e ao principio não estava muito confiante! Falta-me a frente da moto! Não estou habituado a este tipo de moto, a este tipo de posição de condução.. "isto não é para mim" pensei.
Arranquei com o controlo de tracção no nível 1, e nao lhe mexi mais... nem a explorei "ao máximo" nem nada que se pareça;)
Impressões de condução: Muito POWER;) Impressionante em qualquer mudança! Parecia estar no MotoGP, tal a rapidez com que a velocidade aumentava no display LCD;) E isto sem "esticar" muito..
Achei a resposta ao aceleredor um pouco brusca, provavelmente uma questão de hábito, mas não se mostrou muito fácil adequar a abertura do acelerador, ou era demais, ou era "demenos"! Tanto que achei mais fácil simplesmente engrenar uma relação alta e deixar ir... ultrapassar nisto é uma brincadeira! Basta rodar ligeiramente punho, e "pontapé nas costas"!
A caixa de velocidades, muito rápida e suave, é um mimo! Adorei o facto de ter a indicação da mudança engrenada no display, com todas as informações possíveis, muito completo! Travagem não fiz nada por aí além, mas gostei do feeling, e trava!
Surpreendeu-me um pouco a "dureza" do amortecimento, não sei se seria o setup de fábrica ou se alguém já lhe teria mexido, mas achei um pouco durinho de mais. A minha Marilyn parece absorver melhor as irregularidades do piso. No entanto, após os primeiros momentos, e já um pouco mais à vontade com "o animal" achei a ciclistíca à prova de críticas! Apesar de não estar habituado a este tipo de moto, dei por mim a curvar normalmente, sem receios, sem instabilidade ou o que for! Também gostei dos pneus, tanto que depois me esqueci de verificar que marca eram..lol;)
Fiz ainda um pouco de "espécie" de via rápida, onde estiquei um pouquinho, e onde esperava levar uma "porrada" devido ao facto de estar numa naked, mas.... nada! 140/150 sem dramas, sem ser incómodo.. surpreendido! Referir apenas que o "piloto" também é, enfim, algo "aerodinâmico"
Para finalizar, achei muito confortável, apenas andei uns 20 minutos ou isso, mas não senti "pressão" ou desconforto em nenhuma parte do corpo, nada! Muito confortável, a nível de vibrações, também não dei por elas, por isso só pode ser bom;)
Em resumo, brinquedo BRUTAL!! ADOREI! Não é o meu tipo de moto, mas adorei! Para quem vem das carenadas, implica um período de habituação, é muito compacta, ágil, mas "falta moto" à minha volta;) Mesmo a posição de condução, muito confortável, mas para mim tem de ser inclinada para a frente!! Não deixei de achar estranho estar sentado "direito"... lol;)
A potência em baixas e médias é simplesmente assombrosa (não cheguei às altas, diga-se..), e não creio que seja fácil vencer esta "besta" num arranque!!
Se este for o vosso tipo de moto, aconselho vivamente experimentar! É impossível não ADORAR